Retificador/regulador de voltagem (longo)
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 Retificador/regulador de voltagem (longo)
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Tópico: Retificador/regulador de voltagem (longo)
Wolvera
Dinossauro

Postagens: 3046
Registro: 13/06/2005
Local: santo andre - SP - Brasil
Idade: 34 anosSexo Masculino
 Postado em 15/02/2007 4:45:00 PM

Bom, depois da choradeira, moto na estrada e bateria explodida, deu um folego pra mim poder arrumar o estrago.
Pelo q parece, meu retificador ta carregando demais, e de vez em quando, dá picos. Como eu nao consegui achar nada na G.O., nem na suzuparts, resolvi conversar com o amigo do anzolim e comprar um retificador de cb...na moto do anzolim foi um de tornado, 5 pontos, mas a minha tem...8??
Bom, pesquisa: ela tem um chicote com um conector de 5 fios, e 3 fios amarelos separados. Olhando no esquema elétrico...bom...no conector , tem 2 fios vermelhos, 2 pretos e 1 laranja...caramba...olhem:





Percebam, os dois fios vermelhos, podiam ser apenas 1 só, e os 2 pretos tbm! (no esquema, eles são Vermelho com branco e preto com branco) O laranja seria um negativo que vai para a ignição e algumas lampadas de aviso...se eles eliminassem esses fios a mais, os fios amarelo poderiam ficar dentro do conector...

Pois bem:
Vermelhos, positivo
Pretos, negativo (terra) e o
Laranja, negativo direto.
Amarelos, saída do extator.

Bom, o da Cb:
vermelho, positivo
verde, negativo (terra)
Preto c branco, negativo direto.

Ou seja, juntei os cabos que são comuns, e de 8 reduzi para 6!!

Mas ae, um problema... no manual da Honda, diz que o regulador, em 5000rpms, gera entre 14 e 16 volts...mas no manual da Intruder 800, diz que tem de ser entre 14 e 15...

O problema é que eu nao sei se ela tava em 5000 rpm, ela nao tem contagiro
Hum, uma dúvida: ele vai gerar mais de 16 v, se a rotação passar de 5000 rpms?É normal? (parece óbvio, eu sei)
outra: se eu colocar um diodo na entrada para o positivo da bateria, resolve o pico de 16 v q é normal pra Honda, mas nao pra Suzie?
E se eu deixar assim, o que pode me causar de mal na moto? Explodir de novo a bateria? Bom, como q ela explodiria uma bateria de HD 20A, e não explode uma bateria de CB?

Alguma sugestão, ou é paranoia minha, negocio é comprar outra bateria, instalar la e ser feliz?



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Patrick
Dinossauro

Postagens: 6461
Registro: 13/03/2005
Local: Brasília - DF - Brasil
Idade: 44 anosSexo Masculino  Aniversário em 6/9
 Postado em 15/02/2007 5:00:00 PM

Ele deve limitar a saída a 15 (ou 16)V, mesmo superando os 5K rpm...





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Russo
Dinossauro

Postagens: 12138
Registro: 18/02/2003
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 51 anosSexo Masculino
 Postado em 15/02/2007 5:09:00 PM

Ae Kamerad Wolvera:

Eu não manjo nada de elétrica, mas sei que a CB400 usa uma bateria de 12V 12A e funfa legal sem explodir, eheheh... um tempo atrás a bateria da minha CBVincent arriou e eu estava de$previnido no momento. Taquei nela uma bateria de Jog, que é bem mais fraca, e rodei um bom tempo até comprar uma bateria nova... só não podia dar a partida com o farol acesso.

Na modesta opinião de quem não manja nada, creio que o retificador da CB não vai detonar a bateria, mas tem que ver se esse pico de amperagem maior não vai phoder com outra coisa,´como CDI, estourar fusível, sei lá...

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Andrei
Master

Postagens: 1981
Registro: 05/03/2003
Local: Francisco Beltrão - PR - Brasil
Idade: 41 anosSexo Masculino  Aniversário em 8/9
 Postado em 15/02/2007 5:30:00 PM

Também acho que não detona não, mesmo porque a amperagem que esse retificador vai mandar vai ser pequena, se a bateria estiver carregada... então, não tem problema... 16 V não estraga bateria... tem bateria nova que quando vc vai testar, ela está com 13 ou 13,5 Volts...

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Israel
Dinossauro

Postagens: 4209
Registro: 01/10/2004
Local: Sumaré - SP - Brasil
Idade: 32 anosSexo Masculino
 Postado em 15/02/2007 6:04:00 PM


Ô tio, aparece no MSN que nóis conversa a respeito.

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LUCIO
Dinossauro

Postagens: 5283
Registro: 13/03/2004
Local: SBC - SP - Brasil
Idade: 40 anosSexo Masculino
 Postado em 15/02/2007 7:36:00 PM

O worvera... qdo eu vi o desenho desse esquema elétrico complexo pacas percebi mais uma vez minha total ignorância no assunto e descobri o qto tenho q estudar para começar a entender algo...

Lucio

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Cabral
Master

Postagens: 1688
Registro: 26/02/2004
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 37 anosSexo Masculino
 Postado em 15/02/2007 10:35:00 PM

Cara olhando os manuais das cbs aqui (400/450), as cores que voce falou não batem....

Se for seguir pelos manuais voce deverá digar o fio vermelho/branco (r/w) do retificado da cb nos fios vermelhos/brancos do circuito da jaca.

O Verde(g) do retificador da cb voce irá ligar nos fios pretos/brancos(b/w) da jaca

O fio preto(bk) do retificador da cb voce deverá ligar no fio laranja da jaca (o).

Quanto a tensão ela não irá passar de 16 volts pois esta é a função do regulador. E isto tambem não irá prejudicar em nada o circuito da jaca pois a diferença de 1 volt pelo visto não é significativo para a jaca, pois com o retificador fudido, a unica coisa que fritou foi a bateria....

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LUCIO
Dinossauro

Postagens: 5283
Registro: 13/03/2004
Local: SBC - SP - Brasil
Idade: 40 anosSexo Masculino
 Postado em 15/02/2007 11:22:00 PM

Lembrei nesse post do Jamil... ele é fera nessa área, mas faz tempo q não posta nada por aqui... ali´s lembro dos posts dele com invenções bacanas... deve ter alguma coisa ainda no pérolas...

Lucio

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Wolvera
Dinossauro

Postagens: 3046
Registro: 13/06/2005
Local: santo andre - SP - Brasil
Idade: 34 anosSexo Masculino
 Postado em 16/02/2007 5:44:00 AM

Mensagem original postada por Cabral Cara olhando os manuais das cbs aqui (400/450), as cores que voce falou não batem....

Se for seguir pelos manuais voce deverá digar o fio vermelho/branco (r/w) do retificado da cb nos fios vermelhos/brancos do circuito da jaca.

O Verde(g) do retificador da cb voce irá ligar nos fios pretos/brancos(b/w) da jaca

O fio preto(bk) do retificador da cb voce deverá ligar no fio laranja da jaca (o).

Quanto a tensão ela não irá passar de 16 volts pois esta é a função do regulador. E isto tambem não irá prejudicar em nada o circuito da jaca pois a diferença de 1 volt pelo visto não é significativo para a jaca, pois com o retificador fudido, a unica coisa que fritou foi a bateria....


Ué, Cabral? Mas foi isso que eu fiz... Bom, no manual que abaixei, ele é do da cb 400...mas o retificador é o mesmo, com a diferença de que:

cb 400 -------------------------cb 450
vermelho-----------------------vermelho/branco
verde-----------------------------verde
preto/branco-------------------preto

O interessante, é que muitas motos eliminaram o negativo direto em seus reguladores de voltagem (b/w) e deixando apenas o negativo aterrado (g). Onde eu lembro do meus antigos cursos de mecanico, esse negativo direto servia pra aterrar as bobinas de ignição, desligando a moto (tanto q em Cg antiga, caso vc perdesse a chave do contato, era só desligar o (b/w) do miolo, que a moto pegava no tranco, mas sem acender farois, ou setas...)

Bom, eu consegui achar um pico de 16,43V acelerando totalmente a moto...hum...vou pesquisar como conseguir limitar essa voltagem ate pelo menos 15, com um diodo ou resistor...ate la, alguem pode me dar uma ideia?


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Cabral
Master

Postagens: 1688
Registro: 26/02/2004
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 37 anosSexo Masculino
 Postado em 16/02/2007 10:19:00 AM

Eu falei que estava estranho pelo o que voce colocou aqui:

Mensagem original postada por Wolvera
Bom, o da Cb:
vermelho, positivo
verde, negativo (terra)
Preto c branco, negativo direto.


O preto (branco/preto) não vai no negativo. ele é uma outra fonte de 12 volts, pelo menos é o que eu identifiquei pelos diagramas.... no caso ele faz o mesmo que o fio laranja do seu retificador.

Agora quanto se preocupar com essa diferença de alguns volts, é bobagem.... pode ligar e ser feliz....



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