Multas Escapamentos Esportivos - documentos oficiais - Roncar
 Motociclistas Amigos do Debate
 Fórum Livre sobre Motos
 Tudo sobre motos
 Multas Escapamentos Esportivos - documentos oficiais - Roncar
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 6658 visitas e 15 mensagens
Autor
Tópico: Multas Escapamentos Esportivos - documentos oficiais - Roncar
TorNeto
Avançado

Postagens: 896
Registro: 11/05/2006
Local: Brasília - DF - BrasilSexo Masculino
 Postado em 30/11/2006 11:14:00


Prezados,

Segue um arquivo com todos os laudos, perguntas e respostas, legislações e matérias em revista sobre o assunto de proibição dos escapamentos esportivos.
Por favor, peço para que vocês vejam os documentos e aprendam como lidar em caso de problemas.


























ESTADO DE SANTA CATARINA

CONSELHO ESTADUAL DE TRÂNSITO


Senhor Diretor da Empresa Roncar:


Sou membro do Conselho Estadual de Trânsito de Santa Catarina, e, nesta condição, fui incumbido pelo Presidente do referido órgão para que proceda a um parecer relativo à fiscalização de agentes de trânsito com relação à escapamentos de motos, mais precisamente quanto à escapamentos conhecidos como esportivos. Tal preocupação é em virtude de que se tem observado por este órgão colegiado certo desconhecimento por parte de agentes de trânsito, e até mesmo confusão relativo à fiscalização do art. 230, XI do Código de Trânsito Brasileiro: “Conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”.

Para que possa realizar tal parecer, solicito a esta conceituada empresa que responda aos questionamentos abaixo. Ressalto que tal parecer irá finalmente regular a ação de fiscalização de trânsito no Estado de Santa Catarina, e até mesmo no Brasil, já que nosso Conselho de Trânsito é o único Cetran do Brasil que disponibiliza os pareceres na internet, sendo acatado os pareceres em todo o país. Nosso site é www.cetran.sc.gov.br

Necessário ainda salientar que tal parecer poderá inclusive ser colocado à disposição de clientes que vierem a adquirir tais escapamentos como garantia de que não terão qualquer problema em operações de blitz de trânsito já que não há qualquer parecer no Brasil a este respeito.

1. Quais as partes que compõe um escapamento, e qual a função de cada uma das partes ?

R: Basicamente, as partes que compõem um escapamento de motocicleta são:
a) cano do motor ou coletor: que faz a ligação do escape ao motor da moto. Pode ser composto por uma curva ou várias, dependendo da quantidade e configuração do motor (1, 2, 4 cilindros, etc;)
b) câmara equalizadora: utilizado em alguns tipos de motos, principalmente as de maior cilindrada ou que necessitem de um sistema de equalização dos gases entre os cilindros, exemplo motos com motos em V (Custom e algumas Street). Não é muito utilizado na grande maioria das motos de menor cilindrada (Titan, Twister 250, Fazer 250, etc);
c) silencioso, abafador ou ponteira: normalmente é a parte traseira do escape. Confeccionados com vários tipos de matéria-prima. Pode ser feito em chapa de aço carbono cromada ou pintada (semelhante aos originais), de alumínio, aço inox, titânio e fibra de carbono, que são materiais mais leves, mais duráveis, mais resistentes à oxidação e mais bonitos esteticamente. Sempre devem conter miolo interno, seja metálico com câmaras (tipo originais) ou lã de vidro (esportivos), para abafar o ruído, mantendo-o dentro dos padrões permitidos, e manter a compressão e bom funcionamento do motor;

2. O que diferencia um escapamento esportivo de um escapamento normal (original) ?

R: Pode-se definir escapamento esportivo, como um equipamento que possui as seguintes diferenças em relação ao escapamento original:
- nível de ruído maior.*
- na maioria dos casos um design externo diferenciado, seja devido ao formato, material de confecção e estilo, visando deixar a motocicleta com um toque esportivo, ou seja, por abafar menos o ruído, o escapamento esportivo proporciona ao motor um funcionamento mais “livre”, melhorando em alguns aspectos a performance da moto.
* (lembrando que o nível de ruído deve estar sempre dentro dos limites máximos de emissão de ruídos, os quais são fixados em decibéis pelas Resoluções dos órgãos fiscalizadores, explicados mais adiante).

3. Que normas estão sujeitos os fabricantes de escapamentos, mais precisamente normas que regulam o nível de ruídos emitidos pelos mesmos ?

R: Especificamente quanto aos escapamentos esportivos, não há qualquer legislação ou regulamentação que proíba o seu uso em território nacional, porém os níveis de ruído emitidos pelos escapes, devem estar dentro do patamar máximo, estabelecido pela Resolução do CONAMA 252, que é de 99 dB(A), caso sejam efetuadas medições (*).
O Código Brasileiro de Trânsito, que é muito rígido no tratamento das condutas infracionais, nada proíbe em relação à substituição do escapamento, proibindo apenas a descarga livre - escapes sem nenhum sistema de abafamento, apenas um tubo oco - ou inoperante – quando está com suas câmaras ou miolo desgastado devido ao uso por anos. (para todos os escapamentos, originais ou não).
Além disso, a própria Resolução de n. 252, do CONAMA, permite expressamente a substituição do escapamento original das motocicletas por similares ou esportivos, desde que não ultrapassem os níveis máximos na tabela abaixo, da Resolução Conama n. 252 de fevereiro de 1999.

(...)

(*) As medições devem seguir as normas técnicas estabelecidas pela ABNT e NBR 9714, que estipulam parâmetros, gabaritos e técnicas para efetuar a medição de forma que não haja nenhuma falha ou interferência externa (som ambiente).

4. O escapamentos, antes de ser colocado no mercado para venda, tem que ter passado anteriormente por testes para se constatar se cumpre os requisitos legais citados na pergunta nº 3 ?

R: Na verdade não existe uma obrigatoriedade para se efetuar testes, de nível de ruído ou potência pelos órgãos e normas em vigor no país, para os escapamentos do mercado de reposição, porém a Roncar se preocupa em oferecer aos seus clientes informações sobre seus escapes, e para tal efetua, de forma espontânea, os seguintes testes:
a) medições de níveis de ruído: são realizados por laboratório especializado, com a utilização de aparelhagem especifica (decibilímetro), seguindo as normas técnicas estabelecidas pela ABNT 9714 (Associação Brasileiras de Normas Técnicas) e os dados que as montadoras colocam nos manuais do proprietário de cada uma delas (qual a rotação por minuto que deve-se efetuar a medição).
b) medições de potencia e aceleração: são testes efetuados em dinamômetro, para aferir a potencia liquida do motor da motocicleta transferida à roda traseira, bem como a performance dos escapes originais de fábrica, modelos originais de reposição ou esportivos (aceleração x tempo, aceleração x percurso, tempo x percurso).
c) medições de gases: realizado em laboratórios especializados, servem para medir a quantidade e qualidade dos vários tipos de gases que são eliminados pelo sistema de escapamento, de forma a checar se a moto esta emitindo um teor abaixo, na média ou acima do estabelecido de gases tóxicos.

5. Há algum certificado ou até mesmo algum símbolo que é colocado no escapamento como prova de que o mesmo foi submetido aos testes de verificação de emissão de ruídos ?

R: Não há marcas na peça, porém enviamos atestados de emissão de ruídos juntamente com os escapes, e já mantivemos contato e enviamos documentação ao Ibama, que seria o órgão responsável pela emissão de um certificado informando que os escapes seguem as normas vigentes referente ao nível de ruído e de poluentes.

6. O que significa descarga livre ?

R: Significa um tubo oco, sem nenhuma espécie de abafador, silencioso ou miolo interno, que servem para reduzir os níveis de emissão de ruídos e poluentes, sendo portanto, altamente ruidosos. Normalmente são escapes “feitos em casa”, partindo do corte da peça original ou mesmo com a colocação de um “cano” simplesmente, sem nenhum padrão de confecção técnico.

7. O que significa dizer que um silenciador de motor de explosão está defeituoso, deficiente ou inoperante ?

R: Significa dizer que são escapes em que às partes internas, como as câmaras ou miolo interno estão desgastados, bem como a área externa do mesmo esteja quebrada, furada ou danificada, ocasionando assim, emissão de ruído extremamente alta, pois, o escape estará praticamente uma descarga livre. Ocorre quase sempre nos escapes originais com muito tempo de uso (mais de 1 ano), que em decorrência da corrosão da parte interna, devido ao contato com os resíduos da queima do combustível, que agem como ácido, dissolvendo as câmaras internas e podendo ocasionar furos na parte externa do escape, aumentando assim o nível de ruído, devendo ser trocado por outro produto.

8. Um agente de trânsito quando aborda um motociclista em operações de blitz de trânsito, consegue visualmente constatar que uma moto está com descarga livre ? Caso a resposta seja sim, o que pode ser observado visualmente para tal conclusão ?

R: Sim. Se o escape for extremamente fino, ou seja, se possuir o diâmetro externo idêntico à medida do tubo que sai do motor (cabeçote ou cilindro) ele com certeza não terá abafador ou miolo, pois, para tal, a parte traseira do escape tem que ter no mínimo o triplo do diâmetro da medida do tubo que sai o motor.
Além disso, o nível de ruído será extremamente alto, bem estridente e agudo, diferente de um escape esportivo com miolo interno, em que o ronco é mais grosso e abafado.
Porém deve-se ter bom senso para não haver cometimento de exageros, como vem sendo verificado, pois, na grande maioria dos casos além do desconhecimento por parte da Lei e Resoluções especificas sobre escapamentos, por parte dos agentes e policiais de transito, há abusos, pois, temos conhecimento de clientes que mesmo apresentando o atestado de emissão de ruído em blitz policiais, houve a recusa por parte dos agentes e policias, alegando que “o atestado não serve para nada” e que o escape esportivo (qualquer que seja o modelo) é proibido, porque seria “descarga livre”, o que, sabemos que não é verdade.

9. Um agente de trânsito quando aborda um motociclista em operações de blitz de trânsito, consegue visualmente constatar que uma moto está com motor de explosão está defeituoso, deficiente ou inoperante ? Caso a resposta seja sim, o que pode ser observado visualmente para tal conclusão?

R: Talvez, pois, não é algo tão visível e notório quanto à descarga livre. O escape para estar deficiente ou inoperante, como citado acima, tem que estar com danos na parte interna do escape (local em que não se tem acesso a verificação) ou furos, quebras ou danos na área externa, como bocal traseiro ou corpo do escape furado ou quebrado.
Portanto deve-se verificar a aparência externa do escape e se não existe nenhuma espécie de furo, quebra ou danos externos à estrutura da peça, que poderiam causar aumento considerável no nível de ruído.

10. O que certos proprietários de motos fazem propositadamente no escapamento para torna-lo com som mais alto ?

R: Isto é algo que não é comum de ocorrer, pois, explicamos em nosso manual de instrução os danos de tal pratica, mas infelizmente pode acontecer, visando erroneamente abrir a parte traseira do escape e retirando a lã de vidro interna, para aumentar do nível de ruído.
Porém esta pratica além de aumentar muito a emissão do nível de ruído, causará prejuízos também ao motor, com perda de potencia, danos na parte externa da peça devido às altas calorias (já que a lã de vidro serve também como isolante térmico), como amarelamento ou alterações da coloração do material externo de confecção do escape (cromo, alumínio, aço inox, fibra de carbono).
Para a verificação se o escape está ou não com o miolo adulterado, deve-se ficar atento a parte externa do escape, para constatar se existe diferenças nos modelos de rebites (nós usamos rebites especiais de alumínio que não são fáceis de se encontrar no mercado), se não há amassados, riscos ou marcas no corpo do escape ou no bocal traseiro, que pudessem ter ocorrido na desmontagem e retirada dos mesmos.
O nível de ruído será muito elevado, mas fica muito difícil de analisar somente com “o ouvido” do agente.

11. Qual a intenção que tem certos proprietários de motos quando alteram o escapamento (emoção em ter barulho mais alto ? economia de combustível ? )

R: Como no caso dos carros, a maioria dos donos de motocicletas, as consideram como “macchinas” e dessa forma desejam deixa-las um pouco mais bonitas, esportivas, e/ou diferentes, seja com a colocação de um simples adesivo ou a instalação de um escape esportivo.
Dessa forma, mesmo que seja uma pequena moto de 100 cc, com a colocação de um escape esportivo, que visualmente é mais bonito que o original, eles buscam através do ronco mais grosso e encorpado, ter a sensação que possuem uma moto mais potente e agradável de pilotar.
Porém já ouvimos vários relatos de clientes ou pessoas que usam as motos diariamente, que a colocação de um escape esportivo, visa principalmente a segurança, pois, infelizmente o desrespeito ao motociclista ainda é grande no transito, mas uma moto com um escape que emite um ronco mais forte, atrai a atenção dos motoristas, que rapidamente abrem espaço para ultrapassagens.
Porém o que achamos mais importante salientar, é a responsabilidade e educação no transito, pois, não é porque uma pessoa coloca um escape esportivo em sua moto, que a mesma irá correr ou abusar no transito.
Não se deve, preconceituosamente, considerar à má conduta, de um piloto de uma moto no transito, ao uso de escapes esportivos.

12. Outras informações que esta empresa considerar relevante para a emissão de tal parecer.

R: A Roncar Industria Comércio e Exportação Ltda é uma empresa que está no mercado é 27 anos e sempre buscou oferecer produtos de qualidade aos nossos clientes. Tanto assim que fornecemos peças originais e de reposição a algumas montadoras como Suzuki, Kasinski, Caloi e Sundown e em hipótese alguma iria produzir e comercializar produtos que fossem proibidos por qualquer órgão nacional, pois, dessa forma estaríamos causando transtornos aos nossos consumidores e a nós mesmos.
Somos contrários a qualquer espécie de abusos e má conduta no transito, e somos a favor das sanções que constam na Lei, mas somos extremamente contrários e ficamos estarrecidos e indignados, com ações arbitrárias e incoerentes de agentes, policiais militares ou rodoviários, que em muitos casos humilham o condutor, mandando-o retirar o escape no meio da rua ou guincham a sua moto, causando transtornos morais e financeiros, devido a alegações infundadas e que não se baseiam em nenhum artigo de Legislação ou Resolução em vigor em nosso país, mas sim em suas opiniões errôneas.
A Roncar é uma empresa 100% nacional, que gera impostos ao país; gera empregos a mais de 300 famílias de forma direta; vende seus produtos a mais de 11 mil lojistas em todo o país; exporta para os Estados Unidos, Portugal, Espanha, Bélgica, e Mercosul e fornece para quatro montadoras de renome nacional e internacional, por isso temos muito mais que um nome a zelar, mas uma marca que conquistou credibilidade e confiança do mercado.
Dessa forma ficamos honrados com a possibilidade que o senhor nos dá, de esclarecer estas questões que infelizmente tem nos atormentado diariamente, com a ligação de clientes chateados e indignados por terem sido multados ou terem a moto ou documento apreendidos por policiais e agentes de transito, devido à confusão que este assunto gera.
Esperamos ter auxiliado nestas questões e estaremos sempre à disposição para quaisquer duvidas posteriores que possam restar e que através de sua pessoa e deste competente órgão, possamos de uma vez por todas normatizar e regulamentar o que realmente não é permitido.

Atenciosamente,

RONCAR IND.COM.& EXPORTAÇÃO LTDA
DPTO. TÉCNICO
FABIO LEMOS DA SILVA
DDG 0800 7033808
FONE/FAX (16) 2101 .0021
www.roncar.com.br
suporte@roncar.com.br


Ribeirão Preto, 26 de setembro de 2006.






ANDRÉ GOMES BRAGA
Capitão PM – Conselheiro do Cetran/SC
E-mail: capitaobraga@hotmail.com
Fones: (48) 3266 7190 (48) 9963 2070


IP LogadoPróxima Mensagem
b0fh
Master

Postagens: 1815
Registro: 28/08/2006
Local: periferia - SP - Brasil
Idade: 40 anosSexo Masculino
 Postado em 30/11/2006 11:20:00



iiiih tou vendo que vou acabar dançando nessa... quando comprei a jaca já veio com um escape barulhento (até demais pro meu gosto). Será que vou ter que trocar (putz, tá novinho) ou dá pra fazer alguma gambitech nele pra deixar mais silencioso?

ah, o escape é um fat-short, de custom... deve ser da roncar, como faço pra ter certeza?

[]x

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Rubens
Dinossauro

Postagens: 3357
Registro: 05/08/2003
Local: Sao Paulo/Niteroi - RJ - Brasil
Idade: 51 anosSexo Masculino
 Postado em 30/11/2006 11:40:00

Muito bom o artigo, agora resta saber se isso sera realemente acatado pelas "autoridades".
mas que com base nisso, ja da pra criar uma bela encrenca caso a moto seja guinchada, ah isso da...

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Filipe
Dinossauro

Postagens: 3814
Registro: 19/10/2005
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 48 anosSexo Masculino
 Postado em 30/11/2006 12:05:00

Muito bom o artigo, o problema é que a industria da multa fala mais alto, e muitos (nao todos) policiais multam, sem embasamento tecnico e na base do achismo, dae é aquele briga todo pra conseguir anular um multa dessas...

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
ALUANI
Master

Postagens: 2682
Registro: 04/05/2006
Local: NAS GUAJUVIRAS - DF - Brasil
Idade: 12 anosSexo Masculino
 Postado em 30/11/2006 12:21:00

Ótimo tópico. Provavelmente já foram orientados os agentes quanto ao procedimento constante dos expedientes.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Russo
Dinossauro

Postagens: 12138
Registro: 18/02/2003
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 51 anosSexo Masculino
 Postado em 30/11/2006 12:32:00

Ae Kamerads Rubens e Filipe:

Esses documentos postados pelo Kamerad TorNeto podem ser utilizados de duas formas diferentes:

A primeira, como instrumento de defesa junto à Jari, no caso de autuação (multa) e, a segunda, como base a uma consulta ao Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a qual poderá gerar uma instrução aos Detrans.

Essa consulta ao CONTRAN deverá, ao meu ver, ser efetuada por uma entidade representativa, tipo Associação de Motociclistas ou Federação de Motoclubes.


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Gyga
Avançado

Postagens: 612
Registro: 11/08/2005
Local: Ananindeua - PA - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 30/11/2006 12:37:00

Ainada bem que aqui na minha cidade eles não estão nem aí, mas se um dia quiserem mutar, pode mutar mais cadê o medidor de ruídos, aí na hora aciono a TV local (um amigo trabalha lá e já me disse que é só ligar e eles vão lá cobrir a matéria, disse que esses casos é proto cheio pra eles) e faço onda mesmo e só saio de lá quando estiver tudo resolvido, nem que seja multado !!!

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Emerson
Avançado

Postagens: 852
Registro: 06/10/2006
Local: Cachoeirinha - RS - Brasil
Idade: 41 anosSexo Masculino
 Postado em 30/11/2006 13:32:00

boa matéria, vou guardar uma cópia aki no pc....



IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Rehbein
Avançado

Postagens: 1036
Registro: 22/05/2006
Local: Santa Cruz do Sul - RS - Brasil
Idade: 48 anosSexo Masculino
 Postado em 30/11/2006 14:12:00

Excelente o post, deve ir pro Pérolas.

Abraços.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Augusto "intruder"
Master

Postagens: 1708
Registro: 08/08/2003
Local: Juiz de Fora - MG -
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 30/11/2006 14:22:00

E quanto aos demais estados?

Do que adianta pra mim um documento do DF, do Mato Grosso ou de SP se eu estou em Minas?

De qualquer forma, vou imprimir pra ter alguma coisa pra falar caso algum policial engracadinho queira me multar.

Sobre os laudos da roncar, aonde se consegue esses laudos?
So vi na pagina um para a Twister e aqui no forum um pra Fazer.

Abracos, Augusto

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Página
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão
Páginas: 1 2
Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página

=-= Denuncie essa página =-=



Forum Now! - Criar seu forum grátis