Calibragem dos pneus com chuva
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Autor
Tópico: Calibragem dos pneus com chuva
Julio
Iniciante

Postagens: 407
Registro: 19/01/2005
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 51 anosSexo Masculino
 Postado em 21/11/2005 1:28:00 PM

Alguém tocou nesse assunto e fiquei pensando a respeito. Nesta sexta fiz um teste, pois peguei 120Km de BR com chuva. Minha YBR foi calibrada conforme sugere a fábrica: 25 libras na dianteira e 28 na traseira. Pneu Mandrakaru com 4.000Km rodados. Rodei 40Km e prestei atenção ao comportamento da moto, adotando isso como padrão. Alterei a calibragem para 25/26. A moto perdeu estabilidade. Nos buracos cheios d'água, ela planava por cima da água. Ficou meio perigoso e só rodei uns 15Km (até o próximo posto). Mudei para 25/30 - a Yamaha recomenda até 32 na traseira com garupa/peso. Melhorou bastante, melhor que a primeira calibragem. Obviamente, o teste é subjetivo, pois são as sensações que tive pilotando e não medidas científicas.
Hoje resolvi pesquisar mais o assunto na Internet e, para encurtar a conversa, a conclusão é de que: O aumento da pressão nos pneus diminui o perfil, aumentando sua capacidade de penetração na água. Ao mesmo tempo, aumenta o peso distribuído pela área do pneu em contato com o chão, fazendo a água espirrar pelos sulcos com maior pressão, diminuido as chances de aquaplanagem. No meu caso, eu poderia inflar até 25/32.
Tirar pressão do pneu é como aquela brincadeira de jogar uma pedra plana no lago: favorece a aquaplanagem. O certo é AUMENTAR a pressão dos pneus, para que ele penetre mais facilmente na camada de água, pelo efeito de um perfil mais agudo e maior peso por cm quadrado.

Inté.
Desculpem se foi meio longo


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marvels
Avançado

Postagens: 809
Registro: 17/01/2004
Local: Goiânia - GO - Brasil
Idade: 32 anosSexo Masculino
 Postado em 21/11/2005 1:41:00 PM

hum... interessante... eu achava que era o contrario, quanto mais pressão nos pneus, mais favorecia a aquaplanagem!

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dimg.
Só olhando

Postagens: 186
Registro: 23/02/2005
Local: BH - MG - Brasil
Idade: 30 anosSexo Masculino
 Postado em 21/11/2005 1:46:00 PM

Mensagem original postada por marvels hum... interessante... eu achava que era o contrario, quanto mais pressão nos pneus, mais favorecia a aquaplanagem!

É exatamente o que eu tava pensando... Pow, mas com o pneu mais cheio ele entra menos em contato com o solo né naum? Então, menos contato, maior a chancede derrapar!!
Pow, tava pensando tudo errado!

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Bethro Tull
Iniciante

Postagens: 314
Registro: 27/10/2005
Local: - RJ - BrasilSexo Masculino
 Postado em 22/11/2005 11:49:00 AM

Você mostrou um fato que pouca gente conhece.

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Dreveck
Dinossauro

Postagens: 4860
Registro: 28/06/2004
Local: São Bento do Sul - SC - Brasil
Idade: 30 anosSexo Masculino
 Postado em 22/11/2005 11:53:00 AM

Penso que na situação de aquaplanagem realmente a maior calibragem ajuda.
Explicar isso é facil, quanto maior a área de contato, maior a probabilidade de aquapalanar.


Agora: Em caso de frenagem a situação muda. A área de contato do pneu vai ser menor e consequentemente levar um "escorregão" vai ser mais fácil.

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PUMA
Master

Postagens: 2884
Registro: 04/11/2004
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 7 anosSexo Masculino
 Postado em 22/11/2005 12:00:00 PM

Mensagem original postada por Julio Tirar pressão do pneu é como aquela brincadeira de jogar uma pedra plana no lago: favorece a aquaplanagem. O certo é AUMENTAR a pressão dos pneus, para que ele penetre mais facilmente na camada de água, pelo efeito de um perfil mais agudo e maior peso por cm quadrado.




Vivendo é aprendendo.
Sempre achei o contrario, nunca tinha ao menos pensado por este prisma.

Parabens!!!


Valeu.


Fui...............







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LUCIO
Dinossauro

Postagens: 5283
Registro: 13/03/2004
Local: SBC - SP - Brasil
Idade: 40 anosSexo Masculino
 Postado em 22/11/2005 12:00:00 PM

Interessante... mas no manual não fala nada sobre isso... a experiencia nesse caso prevalece...

Lucio

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Saurus
Master

Postagens: 2844
Registro: 27/12/2004
Local: Nova Friburgo - RJ - Brasil
Idade: 49 anosSexo Masculino
 Postado em 22/11/2005 12:22:00 PM

Pois é galera. quanto mais duro, mais fácil é a penetração...... Acho que falei merda.....

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Lelis
Iniciante

Postagens: 350
Registro: 15/10/2005
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 27/11/2005 1:03:00 PM

Se for em estrada de terra molhada (barro ou lama) tira a pressão quase toda. Deixa o pneu quase murcho. Funciona bem de mais. Mas quando o assunto é asfalto, a coisa realmente se inverte.

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Russo
Dinossauro

Postagens: 12138
Registro: 18/02/2003
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 51 anosSexo Masculino
 Postado em 27/11/2005 2:50:00 PM

Mensagem original postada por Julio Alguém tocou nesse assunto e fiquei pensando a respeito. Nesta sexta fiz um teste, pois peguei 120Km de BR com chuva. Minha YBR foi calibrada conforme sugere a fábrica: 25 libras na dianteira e 28 na traseira. Pneu Mandrakaru com 4.000Km rodados. Rodei 40Km e prestei atenção ao comportamento da moto, adotando isso como padrão. Alterei a calibragem para 25/26. A moto perdeu estabilidade. Nos buracos cheios d'água, ela planava por cima da água. Ficou meio perigoso e só rodei uns 15Km (até o próximo posto). Mudei para 25/30 - a Yamaha recomenda até 32 na traseira com garupa/peso. Melhorou bastante, melhor que a primeira calibragem. Obviamente, o teste é subjetivo, pois são as sensações que tive pilotando e não medidas científicas.
Hoje resolvi pesquisar mais o assunto na Internet e, para encurtar a conversa, a conclusão é de que: O aumento da pressão nos pneus diminui o perfil, aumentando sua capacidade de penetração na água. Ao mesmo tempo, aumenta o peso distribuído pela área do pneu em contato com o chão, fazendo a água espirrar pelos sulcos com maior pressão, diminuido as chances de aquaplanagem. No meu caso, eu poderia inflar até 25/32.
Tirar pressão do pneu é como aquela brincadeira de jogar uma pedra plana no lago: favorece a aquaplanagem. O certo é AUMENTAR a pressão dos pneus, para que ele penetre mais facilmente na camada de água, pelo efeito de um perfil mais agudo e maior peso por cm quadrado.

Inté.
Desculpem se foi meio longo


Ae Kamerad: Seu raciocínio está teoricamente correto mas tecnicamente está equivocado, pois o maior perigo de se pilotar na chuva não é a aquaplanagem, mas sim a falta de aderência dos pneus.

Na chuva, o atrito dos pneus com o solo diminui pela metade e isso tráz duas consequências: menos tração na hora de acelerar e menos atrito na hora de freiar. No primeiro caso, o pneu traseiro patina, girando em falso e isso é perigoso na hora em que você precisa dar aquela aceleradinha para corrigir a tragetória da moto. No segundo caso os pneus deslizam no asfalto pela falta de atrito, aumentando consideravelmente a distância de frenagem.

Portanto o ideal é diminuir a pressão dos pneus para que a área de atrito com o solo aumente. Com garupa pode-se diminuir cerca de 4 libras e sem garupa até 8 libras. Mas o mais importante é que sob chuva deve-se diminuir no mínimo 30 a 40% a velocidade de cruzeiro.

O início da chuva é uma das horas de maior probabilidade de ocorrer acidentes, pois a quantidade de água ainda não foi suficiente para lavar a pista e, ao se misturar com resíduos de óleo e poeira, forma-se uma "borra" muito escorregadia. NÃO FREIE BRUSCAMENTE NA CHUVA e nunca freie só com o freio dianteiro se estiver em piso escorregadio. A pressão que se exerce no manete do freio quando está seco deve ser a mesma nas condições molhadas, mas atente para uma coisa: por estar molhado o disco de freio, na hora que você for acioná-lo ele terá um breve retardo na ação e a reação normal seria apertar um pouco mais para causar a freada, mas essa atitude pode ser fatal, pois o disco molhado desliza as pastilhas e quando você imprime mais pressão, ele seca rapidamente e pode causar o bloqueio da roda (alicatar) e nesse caso, é chão na certa!, portanto freie com cuidado e com calma mesmo nas condições mais adversas.

Procure utilizar as marcas deixadas pelos pneus dos carros. Nessas marcas a quantidade de água no asfalto é menor e a aderência do pneu melhora.







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