bartolette Iniciante Postagens: 426 Registro: 24/10/2005 Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil Idade: 40 anos
Postado em 07/11/2005 10:24:00 AM
Pessoal, será que alguém aqui conhece alguém que já fez isso ou mesmo fez na sua moto uma cromagem em peças da moto, inclusive no motor? Gostaria de saber isso pois nossos motores vem galvanizados ( a maioria ) e gostaria de saber os riscos de cromar o motor devido à calor e tal... alguém aqui já fez isso na moto??
valeu!
Ribas Iniciante Postagens: 357 Registro: 05/10/2005 Local: Campo Bom - RS - Brasil Idade: 42 anos
Postado em 07/11/2005 12:05:00 PM
Um colega meu cromou o motor da moto, mas ele se arrependeu ao extremo, em viagens o problema não é tão grave, pois com o andar ele refrigera melhor, mas para andar na cidade, quase "cozinha" as pernas do maluco.
Mas fica um acabamento nota dez....claro que depende do cromo, se for um de má qualidade ele amarela com o calor.
bartolette Iniciante Postagens: 426 Registro: 24/10/2005 Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil Idade: 40 anos
Postado em 07/11/2005 12:10:00 PM
hummmm sério é? Mas deve dar um visual animal pra moto... vou dar uma pesquisada nisso... esse seu amigo é do RJ? Se for pede a ele o contato de onde ele fez...
abraço.
Ferrari Avançado Postagens: 915 Registro: 04/02/2005 Local: Campinas - SP - Brasil Idade: 37 anos
Postado em 07/11/2005 6:26:00 PM
Não entendi, qual a influência do cromo quanto ao calor???
E as custon com tudo cromado???
Leco Master Postagens: 1852 Registro: 16/09/2004 Local: Sobradinho - DF - Brasil Idade: 47 anos
Postado em 07/11/2005 6:54:00 PM
As peças cromadas de fábrica, em geral são acabamentos, tampas ou outras partes que não trabalham diretamente com a combustão do combustível, exceção aos escapamentos, que na maioria acaba por amarelar junto ao bloco do motor.
A relação entre cromagem e calor, é que o cromo é uma película de metal que se acrescenta a peça, e isso influi na perda do calor.
Russo Dinossauro Postagens: 12138 Registro: 18/02/2003 Local: Curitiba - PR - Brasil Idade: 55 anos
Postado em 07/11/2005 7:39:00 PM
Nada a ver kamerads. Nem a tinta com que é pintado o motor nem o cromo são suficientes para causar tanto aquecimento assim que chegue a incomodar.
Leco Master Postagens: 1852 Registro: 16/09/2004 Local: Sobradinho - DF - Brasil Idade: 47 anos
Postado em 07/11/2005 7:46:00 PM
Existe bloco cromado? Ou apenas acabamento em volta deste?
Russo Dinossauro Postagens: 12138 Registro: 18/02/2003 Local: Curitiba - PR - Brasil Idade: 55 anos
Postado em 07/11/2005 7:56:00 PM
Espia só:
Legumi Iniciante Postagens: 358 Registro: 12/10/2005 Local: R Preto - SP - Brasil Idade: 56 anos
Postado em 07/11/2005 9:11:00 PM
Dando alguns palpites ai, o cromo e suas ligas, como o aço inox, é mau condutor de calor, se comparado com outros metais como o aço comum, o aluminio e o cobre. Por esse motivo as panelas de aço inox tem em sua maioria uma chapa de cobre no fundo, que evita que se forme uma mancha muito quente no fundo da panela, uma vez que nelas o calor do fogo nao flui tão bem do fundo para o resto da panela. Existe um segundo efeito negativo ai, que é uma alteraçao na capacidade de perda de calor por irradiaçao, materiais polidos tem maior capacidade de refletir radiaçao, mas tem menor capacidade de irradiar tambem, por isso os dissipadores de calor para equipamentos eletronicos sao pretos. Agora, até que ponto isso afeta a dissipaçao de calor do motor a ponto de causar problemas, eu nao posso afirmar nada.
macaco Avançado Postagens: 682 Registro: 06/10/2003 Local: Floripa - SC - Brasil Idade: 43 anos
Postado em 07/11/2005 10:59:00 PM
Legumi, o calor dissipado em um motor é praticamente todo feito por convecção e não por irradiação ou condução. E tal como nos dissipadores de aparelhos eletrônicos o efeito de irradiação é desprezível se comparado ao calor transferido por convecção.
Logo conclui-se que isso (cromar o motor) afetaria praticamente zero na dissipação de calor do motor, se comparado a um motor com aço exposto.
Como a maioria dos blocos e cilindros vem "pintada" e essas tintas sim possuem um coeficiente convectivo menor do que o de uma superfície cromada ou aço polido, pode-se afirmar que um motor todo cromado trocaria calor com o meio com maior eficiência do que um motor pintado com tinta.
Se essa diferença é suficientemente grande para que uma pessoa "sinta" nas pernas esse aumento na transferência de calor, eu tenho cá minhas dúvidas.
E pra quem acha que qualquer cromo amarela com o calor, é só lembrar das descargas das antigas 7galos, dias atrás esteve em minha casa uma dessas, ano 1971. Ela era daqui de Floripa e um conhecido de Belo Horizonte pediu pra que eu olhasse a moto pra ele.
Olhei pra ela e tive vontade de chorar, por não ter a grana pra comprá-la no dia:
Dá uma olhada:
Cromo de 1971: Isso sim é cromo!!!, não é essa merda que sai das fábricas (brasileiras) hoje em dia.... Detalhe no amortecedor de direção!!! Isso em 1971!!!!
32500Km originais:
Descargas originais (pra desespero dos que adoram o 4X1):
Manual original:
Essa é tipo de moto que honra o nome Honda:
Só mais uma:
O cara de Minas pagou R$11.000,00 nessa moto.
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