Autor | Tópico: Sintomas de Mistura Rica e Mistura Pobre |
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Epicuro Master
 Postagens: 1935 Registro: 01/06/2004 Local: - RS - Brasil Idade: 47 anos
 | Postado em 18/01/2005 5:12:00 PM | |
Tá, tudo bem, pra alguns esse assunto é mais barbada q tabuada mas, pra mim que sou iniciante é um mistério... Quero aprender a identificar melhor os sintomas q a minha maquina (e futuras máquinas) apresentarem, diminuindo a minha dependencia dos mexânicos. Entao vcs poderiam me explicar o que acontece com o motor qdo a mistura está rica (por exemplo) tipo como fica o consumo, fumaça, desempenho/performance, torque, sei lá mais o que. O mesmo valendo para a mistura pobre. Conto com a colaboração dos colegas Valeu gents
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Gilberto Dinossauro
 Postagens: 3126 Registro: 18/02/2003 Local: Porto Alegre - RS - Brasil
 | Postado em 18/01/2005 5:29:00 PM | |
O Epicuro, dá uma olhada nessa matéria que conta uma viagem que o Alexandre Sampaio fez de YBR pros Andes. http://inema.com.br/mat/idmat034657.htmEu topei com a estória esses dias e queria postar por aqui e a tua pergunta veio a calhar. Tem informações importantes sobre regulagem de carburação em altitude. Tem uma tabela na matéria com o título "Regulagem do Oxigênio no carburador para a altitude" que é bem interessante. Abraços.
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Russo Dinossauro
 Postagens: 12138 Registro: 18/02/2003 Local: Curitiba - PR - Brasil Idade: 55 anos
 | Postado em 18/01/2005 5:51:00 PM | |
Ae Kamerad, acho que esse texto esclarecerá suas dúvidas Gasolina a mais ou ar de menos (mistura rica):: irá sobrar gasolina não queimada ou queimada só parcialmente o que acarretará em perda de potência e poluição. Gasolina de menos ou ar de mais (mistura pobre): fará com que o ar em exesso ocupe espaço na câmara de combustão onde poderia estar ocorrendo combustão e fará a moto perder potência. Além disso o oxigênio que sobra pode oxidar outra coisa, por exemplo, a cabeça do pistão causando um belo furo igualzinho um maçarico faz. ... A proporção da mistura ar-combustível afeta a performance do motor e o funcionamento da vela de ignição. Uma mistura rica abaixa a temperatura da ponta do eletrodo central causando o acúmulo de depósitos de carvão o que pode levar a vela a falhar. Mistura pobre causa um aumento da temperatura em toda câmera de combustão resultando em pré-ignição, detonação e pode danificar o motor.
fonte: http://www.enduro.hpg.ig.com.br/mecanica/carburador/carburador.htmlhttp://www.enduro.hpg.ig.com.br/mecanica/vela/vela.html
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Ortega Dinossauro
 Postagens: 3793 Registro: 20/02/2003 Local: Vitória - ES - Brasil Idade: 44 anos | Postado em 18/01/2005 6:05:00 PM | |
Na mistura rica a moto fica embolando em baixa, engasgando, e boa só em alto giro, o consumo é alto. Ela afoga direto na hora de ligar. Na mistura pobre a moto fica arisca em baixa com respostas rápidas mas dá falta em alta, como se estivesse acabando o combustível, além de esquentar muito e o giro descer bem devagar. Basicamente é isso.
Até.
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Epicuro Master
 Postagens: 1935 Registro: 01/06/2004 Local: - RS - Brasil Idade: 47 anos
 | Postado em 18/01/2005 6:17:00 PM | |
Gilberto muito legal o relato da viagem dos caras! Russo Entao com a mistura pobre dá pra perceber facil porque o motor bate pino né? Ortega Gostei a explicação. Bem elucidativa pra quem num saca quase, mas quase nada, mesmo Po valeu gurizada medonha
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Cardozo Iniciante
 Postagens: 233 Registro: 27/04/2003 Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil Idade: 45 anos
 | Postado em 18/01/2005 6:51:00 PM | |
Epicuro,
a forma ideal de verificar se o motor está trabalhando com a mistura rica ou pobre é através da vela de ignição. Mistura rica: Vela encharcada, escurecida Mistura pobre: Vela esbranquiçada
Mas prestando atenção no funcionamento da moto, principalmente quando a conhecemos bem, também é possível verificar algum problema. Mistura rica: A moto liga fácil, nem é preciso usar o afogador. Em algumas situações, é possível visualizar uma fumacinha saindo pelo cano de descarga. Os principais problemas que ocorrem devido a mistura rica são, em primeiro lugar, o alto consumo. Em uma segunda etapa, se a moto ficar rodando durante muito tempo com a mistura rica, é estragar o motor. Isto ocorre porque a gasolina não queimada fica "lavando" o cilindro, tirando a camada protetora de óleo. Além disto, ela desce e contamina o óleo lubrificante. Mistura pobre: A moto bate pino com facilidade; o coletor de escape, se cromado, começa a ficar azulado.
É isso aí.
Um abraço,
Peter
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Márcio Master
 Postagens: 1714 Registro: 05/10/2004 Local: Campinas - SP - Brasil Idade: 37 anos 
 | Postado em 19/01/2005 12:08:00 AM | |
Otimas respostas!!! Parabens! Agora ja to um pouco meno ignorante no assunto! []'s
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André (@USB) Avançado
 Postagens: 590 Registro: 20/12/2004 Local: Santo André - SP - Brasil Idade: 42 anos
 | Postado em 19/01/2005 12:20:00 AM | |
Acredito que a minha esteja com mistura rica ...... nunca precisei usar o afogador p/ liga-lá (mesmo estando frio) e numa destas primeira partidas do dia eu tirei a vela e por minha surpresa ela estava encharcada (as duas) .... mas o estranho é que ela não solta a fumaça preta, e depois dar umas três voltas e retirando a vela , nota-se que ela está muito carbonizada .......
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