Motor fora de ponto, sintomas...
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Tópico: Motor fora de ponto, sintomas...
Swaizer
Avançado

Postagens: 1071
Registro: 6/17/2003
Local: Saun Paulo - SP - Brasil
Idade: 36 anosSexo Masculino
 Postado em 11/24/2004 9:36:00 AM

Boa... mais uma pergunta chata, do chato do Suaizer....

Srs. me digam, por favor, os sintomas q um motor fora de ponto apresenta, se posihvel explicando se o sintoma aparece qdo o motor esta com o ponto adiantado, atrasado ou em ambos os casos....

To atrahs de comprar uma lampada estroboscohpica para começar a mexer nisso... Existem marcar recomendadas? Modelos especihficos???

A Vespa q me aguarde...


tks

[]'s


FUI

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Juliano Assimila
Dinossauro

Postagens: 3156
Registro: 4/27/2004
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 31 anosSexo Masculino
 Postado em 11/24/2004 11:36:00 AM

Como funciona a lãmpada escrotoscópica? Pra q serve exatamente?

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Carlos
Avançado

Postagens: 526
Registro: 3/6/2003
Local: sp - SP - Sexo Masculino
 Postado em 11/24/2004 11:41:00 AM

Pelo pouco que eu sei, a lampada estroboscopica serve para verificar o ponto de avanço ou atraso do motor. Ela pisca no momento em que sai a faisca na vela e n a hora da piscada , deve-se olhar as marcas do rotor e checar a posição em que elas se encontrarm em relação à marca no bloco do motor. É complicado explicar , mais fácil ver a mediçao, mas acho que é mais ou menos isso aí.

Abs

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Russo
Dinossauro

Postagens: 12138
Registro: 2/18/2003
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 51 anosSexo Masculino
 Postado em 11/24/2004 1:44:00 PM

Ae Kamerads:

Pelo que eu sei, as motos mais modernas tem ponto fixo (não regulável) e a centelha é comandada pelo CDI.

Quando um motor está fora de ponto, a centelha ocorre antes do pistão chegar ao Ponto Morto Superior (ponto adiantado) ou depois do pistão passar pelo Ponto Morto Superior (ponto atrasado).

Em ambos os casos ocorre perda de rendimento, pois não se aproveita a compressão máxima da mistura dentro do cilindro.

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Swaizer
Avançado

Postagens: 1071
Registro: 6/17/2003
Local: Saun Paulo - SP - Brasil
Idade: 36 anosSexo Masculino
 Postado em 11/24/2004 2:02:00 PM

Mensagem original postada por Carlos Pelo pouco que eu sei, a lampada estroboscopica serve para verificar o ponto de avanço ou atraso do motor. Ela pisca no momento em que sai a faisca na vela e n a hora da piscada , deve-se olhar as marcas do rotor e checar a posição em que elas se encontrarm em relação à marca no bloco do motor. É complicado explicar , mais fácil ver a mediçao, mas acho que é mais ou menos isso aí.

Abs


Eh isso,
Como um terminal da lampada vai no fio q alimenta a vela ela pisca na mesma frequencia q a vela, a impressaum q se tem eh q naum existe movimento (o motor esta parado) . Ai se confere, se o motor esta com o ponto adiantado ou atrasado ou ainda, no ponto .

[]'s


FUI

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Carlos
Avançado

Postagens: 526
Registro: 3/6/2003
Local: sp - SP - Sexo Masculino
 Postado em 11/24/2004 4:53:00 PM

Valeu Suaizer ,

Você soube descrever o que acontece quando se faz a verificação....A luz congela o movimento..

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Swaizer
Avançado

Postagens: 1071
Registro: 6/17/2003
Local: Saun Paulo - SP - Brasil
Idade: 36 anosSexo Masculino
 Postado em 11/24/2004 5:13:00 PM

Russo... kamared.

Como o CDI sabe o momento de disparar a faihsca? Deve haver alguma forma de regular esse momento.

Para conhecimento:
Sobre o momento do disparo, qdo ele eh feito antes do PMS (Ponto Morto Superior) acorre a taum temida preh-igniçaum, por alguns chamada de batida de pino.
Isso eh infinitamente pior q o ponto atrasado. Visto que o cilindro ainda esta subindo e acorre a explosaum. Assim o cilindro eh empurrado novamente para baixo e ocorre a perda de potencia.
Jah com o ponto atrasado a perda de potencia eh acarretada pelo naum aproveitamento da compressaum total da mistura, pois agora o cilindro jah vai estar descendo e a pressaum da camera de combustaum jah esta diminuindo.

Naum sei se oq falei eh ohbvio, mas ta ai.

[]'s

FUI

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Swaizer
Avançado

Postagens: 1071
Registro: 6/17/2003
Local: Saun Paulo - SP - Brasil
Idade: 36 anosSexo Masculino
 Postado em 11/27/2004 4:56:00 PM

Mensagem original postada por Russo Ae Kamerads:

Pelo que eu sei, as motos mais modernas tem ponto fixo (não regulável) e a centelha é comandada pelo CDI.

Quando um motor está fora de ponto, a centelha ocorre antes do pistão chegar ao Ponto Morto Superior (ponto adiantado) ou depois do pistão passar pelo Ponto Morto Superior (ponto atrasado).

Em ambos os casos ocorre perda de rendimento, pois não se aproveita a compressão máxima da mistura dentro do cilindro.


Russo... buscando na net.. Realmente naum existe forma de ajuste de ponto em motos com CDI...
E outra... se o ponto estiver errado eh pq tem algo errado como o sistema.
Mas blz... TKS pela ajuda...

[]`s

FUI

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