Como a moto faz curva?
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Tópico: Como a moto faz curva?
Sisso KavanhaK
Avançado

Postagens: 918
Registro: 15/02/2005
Local: Florianópolis - SC - BrasilSexo Masculino
 Postado em 01/09/2006 5:40:00 PM

Mensagem original postada por Passoka
Mensagem original postada por Sisso KavanhaK
Mensagem original postada por Passoka
Mensagem original postada por Sisso KavanhaK ah tá

té parece que atrito não tem nada haver.



Sisso, na verdade o atrito garante que tudo isso ocorra. Sem ele, não sairíamos do lugar. Mas atrito não gera mais força que a contrária que ele está atuando.


Exatamente.

Por isso que quando se faz contra esterço, a força de atrito fica diferente
entre as duas rodas da moto.

Lembra do vídeo da supermoto que o cara caiu depois da linha de chegada,
o que acontece ali no guidon?

Existem 3 modos que a física explica o porque uma moto consegue fazer curvas:

1- Diferença de atrito entre as rodas (porcausa do esterço do guidón)

2 - Efeito giroscópio (grau dos diferentes eixos das rodas da moto)

3- Força de deslocamento vs Força da inércia vs Força Gravitacional (pêndulo)

e por aí vai.





Sisso, não entendi isso.
1) Diferença de atrito? Você quer dizer que uma das rodas desliza durante a curva?

2) Efeito giroscópico não seria o efeito das rodas forçando a moto a ficar de pé? Como ele trabalha na curva? Não seria forçando a moto a voltar para a vertical ou seja, tentando catapultar o piloto?

3) Essa eu entendi menos ainda Como elas trabalham? A inércia, ok, é a que te força a ir reto. A de deslocamento é a que te empurra para dentro da curva, que no caso seria o que estávamos falando acima.



1) Sim, mas só na pista, veja a categoria Supermoto. A roda de trás vais para um
lado e a da frente tem mais atrito, vai pra onde está apontando.

Exemplos:




2) Exatamente da forma que você descreveu. O efeito giroscópio faz com que a
moto volte a ficar reta. Como existe uma articulação em um dos pontos de
apoio do quadro, isso faz com que a moto mude de posição, pois os eixos das
duas rodas não ficam mais alinhados nos 3 planos. (X,Y,Z)

Por isso os pilotos usam o contra esterço no meio do "S" na corrida.

3) Veja essa foto.



Aqui é onde a gravidade, as forças se equilibram.

Temos a gravidade (puchando ele pra baixo)

Temos a força centrípeta (nas rodas e na moto empurrando tudo pra fora do
círculo, (aros, raio maior da curva))

Temos a força centrífuga. (igual a centrípeta, só que de sentido inverso)

E temos a força do a roda trazeira empurrando a moto pra frente/cima (empinar)

Com o balanço dessas 4 atuantes, você pode tomar uma direção ou outra.

Isso fica bem claro nas corridas de MOTOGP quando os pilotos usam
traçados diferentes. Cada um aproveita o que sua moto tem de melhor a
oferecer, que é obter a maior velocidade possível no sentido desejado.

Essa 3a regra é tão fundamental que existem 3 formas completamente diferente
de se fazer uma curva:
a)Freiando

b)Tirando a mão do acelerador e desengrenando a moto

c) Acelerando

Cada uma das 3 cituações acima aproveita de uma forma diferente as 4 forças.


ufa!







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George
Dinossauro

Postagens: 3299
Registro: 19/03/2003
Local: Taguá - DF - Brasil
Idade: 45 anosSexo Masculino
 Postado em 01/09/2006 5:45:00 PM


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Sisso KavanhaK
Avançado

Postagens: 918
Registro: 15/02/2005
Local: Florianópolis - SC - BrasilSexo Masculino
 Postado em 01/09/2006 5:47:00 PM

Aqui está um exemplo de como a (ou falta dela) gravidade influencia:

Veja que o piloto número 69 (Hayden) usa menos o corpo pra deitar a moto
(pois a força que empurra a moto pra baixo é relativamente igual a força que
empurra a moto pra cima efeito giroscópio).



Agora veja o piloto Daniel Pedrosa no26 (muito mais leve que o Hayen)

Veja que ele se desloca pra fora da moto puxando-a para o chão, pois a
força da gravidade naquele momento foi menor que a força giroscópia que
puxa a moto pra cima. Por isso ele compensou com seu peso, para a moto
seguir o traçado desejado.


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Rubens
Dinossauro

Postagens: 3357
Registro: 05/08/2003
Local: Sao Paulo/Niteroi - RJ - Brasil
Idade: 52 anosSexo Masculino
 Postado em 01/09/2006 5:49:00 PM

o que é "trail" da moto???

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Fritz_mkvl
Iniciante

Postagens: 499
Registro: 19/08/2006
Local: - - BrasilSexo não informado
 Postado em 01/09/2006 6:06:00 PM

Atrito independe da área, ensinam isso já no colegial.

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bage
Dinossauro

Postagens: 6951
Registro: 30/08/2004
Local: sao leopoldo - RS - Brasil
Idade: 52 anosSexo Masculino
 Postado em 01/09/2006 8:18:00 PM

Mensagem original postada por Fritz_mkvl Atrito independe da área, ensinam isso já no colegial.


Isto, não esqueci das aulinhas de física...Nada a vê com largura de pneus..

E a pergunta: Mas então pq os pneus são mais largos em carros esportivos, F1???

Simples, pelo fato de que quanto mais largos os pneus, mais moles eles podem ser, e pq isso? Pq se tu fizer um pneu fininho mole, ele se degrada em uma volta, se for largo, se distribui por toda a área do pneu....A velha fórmula, A União faz a força

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brolha
Avançado

Postagens: 843
Registro: 30/06/2006
Local: Uberaba / Itajubá - MG - Brasil
Idade: 32 anosSexo Masculino  Aniversário em 4/11
 Postado em 01/09/2006 8:41:00 PM

Mensagem original postada por bage
Mensagem original postada por Fritz_mkvl Atrito independe da área, ensinam isso já no colegial.


Isto, não esqueci das aulinhas de física...Nada a vê com largura de pneus..

E a pergunta: Mas então pq os pneus são mais largos em carros esportivos, F1???

Simples, pelo fato de que quanto mais largos os pneus, mais moles eles podem ser, e pq isso? Pq se tu fizer um pneu fininho mole, ele se degrada em uma volta, se for largo, se distribui por toda a área do pneu....A velha fórmula, A União faz a força


é pessoal o M@D tb é cultura....

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Kuati
Dinossauro

Postagens: 7527
Registro: 18/02/2003
Local: Terra do Largato - PR - Brasil
Idade: 38 anosSexo Masculino
 Postado em 01/09/2006 10:15:00 PM

Sei lá, eu tava no bar até agora, a moto me trouxe pra casa sozinha! Ispressionante!!!!!!!! Ela curva suzinha!!!!!!! Ingual cavalo de bêbado, tu bebe a tarde toda, ficou bêbo, monta em cima da égua, dá um tapa na bunda dela, e acorda em casa com a bicha pastando no quintal!

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KE
Só olhando

Postagens: 124
Registro: 06/04/2006
Local: Porto Alegre - RS - Brasil
Idade: 48 anosSexo Masculino
 Postado em 02/09/2006 9:54:00 AM

A moto faz curva quando deitada porque a roda traseira (que leva todo o resto da moto porque está presa ao quadro) desenha com o chão um cone.
Imagine a roda como a base do cone. A ponta do cone é o centro do raio de curva que a moto está fazendo.
Se vc empurrar um cone sobre uma superfície ele vai girar. E a ponta ficará praticamente parada enquanto a base gira em volta.
Com a moto é a mesma coisa.
Quanto mais deitada a moto, menor será o cone e portanto menor será o raio da curva executada.
E não tem (quase) nada a ver com a forma redonda do pneu.
Um exemplo disso é uma moeda (mesmo com a borda quadrada) ao ser rolada numa mesa. Ao perder velocidade ela tomba um pouco e ali começa a fazer uma curva.

Já para o contra-estereço é preciso ver que a moto "quer" ficar estável. Ou seja, ela quer andar em pé e para frente. Porque é onde a estabilidade se estabelece. Então, para deitar e manter deitada a moto é preciso exercer uma força contrária a essa "vontade" de ficar de pé. E isso se faz usando a força giroscópica da roda dianteira.
A força giroscópia é transversal. Ou seja, virando a roda da frente para a esquerda se cria uma força que emprurra (torce) para a direita, inclinando a roda e o resto da moto.



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Tio Frei
Master

Postagens: 2027
Registro: 17/11/2004
Local: Joinville - SC - Brasil
Idade: 36 anosSexo Masculino  Aniversário em 18/11
 Postado em 02/09/2006 12:21:00 PM

Mensagem original postada por Passoka Então Bagé, mas pelo que eu percebo quando ando é que o contra-esterço deita a moto, mas o que empurra a moto para dentro da curva é que eu não entendi ainda. Afinal, a roda da frente tá pro lado oposto.


Então passoka

Acontece que no contra-esterço a gente não vira o pneu pra fora. A gente faz força pra que ele vire, o resto é física.

Faça uma experiênica, pegue uma roda de bike, segure pelo eixo com as duas mãos, uma de cada lado, peça pra alguem girar (cuidado pra não ralar o queixo ) e aí tente virar a roda em alguma direção. O que acontece?

Isso explica tudo.

A gente força a roda pra um lado, mas ela vai pro outro, por conta to momento de angular, que tenta de todo modo manter a moto rodando com o vetor momento angula (que passa pelo eixo) na mesma direção, então ela reage pra outro lado.

Mesmo fazendo pressão no guidão pro lado esquerdo por exemplo, a moto inclina e vira o pneu pro lado direito. O contr esterço é só um modo mais fácil de fazer isso (se for leva a f´ísica a rigor eu diria que é o único.)

Abraço!

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