Como fazer a moto pegar no tranco??
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Tópico: Como fazer a moto pegar no tranco??
DenisB
Iniciante

Postagens: 261
Registro: 03/10/2004
Local: Panambi - RS - Brasil
Idade: 10 anosSexo Masculino
 Postado em 09/05/2005 12:22:00

Eu fiz a minha CB pegar umas duas vezes no tranco, em descida e sempre em segunda marcha. Não tem erro.



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Graxeiro
Só olhando

Postagens: 19
Registro: 14/02/2005
Local: São Leopoldo - RS - Brasil
Idade: 34 anosSexo Masculino
 Postado em 09/05/2005 12:55:00



Cara é o seguinte: É impossível fazer sua moto pegar no tranco. Eu explico:
A TDM, até onde eu sei é equipada com um sistema de segurança que corta a corrente na vela quando se tenta dar a partida com alguma marcha engatada. Vc pode fazer um teste (quando sua bateria estiver boa): engate a primeira e acione a partida. Nada vai acontecer, a menos que se aperte a ambreagem. Quando se tenta fazer a moto pegar no tranco é exatamente isso que acontece, vc está tentando ligá-la engrenada e uma um relé percebe isso e corta a corrente da vela e ela não produz faísca. Se vc quiser "habilitar" sua moto para pegar no tranco para um caso de emergência, deverá fazer uma ponte nesse relé, deixando-o sem atuação (consulte esquema elétrico no manual dee serviços). O mais recomendável, porém é dar uma carga na sua bateria, sem deixar de verificar antes o nível da água DESTILADA e a firmeza nos contatos + e -.

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MÁRCIO_RP
Avançado

Postagens: 946
Registro: 16/03/2004
Local: Ribeirão Preto - SP - Brasil
Idade: 45 anosSexo Masculino
 Postado em 09/05/2005 12:57:00

Cara, o povo das concessionárias não aconselha dar tranco. Dizem que pode entortar o eixo de comando, encavalar pistão e o kct a 4. Na Sahara, dei tranco umas 3 vezes, mas morrendo de medo. Na GS, fiz uma vez e quando contei pra um dono de garagem, o cara me xingou e disse que eu ia me arrepender, se o comando entortasse. Alguns meses após, por outro motivo, tive que trocar o eixo de comando e aí eu entendi o que ele queria dizer. A peça custava quase 500,00, mais juntas, mas regulagem nos carburas, mais mão de obra = R$900,00. Era o que eu gastaria se tivesse entortado o eixo durante um tranco e os caras dizem que o risco é grande mesmo. Quando peguei a Vulcan, a primeira orientação que o vendedor me deu foi para nunca dar tranco. Ele até falou: "Se não pegar, chama o mecânico e vai trabalhar de ônibus".

Atenção, este fim de semanda vi uma engenhoca de recarregar bateria através de tomada residencial. R$21,00 no Carrefour. Melhor do que ficar rodando com bateria fraca.

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Lindo
Iniciante

Postagens: 299
Registro: 01/04/2005
Local: Brasília - DF - Brasil
Idade: 46 anosSexo Masculino
 Postado em 09/05/2005 13:38:00

Eu tive uma Sahara que a bateria foi embora uma vez.
Fi-la pegar no tranco umas três vezes, na boa, e não tive nenhum problema.
Eu engatava 2ª, com a chave "on", dava um embalo segurando a embreagem e soltava e apertava uma vez bem rápido. Batata. Na primeira vez ela pegava. Se preferir, pode fazer a operação com o afogador puxado, caso a moto esteja fria.
Só não pode acostumar, pq o preju é maior se der algum problema no motor.
Valeu.
Fui.
LINDO

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