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Tópico com 2918 visitas e 15 mensagens
Autor
Tópico: ChipTiming
Freitas
Nível Junior

Postagens: 76
Registro: 30/01/2003
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 63 anosSexo Masculino
 Postado em 24/11/2005 4:32:00 AM

Cópia de carta/reclamação enviada à Contra Relógio (c/c à ChipTiming)
----------------------------
Solicito o especial favor de divulgar a seguinte carta/reclamação:

Senhor Redator,

A ChipTiming Cronometragem não é a dona da verdade e precisa respeitar os atletas.
Na maratona de Curitiba/2004 resultados errados foram divulgados e, apesar de diversos pedidos para corrigi-los, a empresa teima em manter a divulgação incorreta.

Exemplo? Basta pesquisar em http://www.chiptiming.com.br/resultado/2004/MaratonaCuritiba2004EspecialMas.htm e será constatado que todos os resultados da Categoria Especial estão incorretos. Faltam acrescentar aos tempos os 20 minutos da largada antecipada. Se assim não o for, o primeiro colegado dessa categoria (02:18:08) estaria entre os melhores maratonistas brasileiros, com um tempo próximo para classificação para as Olimpíadas. E ele deveria figurar entre os melhores do ranking brasileiro de 2004.

Diversas mensagens foram enviadas à ChipTiming para que fosse corrigido, na mesma maratona, o tempo do Sr. Sélio de Souza Germano. O tempo divulgado foi 02:37:20, enquanto que o Sr. Sélio afirma que o seu tempo foi de 02:47:20 e me autorizou, na época, a solicitar a retificação. Por ocasião da premiação, o Sr. Sélio inclusive foi chamado para subir ao pódium dos "Especiais", fato que causou surpresa e revolta aos atletas de Curitiba, pois muitos pensaram que ele tinha fraudado a inscrição. Não estando presente, o Sr. Sélio sequer ficou sabendo da repercussão negativa.

No resultado da maratona de Curitiba/2005, na listagem final aparece nome de corredor que não consta do relatório onde estão registradas as passagens intemediárias.Ora, se não aparece a passagem nos tapetes dos chips, como pode constar na listagem final?

Na prova dos 10km da Caixa, foi comprovado através de foto - e a própria Caixa enviou e-mail confirmando - que o atleta Reinaldo Frehner foi o legítimo terceiro colocado na categoria 40/44, com o tempo de 37m36, e a ChipTiming, mesmo alertada, teima em divulgar outro atleta nessa classificação, com os mesmos 37m36s. Na verdade, os dois atletas chegaram quase juntos, com o Reinaldo um passo à frente no tapete de chegada. Se alguém tiver dúvida, basta consultar www.ativo.com e dar uma olhada em fotos - circuito de corridas da caixa - curitiba. Pesquise "Reinaldo" e aparecerá o atleta com a camiseta vermelha bem à frente do outro atleta que foi melhor classificado pela ChipTiming.

Essa empresa deveria melhor respeitar os atletas, pois nós pagamos pelos serviços prestados e temos direito a pelo menos a uma resposta às nossas indagações.



João F. Freitas Filho



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MauricioY
Nível Pleno

Postagens: 112
Registro: 08/04/2005
Local: São Caetano do Sul - SP - Brasil
Idade: 46 anosSexo Masculino  Aniversário em 11/10
 Postado em 25/11/2005 10:03:00 AM

Lamentável a postura da empresa, erros não deveriam, mas podem ocorrer, o que não pode é essa postura arrogante da ChipTiming que não reconhece nem corrige os erros, mesmo que demonstrados com provas cabais.

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Sergio
Nível Junior

Postagens: 67
Registro: 18/04/2005
Local: Taubaté - SP - Brasil
Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 25/11/2005 12:03:00 PM

Não é só a ChipTimming que toma essa postura.
Na corrida da AMS-Litoral em Sao Jose dos Campos,a CronoServ (uma empresa meia-boca de cronometragem) não possuía a lista de participantes de categorias, e nao sabia nem que a prova teria 2 provas diferentes: uma de 10 e outra de 5km .

O responsável pela cronoServ, o Petre (acho q ele ateh participa do forum aqui) não sabia nem ao menos operar o software de cronometragem, me lembro muito bem, que desde o momento que eu cheguei para retirar o kit (30 min antes da prova) o Petre estava no celular falando com alguém em sampa...pedindo auxilio,ajuda...um manual...qualquer coisa.

Bom..corremos a prova e começamos a esperar os resultados...A Crono Serv tem a péssima mania de liberar "resultados provisórios"(fez assim na Rustica do Mineiro em Taubaté neste ano), que nao passa de uma desculpa de estar liberando uma lista com resultados errados.

Mas na prova da AMS isso foi o cumulo, minha categoria (15-19 anos) possuia apenas 3 participantes e eu aparecia em 7º!!, meu tempo estava 10 min maior do que o do meu relógio.Bom,Lá vou eu pra barraquinha de praia deles pra reportar o erro na cronometragem e vejo uma fila de 15 pessoas!!

A prova havia terminado as 10:30, e de 30 em 30 min parecia uma nova lista com MAIS erros isso foi assim até PASMEM 12:00!!!! ficamos este tempo inteiro no sol enquanto o Petre aprendia os primeiros passos pelo programa.
As 11:30 só continuava esperando o povo que sabia q ia pro podium pelos cornometros de pulso.Foi um absurdo.Uma mulher foi reclamar e o Petre deu uma resposta curta e grossa...um absurdo total.
A FPA deveria fazer um serviçco de reclamaçao parecido com o que as empresas de franquia tem, se uma Mcdonalds de algum lugar recebe 3 reclamações ela deixa de poder carregar o nome da marca.A FPA, ou a CBAT que estorquem os organizadores de provas (vide o Bar do Mané), deveriam encher o saco das empresas que nao sao eficientes, ao inves de atrapalhar a organizacao de eventos esportivos.

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Sally
Nível Master

Postagens: 3304
Registro: 16/05/2004
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 43 anosSexo Feminino
 Postado em 25/11/2005 4:48:00 PM

Sergio...

Se eu conheço o Petre, tenho certeza que, se houve os erros citados, ninguém mais que ele próprio ficou mais chateado.
O Petre é uma pessoa correta, e muito exigente consigo mesmo. É um profissional e pessoa que ama o esporte.
Mesmo com a ajuda de máquinas e computadores, todos nós como humanos, somos passíveis de erro. Por outro lado, somos capazes de aprender com eles, evoluindo sempre.

Abraço da Sally


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petre
Nível Pleno

Postagens: 404
Registro: 10/03/2003
Local: mogi das cruzes - SP - Sexo Masculino
 Postado em 27/11/2005 2:19:00 PM

Olá Sergio e amigos do Forum !

Diante de suas palavras nada amistosas, eu utilizo desse espaço democrático para esclarecer a você e a quem possa interessar suas reclamações.

Inicialmente eu gostaria de te dizer que tenho 22 anos de corrida e participação em mais de 700 provas no Brasil e exterior, ou seja quando você nem era nascido eu já corria, só por isso você já deveria se dirigir a mim com mais respeito.

Na prova citada do mineiro, nos pedimos ao organizador, Sr. Ricardo
que nos cedesse a possibilidade de efetuar um teste nesta prova e que
nos não assumiriamos a cronometragem e classificação, já que se tratava
de um teste. Nós inclusive anunciamos amplamente isso na locução.

Na prova de AMS Litoral houve um erro na configuração do programa
que na classificação das provas de 5/10km as considerava como uma prova só,
realmente foi solicitada ajuda ao nosso técnico e o problema foi solucionado
a listagem saiu as 11:30 e foi divulgada no site www.cronoserv.com.br
inclusive com a divulgação correta de seu resultado.

Nos assumimos nosso erro nessa prova porém não deixamos de atender
a nenhum corredor, muito menos de modo grosseiro como você aqui descreveu, quem me conhece sabe que eu não jamais agiria dessa maneira.

Lembro que na abertura do tópico, o freitas relata o erro e que não houve qualquer satisfação e correção.

Eu não recebi nenhuma mensagem sua relatando erros seja pelo nosso site
ou até mesmo pelo Forum, pois como você mesmo disse sabe que sou membro.

Se você tem alguma reclamação a fazer nos dispomos de vários canais aonde você pode se dirigir e reportar o acontecido, e caso nós não lhe dermos
a devida satisfação, aí sim acredito que esse seria o canal para você expor
suas reclamações.

Da maneira como você coloca e apresenta os fatos me fica uma péssima
impressão com relação as suas intenções e interesses, ainda assim me coloco a sua disposição para esclarecimentos e principalmente soluções.

Petre Ivanovici

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Freitas
Nível Junior

Postagens: 76
Registro: 30/01/2003
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 63 anosSexo Masculino
 Postado em 28/11/2005 4:25:00 AM

No que se refere ao resultado do Circuito da Caixa em Curitiba, a ChipTiming corrigiu o resultado na listagem da categoria - 40/44 anos - ,mas manteve o resultado incorreto na classificação geral, ou seja, o Sr. Reinaldo Frehner está em terceiro na sua categoria em uma lista e quarto em outra.
Nem corrigir eles sabem.
Uma pena...
Quanto aos demais fatos apontados, silêncio total....


Freitas

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Nelson
Nível Master

Postagens: 1650
Registro: 25/12/2002
Local: Osasco - SP - Brasil
Idade: 50 anosSexo Masculino
 Postado em 28/11/2005 1:48:00 PM

Freitas,

Normalmente onde há monopólio sobre alguma atividade, existe a tendência do desrespeito ao consumidor.

No Brasil, até há algum tempo atrás, só havia a Chiptiming como prestadora de serviço de cronometragem com chips. Esse monopólio começou a desabar em 2002 com a entrada da Championchip no mercado brasileiro.

Atualmente novas empresas estão entrando nesse mercado e com certeza vão dividir a "fatia" desse bolo com a Chiptiming.

Atitudes de desrespeito como essa que você relatou tendem a sumir pois em breve a qualidade dos serviços prestados farão a diferença.

Como atletas e consumidores precisamos exigir qualidade e protestar contra os abusos desses maus prestadores de serviços.

Parabéns pelo protesto !

Nelson

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MauricioY
Nível Pleno

Postagens: 112
Registro: 08/04/2005
Local: São Caetano do Sul - SP - Brasil
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 Postado em 28/11/2005 8:54:00 PM

Mensagem original postada por Nelson Freitas,

Normalmente onde há monopólio sobre alguma atividade, existe a tendência do desrespeito ao consumidor.

No Brasil, até há algum tempo atrás, só havia a Chiptiming como prestadora de serviço de cronometragem com chips. Esse monopólio começou a desabar em 2002 com a entrada da Championchip no mercado brasileiro.

Atualmente novas empresas estão entrando nesse mercado e com certeza vão dividir a "fatia" desse bolo com a Chiptiming.

Atitudes de desrespeito como essa que você relatou tendem a sumir pois em breve a qualidade dos serviços prestados farão a diferença.

Como atletas e consumidores precisamos exigir qualidade e protestar contra os abusos desses maus prestadores de serviços.

Parabéns pelo protesto !

Nelson


Pois é, para o consumidor, nada melhor do que a concorrência.
Tb parabenizo pelo protesto, que tb é outra forma de fazer com que as empresas se aprimorem.

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.
Nível Senior

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Registro: 13/05/2005
Local: . - - Brasil
Idade: 86 anosSexo Masculino
 Postado em 29/11/2005 10:23:00 AM

Alispa !!!!


Gostaria de deixar registrado aqui que eu mesmo já fui vitima de erro da chiptiming a alguns anos atrás. Também já fui "vitima" de erro a meu favor correndo a maratona de revezamento Pão de Açucar de 2004, onde foi divulgado um tempo 20 minutos inferior ao que eu e o Tamim Fizemos. Mas , nem por isso , a idoniedade e caráter de pessoas como o Petre devem ser colocados a prova. Erros , problemas, acontecem em praticamente todas as corridas. criticas DEVEM ser feitas sim , aos erros e não contra a pessoa , que neste caso amigo sérgio creio que vc tenha errado na dose.


bond abraços

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Freitas
Nível Junior

Postagens: 76
Registro: 30/01/2003
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 63 anosSexo Masculino
 Postado em 29/11/2005 11:50:00 AM

As minhas críticas sempre têm o objetivo de melhorar a qualidade dos eventos.
No caso da ChipTiming, só as tornei públicas depois de mais de um ano tentando fazer com que eles simplesmente corrigissem o resultado da Maratona de Curitiba/2004.
2004, repito.
Os exemplos de 2005 foram colocados para demonstrar que os resultados divulgados não podem ser totalmente confiáveis...
Como pode uma empresa que divulga resultados receber uma informação comprovada de que houve erro e não retificar o resultado?
Não consigo entender...
No mais, agradeço as manifestações de apoio ao meu protesto
------------
Freitas

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Sergio
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Registro: 18/04/2005
Local: Taubaté - SP - Brasil
Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 01/12/2005 9:02:00 PM

Caros companheiros de forum

Gostaria de refutar as opinioes sobre a moderação em minha ultima postagem neste topico, não concordo que a opiniao tenha sido exagerada, muito pelo contrário, ela foi condizente com a ação relatada,nao contei mentira alguma(nao tenho o porque de fazer isso) e expressei minha opiniao quanto a qualidade dos servicos da empresa.

É muito engraçado um monte de pessoas que nao estavam no local opinarem, ou acharem que o fato relatado foi aumentado,ou que nao vem ao caso, muito pelo contrário, o fato é relevante em relação ao tópico, que comenta sobre a qualidade dos serviços de empresas de cronometragem atuantes no mercado.

Em nenhum momento me dirigi ao sr Petre (como ele afirmou) ;esta é a primeira vez que respondo diretamente ao sr. e tanto nesta como na resposta anterior nao comentei sobre sua PESSOA, mas sim sobre a ACAO presenciada por MIM e por minha familia durante a prova da AMS-Litoral e das atitudes tomadas pela empresa durante a prova Rustica do Mineiro.

Ao contrário do que o sr. disse, quem nao se dirigiu com respeito aqui foi o sr a mim, difamando minhas intenções para com a postagem anterior.

Reitero minha opiniao sobre os serviços da Cronoserv,me reservo no direito de dar minha opiniao sobre as atividades da mesma, e de declinar das colocações anteriores dos participantes do forum.

Continuarei a dar minha opiniao de forma livre, sem antes recorrer a minha idade para obter respeito, pois respeito é uma atitude que retorna a uma pessoa, ou a uma empresa, de acordo com seus atos, e nao de acordo com seu curriculum.

Tanto a ChipTimming quanto a Cronoserv cometem erros como qualquer coorporação, mas a diferença esta justamente na forma com que cada uma procura corrigir ou evitar futuros enganos.Minha opiniao quanto a forma da Cronoserv lidar com os seus esta feita e é meu direito expressa-la.

Encerro aqui minhas atividades neste tópico.

Abraços a todos.


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Freitas
Nível Junior

Postagens: 76
Registro: 30/01/2003
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 63 anosSexo Masculino
 Postado em 02/12/2005 4:16:00 AM

Resposta recebida da ChipTiming:

Prezado Sr. João Freitas

Primeiramente gostaria de salientar que nossa empresa não tem a postura
apontada por V.Sa. como a "dona da verdade".

As questões relacionadas por V.Sa., referente ao ano de 2004, não tenho como
rastrear pois não possuímos mais estes emails.

Todos os erros que detectamos ou que nos sejam apontados, fazemos a devida
correção, após sua verificação e comprovação.

As questões de desclassificações são de competência dos organizadores do
evento, na figura de seu diretor de prova. Uma empresa de cronometragem faz
a obtenção dos dados e informa a organização, cabendo a eles a
desclassificação ou não.

Quanto à prova da Caixa, o resultado do Sr. Reinaldo consta como 4o. Lugar
no site oficial da mesma. Não recebemos qualquer solicitação dos
organizadores do evento para realizar tal alteração.

E por fim, estamos no mercado a 21 anos, fazendo cronometragem e criando
tecnologias para o esporte. Não somos, repito, "donos da verdade" e nem
temos a pretensão de ser. Trabalhamos com muita honestidade, respeito e
compromissos com nossos deveres sociais. Erramos, sim, mas jamais tomamos a
postura de não responder ou de não corrigir nossos erros. As questões, as
vezes, não são tão fáceis de administrar, mas pode ter certeza que lutamos
para evitar e se não for possível, corrigir.

Agradeço tua posição sincera e profissional de apontar nossos erros. Mas
gostaria que V.Sa. nos conhece e tivesse contato com nossa estrutura de
trabalho para verificar por si mesmo que os erros não são ocasionados por
negligência ou falta de interesse em respeitar os atletas.

Fica aqui um convite para nos visitar e até expor pessoalmente sua opinião,
que será muito bem vinda.

Atenciosamente

Sérgio Müller
Diretor
011 4787.9579
011 9240.2431


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Freitas
Nível Junior

Postagens: 76
Registro: 30/01/2003
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 63 anosSexo Masculino
 Postado em 02/12/2005 4:17:00 AM

Resposta à Chip:

Senhor Muller,

Sisto muito, mas não posso concordar com parte das suas ponderações.
Depois de inúmeras reclamações - dezenas - somente agora recebo resposta da sua empresa.
Há quanto tempo eu fiz essa denúncia aberta, essa última que foi mandada a diversos "fóruns", à Contra-Relógio e à sua empresa? Quantos dias?
Empresa que preza pelo seu nome responde no ato. Qual a razão da demora, principalmente para uma empresa especializada em "contar tempo".
Quantas maratonas (em tempo) vocês demoraram para se manifestar.
Agora, você vem afirmando que não recebeu reclamações anteriores. Pare com isso. Cansei de escrever para vocês, sempre apontando incorreções. Com a melhor das intenções e vocês nunca se manifestaram.
Mandei e-mail para a Caixa, com cópia para vocês. Indiquei a foto onde aparece nitidamente o erro e você me afirma que a reponsabilidade é da Caixa. Quem fez a medição da cronometragem?
Na maratona de Curitiba/2004, os resultados dos "Especiais" estão todos errados e uma empresa séria como a de vocês não nota que o primeiro da categoria "Especial" seria o segundo geral da prova? O atleta é excelente, mas não tem aquele tempo. Reclamei em tempo hábil e vocês simplesmente ingoraram.
Agora que eu espalhei a reclamação aos quatro-ventos, você vem se defender.
Um pouco tarde, mas sempre é tempo de revisar comportamentos.
Faça um favor à sua empresa: SEMPRE QUE UM ATLETA SE MANIFESTAR, DÊ-LHE A DEVIDA ATENÇÃO.
Afinal de contas, ele é a razão da existência da empresa.
MAIS UM PEQUENO SENÃO: NA MARATONA DE CURITIBA TEM ATLETA QUE ESTÁ NA RELAÇÃO FINAL (GERAL), MAS NÃO CONSTA A SUA PASSAGEM NOS TEMPOS INTERMEDIÁRIOS. REVISE O RESULTADO E COMUNIQUE O ERRO ÁS REVISTAS ESPECIALIZADAS.
Dá tempo para corrigir? Não se esqueça que o resultado influencia o "ranking" que será divulgado em janeiro/06 pela Contra-Relógio e muitos atletas poderão ser prejudicados por um "ranking" errado.
Quanto aos erros da maratona de Curitiba/04 (Especiais, Sélio de Souza Germano) e o erro da Caixa, acho que não há mais como reparar. Os resultados já estão nas revistas especializadas e o pódium do Sr. Reinaldo foi ocupado por outro.

Grato pela atenção.
Freitas


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Fabão
Nível Master

Postagens: 3421
Registro: 25/07/2005
Local: Barueri - SP - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 16/01/2006 10:09:00 AM

Apesar de já estar sabendo do histórico de problemas, resolvi dar uma chance ao pessoal da ChipTiming.

O episódio foi o seguinte: na SS de 2005 a lista de resultados inicial saiu sem meu nome. Como marquei meu tempo no relógio e sabia com quem tinha largado e com quem tinha chegado, consegui “inferir” minha performance e, indiretamente, soube mais ou menos minha classificação.

Mas ainda assim é chato ficar sem o resultado oficial. Assim, escrevi um e-mail educado (sem ironia) à organização da SS. Sem resposta...

Depois de uma semana, escrevi novamente um e-mail, um pouco mais direto, mais ainda educado. Recebi uma resposta parecida com “os resultados são de responsabilidade da ChipTiming”, repassando meu e-mail à empresa e informando-me um telefone de contato.

No dia seguinte liguei à ChipTiming e fui bem atendido pela pessoa responsável. Fui informado de que, devido à chuva forte, ocorreram vários problemas, com vários corredores. Ele anotou todas as informações que eu tinha e verificou com o sistema.

Depois de um tempo o resultado foi corrigido, e minha “performance” já se encontra registrada oficialmente.

Isso não anula os outros problemas relatados. Mas acredito que, da mesma forma que temos o direito de criticar os erros, também devemos ser justos quando eles são corrigidos.

ua


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Luka-SP
Nível Junior

Postagens: 75
Registro: 04/03/2004
Local: Sao Paulo - SP - Brasil
Idade: 51 anosSexo Masculino
 Postado em 20/01/2006 10:00:00 AM

Mensagem original postada por Fabão Apesar de já estar sabendo do histórico de problemas, resolvi dar uma chance ao pessoal da ChipTiming.

O episódio foi o seguinte: na SS de 2005 a lista de resultados inicial saiu sem meu nome. Como marquei meu tempo no relógio e sabia com quem tinha largado e com quem tinha chegado, consegui “inferir” minha performance e, indiretamente, soube mais ou menos minha classificação.

Mas ainda assim é chato ficar sem o resultado oficial. Assim, escrevi um e-mail educado (sem ironia) à organização da SS. Sem resposta...

Depois de uma semana, escrevi novamente um e-mail, um pouco mais direto, mais ainda educado. Recebi uma resposta parecida com “os resultados são de responsabilidade da ChipTiming”, repassando meu e-mail à empresa e informando-me um telefone de contato.

No dia seguinte liguei à ChipTiming e fui bem atendido pela pessoa responsável. Fui informado de que, devido à chuva forte, ocorreram vários problemas, com vários corredores. Ele anotou todas as informações que eu tinha e verificou com o sistema.

Depois de um tempo o resultado foi corrigido, e minha “performance” já se encontra registrada oficialmente.

Isso não anula os outros problemas relatados. Mas acredito que, da mesma forma que temos o direito de criticar os erros, também devemos ser justos quando eles são corrigidos.

ua




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