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Tópico com 9162 visitas e 22 mensagens
Autor
Tópico: Pisada
Sergio
Nível Junior

Postagens: 67
Registro: 18/04/2005
Local: Taubaté - SP - Brasil
Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 01/10/2005 12:50:00 PM

Galera

Minha fisioterapeuta disse a um bom tempo que na corrida, os dedos do pé deveriam tocar o solo primeiro, tenho tido algumas dores no joelho recentemente e suspeito que sejam causadas pela pisada, pois me disseram que esse jeito de correr comprime a patela.
Gostaria de perguntar a vcs o que deve ser feito, correr tocando primeiro o calcanhar ou os dedos??

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Sally
Nível Master

Postagens: 3304
Registro: 16/05/2004
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 43 anosSexo Feminino
 Postado em 01/10/2005 6:46:00 PM

Oi Sergio!

Sempre ouvi falar, e li, que o que encosta primeiro é o calcanhar.
Não consigo "visualizar" como é aterrisar com os dedos...
Acho que os dedos ajudam, é na fase de impulsão.
Estimo melhoras!!!

Abraço da Sally

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.
Nível Senior

Postagens: 770
Registro: 13/05/2005
Local: . - - Brasil
Idade: 86 anosSexo Masculino
 Postado em 01/10/2005 9:04:00 PM

alispa !!!!!

Sérgio fui buscar essa informação e a resposta foi interessante.
Para atletas com performace em provas de curta distância ( 100, 200 , 400 metros ) a pisada é iniciada com a ponta dos pés . Como creio estarmos falando de distâncias maiores, a pisada é iniciada com o calcanhar, deslizando o meio do pé até a ponta. Costas retas, cabeça levantada e braços laterais com movimentos a 90º graus ajudam a passada.

bond abraços

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Marçon
Nível Master

Postagens: 1435
Registro: 06/06/2004
Local: S. B. do Campo - SP - Brasil
Idade: 44 anosSexo Masculino
 Postado em 04/10/2005 9:51:00 AM


Bom, vou ao que eu acho, (mecanicamente falando...) acho que mesmo em corredores de longa distância o ideal da pisada, que o inicio da pisada seja com a ponta dos pés(ajudando no amortecimento geral), mas tem corredores que basicamente correm com as pontas dos pés, tocando pouco com a sola.

Essa pergunta é uma coisa que todos nós deveriamos ter aprendido nas aulas de educação fisica no primário....Essa é a falta de base que muitos (quase todos) os fundistas brasileiros tem, criando vícios quase impossíveis de serem mudados.

Abraços

Marçon



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MauricioY
Nível Pleno

Postagens: 112
Registro: 08/04/2005
Local: São Caetano do Sul - SP - Brasil
Idade: 46 anosSexo Masculino  Aniversário em 11/10
 Postado em 04/10/2005 3:40:00 PM

Na minha opinião no caso de médias/longas distâncias o correto é iniciar a pisada com o calcanhar chegando até as pontas dos pés, qdo se dá a fase de impulsão.
Tanto é que na maioria dos tênis de corrida bons, o amortecimento é no calcanhar e nos tênis melhores, além do amortecimento no calcanhar é oferecido amortecimento até a planta dos pés. Vide os modelos da Nike, todos os Nike Air tem bolsa de ar no calcanhar, alguns tem amortecimento em 3/4 do pé, a partir do calcanhar, e os modelos melhores oferecem amortecimento até a ponta dos pés. No caso da Adidas, o amortecimento via Adiprene é no calcanhar e em alguns modelos existe o Adiprene Plus, que estende o amortecimento até a parte da frente dos pés. Mizuno e New Balance, mesma coisa, só mudando a tecnologia de amortecimento.
Se o correto fosse aterrisar primeiro a ponta dos pés, o amortecimento inicial/básico seria nessa região e não no calcanhar.

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Marçon
Nível Master

Postagens: 1435
Registro: 06/06/2004
Local: S. B. do Campo - SP - Brasil
Idade: 44 anosSexo Masculino
 Postado em 04/10/2005 4:38:00 PM


Sempre pensei nisso (de o porque, basicamente, todo amortecimento dos tenis "modernos" serem no calcanhar , eventualmente , nos "tops" terem na parte da planta dos pés) e a conclusão após muitos anos de conversas com muitas pessoas cheguei a conclusão que é principalmente para ajuda, porque quando se pisa diretamente com o calcanhar no solo, o impacto realmente é muito grande e tem-se a necessidade de grande amortecimento (seja ele pelo tenis ou nos mais desenvolvidos e preparados via joelhos/quadris), mas, quando se inicia a recepção da pisada com a ponta ou planta do pé, começa-se aí o amortecimento da passada e diminui-se o "trabalho" necessário para o tornozelo/joelho/quadril.

Concordo que a maioria dos corredores se beneficia de amortecimento, mas não é necessário quando se tem uma "mecanica dos movimentos" perfeita ou muito boa (basta ver os tenis dos "corredores de ponta", mesmo numa maratona ou ultras eles basicamente não tem amortecimento, só a palmilha "segurando as pontas"). Observando os maiores fundistas do Brasil e do mundo vê-se alguns detalhes importantes!

Abraços

Marçon


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Fabão
Nível Master

Postagens: 3421
Registro: 25/07/2005
Local: Barueri - SP - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 05/10/2005 6:57:00 AM

Pisar primeiro com a ponta do pé é para provas de explosão / sprint, como já foi citado pelo Bond. Nestes casos, a ponta do pé é a única parte do pé que toca o chão.

Tocar primeiro a ponta e depois o calcanhar vai contra o sentido do movimento (a não ser que esteja correndo de costas).

Resumindo, ou toca-se apenas a ponta do pé, ou toca-se primeiro o calcanhar e depois a ponta.

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Cesar
Nível Senior

Postagens: 1000
Registro: 09/06/2004
Local: - SP - Brasil
Idade: 43 anosSexo Masculino
 Postado em 25/10/2005 1:57:00 PM

Antes de ser iniciado em alguma técnica especial de pisada, acho que todo corredor deveria aprender a correr naturalmente. Pisar primeiro com a ponta do pé... Convenhamos, isso não é nada natural. Não entendo porque algumas pessoas querem complicar uma coisa tão simples. Correr, caminhar. Tem coisa mais simples, natural e fácil de se aprender?
[]'s
Cesar

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Cristiano
Nível Iniciante

Postagens: 40
Registro: 10/10/2005
Local: Brasília - DF - Brasil
Idade: 41 anosSexo Masculino
 Postado em 25/10/2005 3:20:00 PM

Sérgio... sua fisioterapeuta corre?
Brincadeiras à parte, o impacto gerado na pisada com a ponta do pé é tão forte quanto a do calcanhar.

"Outro erro muito comum que termina em dor é correr na ponta dos pés para ganhar velocidade. "Nós chamamos essa dor de "canelite". Ao forçar demais a musculatura da ponta do pé, o praticante sobrecarrega a tíbia, gerando dor na canela", diz o médico Marcelo Baboghluian. A pisada errada provoca ainda dores no tornozelo, no joelho e na panturrilha --é capaz até de inflamar os tendões. "O certo é pisar com o calcanhar, apoiar a planta do pé e só então a ponta, distribuindo o peso do corpo", diz o médico Paulo Zogaib."

Informações coletadas em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3457.shtml

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ricardon
Nível Iniciante

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Registro: 18/01/2010
Local: Cuiabá - MT - Brasil
Idade: 40 anosSexo Masculino
 Postado em 18/01/2010 6:59:00 PM

Quando se fala que a pisada com a ponta dos pés é "NATURAL", refere-se ao fato de que: Descalços, como todos os outros animais, é assim que corremos.
Os 20% dos humanos que continuam com essa pisada mesmo com o uso de tenis sofrem muito pouco com lesões pois o sistema de amortecimento via panturrilha é bem eficiente.
Corredores que correm assim e com as pontas dos pés muito para fora, os 10 pras 2, sofrem constantemente com dores na musculatura da tíbia, a canelite.
Vale lembrar que mudar o tipo de pisada não é algo tão fácil, pois exige a readaptação dos músculos e tendoes.(Estou tentando esse processo)
Sem falar que no começo haverá um regresso, pois correr-se-á mais devagar e distâncias mais curtas.
No longo prazo, acho que vale a pena.


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Cesar
Nível Senior

Postagens: 1000
Registro: 09/06/2004
Local: - SP - Brasil
Idade: 43 anosSexo Masculino
 Postado em 19/01/2010 7:54:00 AM

Incrível como essa discussão é antiga e parece mesmo não ter fim. Mas eu não mudei muito minha opinião. Iniciar a pisada com a ponta do pé é tão errado quanto iniciar a pisada com o calcanhar. Se algum médico ou treinador me disser que tenho que iniciar a pisada com o calcanhar eu nunca mais me consulto com ele
Acho que ninguém deve forçar uma maneira de correr. O ideal é seguir o seu jeito natural. Pelo que sei, nosso jeito natural é pisar com o pé inteiro (nem calcanhar nem ponta). Hoje acredito que esse jeito é também o ideal para previnir lesões e melhorar a performance. Mesmo assim, esse jeito de pisar é muito pessoal, adquirido ao longo de uma vida inteira, e só deve ser mudado se a pessoa tiver muita certeza de que está tendo problemas com lesões ou com performance.
Corredores de elite pisam com o pé inteiro no chão ("forefoot or midfoot striker"). Alguns têm uma pequena tendência de "toe striker" (ponta do pé) ou de "heel striker" (calcanhar). Para os menos velozes, há uma tendência de se começar a pisada com o calcanhar. Mas à medida que o desempenho/velocidade vai aumentando com os treinos, a pisada vai naturalmente se adaptando ao ponto de o calcanhar não mais tocar o chão antes do resto do pé. Se a sua pisada começa com o calcanhar é porque seu passo está iniciando muito à frente do corpo, gerando um desequilíbrio e consequente desperdício de energia (forças de frenagem). Procure erguer mais o joelho e também levar o calcanhar mais próximo do bumbum e note como seu corpo se equilibra melhor e o pé começa a aterissar inteiro no chão. Essa adaptação acontece naturalmente, principalmente com o aumento da velocidade e, na minha opinião, a pessoa não deve tentar interferir, a não ser, como eu já disse, se a pessoa tiver certeza de que seu jeito de pisar está muito divergente do ideal (pé inteiro) e isso esteja causando lesões ou problemas de performance.
Finalmente, sem querer menosprezar ninguém, acho que essa discussão só faz sentido para corridas em torno de 4min/Km. Já tentamos discutir neste fórum sobre possíveis diferenças entre "corrida" e "trote". Na corrida, há diversos movimentos impossíveis de se praticar quando se está numa velocidade de 5 ou 6min/Km. O que eu quero dizer é que alguns de nós conseguem praticar essas técnicas em treinos comuns, de rodagem. Mas outros só conseguem erguer os joelhos e calcanhares quando fazem tiros de 100 metros. Existe uma velocidade mínima para se conseguir aplicar/aprimorar técnicas de pisada, passada, ou de biomecânica em geral. Então, muitas dessas questões não se aplicam a corredores que não buscam performance. Vai ver nem está muito errado dizer para esses corredores (trotadores), que não buscam performance, algo como "comece a pisada com o calcanhar".
[]'s
Cesar

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ricardon
Nível Iniciante

Postagens: 7
Registro: 18/01/2010
Local: Cuiabá - MT - Brasil
Idade: 40 anosSexo Masculino
 Postado em 19/01/2010 6:03:00 PM

Pois é...
Eu nunca tinha me preocupado com isso.
Com 1.75 e apenas 64kg e com um biotipo bem "secado"/definido, achava que nunca teria problemas com impacto devido a meu peso reduzido e boa musculatura.
Até ano passado.
Então comecei a me perguntar.
Porque nos machucamos correndo? Correr é tão simples!
Não consigo pensar que um ser humano dependa tanto de tecnologia de amortecimento para poder correr, como se fôssemos naturalmente desprovidos dessa característica.
Quando criança corria muito, de pés descalços, e era tão fácil.

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Cesar
Nível Senior

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Registro: 09/06/2004
Local: - SP - Brasil
Idade: 43 anosSexo Masculino
 Postado em 19/01/2010 10:31:00 PM

Ricardon, eu hoje acredito que amortecimento pode tanto ajudar quanto atrapalhar. E portanto não compartilho da idéia de que todos devam usar amortecimento indiscriminadamente.
Eu acredito que sempre existem motivos pra gente se machucar correndo. Mas esses motivos podem estar associados a várias coisas e não apenas ao tênis ou a tipo de piso. No meu entendimento, impacto e falta de amortecimento não são tão responsáveis assim pelas lesões. Há que se avaliar a carga/intensidade de treinos, necessidades de fortalecer algum grupo muscular, ganhar flexibilidade, melhorar movimentos/biomecânica, etc. Essas coisas são muito importantes para se prevenir lesões e ganhar performance, mas a indústria do running não tem muito como fazer dinheiro nessas áreas. Daí, as soluções milagrosas nos são vendidas só através do tênis: o amortecimento que previne lesões, que transforma impacto em impulso, que corrige a pisada... Só que essas soluções funcionam bem só para um ou outro. Não há provas de que qualquer indivíduo possa se beneficiar dessas tecnologias embutidas nos tênis.
Pelas suas conclusões, "impacto" não é seu problema. Então você tem mesmo que procurar sua solução em outras áreas, que não sejam só tênis e tipo de piso. Eu tenho 1,78m e peso 68Kg. Costumo ter mais problemas nos tendões e músculos quando exagero nas corridas em grama, quando corro com tênis pesados, com muito amortecimento, ou com pouca flexibilidade. E esses tênis específicos para pronadores ou supinadores, que dizem "corrigir" nossa pisada, sempre me deixam com dor em alguma parte do pé. Isso me deixa feliz... Penso que tenho uma pisada normal, mesmo tendo passado minha infância inteira em ortopedistas, usando boinhas e palmilhas de madeira para tentar inutilmente corrigir meu pé chato. Eu já aposentei vários tênis por conta de não me sentir bem com eles. Os que se salvam sempre são os mais leves e com menos amortecimento. Mas... cada um é cada um. Não sei até onde esse meu post pode contribuir, mas espero sinceramente que você encontre uma solução para não se lesionar correndo.
[]'s
Cesar

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AtletaAmador
Nível Master

Postagens: 1412
Registro: 10/11/2003
Local: Sao Paulo - SP - Brasil
Idade: 43 anosSexo Masculino
 Postado em 22/01/2010 5:15:00 PM

Mensagem original postada por ricardon Pois é...
Eu nunca tinha me preocupado com isso.
Com 1.75 e apenas 64kg e com um biotipo bem "secado"/definido, achava que nunca teria problemas com impacto devido a meu peso reduzido e boa musculatura.
Até ano passado.
Então comecei a me perguntar.
Porque nos machucamos correndo? Correr é tão simples!
Não consigo pensar que um ser humano dependa tanto de tecnologia de amortecimento para poder correr, como se fôssemos naturalmente desprovidos dessa característica.
Quando criança corria muito, de pés descalços, e era tão fácil.


Ricardon,

Quando eu era criança também corria e jogava bola o dia todo .... mas quando cansava parava e descançava na beira da calçada.

Ouvi do meu ortopedista que uma das principais causas de lesões é o EXCESSO de treinamento.

E o que é excesso para alguém de 35 anos pode ser moleza para quem tem 14 anos ....

Abs.

AtletaAmador

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ricardon
Nível Iniciante

Postagens: 7
Registro: 18/01/2010
Local: Cuiabá - MT - Brasil
Idade: 40 anosSexo Masculino
 Postado em 22/06/2010 6:13:00 PM

Pessoal, em outro posto sobre o mesmo tema fiquei de colocar minhas impressões de ter mudado a pisada no final do ano passado devido a constantes problemas de dores nos tornozelos.
Eis aqui o mesmo post que coloquei lá:

Pessoal, agora com mais tempo de treinamento gostaria de compartilhar minhas impressões da pisada frontal.
A primeira coisa de acho que devo dizer é que minha pisada só é frontal de verdade nos primeiros 5/5km.
Após isso o corpo vai adaptando a pisada de tal forma que eu ataco o solo primeiro com a parte da frente do pé, levemente primeiro(nem ataco o solo, apenas TOCO o pé). É quase que uma pisada com a planta do pé.
A panturrilha é bem mais exigida, mas ela é um músculo que se adapta com certa facilidade, pois é muito forte.
Meus treinos não são muito regulares, mas são em torno de 3 de 12km por semana no asfalto em percurso variado com bastante subidas.
Antes, sentia dores na articulação do tornozelo e a cada 3 ou 4 semanas tinha de dar uma freada nos treinos para recuperar bem.
Agora, não sinto nada.
E digo mais, eu percebi, (exceto no começo pela panturrilha) que chego muito mais inteiro e minha recuperação é bem rápida.
Senti uma melhora em quase todos os aspectos, e olha que eu peguei um tênis bem velho que eu usava só em casa, quando morava em curitiba, em dias de muito frio, para uso dentro de casa.
O calcanhar dele já perdeu as borrachas e está no eva puro.
Não tem mais como colocar cadarço, pois os furos rasgaram.
eu prendo ele no pé com a ajuda de uma borrachinha de dinheiro. Passo por uma abertura que tem no calcanhar e amarro na frente.
Amortecimento zero.
Tênis fino e quase furando e não dá diferença nenhuma, pois o calcanhar praticamente nem toca no chão. O sistema de amortecimento do corpo realmente é incrível.
Porém tenho algumas ressalvas sérias a fazer:
-Corrida em descidas íngremes.
É horrível, tenho de esticar muito o pé e sinto que força um pouco na patela.
-Falta de cordenação motora.
Demorei bastante para me adaptar e mesmo agora que estou bem sinto que a falta de cordenação é um problema maior que a falta de força/resistência.
-Não parece ser o modo melhor de se correr em velocidades mais altas.
Tenho dificuldade em praticar tiros com esse modelo de corrida. Ela parece mais ser pro "devagar e sempre", pois preserva muito a estrutura do atleta, não sinto mais nenhum desconforto mesmo após ter corrido, nas férias, duas corridas de 20 km seguidas, uma a cada dia.
Enfim, fiquei muito impressionado com os resultados, porém, o fato de ter de correr cuidando dos movimentos me atrapalha muito, sinto que tenho gás para aumentar a velocidade e não consigo ligar o automático.
Descobri também que tem gente que defende isso com unhas e dentes.
Veja um comentário sobre o livro nascido para correr, no transpirando.com:
Na foto que o índio está correndo ao lado do homem branco, vejam a diferença da pisada. É numa corrida de 100 milhas(uns 160 km) e o índio só usa aquela sandália fina.
http://transpirando.com/2009/10/07/livro-born-to-run-a-maior-corrida-que-o-mundo-nunca-viu/

Para mim, que não tenho pretenções de correr a mais de 15km/h está muito bom. Achei meu jeito de correr!
Mas cada um deve experimentar e descobrir seu estilo, talvez o que foi bom para mim não será para outro.



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