Básico sobre fotografia
 Cosplay Brasil
 Fórum Cosplay Brasil
 Fotos, fanfics e Fanarts
 Básico sobre fotografia
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 2021 visitas e 13 mensagens
Autor
Tópico: Básico sobre fotografia
Marcelo TK
Newba!!!

Postagens: 40
Registro: 26/10/2005
Local: São Paulo - SP - BrasilSexo Masculino
 Postado em 15/04/2006 9:12:00 PM

Ae pessoal, hoje eu estava brincando no GooglePages e resolvi escrever um pouco. Eu escrevi sobre o básico de fotografia e se o pessoal gostar eu posso até escrever sobre o avançada também heheh

Bom, pra começar eu escreví sobre o conceito de exposição:
Conceito de exposição

Se o negócio der certo eu escrevo sobre efeitos fotográficos, panning, flash, distancia focal, dicas, tecnicas de enquadramento e etc sobre fotografia.

Estou aguardando comentários!

Abraços,

Marcelo TK

IP LogadoPróxima Mensagem
[Remy Lebeau]
Aprendiz de flooder

Postagens: 266
Registro: 03/12/2005
Local: São Paulo - SP - BrasilSexo Masculino
 Postado em 16/04/2006 1:13:00 AM

Mensagem original postada por Marcelo TK Bom, pra começar eu escreví sobre o conceito de exposição:
Conceito de exposição


Muito bom seu texto. Muito bom mesmo. Parabéns.
Explica o básico do conceito de exposição em termos simples e que qualquer um consegue entender.

Sobre aquele ponto que você comentou das câmeras digitais, elas têm sim uma cortina que protege o sensor e determina o tempo de exposição. Isso no caso das amadores, ou algumas "prosumer" (câmeras amadoras porém com alguns recursos ditos profissionais).

No caso das DSLR (Digital Single Lens Reflex), como por exemplo a Rebel XT ou as Minolta Maxxum, há um espelho na frente do sensor, que faz tanto o papel de "cortina" para o sensor quanto para refletir a imagem para o viewfinder (aquela "janelinha" por onde você olha para fazer a foto).

Os sensores das câmeras digitais de hoje em dia podem ser de dois tipos: CCD ou CMOS. Os CCDs sãos os mais comuns, e equipam a grande maioria das câmeras amadoras. O CMOS de tamanho pequeno são usados em câmeras de baixo custo, como as webcams. Já CMOS grandes, e com tecnologia bem mais avançada são usados nas câmeras profissionais ou semi-profissionais.

Aproveitando que o assunto é câmera digital, um ponto que causa confusão para muita gente são os tais MP, ou megapixels da câmera. É muito comum você ouvir alguém dizendo algo como "nossa, aquela cãmera tem 5 megapixels, deve ter uma qualidade muito boa ne?". A verdade é que o tal megapixel mede o tamanho da foto, e não a qualidade. Aliás, por incrível que possa parecer, uma foto com mais megapixels tem grandes chances de ter uma qualidade menor. Por que? Eu explico:

Vamos começar com o básico sobre sensores. Um sensor de uma câmera digital é como se fosse uma peneira, onde cada pequeno "furo" é responsável por capturar um pixel (ou ponto) da imagem. O conjunto de todos os pixels é que compõe a foto. Portanto, quando eu digo que uma câmera tem 2 megapixels, eu estou dizendo que cada foto tirada com ela é composta por aproximadamente 2 milhões de pontos. Consequentemente, o sensor dessa câmera também tem aproximadamente 2 milhões de "buracos" por onde ele captura a luz.

O que acontece é que os fabricantes de câmeras têm um grande problema pela frente, sempre que precisam aumentar o número de megapixels: o tamanho do sensor. Seria muito fácil aumentar os megapixels, se fosse possível aumentar indefinidamente o tamanho do sensor, certo? O problema é que um sensor maior exige uma câmera maior, com lentes maiores e mais caras. E hoje em dia, a maioria das pessoas quer mesmo são aquelas câmeras bem pequenas, que dá para levar até no bolso da camisa.

A solução então é "apertar" os "buracos" do sensor uns contra os outros, de modo a fazer com que mais "buracos" caibam em um sensor pequeno. O problema com essa técnica é que cada um desses "buracos" é na verdade um componente eletrônico. Ou seja: ele consome eletricidade, e produz calor. Assim, quando eles estão muito apertados uns contra os outros, eles acabam esquentando mais, e a eletricidade começa a "vazar" de um para o outro. Isso é o que causa aqueles pontos coloridos na foto, o chamado ruído. E claro, quanto mais ruído pior a qualidade da imagem.

Outro fator que influencia muito no ruído é o ISO, que o Marcelo comentou no texto dele. O sensor de uma câmera digital não funciona da mesma forma que o filme. Um filme tem um único ISO, e para mudar esse ISO você tem que comprar outro filme. No sensor das câmeras digitais, o ISO é váriável, de acordo com a quantidade de corrente elétrica que passa pelo sensor. Quanto mais eletricidade mais sensível fica o sensor, e mais alto é o ISO. Só que com mais eletricidade, fica mais fácil de acontecer "vazamentos" entre os pixels do sensor, por isso quando maior o ISO maior o ruído na foto.

Bom, mas voltando ao assunto megapixels e qualidade, como nós vimos uma câmera pequena, com um sensor pequeno e muitos megapixels é uma receita quase infalível para fotos cheias de ruído. Eu costumo recomendar uma conta bem simples, para todo mundo que me pergunta sobre a melhor câmera digital a se comprar: descubra a densidade do sensor das câmeras que você está pesquisando, e opte por aquele com a menor densidade, ou seja: aquela que tem os "buracos" do sensor menos "apertados" entre si.

A conta é bem simples: você pega o número de megapixels e divide pelo tamanho do sensor (que você encontra no site do fabricante da câmera):

Vamos imaginar três câmeras A, B e C, que eu estou pesquisando para saber qual devo comprar. Eu fui no site dos fabricantes e descobri o seguinte:

Câmera A:
Tamanho do sensor: 1/1.8 polegadas (o tamanho do sensor normalmente aparece como uma fração, e é medido em polegadas).
Megapixels: 5MP

Câmera B:
Tamanho do sensor: 1/2.7 polegadas
Megapixels: 3MP

Câmera C:
Tamanho do sensor: 1/2.5 polegadas
Megapixels: 6MP

O comprador desavisado, vai logo comprar a câmera C, afinal é a que tem mais megapixels, certo? Mas vamos ver a densidade do sensor de cada uma, e descobrir qual tem potencial para ser a melhor câmera.

Câmera A: 5 / (1 / 1.8) = 5 / 0,555 = 9,00
Cãmera B: 3 / (1 / 2.7) = 3 / 0,370 = 8,10
Câmera C: 6 / (1 / 2.5) = 6 / 0,400 = 15,00

Como podemos ver, a câmera C é, de longe, a que tem a maior densidade no sensor, ou seja: é a câmera onde os pixels do sensor estão mais apertados entre sí. Olhando o cálculo ali em cima fica fácil decidir pela câmera B certo?

Mas espera, e os megapixels? Bom, como eu comentei lá no começo, megapixel é medida de tamanho, e não de qualidade. Se você precisa ou gosta de fotos grandes, e quando eu digo grandes me refiro á foto impressa, porque para mandar por email ou publicar no fotolog, todo mundo sabe que a foto não precisa (e nem pode) ser muito grande.

Bom, se você é daqueles que adora aqueles pôsteres 20x30cm feitos com aquela foto da galera colado na parede do quarto, então você quer uma câmera com mais megapixels, mas não deixe de procurar uma com um sensor grande também, assim o seu poster além de grande vai ter uma ótima qualidade.

Outro dia eu escrevo sobre como calcular quantos megapixels você precisa para ter boa qualidade em cada tamanho de impressão.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Legato/Machan
CBManiac!

Postagens: 1281
Registro: 28/04/2002
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 32 anosSexo Masculino
 Postado em 16/04/2006 8:23:00 AM

Se for para ter qualidade numa câmera digital, teríamos que tirar no formato RAW ou TIFF, né?

Vocês não sabem o que são esses formatos? Como ando com pouco saco para explicações dêem uma olha neste texto aqui. Ele te dá uma explicação razoável sobre os diferentes formatos que uma máquina digital pode armazenar as fotos na memória.

Porém, recomendo usar esses formato somente aqueles que possuem uma noção de uso de Photosohp e Corel Draw, uma vez que essas fotos precisam ser "reveladas" no computador.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Vingaard
Aprendiz de flooder

Postagens: 311
Registro: 15/11/2004
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 40 anosSexo Masculino
 Postado em 17/04/2006 10:27:00 AM

Ótimas informações. Dicas de fotografia sempre são bem vindas. Parabéns pela iniciativa.

Abração,

Vingaard

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Marcelo TK
Newba!!!

Postagens: 40
Registro: 26/10/2005
Local: São Paulo - SP - BrasilSexo Masculino
 Postado em 17/04/2006 6:37:00 PM

Mensagem original postada por Legato/Machan Se for para ter qualidade numa câmera digital, teríamos que tirar no formato RAW ou TIFF, né?

Vocês não sabem o que são esses formatos? Como ando com pouco saco para explicações dêem uma olha neste texto aqui. Ele te dá uma explicação razoável sobre os diferentes formatos que uma máquina digital pode armazenar as fotos na memória.

Porém, recomendo usar esses formato somente aqueles que possuem uma noção de uso de Photosohp e Corel Draw, uma vez que essas fotos precisam ser "reveladas" no computador.


Intão, o RAW é o formato de imagem cru, sem nenhuma edição ou conversão da camera, por isso o RAW pode variar de camera pra camera exigindo que programas específicos convertam o arquivo para outra extenção conhecida. Há programas mais sofisticados que convertem praticamente todos os RAW para outros formatos (como o photoshop).

O formato TIFF é um formato de imagem não comprimida, mas "legível" por qualquer computador descente, porém uma foto tirada em JPG Fine (pouco comprimida ou não comprimida) pode ter a mesma qualidade (quando a foto não possui definição absurda) e ocupar quse o mesmo espaço.

Obs. perigosa: Um arquivo RAW de 10Mpixel possui em média 16mb... então nunca pessam pra te mandar uma foto RAW por e-mail (a menos que você queira lotar a sua caixa de e-mail).

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
[Remy Lebeau]
Aprendiz de flooder

Postagens: 266
Registro: 03/12/2005
Local: São Paulo - SP - BrasilSexo Masculino
 Postado em 17/04/2006 8:10:00 PM

Mensagem original postada por Marcelo TK O formato TIFF é um formato de imagem não comprimida, mas "legível" por qualquer computador descente, porém uma foto tirada em JPG Fine (pouco comprimida ou não comprimida) pode ter a mesma qualidade (quando a foto não possui definição absurda) e ocupar quse o mesmo espaço.


Um detalhe importante é que, apesar de um TIFF não ter compressão, e um JPEG em Fine ou Super Fine ter uma ótima definição, tem uma coisa em que eles ainda perdem para o RAW: informação.

Um arquivo RAW tem muito mais informação sobre as condições em que a foto foi tirada (luz, configurações da câmera, etc) do que os formatos padrão. É com essas informações, e mais o setup do software que "revela" o raw que é possível transformar o arquivo em uma imagem com qualidade muito superior à feita pelo processador da câmera.

Outro detalhe importante sobre o RAW: quando uma foto é processada na câmera (para gravar em JPEG ou TIFF), todo esse processo de conversão e/ou compactação tem que ser feito pelo software da câmera. Só que ao mesmo tempo o fotógrafo está lá, louco para tirar outra foto, e a câmera tem que voltar a responder rápido. Portanto muitas vezes o processamento da câmera não é tão bom como poderia. No caso do RAW isso não acontece: a câmera simplesmente copia tudo o que sai do sensor para o cartão e o processamento é feito no micro depois, com todo o tempo do mundo.

Uma dica final para aqueles que têm câmeras com suporte a RAW: se você enfrenta problemas com aberração cromática ou purple fringing, experimente fazer as mesmas fotos em RAW. O pós-processador do RAW resolve esses problemas MUITO melhor que o software das câmeras, justamente pela questão tempo.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Marcelo TK
Newba!!!

Postagens: 40
Registro: 26/10/2005
Local: São Paulo - SP - BrasilSexo Masculino
 Postado em 17/04/2006 8:52:00 PM

Então heheh

Vamos ao glossário:

Aberração cromática -> quando, por ventura da posse de uma lente de não tão boa qualidade, as cores que passam pelas lentes começam a tomar direções um pouco diferentes da luz principal (como um prisma). A foto fica com um efeito ~feio~ ao ser emoldurado por silhuetas de cores diferentes hehehe *falei bonito ein!!

Exemplo:

Purpure fringing (PF) -> *esse eu sei pouco, então não espere uma esplicação muito detalhada. O PF é como uma aberração cromática na cor roxa ^_^ se não me engano, a verdadeira causa de PF é a qualidade do sensor da camera digital, pois esse efeito é uma falha elétrica.

Exemplo:


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
[Remy Lebeau]
Aprendiz de flooder

Postagens: 266
Registro: 03/12/2005
Local: São Paulo - SP - BrasilSexo Masculino
 Postado em 17/04/2006 10:35:00 PM

Mensagem original postada por Marcelo TK Então heheh

Vamos ao glossário:


Boa explicação... esqueci desse detalhe no meu post :)

Sua imagem de purple fringing não apareceu, mas é isso mesmo que você disse. purple fringing é um tipo específico de aberração que amaldiçoa algumas câmera digitais, e a principal causa é elétrica mesmo. Apesar de algumas combinações de lente/sensor serem mais propensas a purple fringing do que outras.

Basicamente o purple fringing é uma aberração na cor púpura (não diga!) que acontece em áreas de muito contraste. Um jeito quase infalível de conseguir purple fringing (ou testar para ver se sua câmera sofre desse mal) é fazer uma foto da folhagem de uma árvore contra um céu bem claro. A aberração vai aparecer bem no contorno das folhas, como umas manchas púrpuras.

Para quem quer evitar esse efeito, mas não tem uma câmera que suporta raw, uma possibilidade é diminuir a abertura (ou seja: aumentar o f-stop). Isso vai diminuir a quantidade de luz que chega ao sensor e quase sempre reduz bastante o purple fringing.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Angel Johnson
V�cio de CB

Postagens: 657
Registro: 10/08/2004
Local: Londrina - PR - Brasil
Idade: 33 anosSexo Feminino



Miss Yuri *_*
 Postado em 18/04/2006 6:37:00 AM

Olha quantos fotógrafos informados nesse fórum.
Muito interessantes os textos, pessoal!

Como o Vin disse; Dicas de fotografia sempre são bem vindas.



IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Majin Boo
Aprendiz de flooder

Postagens: 435
Registro: 02/12/2003
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 32 anosSexo Masculino


Um peso pesado
de respeito!
 Postado em 18/04/2006 9:26:00 AM

Muito bom esse tópico de dicas de fotografia ! Esse tópico podia ir para o topo, como um guia para para quem quer tirar fotos, já que o tópico é de utilidade pública.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Marcelo TK
Newba!!!

Postagens: 40
Registro: 26/10/2005
Local: São Paulo - SP - BrasilSexo Masculino
 Postado em 22/04/2006 12:18:00 PM

Hoje eu terminei mais um experimento fotográfico, dessa vez falando sobre composição. Eu não fiz nada muito detalhado mas dessa vez eu coloquei mais fotos pra exemplificar o q eu estava falando.

Experimento Fotográfico n°2

Só uma observação... eu falei pouco sobre a regra dos terços, mas ela é a que eu considero mais importante de todas as que eu abordei. O resultado geral das fotos pode inclusive ser mais legal se misturarmos a regra dos terços com isolamento do tema e tal. Vale a pena misturar as coisas. ^_^

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Legato/Machan
CBManiac!

Postagens: 1281
Registro: 28/04/2002
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 32 anosSexo Masculino
 Postado em 23/04/2006 9:36:00 AM

Daqui a pouco vamos ter aulas avançadas sobre fotografia! XD

Gostei como você explicou a parte de tema e a regra dos terços.

Por sinal, regra dos terços é algo que muita gente não está acostumada a lembrar, né?

Quando vai entrar na parte técnica mais avançada? Falar sobre a abertura do diafragma e a profundidade de campo? ehehhe Aproveita e coloca a equação que se usa para faser uma coisa dessas! XD

Ah! Só pra lembrar, a foto das violetas tão muito boas! Isso me faz lembrar também que preciso de uma macro para minha máquina.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Marcelo TK
Newba!!!

Postagens: 40
Registro: 26/10/2005
Local: São Paulo - SP - BrasilSexo Masculino
 Postado em 23/04/2006 5:13:00 PM

Huahuah vou falar sobre profundidade de campo no próximo experimento heheheh apesar do calculo ser muito chato XD eu posso colocar ele lá hehehehe

Macro é muito logal!! eu tava procurando uma foto macro q eu tenho de um MechWarrior meu... mas eu acho q perdi... ~_~

Até o próximo fds eu escrevo o próximo experimento ^_^

Thx for the comments!!

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis