A corrupção na CBF
 DESORGANIZADA AVACOELHADA
 FÓRUM DA AVACOELHADA AMÉRICA MG
 Seleção Brasileira
 A corrupção na CBF
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 656 visitas e 9 mensagens
Autor
Tópico: A corrupção na CBF
Careca Americano
Usuário Nivel 5

Postagens: 5133
Registro: 26/06/2011
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 75 anosSexo Masculino
 Postado em 17/05/2015 7:58:00 PM

O Estadão obteve documentos que escancaram a rede de corrupção na CBF.

Aos que tem estômago fraco, não leiam!

É impressionante como milhões de dólares são levantados e passam por mãos de dirigentes, enquanto os clubes, que são a razão da existência da CBF, vivem de pires na mão.

A reportagem é longa mas merece sua leitura.

http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,documentos-mostram-como-a-cbf-vendeu-a-selecao-brasileira,1688813

IP LogadoPróxima Mensagem
Johnny
Usuário Nivel 5

Postagens: 8698
Registro: 06/05/2002
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 48 anosSexo Masculino
 Postado em 27/05/2015 8:06:00 PM

O FBI prendeu o Marin na Suíça. Pode pegar até 20 anos.

Pelo que pesquisei, as acusações não são bem de corrupção, no sentido específico da palavra. A nota do FBI fala em recebimento do que a gente aqui chama de "pedágio", extorsão (cobrança de valores para não reprovação de contratos) e lavagem de dinheiro (circulação de valores sem origem ou de origem sabidamente ilícita no sistema bancário americano). As empresas envolvidas com a CBF (vítimas ou corruptoras, não foi especificado e deve ser apurado) são de material esportivo (sem falar nomes, mas deve ser a Nike), marketing esportivo e telecomunicações. O torneio nacional mencionado no documento do FBI é a Copa do Brasil.

Os caras acham que estão no Brasil e podem fazer de tudo, mas não sabem que, nos Estados Unidos, desde 1977, existe uma lei (chamada FCPA) que proíbe as empresas americanas de fazer negócios no exterior mediante oferecimento de qualquer tipo de vantagem a quem quer que seja. Muito embora os americanos usem a justificativa do combate a corrupção, o que a FCPA defende mesmo é a concorrência desleal entre as empresas e os prejuízos aos acionistas (nos Estados Unidos, dar um tombo no mercado de ações dá mais cana que matar um negro ou uma criança).

Parece que a investigação começou, como é comum nesses casos, com um norte-americano, envolvido no esquema, que não declarou seus impostos. E deixaram bem claro que a investigação está apenas começando...

Para quem quiser ler a nota oficial:

http://www.justice.gov/opa/pr/nine-fifa-officials-and-five-corporate-executives-indicted-racketeering-conspiracy-and


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Santos
Usuário Nivel 5

Postagens: 3978
Registro: 07/05/2002
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 51 anosSexo Masculino
 Postado em 27/05/2015 10:38:00 PM

Vejam o que postei há quase um ano atrás:
Mensagem original postada por Santos Eu já não creio na retidão dos administradores do futebol ( e de várias outras coisas no Brasil ) há muito tempo. Tanto, que venho afirmando que, desde 1990, a seleção passou a ser apenas uma vitrine, onde os empresários e demais interessados colocam jogadores para serem vendidos e gerarem lucros. É por isso que, desde então, em toda convocação aparece um nome que todos ficam se perguntando "de onde saiu esse cara?", ou ex-craques tentando reerguer a carreira, como foram os casos do Taffarel, em 1994 e Júlio César, nesta copa.
O Taffarel estava na reserva de um time sem expressão, da Europa, quando foi convocado para a copa de 1994. Levou uns frangos durante a copa, mas deu sorte do ataque ter compensado as falhas da defesa, e da final ter ido para os penaltis. Ele pegou uns e se consagrou.
O Júlio César, depois do fiasco de 2010, entrou em decadência e está num país sem tradição no futebol. Tirando os penaltis contra o Chile, no único jogo em que foi mais exigido, nesta copa, levou 7 gols. Contudo, quero deixar claro que não acho que ele o principal culpado pela humilhação contra a Alemanha.
É por isso que, desde 1990, venho torcendo para o Brasil nem se classificar para a Copa, ou que acontecesse uma catástrofe com foi este jogo contra a Alemanha. Agora, é torcer para que as coisas mudem de verdade!


P.S.: Mas, o América segue com seu "excelente" planejamento de umas 200 contratações anuais...


O que era só uma suspeita, parece que vai se confirmando...

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Careca Americano
Usuário Nivel 5

Postagens: 5133
Registro: 26/06/2011
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 75 anosSexo Masculino
 Postado em 29/05/2015 9:20:00 AM

Que coincidência danada...

Estourou o escândalo da FIFA, à partir da investigação do FBI americano, e tão logo foram presos na Suíça e nos USA alguns dos "ratos", o Presidente da CBF, volta correndo pro Brasil, abandonando a Assembléia um dia antes da eleição do novo presidente...

Nesses mesmo dia, num ataque de saudades do solo pátrio, desembarca no Galeão decidido a enfrentar o processo que tem correndo contra ele o Dr. Ricardo Teixeira, deixando pra trás seu casebre de 445 m2 que tem em Boca Ratton na Flórida, no qual se refugiou desde que deixou o Brasil ...

Em barco que está afundando os ratos pulam fora à procura de terra firme...

Pra mim essas duas atitudes são evidentes confissões de culpa...

Minha esperança é de que a PF já tenha entrado no caso e em breve consiga de um juiz um mandado e prisão contra esses dois.

E não pode ficar só nesses: se alguém entrar no prédio da CBF e gritar - pega ladrão! - não fica ninguém pra apagar as luzes.


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Johnny
Usuário Nivel 5

Postagens: 8698
Registro: 06/05/2002
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 48 anosSexo Masculino
 Postado em 29/05/2015 10:46:00 PM

É que, estando no Brasil, não tem deportação...

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Careca Americano
Usuário Nivel 5

Postagens: 5133
Registro: 26/06/2011
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 75 anosSexo Masculino
 Postado em 09/06/2015 9:22:00 AM

Sempre tive pra mim que os CLUBES são sócios ativos no esquema de corrupção que grassa na CBF.

Se quisessem moraliza-la, bastaria aos presidentes das Federações Estaduais abrirem mão da contribuição mensal de R$ 50 mil que recebem (mensalinho) e, de acordo com o interesse de seus clubes filiados, promoverem as reformas que julgarem necessárias, começando pela eleição de uma nova diretoria da CBF, que realmente representasse o interesse de TODOS os filiados e não apenas os times da série A.

Mas em meio de todo o mar de corrupção que agora vem a tona, os clubes, ao invés de procurarem meios de se livrar do domínio da CBF, criando uma Liga independente, deixando a CBF só com a seleção, fazem exatamente o contrário; decidiram os clubes da série A, em reunião com o Doutor Del Nero, dar incondicional apoio ao dirigente, pleitando apenas que se modifique a cláusula que dá à CBF o direito de barrar o poder de veto às decisões do Conselho Técnico.

Em resumo, querem tomar conta da panela. Os demais clubes das outras divisões que se lixem.

Na verdade os grandes clubes se interessam pela manutenção do status-quo, que lhes permite manter a absurda cota de participação dos direitos de TV.
Nenhum deles nem ao menos sonha em reduzir suas cotas em favor de um campeonato mais nivelado.

Detesto intromissão do Governo em assuntos de menor importância como o futebol, mas se não se encontrarem meios legais de intervir nesse esquema, os clubes das demais séries estarão fadados a desaparecer do cenário.

Quero ver se a CPI do Romário vai ter peito de tocar no assunto, criando normas que disciplinem a questão.

Trechos:

"Presidentes dos times rechaçam criação de liga independente, porém querem ter peso na fórmula de disputa das competição
Os clubes da Série A encontraram uma forma de minar o poder da CBF na organização do futebol brasileiro. Em vez de uma liga independente, a ideia agora é ter poder de decisão em todos os pontos que tratem das competições nacionais organizadas pela entidade, incluindo a fórmula de disputa e o calendário."


"Nesta segunda-feira, os presidentes dos clubes da Série A se reuniram a portas fechadas com a cúpula da CBF por quatro horas e meia. Ouviram do presidente Marco Polo Del Nero que ele “está totalmente aberto a prestar esclarecimentos” sobre contratos da entidade que estão sendo investigados, e que ele não cogita deixar o cargo. Ele recebeu apoio dos clubes."

"Mas, na assembleia de quinta-feira, Marco Polo Del Nero também terá uma vitória. Os presidentes de federações irão aprovar a mudança no estatuto que dá ao vice-presidente mais velho da entidade o direito de assumir a presidência no caso de renúncia do atual mandatário. A CBF fez lobby com os dirigentes das federações na reunião restrita da semana passada, quando não convidou os opositores – incluindo Delfim de Padua Peixoto Filho, presidente da federação catarinense e vice que assumiria a CBF no caso de queda de Del Nero."

No link: http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,cbf-cede-em-troca-de-apoio-e-clubes-cobram-mais-poder-de-decisao,1702411

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Careca Americano
Usuário Nivel 5

Postagens: 5133
Registro: 26/06/2011
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 75 anosSexo Masculino
 Postado em 09/06/2015 10:13:00 AM

Completando o time que impede as mudanças:

Bancada da bola

O maestro:

No organograma da CBF, há um cargo específico para fazer o meio-campo com os parlamentares: comandada há cerca de 15 anos pelo advogado Vandenbergue dos Santos Sobreira Machado, a Diretoria de Assuntos Legislativos é criação do começo dos anos 2000, quando o então presidente Ricardo Teixeira estava na mira de duas CPIs, uma no Senado e outra na Câmara. Figura fácil nas audiências públicas da Comissão de Turismo e Desporto (quando o assunto é futebol) e dono do pacote de ‘bondades’ distribuído a alguns deputados,
Vandenbergue tem currículo extenso: foi assessor do atual presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e chefe de gabinete do ex-ministro da Agricultura Arlindo Porto e chegou a ser agraciado pelo ex-presidente José Sarney, em 1986, com a Ordem de Rio Branco, uma das principais condecorações oferecidas pelo governo brasileiro. Anos depois, em 2010, foi nomeado pelo ex-presidente Lula como conselheiro não remunerado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), completando o ciclo de bom trânsito e bons contatos no Congresso e no governo federal.

Deputados:
Se tivesse ocorrido, a saída de Del Nero abriria espaço para a política entrar de vez na CBF: um dos vice-presidentes da entidade é Fernando José Macieira Sarney, filho do ex-presidente da República e que foi investigado pela Polícia Federal por crimes contra a administração pública do Maranhão em 2008. Ele está no cargo desde 2004, nomeado por Ricardo Teixeira e mantido por Marin e Del Nero. Outro vice-presidente é Marcus Antônio Vicente, deputado federal pelo PP e ex-presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo. Completam a lista de vice-presidentes o prefeito da cidade de Boca do Mato (AL) Gustavo Feijó e Delfim de Pádua Peixoto, ex-deputado pelo extinto MDB.
Outros cargos da diretoria abrigam parlamentares. Marcelo Aro é deputado federal pelo PHS de Minas Gerais, diretor da recém-criada pasta de Ética e Transparência da CBF e diretor da Federação Mineira de Futebol.
Walter Feldman, ex-deputado e coordenador da campanha de Marina Silva à Presidência em 2014, é secretário-geral da CBF.
Há quase duas semanas, a diretoria de Assuntos Internacionais da CBF é ocupada por Vicente Cândido (PT-SP). Dizem as más línguas de Brasília que se trata de um ‘prêmio’ para o parlamentar, que há anos atua em favor dos interesses da entidade máxima do futebol brasileiro e é apontado como uma das lideranças da chamada ‘bancada da bola’,
Deputado federal Eurico Miranda (PPB-RJ), atualmente presidente do Vasco da Gama.
Jovair Arantes (PTB-GO) é, ao lado de Vicente Cândido, apontado como um dos líderes do grupo de deputados que atua na defesa da CBF.

Leiam a lama completa no link:
http://odia.ig.com.br/esporte/2015-05-30/cbf-conta-com-time-forte-no-congresso-para-escapar-de-cpis.html


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Careca Americano
Usuário Nivel 5

Postagens: 5133
Registro: 26/06/2011
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 75 anosSexo Masculino
 Postado em 09/06/2015 2:26:00 PM

E continua por aí...
"Eurico Miranda tomou conta de reunião na CBF
Eurico Miranda roubou a cena ontem na reunião da CBF que reuniu Marco Polo Del Nero e presidentes de clubes.

Del Nero abriu o encontro dizendo que já havia enviado ao Ministério Público todos os contratos da CBF. Perguntou duas vezes se alguém tinha perguntas a fazer, ninguém se ofereceu. Eis que Eurico, acompanhado do seu inseparável charuto, desandou a falar.

Pregou a união de todos os clubes pela CBF e disse que não poderiam deixar o governo Dilma aproveitar o momento de fraqueza da entidade para passar no Congresso a MP do futebol do jeito que está.

Por Lauro Jardim"


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Careca Americano
Usuário Nivel 5

Postagens: 5133
Registro: 26/06/2011
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 75 anosSexo Masculino
 Postado em 02/11/2015 6:28:00 PM

Não encontrei o Tópico "A corrupção na FIFA".
Como se trata também de corrupção no futebol, posto aqui a reportagem do Estadão de hoje.

Traz uma notícia do apoio de Pelé ao Sr.Jerome Champagne (o nome é sugestivo ) para a presidência da FIFA.

Tenho Pelé (que ví jogar dezenas de vezes no auge da carreira no Santos) na conta de o melhor jogador de futebol do mundo. No campo desportivo e político, de maneira geral, aprendi que para me posicionar em assuntos de esporte basta procurar a opinião do Pelé. Se ele é a favor eu sou contra, e não tem erro.

Vejam no link abaixo a entrevista com o Sr. Champagne, apresentado na reportagem como candidato á renovação dos quadros da FIFA e concluam se eu tenho ou não razão.

Sua tese é, em resumo, a "socialização" do futebol, como sempre na base do "tirar dos ricos para dar aos pobres". Não conheço ninguém seja contra a uma distribuição mais equitativa da riqueza. Tanto na área social como esportiva. Mas os meios para alcança-la até hoje deram em revoluções comunistas e ditadores assassinos. Ou numa FIFA e numa CBF. E terminam todos em corrupção generalizada, onde as diferenças de renda passam a ser entre a classe que assume poder e o restante da população.

Da entrevista pincei algumas frases que resumem tudo:

"Champagne, que é um dos sete homens que brigam pelo poder, trabalhou por onze anos ao lado de Joseph Blatter. Mas insiste que não tem vergonha de ter feito parte da entidade."

"Pode-se criticar João Havelange. Mas, quando ele chegou à Fifa, ele tirou a entidade do controle dos europeus. Ele entendeu que o futebol se globalizava. "

"O que vemos é o risco de o futebol se transformar em uma NBA. Uma liga só com poder e que atrai o mundo inteiro".
(realmente um risco para a FIFA: uma gerência profissional e privada)

"Mais importante ainda são os conselhos que ele (Pelé) me dará. Ele tem um papel muito forte no futebol, apoiou os sul-africanos para a Copa de 2010 e tem uma visão importante sobre o jogador e o passe."

"Com o tempo, com menos pressão dos jornais, a história o julgará de uma forma mais positiva. Ele (Joseph Blatter) fez muito. "


http://esportes.estadao.com.br/noticias/futebol,-pele-entra-na-corrida-presidencial-da-fifa-e-apoia-champagne,1789938

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis