Marcação Zonal; Manipular: roubar sem correr! – Thiago Duarte
 DESORGANIZADA AVACOELHADA
 FÓRUM DA AVACOELHADA AMÉRICA MG
 ADMINISTRAÇÃO ESPORTIVA
 Marcação Zonal; Manipular: roubar sem correr! – Thiago Duarte
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 2066 visitas
Autor
Tópico: Marcação Zonal; Manipular: roubar sem correr! – Thiago Duarte
Marco Antônio
Usuário Nivel 5

Postagens: 40766
Registro: 06/05/2002
Local: Belo Horizonte - MG - BrasilSexo Masculino
 Postado em 20/10/2012 8:59:00 PM

Marcação Zonal; Manipular: roubar sem correr! – Thiago Duarte

“Compreender uma coisa apenas de uma maneira é um modo muito frágil de compreensão. Para uma pessoa realmente entender algo, precisa
compreendê-lo no mínimo de duas formas diferentes. Cada modo de pensar sobre algo reforça e aprofunda cada um dos outros. Compreender uma
coisa de várias maneiras produz uma compreensão total mais rica e de natureza diferente da forma única de compreensão”.
Mitchell Resnick

No intuito de melhor compreender a complexidade do jogo de Futebol, faz-se a necessidade de segmentar o jogo em momentos, reduzir sem empobrecê-lo.

Dentre esta divisão, as que se caracterizam como momentos críticos para o jogo são as Transições (Ofensiva e Defensiva) e o Momento Defensivo. Nas duas ultimas não temos a bola, porem podemos ter o Controle do Jogo. Controlar o jogo sem a posse de bola e uma estratégia extremamente complexa.

“Nao. Acho que e preciso ter os melhores jogadores para defender homem-a-homem. Defendendo a zona, o grupo pode pelo seu trabalho coletivo, ≪esconder≫ os defeitos individuais”. Jose Felix (Mourinho)

Defender a Zona, com certeza a melhor forma de se defender, pois a preocupação aqui é o espaço a ser ocupado e não os atletas adversários.

Espaço que podemos controlar sem a bola, ou seja, podemos influenciar aquele que esta com a bola e aquele que irá receber a bola, assim o é, pois temos o controle do espaço, do território a ser ocupado, ou pelo menos podemos te-lo.

Contudo, para se alcançar este patamar, este nível alto, de jogo coletivo, temos que treinar, mas treinar com muita qualidade, extrema qualidade (nesse sentido o que tem mais valia é o aprendizado que o atleta tem com aquilo que e treinado, e não o quanto e treinado).

Costuma-se dizer que e preciso ter jogadores para se Defender a Zona, o que não e verdade. Argumento de que só se pode servir quem não percebe o verdadeiro papel do treinar (a curto e a longo prazo) e a relevância de uma efetiva organização coletiva.

Treinam-se atletas, concebe-se a eles uma inteligência individual e coletiva, para que eles saibam o que fazer em determinados momentos do jogo.

O atleta deve ter participação efetiva na tomada de decisão coletiva, ele pode ser capaz, somente ele, de roubar a bola do adversário, de somente ele conseguir influenciar dois, três, etc... Atletas a fim de tirar dele(s) a bola. Esta estratégia pode ser caracterizada como um simples e complexo processo de manipulação do adversário.

“Fazer com o que o adversário faça aquilo que ele quer fazer, sem saber que aquilo que ele quer fazer e aquilo que eu quero que ele faça”.Thiago Duarte

O mais interessante importante na defesa à zona e no processo de manipulação do adversário esta na virtuosidade do coletivo e na audácia do individual de ser capaz de conseguir, mesmo sem ter a bola, mandar no jogo.

E as melhores equipes não “encaixam” sua marcação ao processo ofensivo daquele que esta com a bola; e o adversário quem tem que “encaixar” o seus momentos ofensivos ou transições na forma de defender daquele que não tem a bola.

Marcação Zonal e melhor forma de se defender. Pois o objetivo central nesse tipo de marcação esta em atacar melhor.

Vejamos, no vídeo, http://youtu.be/EtN70QJz1FI , a pratica – Roubada de bola de Lucas Leiva, do Liverpool, manipulado o adversário a passar para quem ele quer que ele passe.

Milagres

IP Logado
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis