Placa-mae 741GX-M (Pode ter tensão de vcore sem porcessador?)
 Forum do Site WWW.FREEBR.COM
 Manutenção Eletronica
 21 - MANUTENÇÃO EM MOTHER-BOARD
 Placa-mae 741GX-M (Pode ter tensão de vcore sem porcessador?)
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 1863 visitas e 4 mensagens
Autor
Tópico: Placa-mae 741GX-M (Pode ter tensão de vcore sem porcessador?)
frednando
Usuário Nivel 3

Postagens: 153
Registro: 14/02/2004
Local: Marabá - PA - Brasil
Idade: 32 anosSexo Masculino
 Postado em 07/11/2007 3:01:00 PM

olá garela to com uma grande duvida tbem to começando com manutenção de placa-mãe agora, e gostaria de saber se a placa ECS 741GX-M, pode ter a tensão de vcore nas bobinas toroidais mesmo sem o processador? pois estou com uma aqui que n tem tensão na bobina (sem processador) e já verifiquei todos os fets. e as tensões de alimentaçao no ci RT9602 e RT9241B estão presentes, mais verifiquei com o osciloscópio e n tem forma de onda nenhuma nos pinos de PWM do RT9241B consequentemente n terá nos pinos de PWM do RT9602 que não oscilará para os gates dos fets, é por isso que quero saber se ele so vai funcionar com o processador no lugar pra receber as informações de voltagem do processador pra trabalhar ou se ele independente de ter um processador na placa ele funcionaria e apareceria alguma tenção nas bobinas ? de já agradeço os amigos de trabalho!!!

IP LogadoPróxima Mensagem
jocan
Usuário Nivel 3

Postagens: 309
Registro: 01/12/2006
Local: rio de janeiro - RJ - Brasil
Idade: 67 anosSexo Masculino
 Postado em 07/11/2007 4:29:00 PM

e aí paraense?Rapaz vc está longe ein?eu estive em MANAUS´ ôh já é longe,imagina de MANAUS pra marabá?Pra se ter uma idéia,de BRASÍLIA pra MANAUS é longe pra burro,a gente só vê floresta e agua,eu não sabia que o BRASIL era tão longe de um lugar pra outro? e de avião,via terrestre ?nem pensar,Mais vamos ao assunto,vc acabou de postar,eu acabei de chegar,olha eu estou com a criança aki,ou seja uma placa dessa,as voltagens são as mesmas,com ou sem o processador.talvez seja a sua fonte que deu pau.E eu posso diser isso ,porque conserto FONTES,e como elas dão problema,tem TÉCNICOS aki no RIO q apanham?, coitados,eles não são obrigados a conhecer tudo,e muitos tbm não tem muito interesse em saber tudo.Mas não custa nada dá um verificadinha na sua fonte?ou até trocá-la.Vc disse que os componentes da sua placa estão bons? vê lá.

E pense..........JESUS CRISTO É O SENHOR!!!!!!!!!!

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
frednando
Usuário Nivel 3

Postagens: 153
Registro: 14/02/2004
Local: Marabá - PA - Brasil
Idade: 32 anosSexo Masculino
 Postado em 07/11/2007 5:10:00 PM

olá jocan!! obrigado pela dica mais n é fonte n, pois testei a mesa fonte com outra placa pcchips sem o processador e tinha a tensão de vcore... a minha grande duvidá é (sem processador na placa tem que ter alguma tensão nas bobinas toroidais?) mesmo que seja mínima? agurado a informação mais precisa de algum colega!!! obrigado!!!

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
prof_max
Usuário Nivel 3

Postagens: 275
Registro: 21/02/2006
Local: Natal - RN - Brasil
Idade: 42 anosSexo Masculino
 Postado em 07/11/2007 8:50:00 PM

Olá Frednando, confesso que nunca fiz este teste. Ver qual é a tensão sem o processador espetado. Mas vamos tentar desenvolver um raciocínio sobre isto. Nas placas antigas existiam um conjunto de jumpers onde definiamos qual a tensão vcore do processador instalado (lembra !?). quase queimei um processador por configurar um vcore maior do que o especificado para ele. O que acontece atualmente é que o processador envia um sinal VID (Voltage Identificator) que pode ser de 5 ou 6 bits para o chip pwm. Este sinal, dependendo do arranjo dos bits (zeros e uns), indica qual a tensão vcore do processador instalado. Ou seja, o processador é quem diz para o circuito regulador do vcore qual sua tensão de trabalho. Porém, um questionamento pode surgir. Para o processador enviar o VID ele precisa estar funcionando. Então tem que haver algum nível de tensão para fazê-lo funcionar. Depois que ele envia o VID o circuito regulador se ajusta ao nível de voltagem correto, mas é necessária uma voltagem de partida. Esta voltagem é conseguida de modo semelhante ao que acontece nas fontes chaveadas de computadores, monitores, etc. Tem que haver um circuito de partida que gere esta voltagem inicial. Acredito então que o que você irá medir é justamente esta voltagem de partida.

abraços.

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis