Teste de flyback por favor me tirem esta duvida
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 Teste de flyback por favor me tirem esta duvida
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Tópico com 632 visitas e 8 mensagens
Autor
Tópico: Teste de flyback por favor me tirem esta duvida
hi-tech
Usuário Nivel 3

Postagens: 128
Registro: 01/08/2004
Local: paulista - PE - Brasil
Idade: 42 anosSexo Masculino  Aniversário em 13/4
 Postado em 12/11/2005 08:36:00

Estou com monitor lg studiowork modelo 563A o mesmo esta batendo o rele. Quando desligo o +B do fly o monitor consegui armar, verifiquei todo o circuito horizontal e não encontrei nada ruim. Bom fiquei desconfiado do flyback e fiz aquele teste colocando o multimetro na escala X10K uma ponteira no pino da chupeta do flyback e o outro pino do multimetro nos demais pino do fly. O que acontece é o seguinte se o fly estiver no circuito o multiteste marca baixa resistencia em todos os pinos e se eu retira-lo do circuito apenas um pino marca baixa resistencia o pino é aquele que fica ligado a terra se não me engano o pino terra do foco. Fiz o teste do fly com aquele circuito bem sensivel que o led apaga quando ha um curto no fly e o teste acusou normal.
Estou começando agora e tenho esta duvida se os colegas puderem me dar uma luz, fico grato
hi-tech

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JOSÉ GAUCHO
Usuário Nivel 5

Postagens: 4090
Registro: 24/07/2002
Local: Goiania - GO - Brasil
Idade: 51 anosSexo Masculino
 Postado em 12/11/2005 09:10:00




Para testar o flyback dessolde os pinos, e coloque o multimetro na escala de Omhs X 20K ou maior se tiver. Meça com uma ponteira na chupeta e a outra vai medindo todos os pinos do flyback . Se o ponteiro deflexionar é porque existe algum componente interno (capacitor e diodos) em curto ou com fuga.
É aconselhavel utilizar um multimetro analógico neste teste.

Veja tambem:


http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=32226&topico=2609755

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Vieira
Usuário Nivel 3

Postagens: 584
Registro: 29/09/2002
Local: São Lourenço - MG - BrasilSexo Masculino
 Postado em 12/11/2005 12:28:00

Olá,
Só complementando as informações do mestre Gaúcho, você não deve tocar as ponteiras do medidor (claro!) pois em escalas de alta resistencia isto afetaria a medida...
Hi-tech, desculpe se isto possa parecer demasiadamente simples mas eu mesmo já incorri neste erro...

Bom trabalho!

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so-monitor
Usuário Nivel 3

Postagens: 61
Registro: 18/07/2004
Local: Guaxupé - MG - Brasil
Idade: 61 anosSexo Masculino
 Postado em 12/11/2005 17:31:00

Pela medição que você descreveu o fly-back está em curto, com o fly-back fora do circuito o fio de AT (chupeta) não pode ter nenhuma resistência, isto é a medição para qualquer pino tem que ser infinita.

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fhnt ( CEFET-MG )
Usuário Nivel 3

Postagens: 183
Registro: 27/09/2005
Local: BH - MG - Brasil
Idade: 37 anosSexo Masculino
 Postado em 14/11/2005 05:00:00

Como descrito acima realmente ele deve estar com o "secundário" em curto, porém você deve medir ele fora do circuito para ter certeza. Esse teste deve ser feito entre o pino de ABL e a chupeta (MAT), e deve acusar infinito na escala de no minimo X10. A outra metade do teste no secundario deve ser feita com um capacímetro e deve acusar algo em torno de 2nF, correspondente a capacitância do capacitor interno; um terceiro teste seria com uma ponta redutora, mas como você não deve ter, esquece.
Tudo isso foi para testar o "secundário".
O primário, bom, o primário... Esse é responsável por 90% dos defeitos...
Você pode utilizar um loop tester ( eu particularmente não confio neles) como o que você descreveu ter utilizado. Você pode utilizar um gerador de sinal ligando a saida do mesmo nos pinos 1 e 2 do Fly, na escala de 5VPP x 15KHZ e medir
as tensôes no secundário do mesmo, que deverão estar em torno de 50 vezes maior, mais cuidado!!!!!!!!!!!
Com um fly semelhante você pode medir a indutância do enrolamento e comparar com o seu em questão.
E o melhor teste em minha opinião :
intercalar um amperimetro no circuito, abrindo o coletor do transistor de saida horizontal e intercalando o amperimetro DC "analógico!"
Sendo que a ponta positiva deve estar no pino do fly aberto e a negativa no pino coletor do transistor na escala de no minimo 500mA, a medida deve ficar entre 200mA a 400mA dependendo do tamanho do aparelho, sendo que o ponteiro não deve ficar "pulsando".
Mas isso so seria possivel se você conseguisse armar a fonte, e fazer o circuito oscilar. Esse teste recomendo tambem para aqueles casos em que o transistor entra em curto e fica a duvida se o culpado foi o Fly... mas não deixe de trocar o capacitor de largura nesses casos...
Se tiver duvida quanto a pinagem do Fly-Back acesse o site que todo mundo conhece : http://www.hr-diemen.com.br/
e veja o esquema interno do seu Fly-back.
Boa sorte cara!

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fhnt ( CEFET-MG )
Usuário Nivel 3

Postagens: 183
Registro: 27/09/2005
Local: BH - MG - Brasil
Idade: 37 anosSexo Masculino
 Postado em 14/11/2005 05:04:00

Ah! Claro, batendo relé! Isso é clássico : Verifique ou troque todos os IRF´s da placa, geralmente são eles os culpados, e a gente acha que é Fly-Back...

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hi-tech
Usuário Nivel 3

Postagens: 128
Registro: 01/08/2004
Local: paulista - PE - Brasil
Idade: 42 anosSexo Masculino  Aniversário em 13/4
 Postado em 14/11/2005 05:44:00

Valeu mesmo pessoal, vcs me deram uma aula. Um abraço a todos.
hi-tech

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O aluno
Usuário Nivel 3

Postagens: 139
Registro: 16/10/2005
Local: Fortaleza - CE - Brasil
Idade: 45 anosSexo Masculino
 Postado em 20/11/2005 16:05:00

Mensagem original postada por JOSÉ GAUCHO
Para testar o flyback dessolde os pinos, e coloque o multimetro na escala de Omhs X 20K ou maior se tiver. Meça com uma ponteira na chupeta e a outra vai medindo todos os pinos do flyback . Se o ponteiro deflexionar é porque existe algum componente interno (capacitor e diodos) em curto ou com fuga.
É aconselhavel utilizar um multimetro analógico neste teste.

Veja tambem:


http://www.forumnow.com.br/vip/mensagens.asp?forum=32226&topico=2609755



ESTOU TESTANDO UM FLY E COLOCAO O MULTIMETRO NA ESCALA 200K, COLOCO UMA PONTA NA CHUPETA E A OUTRO VOU COLOCANDO NOS PINOS DO FLAY NENHUM MARCA NADA, SO QUANDO COLOCO EM UNS DOS PINO TERRA ELE MARCA 15.8 , ESSO É RUIM?

GRATO, PELA DICA.

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