Nota de faleciemnto - Zelio Bernardino
 Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
 Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
 Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
 Nota de faleciemnto - Zelio Bernardino
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 1321 visitas e 4 mensagens
Autor
Tópico: Nota de faleciemnto - Zelio Bernardino
Alberto Mascarenhas
Usuário Nivel 1

Postagens: 49
Registro: 24/06/2005
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 61 anosSexo Masculino
 Postado em 06/06/2007 10:08:00 AM

Amigos cxebeanos,

através de notícia fúnebre publicada no jornal O Globo de hoje (06/06/07) tomei conhecimento do falecimento ontem de nosso companheiro de grandes vitórias Zélio Bernardino.

Esta notícia já foi confirmada em contato com a família.

Perdemos além de um amigo e fortíssimo jogador, campeão de CBI e TB e provável ganhador de um Zonal Latino Americano ainda em curso, um empreendedor notável e um amante/mecenas do xadrez.

Onde quer que ele esteja, que siga jogando suas sicilianas agressivas e seu e4 costumeiro com outros mestres que já nos deixaram.

Alberto Mascarenhas

IP LogadoPróxima Mensagem
Márcio B.Oliveira
Usuário Nivel 3

Postagens: 122
Registro: 15/02/2004
Local: Rio de Janeiro - RJ - BrasilSexo Masculino
 Postado em 06/06/2007 10:39:00 AM


Em nome da Diretoria do CXEB nossos sinceros sentimentos pela perda de um verdadeiro Grande Mestre do Xadrez Postal,vencedor de nossos mais importantes torneios,um grande companheiro e amigo,uma perda dolorosa para todos nós,seus amigos e admiradores.

Descanse em paz Zélio Bernardino,nosso eterno campeão!

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Piccoli
Usuário Nivel 1

Postagens: 12
Registro: 21/02/2003
Local: - - Sexo Masculino
 Postado em 07/06/2007 1:21:00 AM

Com grande tristeza recebo a notícia do falecimento do Zélio. Sabíamos que ele estava doente, sua participação na Final da 20ª Taça Brasil restou prejudicada, logo ele que era um "finalista honorário" dos principais torneios do CXEB, tantas vezes os disputou.
Registre-se que o Zélio venceu a 14ª Taça Brasil e duas vezes o CBI (10º e 12º). É certo que outros grande jogadores do Clube ganharam os dois torneios (Adaucto, Asfora, Chrestani, Evanir), mas o Zélio é "tri", feito incomparável, que se justifica por sua atenção aos torneios internos, valorizando-os com sua qualificadíssima presença, mesmo nos últimos tempos, em que os melhores como ele mais se voltaram para as competições da ICCF.
Minha homenagem ao excelente companheiro é pela lembrança não apenas de sua categoria, mas por sua parceria nas partidas. Era um colega afável e leal, tranqüilo nas disputas e humilde na imposição natural de sua força de jogo.
Não o conheci pessoalmente, mas a convivência ao longo dos anos, sempre que jogamos, me deixará a lembrança de um amigo.

Fabio Piccoli.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dorgival Guedes
Usuário Nivel 2

Postagens: 55
Registro: 20/02/2003
Local: Belo Horizonte - MG - Sexo Masculino
 Postado em 08/06/2007 11:02:00 PM

Caros Companheiros
Estive fora de Belo Horizonte desde 4ª Feira, dia 6, e só retornei hoje, razão pela qual me manifesto tardiamente sobre esta infausta notícia. Mas eu não poderia dizer melhor do que o que foi dito por Mascarenhas, Márcio e Fábio. Peço mesmo permissão ao Fábio para fazer minhas as palavras dele que se constituem em tudo que eu mesmo gostaria de dizer.
O CXEB está de luto, mais uma vez, pela perda de um de seus grandes sustentáculos, pela qualidade de seu jogo, pelas suas qualidades morais, pelo seu companheirismo.
Lembro-me bem de uma entrevista que a RBXP fez com ele logo após um de seus primeiros grandes títulos e ele ensinava que construia suas vitórias a partir das vantagens mínimas conseguidas nas partidas (parece que ele chamava o próprio método como "método minimista").
Achei muito instrutiva aquela entrevista.
As vantagens mínimas acabaram conduzindo-o à condição de um dos maiores campeões da história do CXEB.
Uno-me aos companheiros para prantear o grande amigo, mesmo dos muitos que, como eu, não tenham tido a oportunidade de travar um contato mais pessoal com ele.
Endosso as palavras do Márcio ao transmitir à família do Zélio os sentimentos de todos o cxebianos pela irreparável perda.

Dorgival Guedes, Presidente do CXEB

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis