Falecimento
 Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
 Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
 Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro
 Falecimento
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 1114 visitas e 5 mensagens
Autor
Tópico: Falecimento
[Visitante]
 Postado em 04/10/2005 9:04:00 PM

Nota de Falecimento: Henrique Pereira Maia Vinagre
Informamos também com pesar o falecimento de Henrique Pereira Maia Vinagre ocorrido na última 5ª feira, 29 de setembro aos 89 anos. Vinagre, nascido em Barra do Pirai foi um dos mais fortes enxadristas fluminenses, tendo se iniciado bem cedo no Xadrez; aos 10 anos já era campeão fluminense, repetindo o título por mais 13 vezes; 1º campeão brasileiro postal. Foi colunista de Xadrez do jornal "O Fluminense" por vários na década de 70. Era considerado o patriarca do Xadrez em Niterói, tendo ajudado a manter o Xadrez vivo em nossa cidade por diversos anos. Era advogado, aposentado e pai de 2 filhos.
Fonte: HP do NXN

Que o nosso primeiro e grande campeão brasileiro postal descanse em paz...
Carlos Evanir Costa

IP LogadoPróxima Mensagem
Piccoli
Usuário Nivel 1

Postagens: 12
Registro: 21/02/2003
Local: - - Sexo Masculino
 Postado em 04/10/2005 10:28:00 PM

Com tristeza, li a nota de falecimento do grande companheiro Henrique Vinagre, um enxadrista de categoria superior, remanescente dos bons tempos do Xadrez Postal, da demonstração de força provinda da análise pessoal do jogo, sem interferência eletrônica. Um parceiro de agradável troca de idéias e cavalheiro na relação com o adversário.
Tive a oportunidade única de enfrentá-lo (talvez seu último torneio?), pela Semifinal do XIV Zonal Latinoamericano, entre fevereiro de 99 e agosto de 2001, em longa troca de cartas de uma partida que durou 72 lances! Sua expectativa com relação à classificação à Final e o entusiasmo com os resultados contagiou-me, fazendo-me crer na paixão pelo xadrez como estímulo a uma longa e proveitosa vida.
Que o Mestre e Parceiro Vinagre descanse em paz e seja sempre lembrado em nosso CXEB, merecendo homenagem à altura de sua representatividade.

Fabio B. Piccoli

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Roberto
Usuário Nivel 2

Postagens: 59
Registro: 02/03/2003
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 71 anosSexo Masculino
 Postado em 05/10/2005 10:25:00 AM

Lamento profundamente o falecimento do Maia Vinagre. Quanta coisa, no xadrez e na vida, aprendi com sua experiência nos tempos em que morei em Niterói. Brilhante enxadrista do CXEB (verdadeiro), analista de memória prodigiosa.Um grande estrategista. Creio que o CXEB, imediatamente, deve nomear seu próximo grande torneio em homenagem ao Vinagre.
Roberto Silva Lima


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Piccoli
Usuário Nivel 1

Postagens: 12
Registro: 21/02/2003
Local: - - Sexo Masculino
 Postado em 06/10/2005 8:10:00 AM

Endosso a sugestão do Roberto quanto a denominar "Henrique Pereira Maia Vinagre" um grande torneio de nosso Clube. Ouso sugerir que vá além de uma Final de CBI - o que não é pouco, ele foi o nosso primeiro campeão -, quem sabe se organizando um Memorial para convidados, como os outros campeões brasileiros individuais.

Fabio.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Márcio B.Oliveira
Usuário Nivel 3

Postagens: 122
Registro: 15/02/2004
Local: Rio de Janeiro - RJ - BrasilSexo Masculino
 Postado em 08/10/2005 4:44:00 PM


Apresento aos Amigos e Familiares do Dr.Maia Vinagre nossos mais sinceros e profundos sentimentos pela passagem do ilustre associado e grande Campeão!

Que Deus o tenha em bom lugar!

O CXEB está estudando a organização de um grande torneio Memorial internacional por convites e brevemente todos tomarão conhecimento e certamente poderão parcitipar dessa homenagem ao nosso inesquecível sócio.

Em nome da Diretoria do CXEB,

Márcio B.Oliveira

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis