Direção com folga.
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Tópico com 1769 visitas e 18 mensagens
Autor
Tópico: Direção com folga.
Paulo Donatti
Membro Junior

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Registro: 9/19/2009
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 7/18/2010 5:19:00 PM

Amigos,

Meu DART 75 possui direção mecanica, e após eu dirigir um outro DART de um amigo, tambem com direção mecanica, percebi que meu carro tem uma folga tão grande, que agora não me sinto mais seguro em andar com ele(acho que eu estava acostumado).
Será que pode ser algum componente gasto ou estourado, alem da minha caixa de direção?
Outra dúvida, é se essas caixas de direção do DART ficam boas se recondicionadas, ou se é melhor adaptar alguma outra caixa moderna? Valeu!

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Postagens: 654
Registro: 2/3/2010
Local: Brasília - DF - Brasil
Idade: 42 anosSexo Masculino
Geralmente a folga no volante é resultado de desgaste na caixa(sendo que há uma regulagem externa de setor e rosca-sem-fim) e outros componentes de suspensão(geralmente terminais de direção e /ou pivôs) .A caixa fica perfeita recondicionada sim ,precisa desmontar ela ,sacar o braço Pitman , com ela desmontada você vai em uma boa casa de rolamentos e compra os 4 rolamentos novos e os retentores ,vai gastar na faixa de 190 , 220 reais dependendo da loja ,depois de uma boa limpeza e montagem ,fica zero ,leve pra um mecânico que ele verifica o conunto todo da caixa .Depois faça a suspensão , buchas , terminais pivôs ,vai ter carro como novo se fizer tudo direitinho .Abraço

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Wagner Tavares
Membro Pleno

Postagens: 443
Registro: 11/26/2008
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 7/18/2010 7:39:00 PM

Paulo,

O que o Marcão disse aí em cima resumiu tudo.

A direção mecânica do dodge é uma delícia. Macia, sente-se o carro todo na mão e é extremamente saudosista. Pena que dá muita folga com o tempo de uso, por ser desmultiplicada tem que virar muito para o carro virar pouco e pode ficar pesada se os pneus forem muito largos, estiverem vazios ou gastos.

Se tiver disponibilidade de $$$, vc pode colocar o sistema de direção hidráulica original do dodge. Pelo ano de seu carro, o modelo original é o ZF. Fica mais macia e não precisa ficar dando "braçadas" no volante, principalmente em manobras. Para trocar, não é preciso adaptações, troca-se o setor, o varão que vai até o volante, a polia do vira brequim (3 canais de correia) e coloca-se a bomba de óleo.


O Guilherme Pampolini aqui do fórum estava vendendo um conjunto perfeito por, se não me engano, R$ 750,00.

Abraços,
Wagner Tavares.'.

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Registro: 2/3/2010
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Idade: 42 anosSexo Masculino
Eu gosto muito da direção mecânica também , só não pode colocar volante pequeno se não .... kkkk .Quando desmontei minha caixa aqui mandei cromar ficou bacana, não troco por uma hidraulica nunca , pelo contrário , troquei 3 hidráulicas que eu tinha aqui por 4 mecanicas ,hehehehe .Abraços a todos , Marcão

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Marcel - Jundiaí
Membro Pleno

Postagens: 398
Registro: 5/6/2008
Local: Jundiaí - SP - Brasil
Idade: 36 anosSexo Masculino
 Postado em 7/19/2010 8:29:00 AM


Aproveitando o tópico, alguém já recondicionou alguma das primeiras caixas hidraúlicas, marca GEMMER.

ZF é fácil achar o reparo, agora GEMMER, sei não. Se alguém tiver dica de peças, códigos, etc, manda ai.

Abraços

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Paulo Donatti
Membro Junior

Postagens: 219
Registro: 9/19/2009
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 7/19/2010 9:31:00 AM

Muito obrigado pelas dicas sempre bem detalhadas Wagner e Marcão, agora é criar coragem, e ter paciencia para ficar um tempo sem o Dojão...

Abraços.

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Membro Pleno

Postagens: 654
Registro: 2/3/2010
Local: Brasília - DF - Brasil
Idade: 42 anosSexo Masculino
Coloca nos cavaletes , vai com calma ,faz direitinho devagar que aí faz uma vez só ! Abraço!

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Membro Pleno

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Registro: 2/3/2010
Local: Brasília - DF - Brasil
Idade: 42 anosSexo Masculino
Marcel ,já consegui uma vez rolamnetos e retentores pra Gemmer ,desmontei a caixa e fui na loja especializada de rolamentos ,só não pode falar do que é ,se não a má vontade não procura.Leve só os rolamentos e retentores que eles procuram similares pelos códigos ou pelas dimensões eles .Agora setor e rosca-sem-fim pra Gemmer é complicado achar mesmo ,mas dificilment estraga ,só se rodou sem óleo na caixa.

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SERGIO
Membro Iniciante

Postagens: 48
Registro: 4/24/2009
Local: Sâo Paulo - SP - Brasil
Idade: 41 anosSexo Masculino
 Postado em 7/19/2010 9:16:00 PM

Marcão, nada a ver com o assunto mas o que acha do coletor da marca Weiand (Action Plus)? Já viu?

Obrigado!



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Membro Pleno

Postagens: 654
Registro: 2/3/2010
Local: Brasília - DF - Brasil
Idade: 42 anosSexo Masculino
Sergio eu recomendo pra todo mundo esse coletor .Já montei alguns , só pra ter idéia : motor 5.2 LA com pistões cast taxa de 10:1 , cabeçotes de Dakota v8 trabalhados ,comando original e quad holley 600cfm vacuo secundário , mais nada > deu 238 cv no dino de bancada ,e o carro faz na cidade com ar condicionado ligado 6 km/l e na estrada 9, 10 km/l a 120 , 130 km/h .Precisa dizer se é bom o coletor?Detalhe : marcha lenta de 500 rpm .E funciona se meter comando e dimensionado tbm ,melhor ainda , é um coletor muito elástico ...da pra arrancar 380 cv com ele sem ferrar marcha lenta numa boa ... duvido rolar isso com Single plane , nem Mopar M1 rola isso , muito menos Victor ou similares, single plane pra rua é ilusão e desconforto ,não queima direito muito menos dá temperatura correta , nem com TBI em cima ,digo pq ja coloquei Holley Commander(injeção)em cima e uns coletores e em single nunca ficava liso .É legal carro embaralhando , lenta oscilando ,coletor single comando grande ,mas só quem está do outro lado do pedal sabe o desconforto pra dirigir ,já peguei carro que não passava quebra -molas sem acelerar horrores, ter V8 faltando torque em baixa pra rua ,sem sinal de vácuo em baixa , acho depre... Opinião pessoal .Nego faz isso aí depois fica encurtando diferencial , colocando porcaria de cambio de camionete com primeira e segunda ridicula de curta ,pode ser bom pra borrachar pneu ou fazer graça ,mas se pegar um carro de 230 cv na frente na rua pra acelerar passa vergonha até dizer chega ,sem contar que nunca vai virar 200 km/h , só se virar uns 8.200 rpm ...Tem "preparador" e (ou) vendedor que mal acerta um carro original e indicam aquele comando e coletor de oval track, que funciona em carro de 16 , 17 de taxa a 8000 rpm , lógico que depois vai ficar aquela beleza pra rodar e ai depois é só aborrecimento .Aqui venderam um Might Demon de 1000 cfm(isso mesmo mil CFM) pra um conhecido colocar em um Maverick 302 com 8,8:1 de taxa ,de rua , a alcool ainda , fiquei 2 fins de semana pra fazer ter marcha lenta , tive que diminuir o CFM e enjoar de futricar air bleeds , ninguém merece ...só arrumei pq ninguem conseguiu fazer andar pelo menos como um carro original ...

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