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Autor
Tópico: Embreagem DODGE
Wagner Tavares
Membro Pleno

Postagens: 443
Registro: 26/11/2008
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 14/10/2009 12:37:00 AM

Todas as colocações aí de cima procedem.
Particularmente prefiro manter a embreagem original do dodge, de unhas (macaquinho ou gafanhoto) ao invés da chapeu chines, que sabemos que é muito superior, por um unico motivo:

" Não aprecio adaptações para adaptar".

Prefiro manter a mola sob o painel, não mexer no sistema de alavanca de acionamento e manter a embreagem original a que ter que alterar qualquer coisa para colocar uma de C10. Se fosse plug and play e não corresse o risco de patinar, a colocaria sem dúvida.
Como meu carro é todo original, minha embreagem original e REGULADA me serve muito bem. Para mim, em carro careta, a melhor embreagem para o dodge é a do dodge!

Concordo com tudo o que foi postado acima e não desmereço hora nenhuma quem coloca a da C10. Aliás, tenho duas C10, as duas amarelas, uma com embreagem de unhas, outra com chapeu chines e em todas duas fui eu quem as instalou. No dodge vira adaptação e aí não se pode exigir de uma adaptação a mesma eficiencia da original. Já vi varias de C10 em dodge patinarem, mesmo que não sejam todas.

Cada qual usa a embreagem que tiver o melhor custo/benefício para si. Não quero impor ponto de vista e ainda aprecio bem essa gama de possibilidades para que possamos escolher a melhor para cada um.

Abraços,
Wagner Tavares.'.

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Marcos Jr.
Membro Iniciante

Postagens: 84
Registro: 15/11/2008
Local: S.B.C - SP - Brasil
Idade: 24 anosSexo Masculino
 Postado em 14/10/2009 1:00:00 AM

Será msm Lico?!?!?! Não estou querendo duvidar do seu grande conhecimento não!!!
É que o motor do nosso Dodge é bem forte, retificado e td mais...
O que acontece é o seguinte: vc está na rodovia e quando pisa pra valer msm, chegando na casa dos 140/150 km/h como eu disse, percebe-se que a rotação do motor já está alta e "o resto não acompanha". Entende, quero dizer, é como se naquela rotação já fosse para estar em uns 160/170 mas ainda está nos 150 km/h.
E não sou eu quem digo isso, pois não tenho conhecimento de outros Dodges e sim meu pai, que está em seu quinto Dodge e chegou aos "200" algumas vezes....
Além disso, quando estavamos para colocar esta embreagem, nos foi dito que a partir de uns 120 km/h ela já começava a patinar.
Na cidade ele é relativamente normal, meu pai não tirou a mola, apenas acrescentou uma (ficou um serviço mto bom, já tem alguns anos até), apenas em esticadas de marcha, especialmente de 1º( 3 marchas na coluna), que a embreagem prende um pouco lá embaixo...

Abraços.

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Marcão
Membro Junior

Postagens: 145
Registro: 17/05/2009
Local: Brasilia - DF - Brasil
Idade: 42 anosSexo Masculino
Embreagem de C10 ,ao meu ponto de vista e experiência de pessoas que eu já vi sofrendo(porque eu não monto) ,é um lixo .Primeiro porque sua área de contato é menor que a do Dodge , ou seja o diâmetro do disco é menor .Segundo porque se não alterar a pedaleira ou o eixo z de acionamento da embreagem fica uma caca .Terceiro porque se você colocar um pneu que dê grip patina mais que embreagem usada .Embreagem de c10 com pneu que não gruda ou com motor sem muita preparação funciona mais ou menos ,eu já vi carro de 380 cv patinar embreagem de c10 em terceira e quarta marcha .Não acho uma boa idéia, a não ser que seja carro de fim de semana,que se use uma vez na vida .Quanto à embreagem de dodge (Borg original) recondicionada com lonas boas no disco e as molas do platô originais e as 3 garras dem passe ou desgaste , ou com as molas de caminhão Mercedes 1113 ficam excelentes.Só não compre se algum "artista" deu um passe na parte de cima do platô ,pra aumentar a pressão das molas porque isso é gambiarra muito mais tosca que embreagem de C10 , lembrando que motor de C10 ,A10 ,C20 ,quando muito no caso dos motores 4.1mpfi tem no máximo 165 cv .

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lico
Membro Pleno

Postagens: 439
Registro: 07/05/2008
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 49 anosSexo não informado
 Postado em 14/10/2009 6:20:00 PM

Eu só tenho carros automáticos e um 3 na coluna com embreagem original!!!
Minhas palavras foram repetição de um cara que mexe em Dodges há 20 anos e tem realmente muita experiencia.Quem participa do forum do Yahoo sabe quem é e inclusive esta semana teve discussoes neste tópico.
Portanto peço desculpas e vou testar uma desta de C10 aí depois eu posto minha experiencia.
Ele indicou destemperar a mola da pedaleira com maçarico,para não correr o risco de o pedal afundar.Eu vou arrancar esta mola e comprar uma mais fraca para por no lugar.
Valeu,
Lico.

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Caju
Membro Senior

Postagens: 1020
Registro: 19/03/2009
Local: Novo Hamburgo - RS - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 14/10/2009 7:55:00 PM

Eu usei a de C10 uns 5 anos e NUNCA patinou.
O meu Dart tinha um potência em torno dos 300 HP.
O atual dono acabou de fazer todo o motor e colocou um comando ainda mais forte e ela continua dando conta!

Meu mecânico coloca direto e nunca incomodou!
Não treme, não patina, não fica dura!

E como já falei antes, a anos atrás vi o pessoal arrancando em Curitiba com slick de 10,5 polegas e não patinava!

Agora se o cara que o troço só pro crime com torcão e potência, que coloque uma Centerforce!



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rodrigues440
Membro Iniciante

Postagens: 81
Registro: 20/12/2008
Local: Nova Lima - MG - BrasilSexo Masculino
 Postado em 15/10/2009 11:13:00 AM

Mensagem original postada por Wagner Tavares Daniel,
Vc pode recondicionar a sua embreagem, ou comprar uma recondicionada ou comprar uma nova de C10 antiga (de unha, n�o chapeu chines) e acrescentar as 3 molas no lugar onde estao faltando. A �nica diferen�a desta embreagem da C10 para o dodge � justamente 3 molas. A do dodge tem 12 e a da C10 tem 9. Fica o buraco vazio no plat� da C10. Poe as 3 molas e ela transforma em embreagem de dodge. A� � s� fazer nova regulagem da altura das unhas e plug and play.
Abra�os,
Wagner Tavares.'.


Blz Wagner! Dá uma olhada na MP que te mandei.

Abç

Daniel

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lico
Membro Pleno

Postagens: 439
Registro: 07/05/2008
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 49 anosSexo não informado
 Postado em 16/10/2009 11:15:00 AM

Tenho acompanhado a discussão lá no Yahoo e fiquei estarrecido.Os mecanicos instalam a embreagem da C10 e a deixam enforcada,pois se não destemperar a mola ou remover o pedal fica em baixo,daí vai patinar mesmo,pois, está debreando sozinho.
Um carro do peso do Dodge,feito para carregar mais uma vez este peso e trabalhar, jamais poderia ter uma embreagem fraca.Já pensou uma c10 carregada de cimento, subindo uma ladeira patinando!!!!!
Graças a Deus não dependo desta raça de mecanico ignorante(a maioria no Brasil), grandes responsaveis pelo fim tragico de nossos carros.
Agora quem quer malhar a perna esquerda, bom proveito com o velho plato de gafanhoto!!!!!

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Chico
Membro Junior

Postagens: 169
Registro: 09/09/2009
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 54 anosSexo Masculino  Aniversário em 16/11
 Postado em 16/10/2009 12:06:00 PM

Ainda bem que meus carros são automaticos...............
Chico

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Wagner Tavares
Membro Pleno

Postagens: 443
Registro: 26/11/2008
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 16/10/2009 1:40:00 PM

Prezados,

Somente para lembrar-vos que a embreagem da C10 nunca faz a mesma força que a do dodge, mesmo carregada. Deem uma conferida na mensuração do torque do motor 261 e do 4100 e os compare com o do 318.

Além disso não se esqueçam que o diferencial do dodge tem relação 3,15:1 (13dentes pinhão e 41coroa) contra 3.90:1 (11pinhão e 43coroa) e a caixa tem marchas fortes mais longas que a da C10. Estas relações bem mais curtas da C10 podem até ser parcialmente compensadas pelos pneus aro 15 e 16 da C10, mas mesmo assim a embreagem nunca sofrerá a carga que a do dodge suporta. É por isso que a pressao das molas no platô para pressionar o disco sempre foi bem menor na C10. É por isso que a embreagem da C10 é mais "fraca". Também é por isso que o pedal do dodge não volta com a embreagem da C10.

Sendo assim, cada um tire a propria conclusão e use a embreagem que tiver o melhor custo benefício para si.

Abraços,
Wagner Tavares.'.

PS: se alguém me perguntar qual uso, mantenho as dos meus dodges originais!

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Caju
Membro Senior

Postagens: 1020
Registro: 19/03/2009
Local: Novo Hamburgo - RS - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 16/10/2009 7:33:00 PM

Nesse ponto eu concordo contigo Wagner!
O diferencial curto vai facilitar o trabalho da embreagem.
Mas aqui em Porto Alegre tem um colega meu que usa essa embreagem num motor Stroker 402, e torque esse motor tem de sobra!

Abraço a todos e bom fim de semana!

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