Aprendendo Visual Basic 6.0 com o Tio Frenético
 CasaDosJogos
 CasaDosJogos -=FORUM=-
 Linguagens de Programação
 Aprendendo Visual Basic 6.0 com o Tio Frenético
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 6637 visitas e 8 mensagens
Autor
Tópico: Aprendendo Visual Basic 6.0 com o Tio Frenético
Frenético
Game Maker Experiente

Postagens: 690
Registro: 26/06/2005
Local: duque de caxias - RJ - Brasil
Idade: 26 anosSexo Masculino
 Postado em 20/01/2006 8:17:00 PM

O Visual Basic é muito fácil de se aprender, é bom para iniciantes e é capaz de fazer excelentes programas e também pode fazer jogos de qualidade, programas criadores de games como o Players World foi produzido usando Visual Basic.

Bom agora vai começar a nossa aula, é claro que você deve ter o Visual Basic 6.0 instalado em seu computador.

1º Capítulo – Entendendo a Lógica da programação do Visual Basic

O Visual Basic tem uma lógica de programação muito parecida com a de várias linguagens de programação, utiliza comandos clássicos como o “If”,“Else” e o “Then”.

If = “Se”
Else = “Caso Contrário”
Then = Então

Veja como eu utilizo todos esses comandos em apenas um simples código

If caixa1 = 10 Then
Caixa2 = 10
Else
Caixa2 = 9
End If

Em português isso significa:

Se a caixa1 for igual à 10 então
A caixa2 vai ser igual a 10
Caso contrário
A caixa2 vai ser igual a 9
Fim da condição If

2º Capítulo – Aprendendo a fazer uma calculadora para somar

Bom agora que você já conhece a lógica da programação com Visual Basic 6.0, vamos colocar tudo isso em prática, faremos agora uma simples Calculadora. Assim que você abrir o programa, vai aparecer uma tela onde você tem que selecionar uma opção.



Selecione “Standard EXE” e clique em “Ok”.

Vai aparecer a tela do programa onde nós vamos trabalhar. Clique aqui e veja a tela

Agora vamos fazer o reconhecimento do programa, vou explicar para que serve cada coisa.

Tanto a barra de ferramentas que fica à sua esquerda quanto à que fica à sua direita têm diversas funções, as principais funções serão aprendidas ao longo do curso.

Agora vamos começar a fazer a calculadora, para começar você deve clicar no “A” que fica na barra de ferramentas à sua esquerda. Agora clique e arraste em qualquer ponto do formulário, vai ficar assim:



Como você deve saber, não pode ficar escrito “Label1” para que isso desapareça e fique escrito “Campo 1”. O Primeiro passo é selecionar o “Label1” e procurar no menu direito o campo “Caption”, apague o que está escrito e digite “Campo 1”. Deverá ficar assim:



Crie outro label, mais desta vez escreva “Campo 2”. Agora você deve Clicar no ícone “ABL” que está no menu esquerdo, este ícone se chama “Caixa de texto” coloque uma caixa de texto ao lado de ambos os labels que foram inseridos. Siga o exemplo da figura abaixo:



Mais você não pode deixar que nas caixas de texto fiquem com o “text1” e o text2” escritos, você deve apagar e para apagar é muito simples, selecione uma das Caixas de Texto e depois procure no menu da direita o campo “text”, apague o que está escrito. Vai ficar assim:



Agora vamos nomear as caixas de texto para que você não se perca na hora de programar, clique em uma das caixas de texto e procure o campo “name” na barra de ferramentas que fica à sua direita, apague o que está escrito e coloque o nome de “campo_1”, repita o procedimento na caixa de texto2, só que agora coloque o nome “campo_2”. Agora vamos trocar o nome do nosso formulário, para isso clique em qualquer área livre do formulário, depois vá até a barra de ferramentas da direita e procure o campo “Caption”, apague o que está escrito e digite “Calculadora”. Agora nós vamos inserir um botão de ação, para isso é necessário clicar no terceiro botão da direita da barra de ferramentas da esquerda, agora clique em qualquer área do formulário e em seguida arraste até ficar do tamanho desejado. Agora clique no botão que você acabou de criar e em seguida procure o campo caption na barra de ferramentas da direita, apague o que está escrito e escreva Calcular, depois altere o nome do botão como já foi ensinado. Nomeie como b_calc. Deverá ficar assim:



Crie um label com isto escrito: “Resultado”. Agora crie uma caixa de texto, apague o que está escrito nela e à nomeie como resultado, deverá ficar assim:



Agora nós iremos inserir códigos para que o computador “entenda” que você quer fazer uma calculadora que faz somas.

Dê duplo clique em cima do botão calcular, agora você entrou na área de código. Você deverá digitar o código entre o “Private Sub b_calc_Click()” e o “End Sub” como é mostrado na figura abaixo:



Você deve escrever isto:

resultado.Text = Val(campo_1.Text) + Val(campo_2.Text)

O “resultado.text” é a caixa de texto resultado que é igual ao campo_1 (campo_1.text) + o campo_2 (campo_2.text)

A compreensão é muito simples e fácil.

Bem simples não é ?! Só isso já basta para fazer um Cálculo de soma, para subtrair apenas coloque o sinal de menos que é o “–“ (sem aspas) o sinal de multiplicação é o “ * ” (sem aspas) e o sinal de divisão é a “ / “ (sem aspas). Agora você quer ver o resultado do seu trabalho todo, para isso você precisa executar o programa, para executar o programa clique na área que é mostrada na figura abaixo:



Pronto, se você seguiu todos os passos corretamente seu mini programa está pronto !.

3º Capítulo – Aprendendo a Salvar um arquivo .exe

Depois de fazer seu programa certamente você vai querer distribuí-lo, e para isso é necessário gerar um arquivo .exe, caso contrário a pessoa só poderá visualizar o programa caso tenha o Visual Basic instalado no computador, já gerando um arquivo .exe isso não é necessário. Gerar um arquivo .exe é muito fácil, siga as instruções abaixo:

1º Abra seu projeto
2º Clique no menu “File”
3º Clique em “Make nome do seu projeto.exe”

Feito isso um arquivo .exe será salvo na pasta do seu projeto! Agora seu projeto está pronto para ser distribuído.

4º Capítulo – Fazendo um programa para saber se o aluno está aprovado ou não

Saiba se você foi aprovado ou reprovado com esse programa! Durante a criação deste programa você vai aprender à usar as condições “If”, “Else” e “Then” !

O Primeiro passo é fazer um formulário igual ao do exemplo abaixo:



Nomeie o “Média da escola para “me”
Nomeie o “Nota do 1º bim para “n1”
Nomeie o “Nota do 2º bim para “n2”
Nomeie o “Nota do 3º bim para “n3”
Nomeie o “Nota do 4º bim para “n4”
Nomeie o “Total” para “total”
Nomeie o “media para “media”
Nomeie o “situação para “sit”
Nomeie o “Verificar” para “verif”


Você já sabe todo o necessário para fazer o formulário acima, então sem mais delongas eu vou passar o código e explicá-lo em seguida.

As notas dos bimestres serão calculados para o total, a média é o total dividido por 4, e a situação verifica se a média é maior ou igual que a média da escola, se for maior diz que é aprovado, caso contrário diz que está reprovado.

total.Text = Val(n1.Text) + Val(n2.Text) + Val(n3.Text) + Val(n4.Text)
media.Text = (total.Text) / 4
If media.Text >= media_escola.Text Then
sit.Text = "Aprovado"
Else
sit.Text = "Reprovado"
End If

A primeira linha é quase igual ao primeiro exercício, não vejo necessidade de explicação.
A segunda linha faz a média, ela divide o total de pontos por 4 e faz aparecer no campo “media.text”.
As outras linhas são basicamente isso:
Se a Média for maior ou igual a media da escola então a situação vai ser igual a aprovado, caso contrário vai ser reprovado.
O End If significa o fim do “if” ou seja o fim da condição se.

5º Capítulo – Deixando seu programa mais... Bonito!

Veja as modificações que fiz no último exercício:



Vê como o programa ficou mais bonito? E a única coisa que fiz foi trocar e aumentar a fonte, essas modificações você pode fazer simplesmente clicando no objeto que será alvo das modificações e em seguida procurar o campo “fonte” no menu da direita.

6º Capítulo – Adicionando coisas úteis em seu programa

Depois de deixar seu programa mais bonito, você vai querer deixá-lo mais eficiente e é para isso que serve este capítulo.

Você pode adicionar em seu programa um útil e simples botão para limpar as caixas de texto que já foram escritas, crie um botão comum, dê duplo clique nele, na área de código digite isto:

nome_da_caixa_de_texto = “”

Substituindo apenas o “nome_da_caixa_de_texto” pelo nome da caixa que deverá ser apagada.

Observação

Sim! Fui eu quem escreveu tudo =D

IP LogadoPróxima Mensagem
Metal Jacket
Supreme Maker

Postagens: 1138
Registro: 19/01/2002
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 11 anosSexo Masculino
 Postado em 19/02/2006 3:25:00 PM

Po Frenético, parabéns...

Eu achei um milhão de tutoriais na internet mostrando comos e meche em banco de dados e graficos no VB, mas nenhum me ensinou tanta coisa quanto o seu...

Eu comecei a mecher hoje em VB so por falta do que fazer mesmo, so que nenhum tutorial ensina pra que servem os codigos, se for pra copiar so por copiar é facil, só que você explicou direitinho pra que serve cada coisa que você pos ae... parabés mesmo.

Agora faz um exemplo com Banco de Dados por favor.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Frenético
Game Maker Experiente

Postagens: 690
Registro: 26/06/2005
Local: duque de caxias - RJ - Brasil
Idade: 26 anosSexo Masculino
 Postado em 19/02/2006 3:29:00 PM

banco de dados é um problema, pois no curso apenas ensinaram a fazer banco de dados com Access 97... no access 2000 é bem diferente, mais... eu vou pesquisar e se eu conseguir faço um tutorial

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
WarriorXP
Maker Aprendiz

Postagens: 141
Registro: 19/05/2005
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 31 anosSexo Masculino
 Postado em 20/02/2006 4:33:00 PM

Para qualquer banco de dados que tenha suporte ODBC (quase todos, incluindo Access 97 e 2000), a forma mais facil é com um recordset, da para criar recordsets independentes, mas é muito mais facil usar o controle "data", depois de arrasta-lo para o form e selecionar nas propriedades dele o datasource, datafield, data(etc),
Os outros controles possuem umas propriedades data(*) que podem ser usadas para linka-lo a um objeto data,
Para selecionar outro registro via codigo:
data1.Recordset.MoveNext
data1.Recordset.MovePrevious
data1.Recordset.MoveFirst
data1.Recordset.MoveLast

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
mestreobiwan
Game Maker

Postagens: 324
Registro: 19/11/2005
Local: em algum lugar do mu - PE - Brasil
Idade: 11 anosSexo Masculino
 Postado em 28/02/2006 2:44:00 PM

EU tenho uma apostila de access 2000 aki me manda um MP que eu envio

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
mestreobiwan
Game Maker

Postagens: 324
Registro: 19/11/2005
Local: em algum lugar do mu - PE - Brasil
Idade: 11 anosSexo Masculino
 Postado em 23/03/2006 11:37:00 AM

Fazer calculadora e facil. No Logic Basic e mas facil do que o VB para fazer banco de dados

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
edu_CABJ
Maker Aprendiz

Postagens: 2
Registro: 16/02/2012
Local: porto alegre - RS - Brasil
Idade: 27 anosSexo Masculino
 Postado em 16/02/2012 10:17:00 AM

muito o tuto...continue assimTexto

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
edu_CABJ
Maker Aprendiz

Postagens: 2
Registro: 16/02/2012
Local: porto alegre - RS - Brasil
Idade: 27 anosSexo Masculino
 Postado em 16/02/2012 1:08:00 PM

TextoTexto


IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis