[Artigo] Tutorial de C e C++ - Parte 1
 CasaDosJogos
 CasaDosJogos -=FORUM=-
 Linguagens de Programação
 [Artigo] Tutorial de C e C++ - Parte 1
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 3964 visitas e 3 mensagens
Autor
Tópico: [Artigo] Tutorial de C e C++ - Parte 1
ONE
Supreme Maker

Postagens: 1180
Registro: 09/09/2002
Local: - ?? - Brasil
Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 01/03/2006 10:06:00 AM

Antes eu quero explicar que os outros dois tópicos de C que estavam pendurados aqui em cima, foram retirados por uma razão simples. Ele tinha um tom de brincadeira e ensinava muito pouco em cada parte. Por isso, eu refiz o tutorial, com um texto mais simples, direto, descomplicado e com algumas imagens explicativas. Espero que gostem.

Tutorial de C e C++ - Parte 1

Aê galera, beleza! Espero que sim, porque pra aprender uma linguagem como o C e C++ é preciso ânimo e disposição. Bom pra começar eu preciso dizer que esse artigo é voltado para iniciantes. Nada avançado como a maioria dos artigos que você vê por aí. É revoltante quando você pega um tutorial na internet e quando você abre ele, já aparece escrito "Tipos" sem nem dizer do que se trata.

Introdução

Você, aspirante a programador de jogos, está careca de saber que pra criar um jogo "comercializável" e de grande porte é preciso saber uma linguagem de alto nível. Mas comecemos do começo. C++ é uma linguagem orientada a objeto. Isso quer dizer que nela é possível criar objetos e poder manipulá-los. Mas não se preocupe em saber o que é objeto agora, já que nosso primeiro alvo é o C, antecessor do C++, pois nossas primeiras aulas serão destinadas à lógica da programação. Não adianta tentar aprender C++ sem ter uma base sólida dessa lógica. Fiquem tranquilos. C é uma linguagem relativamente simples e com comandos fáceis de decorar.

Mas como começar?

Você que está lendo essas linhas e certamente pulou a introdução, deve estar ansioso pra começar. Bom, a primeira coisa a sabe é que para programar você deve ter um compilador instalado em seu computador. O que esse compilador faz? Ele converte os códigos que você escreve em um programa executável, no caso, um jogo por exemplo. Ele que traduz todas as linhas do seu código-fonte para a linguagem de máquina. Simples certo. O programa que carrega esse compilador é um editor de texto, onde você escreve, edita, salva, organiza em projetos e tudo mais. Ele é um programa de criar programas. O que usaremos para essa aula é o programa Dev-C++ que você encontra no site www.unidev.com.br pra baixar. Nele o compilador já está instalado, pronto para o uso. Basta que você faça download e instale em seu computador.

Imagem do DevC++


Está instalado, mas e agora?

Quando você abrir o Dev-C++, você pode criar um novo arquivo para cada código fonte que você criar. Hoje iremos criar nosso primeiro código e rodá-lo para ver se funciona.
Mas antes eu devo explicar alguns princípios. Imagine que os códigos que você escrever são divididos em blocos. Por exemplo: uma parte do código roda quando o usuários executar o programa, outra parte roda quando o usuários quer acessar outra coisa do programa, etc. Como o compilador vai saber por onde começar a interpretar seu código? Simples, como os códigos são executados por blocos, cada bloco deve ter um nome. No caso, sempre que alguém for executar seu programa, a primeira coisa que o compilador interpreta é o bloco main. Então esse é (obrigatoriamente) o nome da nossa função principal, "MAIN".
Acompanhado do main tem dois parênteses vazios que não é importante explicar agora.
Finalmente chegamos até o "main()".
Agora outra coisa é delimitar o nosso bloco main com { }. Todo o código que será executado na função main(), ou seja primeiro, estará contido dentro dessas chaves. Exemplo:

main()
{
nosso código
}


E agora? Já podemos programar?

Bom, ainda resta uma coisa a saber antes de começarmos. O ";". O ponto-e-vírgula, delimita cada linha do seu código. Por exemplo:

main()
{
esse código faz alguma coisa;
esse código faz alguma outra coisa;
}


Caso não tenha os ponto-e-vírgula o interpretador não vai saber onde termina seu código, e tenta executar a linha debaixo junto com o de cima causando erro no programa. É importante se lembra de colocá-lo sempre que terminar uma linha de código.

esse código faz alguma coisa (errado- pois está sem ponto-e-vírgula)
esse código faz alguma outra coisa; (certo-pois tem ponto e vírgula)

Mais uma coisa que devemos saber é uma coisa chamada "comentários". Eles servem para deixar pequenos lembretes no seu código para você se lembrar pra que servem. Esse comentários devem ser feitos com //. No caso, o compilador ignora as linhas que se iniciam em // e não as interpreta. Ex:

main()
{
//o código abaixo faz alguma coisa
codigo1;
//o código abaixo faz alguma outra coisa
código2;
}

Beleza, as coisas estão esquentando. Que tal fazer aparecer alguma escrita em nosso programa agora? Vamos fazer o seguinte, vamos fazer aparecer na tela do nosso programa a frase "Meu primeiro programa". Para isso você conhecerá agora o printf(). O que o printf() faz é mostrar alguma coisa na tela. No caso da nossa frase, seria printf("Meu primeiro programa"); entre aspas pois o que a gente escreveu é uma frase que não pode ser mudada pelo programa. Não é uma variável, ou, valor alterável. E não podemos nos esquecer do ponto e vírgula no fim da frase. Outra coisa que deve ser incluída no programa é uma biblioteca do C para que ele reconheça a expressão printf(). O C tem várias bibliotecas que fazem várias coisas. Mas para reconhecer essa função de saída"printf()" basta colocar o seguinte código antes do main(): #include<"stdio.h">

Atenção: As bibliotecas do código abaixo estão entre aspas, mas ao programar, tire-as para que o código compile corretamente. Elas foram postas aqui para que o nome das bibliotecas apareçam corretamente nesse tutorial.

Nosso código final ficará assim:

#include<"stdio.h">
main()
{
//aparecer a frase meu primeiro programa
printf("Meu primeiro programa \n");
}


Muito simples certo. Para finalizar eu quero dizer que o dev-c++ tem umas limitações para esse código em c. Para que eles apareçam corretamente na tela, basta colocar o código system("pause"); no final do seu código. Isso impede que a tela que vai aparecer suma antes de você apertar qualquer botão. Para que essa função funcione você deve incluir a biblioteca stdlib.h. Nosso código final ficará assim:

#include<"stdio.h">
#include<"stdlib.h">
main()
{
//aparecer a frase meu primeiro programa
printf("Meu primeiro programa \n");
system("pause");
}


Imagem do nosso código pronto:


Agora só temos que salvar e compilar o código. Salve ele em alguma pasta do seu computador e clique em "compilar e executar" ou aperte F9. Confira o resultado.

Pra essa primeira aula acho que já é suficiente. Pro próximo artigo veremos como alterar valores e fazer algumas continhas. T+

Artigo escrito por ONE. Fevereiro de 2006

IP LogadoPróxima Mensagem
mestreobiwan
Game Maker

Postagens: 324
Registro: 19/11/2005
Local: em algum lugar do mu - PE - Brasil
Idade: 11 anosSexo Masculino
 Postado em 02/03/2006 2:16:00 PM

Muito bom.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Pegasus Seiya
Game Maker

Postagens: 164
Registro: 19/04/2005
Local: Petrópolis - RJ - BrasilSexo Masculino
 Postado em 02/04/2006 5:06:00 PM

OLá One

Excelente Tutorial, se anima aê e lance logo mais tutoriais com a continuação

está realmente muito bem explicado

falou

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis