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Tópico: Quero ingressar no mundo da programação =P
Seiken
Game Maker

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Registro: 16/10/2005
Local: Petrópolis - RJ - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino  Aniversário em 20/12
 Postado em 27/11/2005 9:15:00 AM

Oi,

Primeiramente "vlw ae" por visitar meu tópico. Mas na verdade eu queria pedir a ajuda de vocês porque eu quero aprender programação, então vou postar umas dúvidas e agradecer antecipadamente (e depois também), como eu sempre faço.

1. Qual a linguagem de programação e o programa que eu preciso para aprender a criar um jogo 3D ou um aplicativo não muito complexo?
2. Além do programa e do conhecimento da linguagem, o que é necessário para criar o apicativo?
3. Existe algum tutorial de Jamagic em português? Qual o melhor caminho pra eu aprender a linguagem desse programa e conseguir a versão full?
4. O que eu devo ter em mente pra não violar nenhuma lei com meu aplicativo/site? Eu posso usar músicas e sprites de outros jogos no meus freewares?
5. Não sei mexer no Photoshop e não sei muita coisa de linguagens de programação/design de site, isso me impede em algum momento de criar um jogo?

Minhas informações:

PC AMD Duron 1300, 256 Memoria RAM, GeForce 4 64MB.
Conexão discada
Conhecimento razoável em HTML.
Noçoes básicas do básico do básico do novato de programação ¬¬
Tou na net sábado, domingo e feriados...

Obrigado aê, valeu mesmo!


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WarriorXP
Maker Aprendiz

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Registro: 19/05/2005
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 31 anosSexo Masculino
 Postado em 27/11/2005 10:17:00 AM

1) A linguagem tanto faz, a mais facil é o basic, hoje o basic evoluiu para visual basic e existem duas versões, o VB6 mais antigo (muito podre e atualmente morto) e o VB.NET que usa o framework .NET da microsoft, depois de saber a linguagem você precisa de um compilador para transformar essa linguagem em codigo de maquina.

2) Um motivo para criar o aplicativo.

3) Passo.

4) Você não pode copiar o codigo fonte, imagens, texto, etc de outra pessoa ou empresa sem a autorização dela, as imagens disponíveis gratuitamente na internet possui algum tipo de licensa, algo do tipo, você pode usar para fins não comerciais, etc.

5) Se seu jogo for para atari, ou qualquer outra plataforma em que os gráficos não forem importantes não, se para o andamento do jogo os gráficos forem importantes é melhor aprender a desenhar ou encontrar alguem que saiba.

ps: Saber programar não significa que você consiguira criar um jogo 3D, graficos 3D via programação dependem de algum driver tipo DirectX, Open GL ou alguem que você criar e não é muito facil mexer com eles, com uma boa habilidade em desenho e modelagem 3D você pode usar alguns "Game Maker" que permitem criar jogos.

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Seiken
Game Maker

Postagens: 315
Registro: 16/10/2005
Local: Petrópolis - RJ - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino  Aniversário em 20/12
 Postado em 27/11/2005 10:29:00 AM

Eu tou quase optando pelo Jamagic, ele tem editor de figuras, modelador 3D, linguagem de programação e acho que até editor de músicas se não me engano. Obrigado pela ajuda aê Warrior XP! e continuem postando xD

Seiken 99 postagens
Warrior XP 100 postagens
Isso as 2:30 da tarde do dia 27 de novembro de 2005



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One link
Game Maker Experiente

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Registro: 01/12/2002
Local: Taubate - SP - Brasil
Idade: 30 anosSexo Masculino
 Postado em 27/11/2005 3:23:00 PM

1-A linguagem base usada por grandes empressas e profissionais que criar jogos tanto amadores quanto vistos no mercado hoje em dia é c++, no entanto a varias linguagens disponiveis, java, action script, lingo , python, entre outras, você pode escolher uma e seguir carreira, sendoq ue as mais pedidas hoje em dias estão sendo a c++ e a java para celulares (J2ME), recomendo para você aprender o GameMaker.
2-Alem do motivo para criar o aplicativo, que é muito obvio, você prescisa ter conhecimentos sobre hardware, softwares, programação e varias outras coisas que ajudam no desenvolvimento do seu aplicativo.
3-Passo também
4-Voce, antes de tudo tem que usar um programa licensiado, exemplo se vc pega o linux e modifica ele e distribui ele (cobra por ele) você está errado e violando a lei, pois o linux está protegido pela gpl, o importante é você verificar as leis, que cada programa tem, e não usar programas piratas, para não ter problemas ao distribuir seus produtos, os graficos de outros jogos, podem ser usados sem problemas para games freewares.
5-Com certeza, alias em quase, tudo um jogo hoje em dia, é basicamente grafico,(tirando so jogos em texto), além de que ter noções de design para montagem de cenarios historias e afins é super importante para o desenvolvimento do jogo.

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Seiken
Game Maker

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Registro: 16/10/2005
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Idade: 25 anosSexo Masculino  Aniversário em 20/12
 Postado em 01/12/2005 4:31:00 PM

Mas peraí, qual a diferença de "Java" pra "Javascript," e que programas essas linguagens usam? É como o FrontPage pro Html??

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WarriorXP
Maker Aprendiz

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Registro: 19/05/2005
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 31 anosSexo Masculino
 Postado em 01/12/2005 7:13:00 PM

Java é uma linguagem orientada a objetos que compila seus programas para serem executados na Java Virtual Machine,
É uma linguagem completa com variáveis de diferentes tipos, várias classes, etc, muito usada na hora de fazer executaveis.
O Javascript é uma versão simplificada, quem executa ela não compila, apenas interpreta, não existem tipos de variaveis, todas são variant que podem assumir vários tipos, muito usada em browsers para deixar o html dinâmico.

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Seiken
Game Maker

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Idade: 25 anosSexo Masculino  Aniversário em 20/12
 Postado em 02/12/2005 8:21:00 PM

Aaaah, Java>Javascript... Interessante, vou procurar me informar sobre esses programas.

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King Maker
Game Maker Experiente

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Registro: 03/03/2002
Local: Recife - PE - BrasilSexo Masculino
 Postado em 16/12/2005 8:15:00 PM

tenta começar pelo javascript para voce ter uma idéia do fluxo de um programa, ele roda em um arquivo do tipo .htm (por exemplo) e vc pode testar abrindo pelo se browser (exemplo, intrente explorer), ja o java, tem q baixar o Java runtime (se c n tiver) alem do J2SE/J2EE para poder interpretar seus programas

e acho melhor começar pelo delphi, pelo menos para sentir o "gostinho" da aplicação

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Seiken
Game Maker

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 Postado em 18/12/2005 10:52:00 AM

Eu tenho o Lazarus (que é tipo um Delphi gratuito), não sei mexer nele ainda, ainda estou muito indeciso entre Delphi e Java. Eu prefiro o Delphi, mas aí eu não ia querer Lazarus, porque o Delphi é compativel com DelphiX pra games, mas aí só se fosse pirata... Pode dar um problemão.

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Pegasus Seiya
Game Maker

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Registro: 19/04/2005
Local: Petrópolis - RJ - BrasilSexo Masculino
 Postado em 24/12/2005 3:57:00 PM

Mensagem original postada por Seiken Eu tenho o Lazarus (que é tipo um Delphi gratuito), não sei mexer nele ainda, ainda estou muito indeciso entre Delphi e Java. Eu prefiro o Delphi, mas aí eu não ia querer Lazarus, porque o Delphi é compativel com DelphiX pra games, mas aí só se fosse pirata... Pode dar um problemão.


e ae

eu to tentando portar o DelphiX para Lazarus

=)

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Seiken
Game Maker

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 Postado em 24/12/2005 5:55:00 PM

É isso aí... Agora eu vou ver se arrumo o Blitz Basic no eMule e quando eu tiver grana e adepto ao software eu até arrumo uma forma de comprar ele E, por favor eu gostaria de sabe qual a melhor versão do Visual Basic e o que siguinifica esse troço de .NET...

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WarriorXP
Maker Aprendiz

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Registro: 19/05/2005
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 Postado em 24/12/2005 6:16:00 PM

A melhor versão do VB geralmente é a mais nova (é assim desde o VB 1 e deve continuar por mais umas 10 gerações).
O .Net é a maquina virtual da Microsoft, como se fosse um Java,
Tem um desempenho um pouco melhor que o Java por estar muito baseado no windows (é "mais nativo"),
para jogos oferece o GDI+ e DirectX 9.0c,
perde para o Java em portabilidade, o Java pode rodar no Mac, Linux, windows ou o que tiver um Java VM, o .Net tambem, mas por ser muito baseado no windows fica lento no Linux e ainda ninguem se aventurou em fazer o framework para Mac.

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danlake
Maker Aprendiz

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Idade: 47 anosSexo Masculino  Aniversário em 31/12
 Postado em 29/12/2005 5:56:00 PM

#include "iostream"

int main()
{
cout << "www.cppreference.com \n Programar não é tão fácil quanto dizem por aí." << endl;
return 0;
}

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WarriorXP
Maker Aprendiz

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Registro: 19/05/2005
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 31 anosSexo Masculino
 Postado em 29/12/2005 6:20:00 PM


.386
.model flat,stdcall
option casemap:none
include \masm32\include\windows.inc
include \masm32\include\user32.inc
include \masm32\include\kernel32.inc
includelib \masm32\lib\user32.lib
includelib \masm32\lib\kernel32.lib
.code
start:
push 0
call @F
db 50h, 72h, 6Fh, 67h, 72h
db 61h, 6Dh, 61h, 72h, 3Fh, 0
@@:
call @F
db 53h, 61h, 62h, 65h, 20h
db 71h, 75h, 65h, 20h, 65h
db 75h, 20h, 61h, 63h, 68h
db 6Fh, 20h, 6Dh, 6Fh, 6Ch
db 65h, 7Ah, 61h, 3Fh, 0h
@@:
push 0
call MessageBox
push 0
call ExitProcess
end start


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Seiken
Game Maker

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Registro: 16/10/2005
Local: Petrópolis - RJ - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino  Aniversário em 20/12
 Postado em 02/01/2006 4:49:00 PM

Pootz, eu peguei o Blitz Basic Full no eMule e atualizei pra 1.90, o programa é muito bom e fácil de mexer, o runtime deve ter menos de 500kb... Agora vou aprender o "básico do Basic" no tutorial do B3D... =)

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