Aprendendo um pouco de C com o tio ONE - Parte 2
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 Aprendendo um pouco de C com o tio ONE - Parte 2
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Tópico: Aprendendo um pouco de C com o tio ONE - Parte 2
ONE
Supreme Maker

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Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 04/10/2004 9:31:00 PM

Aprendendo um pouco de C com o tio ONE - Parte 2 - As vezes vareia!

Hoje vamos ver um pouco de variáveis!
Afinal o que são elas? Pra que servem? Qual é o sentido da vida?
Apesar da última questão não ter uma resposta certa, as duas primeiras certamente são fáceis de encontrar uma resposta cabível,
até porque mesmo quando o homem sovaco não aparece quando a gente precisa o tio ONE está aqui para te salvar (essa frase não é de propriedade do Chapolim Colorado)!

Bom, o que acontece quando você quer armazenar algum dado,
número, informação, ou qualquer coisa que seja, dentro do seu programa?
É óbvio que você precisa de um espaço na memória do seu pc pra guardar o que você quer... mas como? A chave são as variáveis.

Variáveis: Ser ou não ser!

Imagine a seguinte situação... você vai organizar um monte de tranqueiras lá na sua casa. Entre essas tranqueiras estão lápis, canetas, borrachas e réguas. Já que você possui 4 materiais diferentes é preferível que pra organizá-los você os guarde em locais diferentes.
Aí você arruma 4 caixas, e em cada uma delas escreve lápis, canetas, borrachas e réguas respectivamente. E em cada uma delas você guarda seus materiais. Nada mais simples certo?
O mesmo acontece com as variáveis. Quando você cria uma variável,além de reservar um espaço na memória para guardar informação, você define o tipo dela (por exemplo, a caixa de lápis) e o nome dela (por exemplo, a caixa de lápis você coloca um adesivo nela escrito lápis) na qual você guarda somente informações daquele tipo (por exemplo, numa caixa de lápis você só guarda lápis).
Pra começar a gente verá somente variáveis dos tipos int (inteiro, só guarda números inteiros), float (real, guarda números reias), char (character, guarda caracteres) e outro tipo de char (string, guarda mais de um caracter, pra formar frases e palavras).

Antes que você saia deste tópico assustado, eu digo: tenha calma. Agora que praticaremos você verá pra que essas belezinhas servem e como são simples.

Obs: para que não haja erro nas linhas de definição de bibliotecas
como a stdio.h eu as colocarei entre aspas em todos os outros
exemplos. Não se esqueça de retirar as aspas quando for escrever seu código no computador. Ex: #include<"stdio.h">

Bom, agora que você sabe como funciona o programa anterior, vamos para outro tão simples quanto.

#include<"stdio.h">
#include<"stdlib.h">
main()
{
printf("Isso é um teste\n");
system("pause");
}

É igual ao programa anterior. Depois que você salvar, compilar e
executar vai aparecer uma janela escrito:

Isso é um teste
Pressione qualquer tecla para continuar...

Mas e se você quisesse um programa no qual pede ao usuário para
informar uma frase e ela aparecer tipo assim.

"Informe uma frase:"

Logo depois aparece assim:

"A frase informada foi: Isso é um exemplo"

E simples fazer isso.
O código seria!

"#include"
"#include"
main()
{
char frase[20];
printf("Informe uma frase:\n");
scanf("%s",&frase);
printf("\n");
printf("A frase informada foi:",frase);
printf("\n");
system("pause");
}

Agora a gente viu algumas coisas diferentes né? Bom, vamos linha a linha!

Linha 1 - Biblioteca stdio.h
Linha 2 - Biblioteca stdlib.h
Linha 3 - Nome da função principal
Linha 4 - Chave indicando início do código
Linha 5 - Criação (ou declaração) de uma variável
Linha 6 - Mostra no programa a frase "Informe seu nome:"
Linha 7 - Espera o usuário digitar a uma frase, e assim que ele aperta
enter a frase é armazenada na variável Frase
Linha 8 - Pula uma linha.
Linha 9 - Mostra no programa a frase "A frase informada foi:" e mostra a frase que o usuário digitou
Linha 10 - Pula uma linha
Linha 11 - Para o programa
Linha 12 - Chave indicando o fim do código

Você agora notou algumas coisas diferentes no código, certo?
A criação da variável, é simples do jeito que você viu! Primeiro o tipo de dado que vai entrar nela e seu nome!

Para variáveis do tipo int, ou seja variáveis para se colocar números
inteiros é:

int nome_da_variavel;

Para variáveis do tipo float, ou seja variáveis para se colocar números
reais é:

float nome_da_variavel;

Para variáveis do tipo char, ou seja variáveis para se colocar um único
caractere:

char nome_da_variavel;

Para variáveis do tipo string, ou seja variáveis para se colocar mais de um caractere:

char nome_da_variavel[20];

Esse [20] da variavel acima quer dizer que você reservou 20 espaços de memória para colocar mais de um caractere. Poderiam ser mais de 20 é claro. Ideal para se armazenar frases... Então você já sabe que quando se coloca nome_da_variavel[numero qualquer] quer dizer que essa variável é uma string.

No próximo artigo vamos brincar um pouco com essas belezinhas, descobrir como mostrar o conteudo das variaveis e nos aprofundar mais no mundo delas! Até lá!


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Bob_Esponja
Game Maker Experiente

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Idade: 25 anosSexo Masculino
 Postado em 07/10/2004 8:44:00 PM

valeu ONE, eu ja tenho uma noção de programação ( eu programo um pouco em assembler) e ja sei esses bagulho, variáveis, funções...
me avisa qdo vc postar algo sobre gráficos, vlw?

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Metal Jacket
Supreme Maker

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Registro: 19/01/2002
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 11 anosSexo Masculino
 Postado em 10/10/2004 1:20:00 PM

Tipo, tem umas coisas que eu não entendi muito bem, você pode explicar linha por linha aquelas 12 la??

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ONE
Supreme Maker

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Registro: 09/09/2002
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Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 20/10/2004 9:18:00 PM

Aê Metal... desculpa a demora pra responder. Vou criar um artigo pra postar nesse mesmo tópico sobre seu pedido, ok? É porque tô sem internet, e to mexendo só pela faculdade! Aguarde novidades!

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bytamer
Maker Aprendiz

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Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 21/10/2004 8:34:00 AM

one.. pelas suas dificuldades vo tentar ajudar.. num fica bravo naum... ok?
aew metal.. apesar de ser iniciante em c.. vamos la

"#include " //ou
"#include " //ambos incluem as bibliotecas de entrada/saida... foi o q eu intendi... depende do compilador q vc usa
main()
{ //manja de algoritmos? isso seria o inicio do bloco do programa principal... como naum tem begin e end para representar... se usa abrir e fechar aspas para delimitar o bloco principal... a mesma coisa vale pra cada if q se eh aberto,,, ou while.. essas coisas....

char frase[20]; //declaração de variaveis... diferente de alguns conceitos... o tipo de variavel vem primeiro... mas no caso de textos... eles saum sempre declarados como char

printf("Informe uma frase:\n"); //printf() ==> usada pra escrever na tela... o texto eh entre chaves... no caso do "\n".. eh uma expresão regular de quebra de linha.. naum se esqueça dos ponto e virgula no final.. ele é o q indica o final do comando
scanf("%s",&frase);// scanf ==> leitura do q foi digitado.. começa assim msm scanf("%ALGO", &variavel); ond % = entrada ou saida de dados. onde ALGO pode ser: s para textos de mais de um caracter, c para texto de um caracter, d para inteiros, f para reais..... o &(eComercial é obrigatório... mas use assim msm.. ele a variavel q c quer atribuir.. sem espaços) isso é meio dificil de escrever.. scanf é complicado.. muitos detalhes... va perguntando o q num entendeu
printf("\n");
printf("A frase informada foi: %s",frase); //para se concatenar é utilizado a virgula... mas aki p C é meio chato.. vc precisa informar oo tipo de saida por isso o %s
printf("\n");
system("PAUSE"); // espera alguma tecla ser pressionada pra terminar o programa... mas no caso.. achu q o c eh case sensitive... entaum se vc ver um codigo q tem maiusculas e minusculas... acompanhe mesmo q ache burrice.
}

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ONE
Supreme Maker

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Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 28/10/2004 7:22:00 PM

Num fico bravo nada. Esse fim de ano ta corrido demais! Aê... quem puder ajudar melhor ainda! Vlw bytamer

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Xpyman
Game Maker

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Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 05/12/2004 8:52:00 PM

Se precisarem de suporte aprendendo alguma linguagem, eu recomendo o site www.unidev.com.br , os fórums de lá são bem ativos e é uma comunidade voltada à criação de jogos.

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Black Fang
Game Maker Experiente

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Idade: 31 anosSexo Masculino
 Postado em 05/12/2004 9:25:00 PM

krak, entrei nesse site e me senti um merda por usar makers

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One link
Game Maker Experiente

Postagens: 448
Registro: 01/12/2002
Local: Taubate - SP - Brasil
Idade: 30 anosSexo Masculino
 Postado em 01/09/2005 2:18:00 AM

nem me fale black, é foda mesmo
bem caro tio One, reavaliando e avalaiando e enchendo o saco, eu fui fazendo uns testes, aqui no dev-c++ e gostaria de avisar algumas pessoas, sobre algumas coisas.

eu uso o dev 4.9.1 alguma coisa

primeiro, não prescisa declarar, a #include
pelo menos aqui não prescisou, depois, a frase informada foi, frase, não funcionou aqui, eu modifiquei para que funcionace, veja o codigo abaixo

#include

main()
{
char frase[20];
printf("Informe uma frase:\n");
scanf("%s",&frase);
printf("\n");
printf("A frase informada foi:");
printf(frase);
printf("\n");
system("pause");
}
endmain;

e eu acho que é só isso, mesmo.

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