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Tópico com 4685 visitas e 51 mensagens
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Tópico: Repondo os tutoriais da CDJ
Captain_J_Sheridan
Lord of Games

Postagens: 8995
Registro: 30/10/2001
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 01/09/2005 1:03:00 PM

Tutoriais agora podem ser enviados para



Coloquem o assunto: "Tutoriais", ou eles não serão aceitos

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Stryder rpg purinho
Maker Aprendiz

Postagens: 42
Registro: 07/02/2005
Local: Macaé - RJ - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino
 Postado em 03/09/2005 7:03:00 AM

Ae vc não tem um tuto sobre Rpg Maker Xp "Um dia eu vou aprender a mecher"?
hehehehehehe!
me procure o mais rpgo possivel!

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LoSeR
Game Maker Experiente

Postagens: 912
Registro: 03/02/2005
Local: Sao Paulo - SP - Brasil
Idade: 27 anosSexo Masculino
 Postado em 21/12/2005 6:34:00 PM

nao quero se chato, mais a cada dia que passa tao fazendo mais e mais topicos pedindo/dando tutos, ignorando completamente esse aqui... eu sinceramente nao vejo soluçao, pois esses caras obviamente tambem nao lêem as regras do forum... aproposito ja colokaram a pagina com os tutos no ar?

mais uma coisa, eu to percebendo que tao criando tutos meio inuteis, que nada mais sao doque variaçoes de comandos basicos... como um cara que fez um tutorial ae embaixo falando "faiz um show choices, se sim muda do char do heroi, se nao nom faiz nada" e isso foi tudo... deveria existi um filtro de tutoriais e esses topicos de tutoriais avulsos bloqueados.... é o que eu acho. Com isso, nesse topico teria um link direto para página de tutoriais. essa é a minha ideia, espero q façam bom uso dela

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mestreobiwan
Game Maker

Postagens: 324
Registro: 19/11/2005
Local: em algum lugar do mu - PE - Brasil
Idade: 11 anosSexo Masculino
 Postado em 22/12/2005 4:50:00 PM

action rpg:

================
O QUE E ACTION RPG?
================
E tipo aqueles estilo zelda que voce nao precisa ir para aquelas imagens chatas de: atacar defender e tals.

==================
TUTORIAL COMO FAZER
==================
Abra o database e em commons events crie um evento com o nome Mover deixe como paralell process. Va em change variable e crie uma variave com o nome mover e deixe como setar 0 agora de um wait de 0.1sg e de mas um change variable mover so que em setar 1 e de mas um wait de 0.1 sg. Pronto.
devera ficar:
<>Change variable[***mover]set,0
<>wait 0.1
<>Change variable[***mover]set,1
<>wait 0.1
========================
ANIMAÇÃO DO HEROI ATACANDO
========================
No commons events crie outro evento com o nome de ataque e deixe como paralel process. coloque um enter password e armazene na variavel ataque e deixe no campo de baixo so selecionado a opção "decisao(5)". Agora um wait de 0.2sg e bote um move event do heroi sacando uma espada e de OK. depois mas um move event com a imagen normal do heroi e de OK. só isso devera ficar assim:
<>enter password(decisao (5) ).
<>wait 0.2
<>move event(imagem do heroi atacando)
<>move event(imagem do heroi normal)

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AP2CDU
Lord of Games

Postagens: 6091
Registro: 20/04/2002
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 17 anosSexo Masculino  Aniversário em 8/12
 Postado em 22/12/2005 7:58:00 PM

isso aí é um evento q faz uma variavel q nao faz nada mudar de valor periodicamente e o herói fazer uma animaçãozinha quando aperta o botão... e o action rpg?

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mestreobiwan
Game Maker

Postagens: 324
Registro: 19/11/2005
Local: em algum lugar do mu - PE - Brasil
Idade: 11 anosSexo Masculino
 Postado em 23/12/2005 8:03:00 AM

Mensagem original postada por AP2CDU isso aí é um evento q faz uma variavel q nao faz nada mudar de valor periodicamente e o herói fazer uma animaçãozinha quando aperta o botão... e o action rpg?

mal aew e que eu tinha saido

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LoSeR
Game Maker Experiente

Postagens: 912
Registro: 03/02/2005
Local: Sao Paulo - SP - Brasil
Idade: 27 anosSexo Masculino
 Postado em 23/12/2005 8:12:00 AM

era disso q eu tava falando -.-'

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mestreobiwan
Game Maker

Postagens: 324
Registro: 19/11/2005
Local: em algum lugar do mu - PE - Brasil
Idade: 11 anosSexo Masculino
 Postado em 24/12/2005 8:20:00 AM

olha o action rpg aki:

==========
ACTION RPG
==========
Crie em qualquer lugar do mapa um monstro deixe para ele seguir o heroi bote "on touch(event,hero)" frequencia 6. bote um "flash event" no heroi e ajuste 31/0/0/31 va em "change hp" clique em "decrease hp" e ajuste o tanto de hp que o heroi vai perder e clique em "impossible death", e aperta em ok.

(Pagina do heroi.) coloque em contidions de event a variable mover e em above bota 1.
coloque como push key. depois flash event 31/0/0/31(no heroi) change variable inimigohp1 +1 fork conditions em variable inimigohp1 e em same coloque o numero que quiser e no campo de baixo coloque "above" agora um efeito do mostro morrendo e depois um crie um "switch" inimigomorto. e crie outra pagina com o grafico do evento sem nada.

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AP2CDU
Lord of Games

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Registro: 20/04/2002
Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 17 anosSexo Masculino  Aniversário em 8/12
 Postado em 21/01/2006 8:12:00 AM

por enquanto, isso fica aqui

Mensagem original postada por Pegasus Seiya
TUTORIAL RMXP ONLINE By _-Pegasus Seiya-_


Para criar um jogo online usando o RMXP faça o seguinte:

Acesse o site www.rpg2.net cique no link "Files" e faça download dos seguintes arquivos:

RPGXP Netplay: É um jogo exemplo que contém os scripts necessários.

RPGXP Server: É o servidor do jogo, para rodar você terá que instalar o ruby interpreter primeiro (www.ruby-lang.org)

RGSS DLL: É a RGSS100J.dll modificada. Depois de salvar seu game você deverá ir na pasta do projeto e substituir a RGSS100J.dll por esta versão modificada para o jogo funcionar

Como inserir os scrips:

Abra o jogo RPGXP Netplay de exmplo e vá ao script editor, depois copie todos os scripts que possuem o sinal asterisco(*) na frente do nome e cole-os no seu jogo na mesma ordem em que ele estava no exemplo. Copie também o script de nome "Main" e cole no lugar do que está no seu jogo.

Como configurar o IP do servidor:

Abra o arquivo Config.ini que vem junto com o arquivo RPGXPServer.rb e coloque o IP da máquina onde o servidor será rodado. Caso queira rodar o servidor sem estar conectado à internet use o IP 127.0.0.1

Host = "127.0.0.1"

Port = "50000"

Coloque também o número da porta onde o cliente se conectará.


Como configurar o IP do cliente:

Abra o projeto do seu jogo online, acesse o editor de script e clique no script "Main". Agora encontre a linha onde está o IP e a porta e os substitua pelo IP e a porta que você colocou no arquivo Config.ini do servidor.

$network = Network.new("127.0.0.1", 50000)

Agora você poderá rodar seu jogo.

*Obs: Este script pertence a Golden Aura (www.rpg2.net) e parece estar em fase de criação, não é aconselhado para se usar como MMORPG, mas da pra conectar uns 3 ou 4 Jogadores.
este script ainda tem alguns erros, se alguém conseguir melhorar posta aqui.

*Obs2: O teclado virtual (by Cyber Sam) não está configurado em Português, mas você pode substituir ou adicionar teclas usando o código numérico das teclas.

=)

Acho que é só isso.



não achei as coisas no link q aparece ali mas se alguém quiser, elas devem existir em algum outro lugar

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Flaepru
Game Maker

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Registro: 21/08/2005
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Idade: 86 anosSexo Masculino
 Postado em 28/01/2006 5:26:00 PM

O tutorial do RPG Maker XP online é ótimo, já ajudou muita gente a criar jogos... Ou ao menos tentar!

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mestreobiwan
Game Maker

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Registro: 19/11/2005
Local: em algum lugar do mu - PE - Brasil
Idade: 11 anosSexo Masculino
 Postado em 02/02/2006 3:04:00 PM

Não presta criar rpg online no RMXP fica uma [***]Palavra proibida pelo moderado do grupo de discussão



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-=Kenny=-
Lord of Games

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 Postado em 03/02/2006 12:07:00 PM

http://redmaker2k3.v10.com.br/tutoriais.htm
Tudo a sua disposição, Sheridan.

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Gohan-Chan
Maker Aprendiz

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 Postado em 11/02/2006 5:57:00 PM

Oie, esse é o meu primeiro tuto, e pra entender ele tem q saber pelo menos mexer com variáveis e switches, tá?
Action rpg(o sistema que eu inventei...):

===========================================
1. Ataque dos oponentes:
No mapa, crie um evento que será o seu oponente, e ponha para ele se movimentar indo atrás do heroi, ponha tambem para o evento se iniciar quando ele tocar o heroi e, quando isso acontece, para retirar HP do heroi.
============================================
2. As variáveis:
Vá até o common events, no database, e crie um evento chamado "Variáveis", em parallel process, e crie duas variáveis, uma para a posiçao x do seu oponente, e outra para a posição y do seu oponente.
Agora, volte ao mapa, e crie um evento chamado "Ataque", que será o seu golpe, faça com que ele seja ativado pelo switch "Ataque" e que ele avance quantos passos quanto você quiser na mesma direção que o herói estiver olhando, usando as "fork conditions(if)".
Volte ao common events e crie mais cinco variaveis no evento "Variáveis", uma para a posição x do seu golpe, outra para a posição y do seu golpe, outras duas para as suas posições x e y, respectivamente, e a última, para ser o HP do seu oponente, vamos chamá-la de "HP do oponente", ponha o quanto você quiser nessa variável.
============================================
3. O seu golpe:
Agora, ainda no evento "Variáveis", configure uma nova variável chamada "golpe", e vá na opção password, para ela ser ativada ao toque do botão "decisão(5)".
Crie um novo evento no common events, em parallel process também, chamado golpe. Agora, crie uma "fork condition(if)", e configure-a para que se inicie quando o número da variável "golpe" for 5, assim, vá na opção "Set event place"(posicionar evento) e ponha o evento "Ataque" na posição das variáveis de suas respectivas posições x e y e que ative o switch "Ataque".
Agora, no evento "Variáveis", crie duas "fork conditions(if)", uma dentro da outra, uma para as variaveis do seu golpe e do seu oponente nas suas posições x, e a outra, para as variaveis do seu golpe e do seu oponente nas suas posições y, e dentro da segunda "fork condition(if)", diminua o quanto você quiser da variável "HP do oponente".
===============================================
Obs1: Todas as "fork conditions(if)" no meu tutorial nao usam o ADD ELSE CASE, tá?
Obs2: Todos os nomes de eventos variáveis e switches são apenas exemplos!
Obs3: Esse tutorial mostra o sistema em sua forma mais crua, por isso eu digo para o incrementarem o quanto quiserem em seus jogos! ^^

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-=Kenny=-
Lord of Games

Postagens: 2582
Registro: 18/11/2003
Local: Niterói - RJ - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino
 Postado em 12/02/2006 6:54:00 AM

Action rpg(o sistema que eu inventei...):


Erm, tem certeza?

PS - Explique melhor seu tuto... eu não entendi nada... tenta organizar melhor

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Gohan-Chan
Maker Aprendiz

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Registro: 31/01/2006
Local: Monte Qomolangma - RS - Brasil
Idade: 11 anosSexo Masculino
 Postado em 12/02/2006 10:32:00 AM

Foi mal...... este é o meu primeiro tuto, tu acha q ele ficaria melhor se eu msotrasse como deve parecer quando tu programa?

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