Repondo os tutoriais da CDJ
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Tópico: Repondo os tutoriais da CDJ
Captain_J_Sheridan
Lord of Games

Postagens: 8995
Registro: 30/10/2001
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 29/05/2005 9:56:00 AM

Bom pessoal, a seção de tutoriais foi removida do site até termos conteúdo suficiente para recolocá-la no ar, basicamente, temos que ter o mesmo número, e preferencialmente, a mesma função, de tutoriais que tínhamos na página antiga, para então podermos fazer novos tutoriais.

Aceitaremos tutoriais em formato aberto do RPG Maker (indique qual versão foi usada) em qualquer de suas versões, ou HTML, os tutoriais não precisam ser iguais, só ter as mesmas funções, e nem precisam ter as mesmas funções, mas eu darei preferência aos tutoriais que as tenham. E sim, seus nomes, ou nicks, serão colocados lá como autores.

Essa era a lista antiga da CDJ:

  • Switches - Tutorial sobre o conceito indispensável em todos os jogos de RPG Maker, o Switch, se você não sabe nada dele, nada funciona.


  • Início - Saiba como criar uma apresentação para seu jogo.


  • Eventos - Saiba como criar eventos no RPG Maker de maneira fácil e objetiva.


  • Dia e Noite - Você quer fazer um efeito de passagem de tempo? Então com esse tutorial você aprenderá a fazer o efeito dia e noite.


  • Tutorial geral - Um tutorial básico onde você aprenderá a fazer casas, colocar inimigos no mapa e muito mais


  • Gamedisk - Saiba como disponibilizar o seu jogo para uso após feito, faça um gamedisk dele e coloque na web.


  • FAQ2001 - Um FAQ que tem mais de 30 perguntas respondidas e com dicas.


  • Planejar & Documentar - Antes de começar o seu jogo planeje e documente ele através deste tutorial.


  • Manual - Esse é uma grande manual que contêm diversos parâmetros na produção do jogo, explica o database todo, ensina como criar cidades, variables, fork conditions e mais.


  • Splash Screen - Aprenda a tirar os logos da ASCII da abertura do jogo.


  • Facesets - Veja nesse tutorial como fazer seus próprios facesets.


  • Portas - Um tutorial explicando como fazer com que portas se abram.


  • Bons mapas - Aprenda a fazer bons mapas com este excelente tutorial.


  • Tutoriais agora podem ser enviados para



    Coloquem o assunto: "Tutoriais", ou eles não serão aceitos

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    WarriorXP
    Maker Aprendiz

    Postagens: 141
    Registro: 19/05/2005
    Local: São Paulo - SP - Brasil
    Idade: 31 anosSexo Masculino
     Postado em 29/05/2005 2:13:00 PM

    Um tut sobre o RGSS seria util?

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    arcanjo
    Game Maker Experiente

    Postagens: 856
    Registro: 28/02/2004
    Local: Academia Legionária - - Brasil
    Idade: 28 anosSexo Masculino
     Postado em 29/05/2005 3:49:00 PM

    Pode mandar tutos sem ser sobre aulas, tipo fazendo menus alternativos, engines de batalhas? Naum necessariamente nesse nivel mas sem ser de aulas explicando como funciona certa coiso?

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    -=Kenny=-
    Lord of Games

    Postagens: 2582
    Registro: 18/11/2003
    Local: Niterói - RJ - Brasil
    Idade: 25 anosSexo Masculino
     Postado em 30/05/2005 7:23:00 PM

    Como fazemos pra mandar?

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    Captain_J_Sheridan
    Lord of Games

    Postagens: 8995
    Registro: 30/10/2001
    Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Idade: 33 anosSexo Masculino
     Postado em 30/05/2005 8:13:00 PM

    Podem enviar pra rafaelmonteirocdj@gmail.com que eu armazeno no meu PC até os tutoriais serem recolocados, ponham no conteúdo do e-mail as informações sobre o tutorial

    Ou postem aqui que eu pego também

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    "Dart"
    Game Maker

    Postagens: 243
    Registro: 07/03/2005
    Local: - - Brasil
    Idade: 28 anosSexo não informado
     Postado em 22/06/2005 7:27:00 PM

    Eu acho que deveria ter mais especificações de como se fazer os tutos para q eles sejam mas parecidos (e mas fases de se entender).

    Eu acho também que devíamos ter um selo de tuto oficial para mostrar que ele esta dentro das exigências.

    Essa é a minha opinião por favor dêem a sua !

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    LoSeR
    Game Maker Experiente

    Postagens: 912
    Registro: 03/02/2005
    Local: Sao Paulo - SP - Brasil
    Idade: 27 anosSexo Masculino
     Postado em 26/07/2005 12:28:00 PM

    eu mando o tuto pro email do sheridan? posso?

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    Captain_J_Sheridan
    Lord of Games

    Postagens: 8995
    Registro: 30/10/2001
    Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Idade: 33 anosSexo Masculino
     Postado em 28/07/2005 1:33:00 AM

    Sim, pode

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    "Dart"
    Game Maker

    Postagens: 243
    Registro: 07/03/2005
    Local: - - Brasil
    Idade: 28 anosSexo não informado
     Postado em 28/07/2005 10:48:00 PM

    tipoi naum é bem um tudo +.......
    eu posso fazer ....como colocar Battlecharset maiores q 48x48 no 2003 serve?
    e posso ajudar no de Switch .........^^(sei q o do AP2CDU ja ta pronto + eu possos fazer + um exemplo q tal?)

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    Sereburo Sunju
    Lord of Games

    Postagens: 6116
    Registro: 18/03/2001
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    Idade: 31 anosSexo Masculino
     Postado em 28/07/2005 11:52:00 PM

    Acho que isso jah vale como um tutorial dart... manda pro sheridan, ou se kiser, pra mim: sereburo@gmail.com

    E... eu acho que, como faltam muitos tutoriais pra colocar na CDJ, devemos estipular prioridades... Estão faltando tutoriais de mais pra gente se dar ao luxo de fazer tutoriais sobre um mesmo assunto

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    Guampa Torta
    Maker Aprendiz

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    Registro: 29/01/2005
    Local: - - BrasilSexo Masculino
     Postado em 31/07/2005 9:43:00 AM

    Já mandei um sobre carrinho de mina. (não é lá grande coisa)

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    -=Kenny=-
    Lord of Games

    Postagens: 2582
    Registro: 18/11/2003
    Local: Niterói - RJ - Brasil
    Idade: 25 anosSexo Masculino
     Postado em 07/08/2005 3:38:00 PM

    Eu fiz o tuto dizendo que variaveis sao caixinhas que guardam os numeros. Nao entendi se você foi ironico ou não, mas é minha definiçãi =D

    Lá vai meu tuto: (modestia a parte, bem completo)

    [b]Entendendo Váriaveis e Suas Opções
    Entendendo Váriaveis e Suas Opções
    ==================================

    ==========
    Introdução
    ==========

    No meu 32º tuto, espero salvar a vida de muita gente o_O Eu ensinarei a vocês definições de uma VÁRIAVEL. Sim, se você sempre empaca nessa valorosa opção, aqui ensinarei-vos.

    =================================
    Lição 1 - Entendendo uma Variavel
    =================================

    Muito bem, antes de explicar as inúmeras funcões de uma varíavel, eu farei-os entender mais ou menos o que e quando usamos uma váriavel:
    Vamos simbolizar a variavel como uma caixa, onde são guardadas informações diversas. cada variavel criada, é uma caixa que guarda as informações definidas. Usando o comando Mudar Variavel, você pode editar as informações dentro dessa caixa, como subtrair/adicionar/dividir/multiplicar um valor, transportar esse valor para uma nova variavel (entenda passar um valor de uma caixa para outra) ou pode ser usadas também para criar uma nova informação. Continua boiando? Muito bem, vamos entender alguns comandos de uma variavel agora...

    ========================================
    Lição 2 - Criando uma Variavel + Exemplo
    ========================================

    Tá legal. Vamos entender como criar uma variavel agora. Dê um Mudar Variavel ou Change variable (1ª aba nos Comandos de Eventos/Event Command).
    O que temos? Uma opção escrita "Criar Váriavel" e uma caixa para cria-la embaixo, onde está à sua esquerda, "Uma". Não lidaremos com as duas de baixo nesse tutorial. Depois de escolher um nome bem bonito pra sua mais nova variavel, vamos fazê-la ter uma função. Vamos atribuir à essa variavel, o número 1 (UM).
    "Erm... Kenny... pra que diabos vamos usar o numero 2 numa variavel??????"
    Não se desespere amigo. Isso será apenas um testezinho. Renomeie sua variavel para "Falas do NPC". Sabe o que é NPC? NPC é um evento com grafico (o_O) que pode falar algo tão inútil como te dar uma informação importante. O que cada um fará você q decide =P.
    Voltando, depois de renomear, em OPERAÇÃO, marque + (MAIS). Em OPERANDO, marque SETAR e escreva 1. Pode dar OK.

    ENTENDENDO: Você atribuiu o numero 1 (UM) para a variavel "Falas do NPC". O que faremos agora? Sim, nós iremos ao evento de um NPC qualquer.

    Na primeira página, crie uma mera fala do NPC. Se quiser seguir minha sugestão, faça a primeira fala assim: "Olá! Que belo dia não?". Sim, isso é uma frase totalmente simples e clichezada. Mas depois da mensagem, insira esse nosso código descrito acima: "MudarVariavel>Falas do NPC>+>1
    Pronto. Crie uma nova página, e em condições de evento, marque Váriavel. Coloque "Falas do NPC" IGUAL a 1. Beleza. Agora coloque uma outra mensagem: "O que vc quer?". E depois que encerrar o dialogo, repita o codigo "MudarVariavel>Falas do NPC>+>1". Crie novamente uma nova pagina, mas agora a condição vai ser 2 (DOIS), com outra mensagem. Isso até quantas mensagens você quiser! Faça seu jogo, um jogo interativo!

    ==================================
    Lição 3 - Comandos de Uma Variavel
    ==================================

    Muito bem, já te dei um exemplo simples de conta com uma variavel... vamos fazer vc entender logo! Ò_ó

    Começando por OPERAÇÃO:

    SETAR -> Faz com que a variavel escolhida obtenha o valor de uma das opções de OPERANDO.
    + (Mais) -> Adiciona algum valor de OPERANDO à essa variavel.
    - (Menos) -> Subtrai algum valor de OPERANDO à essa variavel.
    * (Asterisco) -> Multiplica algum valor de OPERANDO à essa variavel.
    / (Barra) -> Subtrai algum valor de OPERANDO à essa variavel.
    + ou - -> Função usada para separar numeros por casas.

    Vamos para OPERANDO:

    SETAR -> Seta um determinado número para a variavel escolhida.
    VÁRIAVEL -> Atribui o valor do comando àquela variavel.
    VARIAVEL 2 -> Nunca soube direito pra que serve o_O
    ALEATORIO -> Atribui numeros aleatorios à variavel. Se você colocar 0 e depois 2, terá 3 numeros aleatorios (0, 1 e 2)
    OBJETOS -> Seta ou verifica se determinados itens estão equipados ou nao.
    HERÓI -> Verifica status do herói que você escolher e atribui à variavel escolhida.
    HERÓI 2 -> Seleciona um evento do mapa e seta sua localização à variavel.
    OUTROS -> Seta à variavel escolhida dados diversos, como dinheiro do momento, operações com o TIMER ou estatísticas da batalha.

    =======================================================
    Lição 4 - Uso de Variaveis em Comandos Mais Importantes
    =======================================================

    ARMAZENAR NUMERO -> Escolha o número de DIGITOS que você quer que tenha a váriavel, e escolha a dita cuja no BOX do lado. Compare depois com uma FORK Conditons se a variavel escolhida é igual ao número que vc escolheu.

    MEMORIZAR LUGAR/IR A LUGAR MEMORIZADO -> Depois de guardar o X, Y e o ID do char no mapa por uma variavel, escolha elas e coloque nas suas respectivas caixas. Memorizar lugar faz com que, ao dar o comando IR A LUGAR MEMORIZADO, você volte exatamente pra onde memorizou.

    MUDAR LUGAR DE EVENTO -> Marque o evento desejado, e coloque as Coordenadas X e Y do lugar praonde vc deseja que ele vá.

    MOSTRA/MOVER PICTURE -> Coloque o X e o Y do evento aonde vc deseja que apareça/se mova a picture em questão (respectivamente).

    DEFINIR TECLAS ADICIONAIS -> Selecione a variavel, e marque os botoes para qual será gravada na variavel. Lembrando que todos tem seus numeros especificos.

    =======================================
    Lição 5 - Fork Conditions com Váriaveis
    =======================================

    " - Tá bom Kenny, a aula com variaveis está me dando dor de cabeça... e você quer colocar FORK CONDITIONS? Mas a aula nao é sobre variaveis?"
    Claro que é, pequeno Aluno! E é nas FORKS que a maioria dos sistemas mais complexos são criados... primeiramente vamos à algumas opções que SÓ SÃO DE UTILIDADE SE USADAS JUNTAS COM AS FORKS:

    ARMAZENAR NUMERO: Escolha uma variavel e o numero de digitos da senha. vamos colocar TRÊS. Faça a Fork. Selecion a variavel escolhida, coloque SETAR e o numero da senha. MAS O NUMERO DEVE COINCIDIR COM OS DIGITOS! Se você colocou 3 digitos, nao vá colocar senha 1111 =P Ok, coloque o numero em setar, e marque IGUAL. Marque a caixa de Else Case. Pronto! Se o numero for o escolhido, coloque um evento de confirmação dentro da fork, e um de erro no ELSE CASE.

    DEFINIR TECLAS ADICIONAIS -> Marque a variavel e scolha o comando relativo. Vamos dar o exemplo do SHIFT. Seu numro eh 7 (SETE). Crie uma fork. Marque a variavel escolhida anteriormente. Coloque o numero em setar, 7, e IGUAL. Dentro da fork, coloque a ação que você deseja, como por exemplo, um exemplo de PULO.

    Consultar uma váriavel dentro da Fork é fácil, e citarei alguns exemplos mais comuns:

    CONSULTAR VALOR DE VARIAVEL -> Em variavel escolha a variavel c

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    -=Kenny=-
    Lord of Games

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    Registro: 18/11/2003
    Local: Niterói - RJ - Brasil
    Idade: 25 anosSexo Masculino
     Postado em 07/08/2005 4:11:00 PM

    Blz ^^

    Mais tutos:

    Tuto Kenny - Tirando o Lag do seu Jogo
    Tuto Kenny - Tirando o Lag do seu Jogo
    ======================================

    ==========
    Introdução
    ==========

    Olá pessoal! Bem vindos ao meu 30º tutorial! Bem, hoje irei ensinar a tirar o lag totalmente do seu jogo, por um método bem simples! Por exemplo, você que quer um HP com Pictures, ou colocar HP em todos os monstros, ou em todos os heróis, mas se mata porque não consegue sem o LAG, leia esse tutorial ^^

    Mas o que é LAG?
    - Lag eh quando o jogo trava, fica lento, quebrando totalmente a jogabilidade do mesmo, acarretando no jogador se irritar e desinstalar o seu jogo, ou entao fazendo q vc mesmo faça isso =P

    =========
    Exemplo 1
    =========

    OK! Vou dar o exemplo da Barra de HP alternativa. Faça seu evento tranquilo, apenas mudando ele para Chamar, como condição. Agora, vá no evento do monstro, que tira seu HP (no Action Battle, ou seja lá como for). Dê o dano normal dele, e no fim do evento, dê um "Chamar Evento" (3ª aba), e chame o evento do Hero HP. Agora é só vocÊ fazer isso toda hora que levar dano.

    =========
    Exemplo 2
    =========

    Vamos dizer que você queira mostrar na tela o número de munições que você tem na sua arma (action rpg). Faça o evento do display da arma, e deixe-o em "Chamar". Agora, sempre que você der um tiro, você irá retirar 1 da váriavel que guarda as munições. Após diminuir a váriavel, dê o "Chamar Evento" e chame o evento da arma.

    ===========
    Finalizando
    ===========

    Nao me preocupei em monstrar à vocês como fazer os sistemas citados, e sim, depois de tê-los prontos, como tirar o lag deles. Tudo se baseia no Chamar Evento, logo após uma mudança na váriavel.
    Visitem a pagina do meu jogo --> www.roboticenterprise.cjb.net não custa nada hehehehehe =P
    Flw, ateh o proximo tuto! \o


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    nArUtO
    Maker Aprendiz

    Postagens: 66
    Registro: 03/07/2005
    Local: Mogi das Cruzes - SP - Brasil
    Idade: 26 anosSexo Masculino
     Postado em 14/08/2005 10:18:00 PM

    tem como faze dia/noite no rmxp?
    e preciso de ajuda com scripts, o de side battle, os nºs q poe no return valor.

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    Master_Venom
    Game Maker

    Postagens: 208
    Registro: 13/08/2005
    Local: Salvador - BA - Brasil
    Idade: 30 anosSexo Masculino
     Postado em 20/08/2005 2:46:00 PM

    Como faço pra ter um actionrpg no meu jogo,
    tipo ragnarok, você luta ali mesmo com espadas e socos
    sem ir pra aquele troço que luta-se com ...
    lutar/magia/kamehameha/pou
    em quero mudar isso ...
    respondam-me

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