Projeto Comunitário: Wario Ware - Status: 40 Minigames
 CasaDosJogos
 CasaDosJogos -=FORUM=-
 Multimedia Fusion
 Projeto Comunitário: Wario Ware - Status: 40 Minigames
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 2526 visitas e 27 mensagens
Autor
Tópico: Projeto Comunitário: Wario Ware - Status: 40 Minigames
Captain_J_Sheridan
Lord of Games

Postagens: 8995
Registro: 30/10/2001
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 20/10/2005 11:57:00 AM

Meu caros Makers,

Acho que é a primeira vez que tentamos algo do nível que vou propor a vocês.

O primeiro projeto comunitário dos Makers da CDJ. \o/

A ideia é simples, uma coleção de Minigames rápidos enfurnados em um jogo maior.

Um Wario Ware!

Não vou me prolongar muito aqui, vamos às exigências e regras pra isso dar certo:


Exigências & Regras:



  • Os jogos deve ser feitos com 256 cores, isso deixa o jogo mais leve e acredite, vocês não vão precisa mais que isso;


  • Devem ser curtos, mas curtos mesmo, coisa rápida pra testar os reflexos, coisa de 5 segundos ou menos;


  • O uso de Sprites é de responsabilidade do criador, tendo de dar créditos ao utilizar trabalho de terceiros. Podem ser sprites famosos;

  • Precisam de uma palavra de ordem no início do jogo como "Dodge!", "Fly!", "Shoot!", uma referência do que se deve fazer;


  • A resulução tem que ser 240 x 160, padrão GBA;


  • [*] O jogo tem que ter 3 níveis de dificuldade, Fácil, Médio e Difícil. Isso será determinado pelo Global Value 1, sendo 1 = fácil, 2= médio e 3 díficil. Vocês podem trabalhar por cima apartir disso.

  • Deverá ser colocado um "Comment" no início do CCA com as seguintes informações:
    Palavra:
    Comandos:
    Objetivo:
    Vitória:
    Derrota:
    Créditos para Sprites: (mesmo sendo seus)
    Personagem - Spriter


  • Isso tudo é para que possamos interligar o jogo com mais facilidade depois, os autores dos sprites serão mencionados nos créditos, aqui segue-se uma ficha-exemplo para ser colocada no Comment:

    Palavra: Dodge!
    Comandos: Direcional para se mexer
    Objetivo: Desviar dos obstáculos
    Vitória: Ficar 5 segundos sem perder
    Derrota: Bater em algum carro
    Créditos para Sprites:
    Wario - Topo Giggio
    Carros - Erasmo Carlos


    Não se preocupem em fazer nada grandiosamente complexo, a idéia é fazer um minigame simples, coisa do tipo acertar um alvo, esquivar de projétil, encaixar uma coisa em outra e quanto mais nosense melhor. ^^

    Assim que terminarem o minigame, ou minigames, postem o open source aqui que nós juntaremos ele ao arquivo do jogo.

    No final compilaremos tudo e o jogo irá pro site da CasaDosJogos

    O Projeto Comunitário se encerra quando tivermos um bom numero de minigames.

    IP LogadoPróxima Mensagem
    Captain_J_Sheridan
    Lord of Games

    Postagens: 8995
    Registro: 30/10/2001
    Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Idade: 33 anosSexo Masculino
     Postado em 20/10/2005 11:58:00 AM

    O que é Wario Ware afinal?

    O que é Wario Ware afinal?





    WarioWare,Inc. - Mega Microgame$!, conhecido somente como Wario Ware, é um jogo no qual o personagem ganancioso, Wario, tenta criar um jogo com a ajuda de seus amigos para ganhar muito dinheiro

    Tá, mas como é o jogo?





    A grande jogada de Wario Ware é que ele é inovador! Porquê, você pergunta? Porque ele não é um jogo propriamente dito, mas sim vários minigames em sequência, dando a impressão de ser um jogo, mas no fundo, sendo uma forma de manter o jogador preso pelos próximos 5 segundos

    Hã... ainda não entendi tio...



    Tudo bem, a seguir, irei demonstrar a primeira fase de Wario Ware, normalmente as fases tem temas, mas aqui nesse projeto vamos misturar a maioria dos minigames, é melhor aprender a andar antes de correr, não é mesmo?

    Vou pegar a imagem do exemplo a seguir para mostrar como funcionam as coisas:



    Vê o 1? Aquela é a área de jogo, que por sua vez tem em volta uma borda, o 2. O elemento mais importante é o 3, a bomba e o pavio, ele dura 5 segundos, é o timer! Bom, vamos adiante!

    Minigame 1


    Palavra: Dodge! (Desviar!)
    Comandos: Botão 1 = Pulo
    Objetivo: Pular o "carro" que vem na sua direção
    Imagem:



    Minigame 2


    Palavra: Stop me! (Me pare!)
    Comandos: Botão 1 = Parar o Wario
    Objetivo: Apertar o botão quando Wario estiver na sua agulha, mais precisamente, parar o Wario quando a agulha puder parar o pedaço do disco em que ele está, veja abaixo
    Imagem:



    Minigame 3


    Palavra: Catch! (Pegue!)
    Comandos: Botão 1 = Fechar a mão
    Objetivo: Pegar o bastão que irão largar do alto, você é uma mão e só tem que fechá-la na hora exata para segurar o bastão
    Imagem:



    Pô, isso é muito sem graça!



    Calma... agora as coisas mudam, nessa fase inicial aonde há um total de 10 minigames, número que cresce pra até 30 no estágio final, após passarem os 3 primeiros, aparece a mensagem "Speed Up", agora os minigames estão no nível médio, antes estavam no fácil! Vale ressaltar que você tem 4 vidas pra passar por todos os minigames.

    Alguns exemplos dos minigames acima em dificuldades diferentes é quando no Minigame 1 os "carros" adotam comportamentos diferentes, alguns dando uma brecadinha antes, outros pulando, bastando o jogador ficar parado, mas ele imaginando que o carro passaria direto, pula e é atingido. Minigame 2 quando a faixa do disco vai diminuindo e fica cada vez mais difícil acertá-la, e o mesmo tipo de dificuldade para o Minigame 3, quando o bastão fica menor até se tornar só um toquinho. Todos os minigames tem 3 níveis de dificuldade e eles são usados dependendo do momento que a fase está passando. Chega! Voltemos aos minigames!

    Minigame 4


    Palavra: Aim! (Mire!)
    Comandos: Direcional = Mexe Wario horizontalmente
    Objetivo: Encaixar-se no espaço aonde reside o diamante
    Imagem:



    Minigame 5


    Palavra: Dodge! (Desvie!)
    Comandos: Direcional = Mexe Wario horizontalmente
    Objetivo: Desviar de qualquer obstáculo, note que a palavra é a mesma, mas o minigame é diferente, veja a foto abaixo. Note também que os gráficos variam do bem trabalhado ao simplista simplesmente para dar uma ambientação estilosa de que qualquer coisa pode acontecer, a direção artística se sobresai muito em alguns pontos, mas não na primeira fase né =P
    Imagem:



    Minigame 6


    Palavra: Flee! (Corra/Fuja!)
    Comandos: Direcional = Mexe o carro, somente em 4 direções
    Objetivo: Fugir das bolas que querem lhe esmagar até o tempo acabar
    Imagem:



    Hum... acho que estou pegando o jeito!



    Calma garoto, agora os minigames aumentaram a dificuldade de novo, outro Speed Up, se sabemos que há 10 minigames (porque eu te falei isso lá em cima ), então os últimos 4 minigames serão na maior dificuldade possível, certo? Quase lá...

    Minigame 7


    Palavra: Stomp! (Pise/Esmague!)
    Comandos: Direcional = Mexe Wario horizontalmente, o pulo é automático, Wario fica pulando seguidamente
    Objetivo: Esmagar os Goombas (os bichinhos inimigos do Mario)
    Imagem:



    Minigame 8


    Palavra: Grab! (Pegar!)
    Comandos: Botão 1 = Faz Wario pegar a caneca
    Objetivo: Wario pede uma bebida, a caneca vem deslizando o balcão, você deve pegá-la. Uma coisa interessante nas dificuldades maiores é que nem sempre a caneca vem do lado mais óbvio, e às vezes te pega de surpresa vindo de um lado muito próximo da tela, quase sempre ocasionando na perda de uma vida por parte dos distraídos.
    Imagem:



    Minigame 9


    Palavra: Spotlight! (Ilumine!)
    Comandos: Direcional = Mexe a luz pela tela
    Objetivo: Achar Wario no meio do escuro mantendo-o iluminado por um certo tempo
    Imagem:



    Ufa, só mais um minigame!



    Bom... não é bem assim... Após todos os minigames, o último não é um minigame normal, mas um "Chefe", um "Boss", isso mesmo, um minigame chefe!

    Minigame Chefe


    Palavra: Spar! (Lute!) (Spar é um termo do Boxe para o exercício de luta, Sparring é uma pessoa que apanha pro lutador )
    Comandos: Botão 1 = Socar
    Objetivo: Arrebentar com o equipamento de Sparring socando-o, cada vez que você soca, ele vai pra frente e, em movimento de pêndulo, volta contra você! Timing é a parte principal desse minigame, após socar bastante, o pêndulo dá uma volta completa, Wario concentra-se para um golpe final, e se seu timing for bom, você vence.
    Imagem:



    Isso resume um pouco o que é Wario Ware, espero que dê pra vocês entenderem e desenvolverem seus próprios jogos, se você ainda acha que Wario Ware não é legal, eu sugiro realmente que você jogue o jogo, já que esta é uma explicação mais técnica e não passa realmente a diversão de estar jogando Wario Ware com vários minigames aparecendo em sequência pra você. Boa Sorte!


    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    Captain_J_Sheridan
    Lord of Games

    Postagens: 8995
    Registro: 30/10/2001
    Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Idade: 33 anosSexo Masculino
     Postado em 20/10/2005 12:00:00 PM

    Este Post mostrará como estamos indo no projeto em Geral:

    Status: 40 Minigames

    26- Samprox
    09- Captain_J_Sheridan
    02- Godzilla
    02- ShadowMario
    01- Elfalino


    MensagemComo podem ver, eu reestruturei o tópico para tirar material que atrapalhasse a visualização ou o entendimento (não que todas essas imagens não atrapalhem, mas é por uma boa causa). Espero que se sintam mais motivados a participar agora.

    Estamos indo bem, não deixem um bom projeto para unir a comunidade morrer por falta de apoio, se tem dúvidas, pergunte, se não tem tempo ou ânimo, se esforce e pense nas vantagens futuras de ter uma comunidade unida


    Utilize na sua assinatura para demonstrar seu apoio ao projeto
    Assinatura por ShadowMario



    Projeto Comunitário: WarioWare
    Parcipe você também!



    Página do Download do Arquivo


    Aqui ficam todos os Minigames adicionados até agora, esse arquivo será atualizado sempre que alguém participar com um novo minigame para o projeto. Atualmente ele só se encontra em versão Open Source, e pode ser jogado ao se escolher uma dificuldade na tela inicial (clicando com o mouse).

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    Viny_hc
    Maker Aprendiz

    Postagens: 20
    Registro: 26/06/2005
    Local: Sao Paulo - SP - Brasil
    Idade: 27 anosSexo Masculino
     Postado em 01/11/2005 3:35:00 PM

    ae pessoal tem coisa errada!
    na primeira frame!
    Se vc clik em uma das dificuldades ele muda a global value mas naum acontece mais nada naum muda de frame, naum acontece nada!
    Corrijam o mais rapido possivel que lhe for possivel!
    hauhauhuaa
    FLWS



    Viny

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    Captain_J_Sheridan
    Lord of Games

    Postagens: 8995
    Registro: 30/10/2001
    Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Idade: 33 anosSexo Masculino
     Postado em 01/11/2005 4:23:00 PM

    Eu reparei, mas não tinha problema, todo mundo tinha acesso ao arquivo aberto, essa versão não é pra público mesmo

    Na próxima já estará consertado

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    Viny_hc
    Maker Aprendiz

    Postagens: 20
    Registro: 26/06/2005
    Local: Sao Paulo - SP - Brasil
    Idade: 27 anosSexo Masculino
     Postado em 02/11/2005 11:28:00 AM

    desculpa ae, eu me precipitei entaum!
    mas so, uma coisa vc flw q a resolução deveria ser ?x? (naum lembro direito mas é a de gba!) e os jogos estaum em full screen!
    E eu to montando uns joginhos eu so tenho dificuldade em global value ond posso me informar sobre GV?
    FLWS



    Viny

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    Captain_J_Sheridan
    Lord of Games

    Postagens: 8995
    Registro: 30/10/2001
    Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Idade: 33 anosSexo Masculino
     Postado em 02/11/2005 7:49:00 PM

    A resulução tem que ser 240 x 160, padrão GBA;


    Eles rodam em Full Screen só por comodidade mesmo, também pode ser desabilitado

    Global Values são valores que se mantém durante toda a aplicação, você pode aprender como usá-los nos próprios minigames

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    aí caramba
    Maker Aprendiz

    Postagens: 2
    Registro: 08/02/2002
    Local: Reino dos Corações - ?? - Brasil
    Idade: 94 anosSexo Masculino
     Postado em 10/01/2006 5:31:00 PM

    o projeto impaco mesmo?

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    Elfalino
    Maker Aprendiz

    Postagens: 97
    Registro: 08/04/2005
    Local: São Paulo - SP - Brasil
    Idade: 27 anosSexo Masculino
     Postado em 04/04/2006 2:23:00 PM

    Nossa que de mais!! pode ser em mfx?? vou tira-lo do baú agora!

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    <==Godzilla==>
    Lord of Games

    Postagens: 2244
    Registro: 16/12/2001
    Local: Baía de Tókio - DF - Brasil
    Idade: 35 anosSexo Masculino
     Postado em 04/04/2006 2:53:00 PM

    Mensagem original postada por Elfalino Nossa que de mais!! pode ser em mfx?? vou tira-lo do baú agora!


    Num credito! Tem alguem mais afim de contribuir com o jogo! \XD/

    Enfim, sim, pode ser em mfx, é até melhor. ^^

    Eu tenho 2 mini-games, mas deixei empacar aqui em casa. Quem sabe eu retomo o animo. ^^


    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    Elfalino
    Maker Aprendiz

    Postagens: 97
    Registro: 08/04/2005
    Local: São Paulo - SP - Brasil
    Idade: 27 anosSexo Masculino
     Postado em 04/04/2006 3:42:00 PM

    Acabei de fazer meu primeiro minigame!!! Super simples!! É daquele tipo de apertar pra cima e pra baixo várias vezes seguidas..

    Sou péssimo em pixel art, já aviso, hehe..
    Mas o código tá sem bugs, perfeitinho..
    Aliás, no meu não tem aquele problema que tá acontecendo com uns de vocês, de ganhar o jogo e o tempo continuar correndo.

    MASS, pra quem eu envio??

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    <==Godzilla==>
    Lord of Games

    Postagens: 2244
    Registro: 16/12/2001
    Local: Baía de Tókio - DF - Brasil
    Idade: 35 anosSexo Masculino
     Postado em 04/04/2006 3:50:00 PM

    Mensagem original postada por Elfalino Acabei de fazer meu primeiro minigame!!! Super simples!! É daquele tipo de apertar pra cima e pra baixo várias vezes seguidas..

    Sou péssimo em pixel art, já aviso, hehe..
    Mas o código tá sem bugs, perfeitinho..
    Aliás, no meu não tem aquele problema que tá acontecendo com uns de vocês, de ganhar o jogo e o tempo continuar correndo.

    MASS, pra quem eu envio??


    A arte gráfica não é tão importante, não se preocupe. ^^

    E aqui não é um problema, o jogo continua até o tempo acabar sempre. É assim no Wario Ware, afinal, só só 5 segundos de jogo.

    Bom, para enviar, vc poderia postar aqui, no forum mesmo tem um tópico com uma lista de vários site que oferecem hospedagem gratuita. Ai é só postar o link nesse tópico mesmo.


    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    Elfalino
    Maker Aprendiz

    Postagens: 97
    Registro: 08/04/2005
    Local: São Paulo - SP - Brasil
    Idade: 27 anosSexo Masculino
     Postado em 04/04/2006 4:00:00 PM

    http://www.freefilehosting.net/?id=pN3wka/Y
    (peguem o quanto antes pq esse link quebra rápido)
    aqui está..

    Logo de cara vocês vão perceber a qual desenho o jogo é associado, hehehehe..

    Se vocês botarem pra jogar assim sem nada ele vai começar no easy pq o global value 1 = 1 por defalt..
    Ele simplesmente acrescenta uns pontinhos dependendo do nível de dificuldade para assim ajudar o jogador.
    Qualquer dúvida do código me avisem. Não, eu não sou organizado, hahahahaha! Mas lá no final eu coloquei uma parte pra vocês editarem, porque não conheço o esquema se é pra next frame, ou pra voltar o jogo todo e etc.

    Melhor eu já começar o meu segundo mini-game, mas com mais criatividade!

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    Elfalino
    Maker Aprendiz

    Postagens: 97
    Registro: 08/04/2005
    Local: São Paulo - SP - Brasil
    Idade: 27 anosSexo Masculino
     Postado em 04/04/2006 4:11:00 PM

    Eae, viram o meu minigame? acho que o estilo do tempo correndo e o quadro não se adequaram ao que vocês querem, né? é que não tem nada falando disso nas exigências...
    Mas oq acharam?

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
    Captain_J_Sheridan
    Lord of Games

    Postagens: 8995
    Registro: 30/10/2001
    Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
    Idade: 33 anosSexo Masculino
     Postado em 05/04/2006 11:53:00 AM

    Se preocupe não Elfalino, já fiz os ajustes e adicionei seu minigame no jogo

    Tipo, o que você fez foi colocar um timer antes do minigame, a palavra e um timer ao invés da bomba, e esqueceu a moldura

    O que a gente tá fazendo é botar a moldura e a bomba sendo o timer, e sem as palavras ou espera antes do jogo começar, isso vai ficar por nossa conta na programação geral do jogo, vocês só precisam fazer os minigames

    Ficou dez, eu já vou upar o arquivo atual com 38 minigames, incluindo o seu

    IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Página
     Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
     Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
    [***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão
    Páginas: 1 2
    Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

    Volta para o Topo da Página



    Forum Now! - Criar seu forum grátis