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Tópico: Tutoriais para Multimedia Fusion
Samprox
Game Maker Experiente

Postagens: 421
Registro: 16/11/2002
Local: Contagem - MG - BrasilSexo Masculino
 Postado em 20/02/2005 11:46:00 PM

Engine de Mario para mmf 1.5 (mais uma ^^)

http://www.geocities.com/proxsnowboarding/marioeng.zip
Use "Salvar destino como...", as vezes pode ficar fora do ar

Tô colocando aqui uma engine bem ao estilo Mario64 c/ movimentos de engatinhar, pulo triplo, escalar paredes e plantas (segure cima), se dependurar e andar dependurado (segure cima), voar (pegue o boné e dê um pulo triplo), nadar, e "sentada" (no ar segure baixo e Ctrl).

Não tem inimigos, mas, pelo tamanho do Mario, dá p/ usar de jogos de Snes. Também não tem efeitos sonoros.

A engine não está nem um pouco didática, não era p/ ser um tuto, eu iria usar numa continuação do MarioPro (q nunca conseguiria terminar), por isso alterar algo pode dar um pouco de dor de cabeça. Mas acho q não tem mtos bugs, a não ser qdo se morre dentro d'agua (aperte espaço a qualquer momento p/ Mario morrer), não tive tempo p/ ver isso.

P/ fazer novas fases não é difícil, só seguir um esquema:


Copie p/ um novo frame o Mario, os objetos ativos em volta dele e os demais q estão no cantinho, depois é só copiar os grupos de eventos.

As colisões de chão, paredes e teto são feitas por backdrops do tipo obstacle, a não ser plataformas q devem ser objetos ativos do grupo 0, e objetos ativos q funcionam como backdrops (tipo o cubo de bater o coco p/ sair boné) q devem ser do grupo 1.

Outros objetos precisam de atenção especial: objetos de escalar devem ser do grupo Traps, os de se dependurar pelo alto (não nas quinas) do grupo Doors, e o de nadar do grupo Keys (isso tá indicado no cca). Eles devem ser bem posicionados e não devem ser copiados (ter dois iguais em um mesmo frame) p/ evitar problemas. Se vc precisar de uma nova plataforma ou escada, p. ex., você deve clonar uma existente, assim ela já fica com todas opções necessárias (o grupo certo, invisível no começo do frame, não ser destruída, etc) e vc pode redimensioná-la sem atrapalhar outras. Já os objetos de se dependurar em quinas (bolinha azul e vermelha) esses sim devem ser copiados, nunca clonados. Não precisa incluir nada nos eventos desses objetos.


Conforme der eu vou atualizando a engine, colocar contador de vidas, fôlego, etc. Se alguem alterar algo na engine seria interessante q divulgasse aqui tb.

É isso, espero q seja útil, pelo menos os sprites do Mario

P.S.: P/ quem não tem o mmf 1.5 o arquivo tem um exe, ao menos dá p/ matar a curiosidade =P

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ONE
Supreme Maker

Postagens: 1180
Registro: 09/09/2002
Local: - ?? - Brasil
Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 23/04/2005 1:58:00 PM

Página com vários artigos interessantes!
The Daily Click

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chaos
Game Maker

Postagens: 165
Registro: 19/03/2005
Local: Rsende - RJ - BrasilSexo Masculino
 Postado em 29/05/2005 4:04:00 PM

Ae consegui ta ae gente:
http://rapidshare.de/files/2053058/Tuto_mola_e_plt.zip.html

Pra pegar é só ir la embaixo e clicar free, aguarde 30 secs e pegue-o, feito em Cnc, ensina a faze uma mola potente e plataforma movel e esmagador!

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ONE
Supreme Maker

Postagens: 1180
Registro: 09/09/2002
Local: - ?? - Brasil
Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 03/07/2005 4:04:00 PM

Pra quem não sabia. O site do @lex te de volta.
www.gamingbrasil.net

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Anderson@
Maker Aprendiz

Postagens: 3
Registro: 06/08/2005
Local: Nova Odessa - SP - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 06/08/2005 3:57:00 PM

Eu quero saber como se faz um ótimo Movimento Custom, postem um tuto aqui sobre isso, por favor!
Eu já sei o básico desse movimento, mas quero aprender mais sobre ele, como por exemplo, concertar bugs, usar flags, colisores, etc...



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Ethereal
Maker Aprendiz

Postagens: 2
Registro: 10/09/2005
Local: Belo Horizonte - MG - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 10/09/2005 4:46:00 PM

rolava de alguem me ensinar a mecher no MooSock.
tpo que eu acho q ele serve pra conectar coisas ne???
to afim de fazer um joguinho com um servidor... tinha uma extensao antigamente q vinha com um arquivo.exe que era o servidor + era muito paia.
plz alguem me ensina a fazer por exemplo 1 server (meu PC) e os players conectando nesse server... pelo MooSock
(por direct play tem q mandar conectar ai fik paia...)

VLW

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Pheringo
Game Maker

Postagens: 179
Registro: 03/11/2005
Local: Pindamoiangaba - MG - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 16/11/2005 5:59:00 PM

Ae galera achei um site aqui com uns tuto legais soh q o site é todo em frances ou algo assim...Mas da pra entende pq é tipo open source...
http://gameprog.it/index.php?section2=21

Esse ai q tem uns artigos bons:
http://www.clickteam.info/kb/start/index.php?c=2
Ae eu não to conseguindo baxa esse manual do mmf full não c vcs pudessem me passa um endereço q funcione ou manda no meu e-mail:
pedropote@gmail.com

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MAYCON
Maker Aprendiz

Postagens: 1
Registro: 27/11/2005
Local: Tucuruí - PA - Brasil
Idade: 38 anosSexo não informado
 Postado em 28/11/2005 8:39:00 AM

Engine de Mario com Plataforma Móvel[/green][/b][/cotarmsg]

Brother godzilla!, sua engine não abre no tgf e nem no mmf 1.5. dá esse erro:

"cannot find GFfloop.GOX!"

tenho que ter alguma extensão prá eu abri-la?

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Pheringo
Game Maker

Postagens: 179
Registro: 03/11/2005
Local: Pindamoiangaba - MG - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 28/11/2005 9:09:00 AM


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Viny_hc
Maker Aprendiz

Postagens: 20
Registro: 26/06/2005
Local: Sao Paulo - SP - Brasil
Idade: 27 anosSexo Masculino
 Postado em 28/12/2005 8:38:00 AM

Mensagem original postada por MAYCON Engine de Mario com Plataforma Móvel[/green]


Brother godzilla!, sua engine não abre no tgf e nem no mmf 1.5. dá esse erro:

"cannot find GFfloop.GOX!"

tenho que ter alguma extensão prá eu abri-la?[/b][/cotarmsg]

claro po ".gox", ".cox" é tudo extensaum!
e essa é o fast loop so pra dexar claro!!!

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CRAZY_GAMER
Maker Aprendiz

Postagens: 55
Registro: 12/12/2005
Local: Crazylandia - RS - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino
 Postado em 06/02/2006 9:14:00 PM

alguem ae tem um tuto de como fazer um especial para o TGF?

tipo eu aperto <-, ->, CTRL, e o carinha da uma sequancia de golpes arrazadores.

se alguem tiver eu agradesso e claro tera um lugar nos creditos finais

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_Madd Dog_
Game Maker

Postagens: 232
Registro: 03/09/2005
Local: Pato Branco - PR - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino
 Postado em 26/02/2006 5:35:00 AM

Alguem poderia postar um tutorial do começo ao fim.
Um simples ensinando a criar tudo etc...

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Likaon Master
Maker Aprendiz

Postagens: 111
Registro: 03/04/2004
Local: Campinas - SP - Brasil
Idade: 30 anosSexo Masculino
 Postado em 26/02/2006 10:29:00 AM

Mensagem original postada por CRAZY_GAMER alguem ae tem um tuto de como fazer um especial para o TGF?

tipo eu aperto <-, ->, CTRL, e o carinha da uma sequancia de golpes arrazadores.

se alguem tiver eu agradesso e claro tera um lugar nos creditos finais


serve este?

Mensagem original postada por <==Godzilla==>
Seqüencia de Golpes


Seqüencia de Ataques

Outro bem simples que mostra como fazer uma sequencia de ataques que realmente funciona e ocupa bem pouco espaço nos frames de animação.



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Dinha
Maker Aprendiz

Postagens: 16
Registro: 17/12/2005
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 33 anosSexo Feminino
 Postado em 03/03/2006 2:18:00 PM

O godzillla, falou para eu postar aki, então vai:

Niveis de jogo


Introduão

Estarei ensinando, a vc fazer o sequinte:

- Modo facil
- Modo dificil

É bem simples e pratico, alem de deixar o game com uma cara mais proficional

O Frame/Level

OBS: As letras que eu mostrar, podem ser mudadas, por vc. Pode ser qualquer letra.

Escreva: Precione: F para jogar no modo facil
Precione D para jogar no modo dificil

Os Eventos

New condition - Upon pressing "F"

- Special conditions (a ferramentinha) = Set global value 2 to 1
- Storyboard control (o negoço de cinema) = Jump to the frame "Onde começa o game"
- Player 1 (o controle de video game) = Set number of live to 9 (ou qualquer outo numero)


New condition - Upon pressing "D"

- Special conditions (a ferramentinha) = Set global value 2 to 0
- Storyboard control (o negoço de cinema) = Jump to the frame "Onde começa o game"
- Player 1 (o controle de video game) = Set number of live to 3 (ou qualquer outo numero)

Finalização

Só isso. Bem tentem fazer ai, pois aki funciona !
Espero que ajude

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Dinha
Maker Aprendiz

Postagens: 16
Registro: 17/12/2005
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 33 anosSexo Feminino
 Postado em 03/03/2006 2:21:00 PM

Vc já dave te sepergumtado: Como o @lex, fez no game: Neo Sonic Universe, para na 1º frame, o sonic fica com o pé pra fora do frame.

Dificuldade: Facil
Escrita por: Dinha
Programas: TGF, MMF e MFX


1º passo - vá nas propriedades do game, depois va na aba "Window", e elimine tudo.
(desmarque tudo).

2º passo- Neste passo, vc terá que fazer em todos os frames
Vá nas propriedades do frame, e marque a caixa: "Grab Descktop at Start".

3º passo- Não use todo o frame.
EX; No MMF, vc pode botar os quick backdrop, redondos. Faça isso, que eu to ensinamdo, que o frame aparecera redondo, se vc ñ usar todo o limite do frame. Ai vc pode colocar, parte do personagem dentro, e a outra fora do frame, como o @lex fez no game dele. Isso que eu ensinei, retira, toda a parte que vc ñ usou no frame.

4° passo- Aqui esta a engine que eu fiz, para v6 verem como ficou

TGF e MFX

MMF

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