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Tópico: Dêem-me respostas XD
AzZaGhNoM
Game Maker Experiente

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Local: Pres. Prudente - SP - Brasil
Idade: 30 anosSexo Masculino
 Postado em 08/05/2006 11:01:00 AM

Certo, já falei em outro tópico que estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre música aplicada a jogos de RPG. Então gostaria que vocês me ajudassem a coletar dados, respondendo algumas perguntas (inclusive dizendo se posso usar as respostas como parte da minha análise):

Na sua opinião:
1 - As músicas podem ambientar o jogo de rpg, ou seja, ajuda a te situar seja no cenário ou na história?
2 - Se sim, quais jogos de rpg chamam a atenção por causa das músicas?
3 - Elas ajudam o jogador a 'entrar no clima'?
4 - Se sim, por que?

Espero que me ajudem XD

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Corvo
Lord of Games

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Registro: 03/11/2002
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Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 08/05/2006 11:33:00 AM

1- obviamente, sim
2- chrono trigger, kotor, mil outros XD
3- é pra isso que servem, um jogo sem música é como um filme sem música e isso seria extremamente sem graça =p
4- Não tem como explicar, não consigo nem imaginar um jogo como CT sem as músicas. A música é a principal responsável pelo climax do jogo, cenas de ação não ficam com aparencia de cenas de ação se nao tiver uma musica de ação tocando ao fundo. Em CT tinha alguns momentos exatos (lembro bem de um q se passava no futuro) onde começava a tocar o tema do jogo no q me parecia uma versão mais empolgante, aquilo dava vontade de jogar aquele jogo pra sempre \XD/


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Captain_J_Sheridan
Lord of Games

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Registro: 30/10/2001
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Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 08/05/2006 2:21:00 PM

1- Não
2- Final Fantasy Crystal Chronicles
3- Não
4- A música pra mim é uma das partes mais culturais do jogo, em RPGs realmente envolventes, eu não presto atenção na música

Em jogos como Final Fantasy Crystal Chronicles ou mesmo algo como Donkey Kong Jungle Beat, elas dão clima, mas não o mesmo clima que você se referiu

É controverso, mas espero que exista alguém que sinta o mesmo ._.'

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<==Godzilla==>
Lord of Games

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Idade: 35 anosSexo Masculino
 Postado em 08/05/2006 3:22:00 PM


1: Sim. Como nos filmes a musica ajuda a reger o clima do momento. Musicas suaves para cidades, indicando uma certa paz e musicas mais agitadas para fugas de dungeons ou em lutas decisivas, pesam muito no jogo.

2: Na verdade nenhum me chama a atenção pela musica, o conteudo conta mais. Mesmo assim sei indentificar as musicas de cadaum que eu joguei.

3: Mais ou menos.

4: É quase a mesma opinião da primeira. Não digo que elas ajudam, mas que elas regem o clima. Musicas tristes para horas tristes e alegre para momentos mais descontraidos. As vezes até mesmo a falta de musica rege o clima.


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AzZaGhNoM
Game Maker Experiente

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Registro: 05/11/2001
Local: Pres. Prudente - SP - Brasil
Idade: 30 anosSexo Masculino
 Postado em 08/05/2006 11:18:00 PM

Experimentem jogar sem som para terem certeza de que a música não influencia tanto, então o.o

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Minduin Voador
Supreme Maker

Postagens: 1649
Registro: 19/02/2002
Local: Colinas Distantes - SP - Brasil
Idade: 27 anosSexo Masculino
 Postado em 08/05/2006 11:25:00 PM

1- Sim \XD/
2- Riviera, CT e outros \XDD/
3- Ajudam \XD/
4- Usa a resposta do God \XDDD/


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Captain_J_Sheridan
Lord of Games

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Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 33 anosSexo Masculino
 Postado em 10/05/2006 7:39:00 PM

Poisé, eu quis me distanciar do "é óbvio que faz", porque em vários momentos eu joguei sem som e me diverti igualmente

Jogando a noite com todos dormindo, jogando sem som pra bateria do GBA aguentar, tirar o som pro Baby Mario não rasgar meus tímpanos =P

São legais, mas eu não considero essenciais

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LoSeR
Game Maker Experiente

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Local: Sao Paulo - SP - Brasil
Idade: 27 anosSexo Masculino
 Postado em 11/05/2006 12:05:00 PM

minha resposta eh quase igual a do sheridan... elas nao sao necessarias, mais ajudam muito... isso depende muito do jogo... a um tempo atras, eu jogava shadowgate classic pra gbc.. era uma coisa bem involvente, o lance da morte e talz.. ontem eu senti a diferença jogando sem som... parecia realmente um jogo idiota... idem pra CT, nao tem graça joga sem som... mais coisas como mario nao precisam realmente da musica

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AP2CDU
Lord of Games

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Local: Curitiba - PR - Brasil
Idade: 17 anosSexo Masculino  Aniversário em 8/12
 Postado em 11/05/2006 12:09:00 PM

devo responder como jogador ou criador? XD

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feline
Maker Aprendiz

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Idade: 26 anosSexo Feminino
 Postado em 11/05/2006 8:29:00 PM

oi vc me ajudou eu ajudo vc
eu acho que faz toda a diferença, um exemplo o jogo pro play silent hill, o som faz toda a diferença, alias é essensial para esse jogo que tenha som pois só assim da pra vc saber se tem algum inimigo por perto ja que nao da para ver nada, por conta da neblina, e é logico que o clima sempre melhora com o som pois vc sente como se estivese tendro do jogo, quando mais parecido o som com a realidade melhor para sentir que vc faz parte do jogo...

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Player of Neo Fate
Game Maker

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Registro: 26/06/2005
Local: Abscinto - - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 14/05/2006 11:14:00 PM

1 - As músicas podem ambientar o jogo de rpg, ou seja, ajuda a te situar seja no cenário ou na história?
Sim, ajudam e muito. Mas, como já foi dito, não são essenciais. Você pode muito bem jogar sem música e continuar "ligado" no jogo. Eu faço muito isso, desativo a música de fundo e coloco cd. Mas a música ajuda BASTANTE!

2 - Se sim, quais jogos de rpg chamam a atenção por causa das músicas?
Final Fantasy 7 (One Winged Angel é uma das músicas de games mais conhecidas no mundo inteiro!), Chrono Trigger, Kingdom Hearts, Devil May Cry... Só pra começar...

3 - Elas ajudam o jogador a 'entrar no clima'?
Como a explicação é em uma pergunta à parte, vou dizer só "sim"!
SIM!!!

4 - Se sim, por que?
Imagine o personagem vendo sua amada levando um tiro e depois caindo de um penhasco. O que fica melhor: Tocar "Festa no apê" (vai ter festa lá no meu apê, pode aparecer...)ou deixar sem música, colocar ao fundo o som do coração da moça batendo, aumentar o som dela escorregando nas pedras e colocar um grito dela caindo, junto com um grito em câmera lenta do herói e da risada do vilão? Se acha que essa comparação é o oposto exato do que estou tentando mostrar, então porque o compositor John Cage dizia "minha música preferida é aquela que ouvimos sempre que estamos em silêncio"? às vezes o silêncio, dando ênfase aos sons do ambiente, são uma das melhores músicas que se pode usar. Uma música bem usada não deve ser só bonita, deve se misturar com a circunstância. Em Devil May Cry 3, por exemplo, quem nunca bateu nos inimigos seguindo o ritmo da música sem perceber? Aliás, esse é o segredo do sucesso de uma música: se unir com o ambiente e a circunstância, de modo que você a ouça sem perceber, mas ainda assim perceba o quão diferente fica se por algum motivo a música não tocar. O fato é, a música pode não ser a principal responsável pela imersão no jogo, mas é um dos principais. você pode passar sem música, mas fica MUITO melhor com uma música bem colocada e pouco percebida. Não baixa, mas que se mescle tanto com o ambiente que chega uma hora que você nem percebe que tem uma música lá. Acreditam que tem letra na música de enfretar o Cérberus em DMC3? Eu não percebi... Mas percebi a diferença que ficou quando joguei sem música...

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