Dicas para fazer RPGs... e até alguns outros jogos
 CasaDosJogos
 CasaDosJogos -=FORUM=-
 Geral - Projetos
 Dicas para fazer RPGs... e até alguns outros jogos
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 1980 visitas e 8 mensagens
Autor
Tópico: Dicas para fazer RPGs... e até alguns outros jogos
Rasante Waterguy
Game Maker Experiente

Postagens: 667
Registro: 17/11/2001
Local: S. A. Pádua - RJ - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 16/12/2004 2:14:00 AM

Neste tópico pretendo dar auxílio à aqueles que como eu, fazer um bom jogo, e se você gosta de rpg como eu, melhor ainda! Farei esse post falando dicas para os criadores de RPG Maker, mas a maioria delas serve, e muito, para os makers de outros programas também, por isso não estou postando em RPG Maker, e não está no geral porque, bem, eles não falam realmente muito sobre Game Making lá... Com o tempo postarei mais dicas úteis a vocês, então, por favor, mesmo que não usem RPG Maker, leiam esse tópico...

*Enredo
Com certeza, alguma vez na sua vida de jogador, você se deparou com um jogo que não te chamou a atenção, ou até você perdeu a paciência para jogar! Na maioria das vezes o motivo é sempre o mesmo: as fases do jogo são sempre monótonas e iguais ("Eu tenho certeza absoluta que já viemos nessa dungeon antes..."), com vários inimigos facílimos para se derrotar e um chefão bombado no fim, normalmente com a chance de salvar logo antes ("Olha, um Save Point! Quer dizer que finalmente vamos enfrentar o décimo-nono chefe!"), ou a história, que parece ser feita às pressas, e o cara nem se esforçou ("Finalmente temos a sétima pérola colorida e poderemos enfrentar o demônio, e quando o derrotarmos o meteoro que vem em direção à Terra vai mudar misteriosamente seu curso!"), e às vezes até é os dois juntos (Na verdade, a maioria das vezes). Não hà nada para se fazer quanto a isso? MAS CLARO QUE HÁ! Quando você estiver criando seu jogo tente não vê-lo apenas como um jogo em si, mas tente imagina-lo como um filme que você gostaria de produzir!
O principal requisito para uma boa história é a criatividade, mas isso não quer dizer que você não pode copiar de algum outro lugar, usar clichês... Na verdade, clichês são boas idéias que deram certo, então por que não usá-los? É claro que você não vai fazer um jogo "pegue as sete pedras e coloque na máquina do tempo e volte ao passado para salvar o mundo inteiro", não foi isso o que eu quis dizer... Pesquise sobre o assunto! Se tem vontade de criar um jogo onde tenha cavaleiros e magos não basta somente criar um novo projeto e colocar cavaleiros e magos! Pegue um bom livro ou assista um filme a respeito, uma ótima fonte para este exemplo é o Rei Arthur e os cavaleiros da Távola redonda. Inúmeros filmes e livros foram criados a respeito! Se você pesquisar sobre a história que você quiser por no seu jogo, além da sua história ficar rica em detalhes e eventos, você verá que na sua mente surgirá novas idéias para outros jogos e o jogo que você mal começou já terá a parte 2!

*Jogos Temáticos
Um assunto puxa outo, e assim chegamos aqui... Pode parecer preconceituoso, mas é fato: criadores de jogos mais inexperientes e afobados e os mais jovens de idade normalmente fazem seus jogos baseados em suas obras de literatura, seus programas de televisão, ou sobre sua própria escola, seus amigos, etc. Eu sei, meu primeiro jogo foi assim. Esses são os famosos jogos temáticos, que podem ser encontrados aos montes em jogos tipo "Dragonball 5621 - A nonagésima fuga das Minhocas Carnívoras de TPM do inferno" ou "Harry Potter e o Cara que Não Faz Sombra". Não importa em que você se baseie, existem três regras básicas que você deve seguir:
1- Originalidade: O MAIS IMPORTANTE! Seja original! Não copie a história, não repita o enredo! Caso vá fazer um RPG baseado em algo, procure colocar ar novo na história. Coloque novos personagens, novo enredo e novos mundos. Algumas pessoas até que gostam de jogar jogos assim, mas mesmo assim; imagine que todos farão o mesmo jogo, com os mesmos heróis, o mesmo enredo, tudo igual. Pra que jogar outro? Mesmo que vá seguir a história original, sempre dá para manter a criatividade. Um bom jogo temático, seguindo essa regra, é "A Vingança da Raça Tsufuru-jin". Ele virou a história de cabeça para baixo, trocando os heróis e os vilões. Ele segue a história do anime, e ao mesmo tempo não. É um exemplo de criatividade usando os super-usados RPGs de DB. Clássico!
2- Capricho: Você já deve ter visto muitos jogos temáticos com casas com apenas pareces e porta, sem mobília. Onde está o capricho nisso? Não se apresse em terminar o jogo ou se contente com pouco. Se você fizer seu jogo de qualquer jeito, você só está seguindo a idéia de que jogos temáticos tem gráficos toscos. E esse aviso não serve apenas para os jogos temáticos! Por exemplo, os caras moram em um pedaço de terra no meio do mar! Tá certo que a ilha do Kame é assim mesmo, mas poderia ao menos colocar uns coqueiros com uma rede, plantas, um caminho pra entrar na casa...
3- Conhecimento: Apesar de você ser fã, assistir a todos os capítulos, ter todos os bonecos, colecionar todos os albuns e ter todos os cards, isso não significa que outras pessoas também o conheçam. Um erro grave é deixar o jogador boiando, pois ele não faz idéia de onde você se baseou. Tente colocar no jogo as informações suficientes do mundo do jogo, como história, geografia, costumes, etc... Alguém que já viu a série Dragon Ball toda provavelmente não vai nem querer ver seu jogo por já saber do que se trata, mas alguém que nunca viu e pegou seu jogo por curiosidade vai ficar boiando.
Usei DB como exemplo porque é o que mais existe de jogos temáticos pela rede.

*Liberdade de Controle
Uma das melhores partes de se jogar video-game ou computador é a liberdade de fazer o que não poderia fazer normalmente. Mas você deve saber limitar ou liberar o controle do jogador ao seu personagem do jogo. Existem três tipos de liberdade, com seus prós e contras:
Pouca liberdade - O personagem possui pouca liberdade para se movimentar no mapa do mundo. Sua movimentação está centrada no seu próximo alvo (o local da sua missão) e todas as outras entradas a outras localizações do mapar ou estão fechadas ou bloqueadas pela constante presença de cordilheiras de montanhas, lagos, oceanos, florestas...
Liberdade Mediana - É um meio-termo. O personagem possui uma liberdade razoável e possui acesso a alguns locais extras de menos importância no mapa (como casas no meio do nada, cidades inexpressivas) ou pequenas dungeons. Menos obstáculos naturais e um mapa mais coeso.
Liberdade Grande - O personagem possui uma grande liberdade e pode se mover abertamente por grande parte do mapa (e talvez todo ele). Pode entrar na maioria das cidades e locais do mapa. Os obstáculos naturais são enfeites ou pura geografia.
Você pode fazer seu jogo sem se preocupar com isso, mas é uma boa idéia você escolher qual liberdade você vai fazer, porque vai ter que escolher os prós e contras.
Imagine-se no 17° andar de certo Dungeon. Na sua frente tem uma espada trancada por uma porta, mas ela está lacrada por magia. Você pensa no mago da vila e vai falar com ele, mas... ELE NÃO FAZ NADA QUE TE AJUDE! E aí? AÍ QUE SURGE A GRANDE DIFERENÇA! Se você der pouca liberdade ao jogador, ele sabe que a resposta está em algum lugar em que ele já passou. Se passar por tudo e não conseguir nada, então há um problema com o jogo. Iss

IP LogadoPróxima Mensagem
Mdexter
Game Maker Experiente

Postagens: 667
Registro: 18/11/2001
Local: cachoeira do sul - RS - Brasil
Idade: 31 anosSexo Masculino
 Postado em 25/12/2004 11:31:00 PM

Legal essa sua atitude
tem umas dicas boas aí.
leiam.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
arcanjo
Game Maker Experiente

Postagens: 856
Registro: 28/02/2004
Local: Academia Legionária - - Brasil
Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 16/01/2005 2:36:00 AM

muito massa gostei muito, vou ate usar algumas dicas dessas.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
ChocoRpg
Maker Aprendiz

Postagens: 67
Registro: 08/02/2005
Local: São paulo - SP - Brasil
Idade: 26 anosSexo Masculino
 Postado em 11/02/2005 6:20:00 PM

n li + vo le ^^ muito grande priguiça hehe

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
aí caramba
Maker Aprendiz

Postagens: 2
Registro: 08/02/2002
Local: Reino dos Corações - ?? - Brasil
Idade: 94 anosSexo Masculino
 Postado em 13/02/2005 7:45:00 PM

q isso? a biblia do rpg maker? :P

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
-=Kenny=-
Lord of Games

Postagens: 2582
Registro: 18/11/2003
Local: Niterói - RJ - Brasil
Idade: 25 anosSexo Masculino
 Postado em 13/02/2005 9:17:00 PM

tah doido!!!!

separa isso, nao bota td junto,jah perdi a teh a vontade de ler

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
arcanjo
Game Maker Experiente

Postagens: 856
Registro: 28/02/2004
Local: Academia Legionária - - Brasil
Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 10/03/2005 3:06:00 PM

Tem jeito de travar esse topico no topo naum? Ficaria melhor pra quem kiser consulta-lo.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Guampa Torta
Maker Aprendiz

Postagens: 84
Registro: 29/01/2005
Local: - - BrasilSexo Masculino
 Postado em 13/08/2005 10:12:00 PM

Eu li tudo! Estou meio vesgo agora, é verdade.

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis