Manual do FanGame - Tudo que você NÃO deve fazer e dicas
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Tópico: Manual do FanGame - Tudo que você NÃO deve fazer e dicas
Captain_J_Sheridan
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 Postado em 02/09/2004 1:26:00 AM

Atenção:

Todos os Capítulos do Manual do FanGame serão postados nesse tópico, para melhor organização aqui ficará um índice, boa leitura:

FanGames de Sonic ------------ Página 1
FanGames de Mario ------------ Página 3









Olá pessoal, bem-vindos ao primeiro e único:



Público: "Manual do FanGame!"

Isso mesmo, você, programador maker, você, spriter inexperiente, você, vizinha do Captain_J_Sheridan, ligue pra ele, ok? Estamos aqui para verificar tudo que um Fan Game deve ser e NÃO ser, e para isso analisaremos várias regras que se seguem!



Hitler: "Non estamos citando nenhuma jogo em especial, se a tua jogo se enquadra nessas condições, é merra coincidência"

Obrigado pela explicação Hitler, como nosso amigo bigode disse, se vocês virem algo que está presente em seu jogo nesse Manual é melhor pensar duas vezes antes de usá-la na versão final.






Começando o capítulo de hoje, os nunca cansados de tanto correr, jogos de Sonic, afinal, aonde vamos parar? Nenhum conseguiu até hoje a proeza de alcançar o nível de programação de um simples Sonic para o GameGear por que continuamos tentando esperançosamente até os dias do GameBoy Advance? Porque somos Makers eu lhes digo! Não descansamos até encher o saco de todos com nossos jogos! Somos brasileiros e não desistimos nunca!

Regra do Manual do FanGame para jogos de Sonic Nº1: Não misture os gráficos



Sim! Sim! Está vivo! A primeira regra é um simples aviso, não misture o padrão gráfico dos jogos, não enfie personagens de padrões diferentes, não use personagens dos jogos do Genesis com os personagens do GameBoy Advance, não pense que não vão reparar que aquele Personagem veio do Master System, evite cruzar os gráficos!

Exceções: Há personagens que simplesmente se encaixam em mais de um padrão gráfico, cuidado com eles, nem todos tem a mesma opinião quando se trata disso.

Exemplos:




Regra do Manual do FanGame para jogos de Sonic Nº2: Não altere a jogabilidade



Ok, ok, você pode alterar a jogabilidade, mas não demais... Sonic é, e sempre será, devido ao marketing, sobre velocidade. Movimentos extras são só mais empecilhos entre o jogador e a velocidade, então se quiser realmente mudar e adicionar coisas novas, adicione coisas para velocidade, esqueça a habilidades extra de se transformar em queijo que você acha que será o máximo e diferenciará seu jogo dos outros.

Outro ponto muito, mas muito, muitíssimo mesmo importante é não inventar de mudar a jogabilidade principal do jogo. Sabe do que eu estou falando? Não coloque barras de energia para o Sonic, não crie uma arma que ele usa pra derrotar os inimigos, não transforme um jogo de Sonic em outra coisa que não seja Sonic!

Cuidado na hora de fazer a programação dos anéis se espalhando! Nada de direções pré-programadas espertinho! Coisas ruins podem acontecer...



Regra do Manual do FanGame para jogos de Sonic Nº3: Não repita as histórias



Apesar de ser divertido espancar o bigodudo do Robotinick, ele não precisa necessariamente ser sempre o vilão, nem sempre ele quem tem que sequestrar os amigos do Sonic ou quer as Esmeraldas do Caos pra dominar o mundo. Variedade é a chave para esse problema, evite demais o Metal Sonic e veja se consegue criar algo.

Só nos poupe de edits do Sonic, por favor! (Até o Sonic Team já fez isso o.O)

Regra do Manual do FanGame para jogos de Sonic Nº4: Evite remendos na programação

Não use, de jeito nenhum, remendos! Sabe o que quero dizer com remendos, não? Aquelas coisas... você está correndo em direção à um looping, quando você encosta nele, parece que um outro Sonic é criado e percorre o looping contra a sua vontade! Os programadores sabem do que eu estou falando... Se não conseguem fazer a programação de algo, corte do jogo, é melhor não ter uma característica que funcione mal no seu jogo do que tê-la e que seja motivo para as pessoas o difamarem.

Sonic tem muitos movimentos, muitos deles complexos de se reproduzir. Então não invente de usar Path Moviment (Multimedia Fusion) pra fazer loopings ou coisas do tipo, o efeito fica horrível. É bem melhor você esquecer que esse tipo de movimento existe e continuar com seu jogo, salvo no caso de você ser um matemático maluco com muito tempo de sobra...

Estamos falando de loopings, molas, elevadores, balões, se você não puder passar a exata sensação que deve ser passada, retire-as.

Ah sim, não vamos esquecer dos canos, por favor, façam eles curtos!

Regra do Manual do FanGame para jogos de Sonic Nº5: NADA DE MIDIS DE GREEN HILL ZONE!!!



Sério, nada é pior do que você pegar aquele super jogo do Sonic com gráficos incríveis e jogabilidade precisa e ouvir uma midi de Green Hill Zone! É completamente contra as regras! Se for usar Midis, use midis boas, tente compô-las se possível, não use midis de outros jogos conhecidos, as pessoas irão reparar, não use também MP3 enormes que não possam ser baixadas em separado tornando seu jogo 185 MBs mais pesado que qualquer jogo de Sonic existente.

Então, cuidado com as músicas, ok? Preste atenção nos efeitos sonoros também, nada de som de pulo do Mario em um jogo do Sonic...

~//~

Por hoje é só crianças, e lembrem-se, não há fan-game tão ruim quanto um jogo oficial feito por um idiota... isso foi tão... poético!

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aí caramba
Maker Aprendiz

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 Postado em 02/09/2004 3:37:00 PM

legal ^^ , mas a da mid do Green Zone eu não gostei

eu acho ela legal ¬¬

o uncio jogo q entra nisso q vc falou é o sonic universe , acho q ele é o melhor jogo amador do sonic , o tosco é q ele é igual ao do Advance XP

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Osíris
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 Postado em 02/09/2004 6:59:00 PM

Depois vc faz um sobre como fazer um fangame do Lufia?

Isso se vc souber o q é Lufia

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AP2CDU
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 Postado em 02/09/2004 7:43:00 PM

fan game de lufia? caraca! achava q eu era o unico q gostava! essa eu tenho q ver

da uns toque pra ele jay! o/

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aí caramba
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 Postado em 02/09/2004 8:08:00 PM

lufia pro snes é legal pakas xD


nha , ele tem q fazer dicas de como fazer um jogo de DBZ , se no MMF todos começam com Sonic , no RPG Maker , todos comeam com DBZ (felismente ta parando XP)


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Sereburo Sunju
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 Postado em 02/09/2004 8:30:00 PM

Green Hill Zone midi horrível? ¬¬'

Qualquer um que tenha jogado videogame, ou o Master System 1, com Sonic 1, gosta dakela midi. Ela é tradicional, como a música de abertura de Mario Bros 1.

Pra ser sincero, isso q vc disse eh o mesmo q eu dizer q aquela música de mario bros 1 q eu citei eh horrível. Mas aposto q se eu dissesse isso vc ia chair né? ^^

Bom tudo bem, vc tem naum tem a obrigação de gostar da música do Sonic, mas isso não implica q seja regra ninguém usar akela midi soh pq vc naum gosta ¬¬

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Captain_J_Sheridan
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 Postado em 02/09/2004 9:09:00 PM

Midi de Green Hill Zone é proibido em jogos de Sonic, desinformação de vocês não saber disso, por isso fiz esse manual

O próximo que devo fazer é Mario, mas em Mario o setor sonoro não é problemático, já que não houveram tantos fangamesde Mario com a música inicial, ainda mais com os remixes

A idéia de DBZ pro RPG Maker foi uma boa, vou ver também

Já Lufia, há pencas de fangames mal feitos dele?

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aí caramba
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 Postado em 02/09/2004 9:17:00 PM

essa do dbz eu ja pensei em fazer , mas faz vc , deve fikar melhor


porque usar a mid do green hill zone (tinha esquecido do Hill no primeiro post XP) é poribido?

q tosco XP

tb é proibido usar o roteiro "os inimigos fogem no inferno" em DBZ e vc ia usar no seu jogo

o tosco é q essa de fuir do inferno foi usado em DBGT , só pra vc ver como DBGT foi ruim XD

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Captain_J_Sheridan
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 Postado em 02/09/2004 10:22:00 PM

Não, eu ia usar uma passagem entre os mundos, inclusive inferno

O negócio da midi de Green Hill Zone não foi criado por mim, é uma regra conhecida, provavelmente pelo excesso de uso, assim como a fuga do inferno e as midis de Chrono Trigger, não fica tão ruim em um jogo só, mas se aparece em trinta e sete... fica meio duro

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aí caramba
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 Postado em 02/09/2004 10:30:00 PM

naum tente disfarçar sheridan XD

essa de fugir do inferno é horrivel , o cara naum tem idéia de inventa rum inimigo novo e faiz isso XP

pior foi aquela das fusões , era um tal de Freells , fusão de freeza com cell , ridiculo XP

voltando ao sonic , bah , naum me incomodo com a musica sendo repitida 100 vezes , green hill zone é classica , sonic sem essa faze naum é sonic

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Captain_J_Sheridan
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 Postado em 02/09/2004 10:37:00 PM

Os jogos atuais de Sonic não tem essa música ¬¬

E se você não lembra, o jogo era uma espécie de MMORPG, então você podia transitar por um mundo bem grande, não tinha inimigos fugindo do inferno como idéia principal, pare de desviar o assunto, isso é chato

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Sereburo Sunju
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 Postado em 03/09/2004 1:52:00 AM

Ah tá... Então o problema eh a repetição constante. Pensei q vc tava falando mal da música em si ^^'

Ei... Desde quando Chrono Trigger tem música horrível? ¬¬ (E lá vamos nós de novo...) XD

Mas esse negócio de inventar inimigos, seja em Sonic, seja em DBZ, eh difícil. Não é fácil criar sprites de um vilão novo, pois não apenas tem q ser criado como também deve se manter o estilo do jogo em questão... E edits de vilão em Sonic e DBZ... Blergh fica horrível XP Em jogo de plataforma, prefiro colocar algo como "Sonic deve salvar os bichinhos da floresta das garras do terrível eggman" e soh... Não vai decepcionar ninguém com um roteiro ou inimigos novos inventados por um fangame e... francamente? Num jogo de plataforma o importante nem eh isso

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AP2CDU
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 Postado em 03/09/2004 10:10:00 AM

Mensagem original postada por Sereburo Sunju Ei... Desde quando Chrono Trigger tem música horrível? ¬¬ (E lá vamos nós de novo...) XD


Mensagem original postada por Sereburo Sunju Ah tá... Então

o problema eh a repetição constante

. Pensei q vc tava falando mal da música em si ^^'


bom dia sereba =p

esse negócio das músicas é sério, e é pior ainda quando o jogo não é um fangame

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Sereburo Sunju
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 Postado em 03/09/2004 11:07:00 AM

¬¬ Ap2,

eu tava zuando

Tanto que eu fiz um XD de brincadeira logo no fim da frase e vc nem percebeu

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AP2CDU
Lord of Games

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 Postado em 03/09/2004 12:24:00 PM

¬¬ Sereba,

eu tava zuando


Tanto que eu fiz um =p de brincadeira logo no fim da frase e vc nem percebeu

agora vamos parar com esses off-topics =p


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