Sociedade Anonima X Sociedade Limitada
 PUC - Rio
 Direito Comercial II
 Turma 2HB - Prof. Julian Chediak
 Sociedade Anonima X Sociedade Limitada
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 22934 visitas e 4 mensagens
Autor
Tópico: Sociedade Anonima X Sociedade Limitada
Juliana Guimaraes
Membro Muito Pouco Ativo

Postagens: 2
Registro: 20/08/2006
Local: - - BrasilSexo não informado
 Postado em 07/11/2006 20:19:00

Quais são as vantagens de se constituir uma Sociedade Anônima?

A Sociedade Anônima é interessante para grandes empreendimentos que suportem a estrutura exigida pela lei. É fundamental para as sociedades que desejam negociar na Bolsa de Valores e que tenham como grande objetivo a captação de recursos financeiros.
Responsabilidade dos sócios
No que se refere à responsabilidade dos sócios, também há diferença relevante. Enquanto que na sociedade limitada, o sócio responde pela integralização do capital social (não importa o valor de sua cota, o sócio se obriga pelo valor total constante no contrato social), na Sociedade Anônima o sócio só responde pelo valor das ações que subscreveu. Não importa o valor total constante no Estatuto, só responderá pelo que se obrigou.




IP LogadoPróxima Mensagem
Chediak
Membro Pouco Ativo

Postagens: 6
Registro: 09/08/2006
Local: - - Brasil
Idade: 44 anosSexo Masculino
 Postado em 09/11/2006 21:51:00



Mas não será que essas diferenças se reduziram muito após o Novo Código Civil? Claro que as diferenças ainda continuam, mas eu não consigo perder a sensação que a maior limitação à autonomia da vontade na limitada foi um erro...

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Natalia
Membro Pouco Ativo

Postagens: 6
Registro: 06/08/2006
Local: - - Sexo não informado
 Postado em 10/11/2006 01:01:00

Dando continuação a este raciocínio, passo a refletir sobre as efetivas vantagens em se constituir uma LTDA. após a enorme burocratização criada pelo CC/02.
Quais seriam, no fundo, as principais vantagens em se constituir uma LTDA. e/ou uma S.A. FECHADA (apesar de já sabermos que esta custa mais para ser constituída)?

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Di Giorgio
Membro Muito Pouco Ativo

Postagens: 5
Registro: 17/08/2006
Local: Rio de kaneiro - RJ - Brasil
Idade: 30 anosSexo não informado
 Postado em 21/11/2006 02:08:00

Sociedade limitada X sociedade anônima


A necessidade de existir uma S.A. se dá pelo fato que neste tipo de saciedade há uma maior estabilidade porque a saída de um sócio não é livre o que difere da sociedade limitada. As S.A. se prestam melhor para realização de um grande negocio. È fundamental que a sociedade seja deste para que possa negociar nas bolsas de valores. No que tange as responsabilidades dos sócios o que na sociedade limitada, o sócio responderá pela integralização do capital social (não importando qual seja o valor de sua cota, o sócio se obriga pelo valor total constante no contrato social), na Sociedade Anônima o sócio só responderá pelo valor das ações que subscreveu. Não importa o valor total constante no Estatuto, só responderá pelo que se obrigou. As sociedades como já está bastante batido pode ser de pessoas e de capitais, as de pessoas valorizam o affectio societatis no qual se valoriza o sócio em si, mais importante até qu sua capacidade de investimento.na sociedade de capital o que importa é a captação econômica. A sociedade limitada pode ser de pessoas ou de capital, já a anônima somente pode ser de capital.
Certos empreendimentos necessitam de uma grande quantidade de recursos , os quais só poderiam ser levantados mediante uma grande quantidade de investidores daí o advento das S.A.que torna isso mais acessível.
Com o novo código civil as diferenças entre a sociedade limitada e a anônima diminuíram muito, mais pela numero de exigências novos que agora exigem para a formação de uma sociedade limitada. O que antes era o grande trunfo das soc. Limitados, sua maioria facilidfade de elaboração com o advento do novo código se complicou muito. O legislador aproximou a criação das ltda para as situações exigidas nas anônimas que exigem uma estrutura mais complexa. Um exemplo disso é a exigência de assembléia com inúmeras formalidades. Uma outra desvantagem que aconteceu com o novo código foi o aumento do quorum para a alteração do contrato social. Outra grande desbatagem foi a alteração do quorum para altera o contrato social o que vai impossibilitar o controle dos scio que não possuir 75 % do capital social.
Por esta enorme burocratização que foi realizado com advento novo código a soc limitada perde espaço porque está mais difícil de ser constituída. Sua vantagem ainda se encontra pelo fato de haver uma limitação das responsabilidades dos sócios.


IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página

=-= Denuncie essa página =-=



Forum Now! - Criar seu forum grátis