mandaçaia
 Abelhas Melíficas Européias
 Forum dos Apicultores Criadores de Abelhas Melíficas Européias
 Abelhas indígenas ou nativas sem ferrão
 mandaçaia
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 2034 visitas e 7 mensagens
Autor
Tópico: mandaçaia
apis
Membro Novo

Postagens: 26
Registro: 12/04/2006
Local: praia grande - SP - Brasil
Idade: 61 anosSexo Masculino
 Postado em 13/04/2006 1:41:00 PM

ola amigos estou com uma colonia demandaçaia de fazer gosto sóque coloquei um alimentador externo e chegaram as apis !!!!!!!!!!!!!!!!!! alguem pode me dizer pois parece que esta havendo brigas e mortes???????????? sera mesmo ??????????algum companheiro pode me orientar quanto a alimentaçao artificial da mandaçaia pois ganhei esta colonia e sao lindas !!! obrigado serrano praia grande sp

IP LogadoPróxima Mensagem
MarceloDelFiore
Membro Pleno

Postagens: 281
Registro: 11/10/2005
Local: Sto Antonio de Posse - SP - Brasil
Idade: 45 anosSexo Masculino
 Postado em 13/04/2006 2:11:00 PM

Olá Serrano,

eu tenho 3 colônias de mandaçaias em casa. A original que eu comprei aqui perto e as duas que multipliquei a partir de discos maduros que troquei com colegas, e que agora estão em fase de desenvolvimento.

Para você ter idéia, as jataís são muito territorialistas. Se apis tentarem pilhar seus suprimentos elas agarram as asas das apis e morrem agarradas. Nessas ocasiões você verá 3 ou 4 jataís nas asas das apis. Dá pena de ver essas batalhas, o melhor é evita-las.

Tenho algumas outras espécies de abelhas indígenas também, porém nunca uso alimentadores externos/coletivos. Principalmente por causa da presença intensa de africanas em nosso meio ambiente. Essas abelhas são pilhadoras e mesmo abelhas pacíficas como as mandaçaias podem "partir para a porrada" quando a coisa apertar.

Use um copinho de café com xarope de açúcar, e alguns pedaços de palitos para fazerem papel de flutuadores para as abelhas poderem recolher o xarope sem se afogar. Use a alimentação se não houver ocorrência de floradas na sua região para elas poderem acumular suprimentos para o inverno.

Com o tempo você vai perceber que alimentadores coletivos tanto para apis ou indígenas não funcionam. As disputas ocorrerão inevitavelmente mesmo entre a mesma espécie. A melhor solução para ambas são os alimentadores internos.

Até mais,



IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
apis
Membro Novo

Postagens: 26
Registro: 12/04/2006
Local: praia grande - SP - Brasil
Idade: 61 anosSexo Masculino
 Postado em 13/04/2006 2:50:00 PM

poxa marcelo
muito obrigado por sua resposta e consideraçao, estou iniciando com estes maravilhosos insetos tenho duas caixas de jatai que estao lindas duas de manduri e uma tubuna ( esta linda )) a mandaçaia ganhei agora de um amigo e hoje abri a caixa que elas vieram... esta muito ruim velha e suja ja deteriorando porem o ninho esta em boa forma acha aconselahvel passar para uma caixa racional especifica para a mandaçaia ???? ja ouviu falar da alimentaçao artificial da mandaçaia com gotas de baunilha e complexo b??? sabe a dosagem desculpe a inexperiencia e o principuio moro em praia grande el plena mata atlantica quando vier ja sabe obrigado de novo serrano

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
MarceloDelFiore
Membro Pleno

Postagens: 281
Registro: 11/10/2005
Local: Sto Antonio de Posse - SP - Brasil
Idade: 45 anosSexo Masculino
 Postado em 13/04/2006 4:16:00 PM

Oi Serrano,

eu acho sempre bom manter as colméias em boas condições. Se a caixa em que as mandaçaias estão não está legal é melhor trocar. O outono não é a melhor época para mexer em abelhas, mesmo que o tempo continue quente as abelhas (apis e indígenas) tem um sentido muito apurado e percebem que está se aproximando a época de "hibernação". Mas se a mudança não for muito drástica e o tempo estiver bom não creio que ocorram problemas. Se o tempo estiver frio nem tente manusea-las, só prejudicará a colônia. Se as condições da colméia não estiverem muito ruins é melhor fazer uns reparos simples e básicos (tampar furos principalmente) e esperar até a próxima primavera para poder fazer a mudança que é sempre uma operação que incomoda mais as abelhas.

É importante que você tenha todo o material (caixa nova, acessórios e alimentação pronta) à mão. Quando for mudar de colméia tenha o máximo cuidado de cortar em volta do invólucro para descolar suas estruturas da parede da colméia velha, de maneira a provocar a menor perturbação possível ao ninho. Isso é possível de fazer se você tiver calma, cuidado e ferramentas adequadas. Uma vez retirado o ninho acomode-o na caixa nova. Se ocorrer ruptura dos potes de mel e pólen não os coloque na caixa nova. Coloque o mel naquele copinho de café e forneça às abelhas. Não coloque pólen ainda. Espere 3 a 4 dias até a primeira revisão e aí sim coloque potes fechados de pólen.

Coloque na caixa nova todo o cerume que retirar da antiga, desde que não esteja sujo de mel ou pólen. Elas usarão esse cerume para reconstruir e re-fixar as estruturas na colméia nova.

É importante não deixar pólen exposto por que atraem umas mosquinha chamadas forídeos que depositam seus ovos nos potes e essas larvas acabam com uma colônia muito rapidamente.

Depois de todo o trabalho coloque a caixa nova na mesmo posição da antiga com a entrada no mesmo local e orientação. Não abra nos primeiros 3 ou 4 dias. Com o cerume e a alimentação fornecida elas se viram bem nesses primeiros dias. Se você perceber que as abelhas estão entrando na colméia com pólen não forneça aquele que você eventualmente retirou só para não dar muitas chances aos forídeos.

Já li sobre xarope com esse suplemento (um treco chamado de teragran). Nunca usei. Se você garantir a presença de plantas poliníferas nas imediações do apiário, apenas o xarope de açúcar é o suficiente. Creio que o xarope com suplemento possa ser útil, mas pólen natural ganha disparado em qualidade.

importante: mantenha as colônias na sombra sempre. Se elas pegarem sol direto e forte pode ocorrer mortalidade de cria e declínio da colônia.

Você já leu os livros do Prof. Paulo Nogueira Neto ? São muito bons. O livro do David Said Aidar também é bom e específico para mandaçaia, é ele que usa o suplemento no xarope. Tem outros livros sobre abelhas indígenas, mas os do PNN são os melhores que já vi.

Creio que o necessário para sua mudança de colméia seja isso aí. Tem muita coisa para aprender sobre elas, os livros do PNN são a principal fonte de informações confiáveis.

Até mais,



IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Anderson
Membro Pleno

Postagens: 292
Registro: 06/10/2005
Local: São Paulo - SP - Brasil
Idade: 40 anosSexo Masculino
 Postado em 14/04/2006 6:49:00 AM

Olá Serrano, olá Marcelo.
Não esqueça de que os potes de pólen retirados da colônia de mandaçaias para serem devolvidos depois, precisam ficar na geladeira, senão enchem de forídios e aí a coisa estará perdida!
Uma alternativa interessante e prática para alimentação das indígenas, que tenho usado é a administração de pedaços de favos da Apis para elas.
Corto pequenos pedaços de mais ou menos 2X2 ou 3X3 de favos de mel da Apis e deixo em cima de uma peneira com um recipiente por baixo para recolher o mel que escorre dos alvéolos cortados, depois dou até uma lavada debaixo da torneira para limpar bem e deixo secar. É desnecessário dizer que tudo isso tem de ser feito na cozinha da casa, fechada, para não atrair as ladras.
Estes pedacinhos de favos, cheios de mel e que não vazam, podem ser colocados ao lado do ninho das indígenas, que aproveitarão o mel e a cera! Experimentem!
Já fiz isso até com favos de pólen da Apis, mas aí é bom ter critério, para não atrair forídeos.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
apis
Membro Novo

Postagens: 26
Registro: 12/04/2006
Local: praia grande - SP - Brasil
Idade: 61 anosSexo Masculino
 Postado em 15/04/2006 6:56:00 AM

Ola , povo do mel !!!!!!!!!!!!
estou muito agradecido pelas orientaçoes que estao sendo oferecidas! a continuar assim sou obrigado a convida-los a curtirem uma praia aqui na cidade curtindo estes dipteros alados maravilhosos!!!!! ja encomendei uma rainha do apiario cosmos , e meu amigo apicultor , o seu gomes ira introduzila obrigado a ate a proxima ficarei dando informaçoes de nossa amigas ! em tempo esta do favo da apis é demais !!!!!
abraços serrano

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Marcelo Poletti
Membro Júnior

Postagens: 94
Registro: 20/10/2005
Local: São Caetano do Sul - SP - Brasil
Idade: 29 anosSexo Masculino
 Postado em 25/05/2006 9:54:00 PM

Estou muito feliz de termos um espaço europeu/indigena agora. hehehe
e por falar em Mandaçaia, na primavera vou dividir a minha colonia,
nao pude deixar de publicar esta foto, que demonstra toda a beleza da nossa indigena

abraço a todos

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis