ESTADO ATUAL DA RELIGIÃO DOS ORIXÁS NO BRASIL
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Candomblé Nagô/Yorubá
 ESTADO ATUAL DA RELIGIÃO DOS ORIXÁS NO BRASIL
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 526 visitas
Autor
Tópico: ESTADO ATUAL DA RELIGIÃO DOS ORIXÁS NO BRASIL
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 25/01/2006 4:34:00 PM

Mokoiu Jipangi

Encontrei o texto abaixo, na internet e estou postando para contribuir com aqueles que mesmo sem postar"sapea" por aqui e se interessa pelo candomblé ketu

ESTADO ATUAL DA RELIGIÃO DOS ORIXÁS NO BRASIL




Difícil tarefa falar sobre a religião dos Orixás tendo em vista os milhares de sites e livros já publicados no Brasil e exterior onde se estuda e cultua-se nossa religião, mas devemos ressaltar que devemos ter cuidado principalmente com as editadas na web.

A nossa religião encontra-se hoje aqui no Brasil com muitas divergências, quanto a fundamentos, na verdade não se sabe quem esta certo ou errado cada um faz da maneira que lhe convém ou da maneira errada ou certa que lhe foram passados os ensinamentos, acredito que pela falta de escrita sobre a religião.

Dizemos que religião não se aprende em livros, mas se os antigos Pais e Mães de Santo tivessem nos deixado de herança algumas escritas hoje não estaríamos nesta situação de falta de conhecimento e sem saber o que é certo. Certo mesmo é que a religião dos Orixás quando foi trazida para o Brasil perdeu muita coisa e houve muita mistura de nações, devido termos em uma determinada região escravos de diversas nações e regiões diferentas da Mãe África, e assim misturando seus cultos de suas nações ai nasceu à religião dos Orixás no Brasil “ Candomblé, Xangô e Batuque “ sabe-se com certeza de que a religião dos Orixás praticada na África tinha e tem diferença de uma nação para outra ou de região para outra região.

Resumindo: na África tem Orixás que são cultuados em algumas regiões e nações ate mesmo como reis e em outras regiões e nações são completamente desconhecidos ou conhecido por outro nome ou confundidos pois detém o mesmo asé “ poder sobre as forças da natureza “ mas não são os mesmos Orixás. Tanto é que na África tem diversos Orixás que não são cultuados no Brasil e nem conhecidos.

Bem, aqui no Brasil a nossa religião vem se modificando também num aspecto bom, os Iles estão de portas abertas para todas as raças, antigamente era uma religião somente de negros e mulatos ou dos excluídos socialmente, hoje temos nossos irmãos de outras raças, sendo eles de diversas classes sociais.

Os transes de possessão dessas pessoas tem geralmente um caráter de perfeita autenticidade embora eles não possam reivindicar os laços de sangue com seus Orixás, no entanto há entre eles certas afinidades de temperamento e comportamento “ biótipo ” podemos chamar essas tendências de arquétipos da personalidade.

A parte ruim das modificações é a falta de conhecimento de brancos e negros sobre nossa religião ,em cada esquina tem um Ilê e não se sabe quais as raízes religiosas destes ditos pais e mães de santo às vezes não foram nem feitos para o Orixá ,indivíduos que não tem pai ou mãe de santo ou mentem serem filhos de algum Pai ou Mãe de Santo famoso ,mas já falecido , e quem vai dizer que é mentira?

Não somente esses indivíduos mas também temos alguns Pais ou Mães de santo que até foram feitos e possuem fundamento e raízes religiosas mas acabam vivendo de “ $$$ religião", ao invés de viver para a religião. Assim, fazem da religião um comercio ou negócio , difamando e mistificando nossa religião e se aproveitando da boa fé das pessoas.

Mas uma das coisa que mais me aflige, é a grande mistura que se faz com Umbanda... principalmente no RJ e SP!

Hoje temos ate Orixás da Umbanda! A Umbanda cultua espíritos, Caboclos e não Orixás. Mas hoje em dia estão cultuando também os Orixás e mistificando a Umbanda dita pura.

Em alguns templos estão fazendo sacrifício de animas, fazendo o tal de Umbandomblé. Em outras situações, misturando coisas esotéricas chamando assim de Umbanda Esotérica.

Acredito que deve ter muitos adeptos da Umbanda pura que devem estar indignados!!!

Não poderia deixar de falar dos indivíduos que acreditam que os Orixás não viveram na África e que não são negros, ai temos que levar em consideração a nossa historia, a historia dos negros e escravos no Brasil e os estudos feitos por católicos e alguns doutores em Sociologia e Antropologia que têm suas teses escritas e respeitadas pelos descendentes dos Africanos e Brancos, assim como professor Pierre Verger, que foi a África estudar o culto aos Orixás e mais tarde foi feito para o candomblé dos Orixás e recebeu o título de Fatumbi na África.

"A Religião dos Orixás está ligada à noção de Família. A família numerosa, originária de um mesmo antepassado,que engloba os vivos e os mortos. O Orixá seria, em principio,um ancestral divinizado, que em vida, estabelecera vínculos que lhe garantiam um controle sobre certas forças da natureza, como o trovão, o vento, as águas doces ou salgadas, ou, então assegurando-lhe a possibilidade de exercer certas atividades como caça, o trabalho com metais ou, ainda, adquirindo o conhecimento das propriedades das plantas e de sua utilização."

"O poder, ASÈ, do ancestral Orixá teria, após a sua morte, a faculdade de encarnar-se momentaneamente em um de seus descendentes durante um fenômeno de possessão por ele provocado. A passagem da vida terrestre à condição de Orixá desses seres excepcionais, possuidores de um asè poderoso, produz em geral em um momento de paixão, cujas lendas conservarão a lembrança."
(Trechos do livro: Orixás por Pierre Verger).


Também temos o professor Reginaldo Prandi; sua obra e teses possuem grande respeito da maioria dos adeptos de nossa Religião.

Bem espero não ser mal interpretado, essa é minha opinião , creio que os que fazem a verdadeira Religião dos Orixás ,acabam se mantendo, mas os mistificadores não conseguem durar muito tempo. Mas devido ninguém saber o que é certo ou errado na Religião dos Orixás no Brasil , temos que respeitar as diferenças e entregar na mão dos nossos Orixás.

Aproveito para aconselhar os amigos a lerem a obra do Sociólogo-Antropólogo e Babalawo Pierre Fatumbi Verger “já falecido” e a obra do Sociólogo Reginaldo Prandi isso só ira engrandecer sua cultura pessoal com o conhecimento sobre os Orixás

Por: Leo d´Oxalá Jobocum
Leo Fernando Rodrigues

FIM



Fiquem em Paz

Dandarê


IP Logado
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis