NE KONGO E FUNZA
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Estudo Histórico-Científico das Religiões Afro-Brasileiras
 NE KONGO E FUNZA
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 428 visitas
Autor
Tópico: NE KONGO E FUNZA
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 27/01/2006 7:48:00 AM

NE KONGO E FUNZA


fonte:[blue] http://bailiwck.lib.uiowa.edu/african-ceramic-arts/[/blue
Thompson, BARBARA. The Sacred
Vessel: Ceramic Minkisi as Agents of Healing. University of Iowa


TRADUZIDO E ADAPTADO POR KOTA MUTARERÊ


De acordo com as narrativas orais, o progenitor do reino Kongo, Ne Kongo, veio do céu com o primeiro remédio curativo, ou nkisi, que ele preparou em uma louça de barro feito sobre três pedras ou montes de formigas brancas (Thompson & Cornet 1981:34).

Outra versão desse mito Kongo associa Funza às origens dos minkisi (Janzen & MacGaffey 1974: 35; Larman 1962: 122). A narrativa diz que Funza tem uma forma humana e vive solitário e invisível debaixo da superfície da terra, na água. Quando ele quer ficar perto de seu povo, ele se transmuta em um grande vaso de cerâmica guardado em um cesto (MacGaffey 1986: 123).

Assim como Ne Kongo, também é creditado a Funza ter sido o primeiro nkisi, ou remédio sagrado, que deu origem a todos os outros minkisi para ajudar os vivos a manter o equilibrio entre os mundos, espiritual e físico (MacCaffey and Janzen 1974: 35).
Laman notou que o nganga de Funza, muitas vezes representou o Nkisi Funza em fibras de ráfia entrelaçadas como uma referência material de sua força, sua habilidade em propiciar a fertilidade e assegurar um feto forte e saudável (Laman 1962: 112-113).

Apesar de atualmente, Funza ser um nkisi quase esquecido, ele já foi considerado um deus tal e qual Nzambi, tendo os mesmos poderes do Criador (Laman 1962: 112), assim como foram considerados, Nkisi Ne Kongo, Nkisi Bunzi e Nkisi Mbumba – todos eles minkisi que se transmutavam em vasos de cerâmicas.

Hoje em dia, conforme esclarece a história da arte africana, tais vasos, chamados minkisi, são objetos usados na África Central como meio de dar uma forma tangível às forças espirituais caracterizadas pelo poder em conceder o bem ou o mal sobre os humanos.

Dependendo da forma e ativando elementos da composição do objeto, cada nkisi serve a um (ou mais) propósito(s) em particular e seu poder deriva de muitos domínios particulares (MacGaffey 1991: 4-5, 1993: 61).

Nas lendas de Ne Kongo e Funza, o primeiro originário do céu e o segundo da água, ambos são relacionados ao poder de procriação. Nessas narrativas, também encontramos a origem mítica dos primeiros remédios, ou minkisi e eles são descritos como vasos cerâmicos. Isso não é uma coincidência, já que o processo da fabricação de um pote é uma metáfora difundida para os poderes de criação entre muitos povos Bantos.

Muitos minkisi de cerâmica são relacionados à noção de procriação e são usados para problemas de fertilidade, esterilidade, enfim, problemas relacionados estritamente às questões do sistema reprodutor feminino.

Podemos então observar que a arte cerâmica tem um importante papel, não apenas nos mitos de origem, mas também na cura entre os povos do Congo e àqueles relacionados culturalmente a África Central – já que a procriação é uma das maiores preocupações de grande parte do povo do Congo.

Fiquem em Paz

Dandarê




IP Logado
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis