O PODER DA INDIVIDUALIDADE
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Estudo Histórico-Científico das Religiões Afro-Brasileiras
 O PODER DA INDIVIDUALIDADE
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 312 visitas
Autor
Tópico: O PODER DA INDIVIDUALIDADE
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 18/01/2006 6:18:00 PM

MIMENEKENU JIPANGI

AINDA NAQUELA PROPOSTA DE CONTINUAR POSTANDO TEXTOS QUE POSSAM CONTRIBUIR DE ALGUMA MANEIRA COM O APERFEIÇOAMENTO DOS USUÁRIOS DESTE FORUM, JÁ QUE NÃO HÁ COM QUEM CONVERSAR... ESTOU DISPONIBILIZANDO MAIS ESSE TEXTO:

O PODER DA INDIVIDUALIDADE


por Rosana Biondillo

Você, com certeza, já ouviu falar que as pequenas mudanças individuais, quando somadas, têm o poder de operar transformações de gigantescas proporções. Porém, ouvir falar é uma coisa e compreender é outra, bem diferente

Você, com certeza, já ouviu falar que as pequenas mudanças individuais, quando somadas, têm o poder de operar transformações de gigantescas proporções. Porém, ouvir falar é uma coisa e compreender é outra, bem diferente. O ouvir falar pertence ao campo racional das suposições, enquanto que o compreender deve passar pelo crivo da experiência e da consciência. A suposição inicial deve conduzir à experiência da legítima compreensão. E o processo de compreensão é sempre único e individual, pois ninguém pode compreender por você ou no seu lugar.

Tome como exemplo o caso de alguém que ainda não conheça a fruta denominada laranja. No intuito de ajudá-lo, podemos descrever-lhe uma laranja. Ou podemos simplesmente oferecer-lhe uma laranja para saborear. Ao descrever a laranja, estamos supondo que ao se deparar com uma fruta com as mesmas características, ele vá reconhecê-la como sendo uma laranja e não, uma mexerica, uma tangerina ou uma lima, por exemplo. Ao passo que ao oferecer-lhe uma laranja para saborear, sabemos que ele não irá confundí-la com uma outra fruta qualquer. É por isso que a palavra saber origina-se de uma outra: saborear. O sábio é sempre aquele que já saboreou, que já provou, que já experimentou. A sabedoria é sempre fruto da experiência individual comprovada e o restante são meras suposições.


Individualidade não é Egocentrismo


É importante ressaltar também que há muita confusão sobre o que é individualidade e sobre o que é egocentrismo. Comportamentos egocêntricos e egoístas são, não raras vezes, traduzidos e tidos como individuais – o que denota um grande engano.

A individualidade pressupõe independência com consciência nos pensamentos e nas ações, e não, prepotência ou violência. Deve haver sempre o empenho de corrigir-se a si mesmo, pois, como já salientamos, as pequenas mudanças pessoais fazem uma tremenda diferença.

Há uma fábula bastante singela, que fala sobre a paz, que ilustra bem o poder da individualidade:

Numa tarde de inverno europeu, um pardal encontra uma pomba silvestre e pergunta:

- Você sabe me dizer quanto pesa um floco de neve?

- Nada de nada - respondeu a ave.

- Nesse caso, vou lhe contar uma história maravilhosa - disse o pardal. Eu estava sentado no ramo de um pinheiro quando começou a nevar. Era tudo tão lindo e, como eu não tinha nada melhor a fazer, passei a contar os flocos de neve que se acumulavam nos galhos e agulhas do meu ramo. Contei exatamente 3 741 952. Quando o floco número 3 741 953 pousou sobre o galho - nada de nada como você diz - o ramo se quebrou.

Dito isso, o pardal bateu asas em retirada. A pomba, porém, mergulhada em profunda reflexão, concluiu:
- Talvez esteja faltando uma única voz para trazer paz ao mundo.

FIM

Fiquem em Paz

Dandarê



IP Logado
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis