Uma questão para aguçar a curiosidade.
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 Uma questão para aguçar a curiosidade.
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Tópico com 1310 visitas e 9 mensagens
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Tópico: Uma questão para aguçar a curiosidade.
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 24/07/2005 5:43:00 PM

Caros Manos do fórum.....

O tempo inteiro em que estamos voltados para o nosso culto, falamos, comentamos e praticamos coisas que poucas vezes nem nos importamos com o entendimento das mesmas.
Sendo assim proponho um debate acerca do assunto.

Um grande exemplo de que os rituais que praticamos são bem pouco questionados (o questionamento aqui não é em relação a veracidade dos efeitos de um ritual e sim o de entender como ele se processa) é o fato de que a iniciação, o agrado e qualquer outro fundamento na nossa cultura vem seguido de um oferenda.

A questão é a seguinte:

Nkise não come, não bebe, não cheira e etc (uma vez que ele é essencia e sendo essencia não se prende a estes atos), então porque oferecemos e ele comidas e bebidas????????

De que forma pode lhe purificar um banho de abô???

Porque que ao estar de preceito, temos que usar o branco, mesmo sendo um filho de Njira ou Exú??

Porque que um Nkise responde numa cantiga de Ketu e um orixá numa cantiga de Angola se são diferentes (como muitos dizem)??

Porque que um Nkise ou Orixá em um iniciado com menos de 7 anos coloca a mão na altura da cintura (chamado de Adô)????????? Qual a relação desta região com a nossa cultura???

Porque que a capa de um catiço vem nas cores Preto por fora e vermelho por dentro???????

Porque que fazemos incisões em certas regiões do corpo e chamamos isso de "curas" ou "fechamento de corpo"??? Como se processa energéticamente este fechamento???

Porque que uns incorporam e outros não????? como se dá o processo de incorporação??? como que um Nkise passa a ter o domínio dos movimentos de um iniciado??? e porque que o mesmo não pode ter o mesmo domínio em um não rodante se a constituição orgânica é a mesma???

Manos, estas são algumas das questões para as quais busco explicações científicas...
se algum de vcs tiver mais questões traga a este tópico. e se Tiver a resposta também.
Só não vale dizer que é só porque é e pronto.

Abraços....




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Tata Obalumbi
Membro Pleno

Postagens: 220
Registro: 19/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 24/07/2005 8:51:00 PM

Mokoiu a todos.
Pange Roxi Toindé gostei desse tópico irei postar algumas coisas que eu sei.

Porque que ao estar de preceito, temos que usar o branco, mesmo sendo um filho de Njira ou Exú??
O branco significa e reprensenta a paz esse é um dos motivos que quando estamos de preceito sendo filho de um nkisi ou de outro nós temos que usar o branco, pois se a pessoa esta de preceito significa que ela esta pura e por isso temos que usar o branco quando estamos de prceito pq o branco é paz.

Porque que um Nkise responde numa cantiga de Ketu e um orixá numa cantiga de Angola se são diferentes (como muitos dizem)??
Pange essa resposta eu não tenho muita certeza + irei dizer o que eu acho.
O Nkise responde numa cantiga de Ketu e um orixá numa cantiga de Angola derrepente para louvar o nkisi semelhante a ele na cultura iorubana. Ex: uma pessoa é filha de Matamba e essa pessoa vai visitar um ilê (disse ilê e não inzo pq ilê é ketu) e ela vira na Matamba seria meio que para louvar a Iansã.
Não sei se fui muito claro, + de qualquer maneira peço desculpas.

Porque que um Nkise ou Orixá em um iniciado com menos de 7 anos coloca a mão na altura da cintura (chamado de Adô)????????? Qual a relação desta região com a nossa cultura???
A explicação que eu obtive foi que Mão adô protege o basso do iniciado das energias negativas, pois é pelo basso que entram as energias.

Nkise não come, não bebe, não cheira e etc (uma vez que ele é essencia e sendo essencia não se prende a estes atos), então porque oferecemos e ele comidas e bebidas????????
Pange eu penso assim é dando que se recebe, se nós damos comidas aos minkisi é para nós recebermos paz, prosperidade entre outras coisas que pode variar dependendo da kudia que se oferecer.

Espero ter contribuido.
Desculpq qualquer coisa.
Kandandu kibuku kissinavuru ngunzu kala muki

Tata Obalumbi

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Tata Obalumbi
Membro Pleno

Postagens: 220
Registro: 19/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 25/07/2005 5:28:00 PM

Mokoiu a todos.
Eu gostaria de saber dos jipange o pq que os minkisi não podem virar numa sexta-feira só pode se for um caso de muita emergencia.
Será que seria pq é dia de Lemba?
Aguardo resposta.
Kandandu

Tata Obalumbi

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Kalunga
Membro Junior

Postagens: 56
Registro: 02/08/2005
Local: Santos - SP - Brasil
Idade: 51 anosSexo Feminino
 Postado em 07/08/2005 3:41:00 PM

Mimenekenu kiami jipange

Nkise não come, não bebe, não cheira e etc (uma vez que ele é essencia e sendo essencia não se prende a estes atos), então porque oferecemos e ele comidas e bebidas????????
Oferecemos iguarias para propiciar o ambiente, tudo que é material pertence ao ser humano, pelo mesmo fato do questionamento acima, as makudia harmoniosas, exalam positivamente energia, e nossos antepassados acreditavam que esse procedimento falicita o contato com o plano astral (protetores).
Interessante dizer, que no costume bantu, eles ofertavam o que tinham de melhor, mais valor, e o que eles mais tinham afinidade, chegando até ao extremo de ofertar seus próprios animais domésticos.

De que forma pode lhe purificar um banho de abô???
As folhas mesmo que retiradas de suas fontes permanecem vivas (por um tempo), seu sumo representa o sangue vegetal, com as rezas e cânticos, "tornamo-o emantado", proporcionando a purificação carnal como a limpeza dos fluidos não benéficos e até revigoramente físico.

Porque que ao estar de preceito, temos que usar o branco, mesmo sendo um filho de Njira ou Exú??
O preceito (kijila) é a abstenção religiosa, que tem a intenção de condicionar o seguidor, a um estado de busca do equilíbrio, evitando-se tudo que é supérfluo e ou exagerado, a cor branca simboliza a pureza, a levitude e o respeito por algo importante, tanto que o branco é a cor mais utilizada nos rituais, e não está condicionada as cores do dono da mutue, visa o resguardo de algum ato.

Porque que um Nkise responde numa cantiga de Ketu e um orixá numa cantiga de Angola se são diferentes (como muitos dizem)??
Respondo com outros questionamentos: Seria porque o seguidor se condiciona? Visto que por exemplo: Ndanda Lunda para muitos é Oxum, e vice-versa? Ou pelo fato do cântico propiciar a energia/harmonia (como no exemplo da Ndanda Lunda/Oxum)?

Porque que um Nkise ou Orixá em um iniciado com menos de 7 anos coloca a mão na altura da cintura (chamado de Adô)????????? Qual a relação desta região com a nossa cultura???
Que eu saiba, este ato é para indicar que o iniciado é novo (munzenza), nada mais que isso.

Porque que a capa de um catiço vem nas cores Preto por fora e vermelho por dentro???????
Não sei o porque, pois meu catiço não a usa. Mas gostaria de saber, é interessante isso, nunca tinha observado, mas já vi capa toda vermelha e toda preta.

Porque que fazemos incisões em certas regiões do corpo e chamamos isso de "curas" ou "fechamento de corpo"??? Como se processa energéticamente este fechamento???
Esse ato é uma das formas de levar ao corpo humano, elementos sagrados, seria a compactuação do astral com o seguidor, troca de energia.

Porque que uns incorporam e outros não????? como se dá o processo de incorporação??? como que um Nkise passa a ter o domínio dos movimentos de um iniciado??? e porque que o mesmo não pode ter o mesmo domínio em um não rodante se a constituição orgânica é a mesma???
Por causa da sensibilidade de cada um, mas acho a palavra incorporação incondizente com a manifestação ocorrida com o seguidor rodante, prefiro usar o termo "irradiação" de energia, pois não acredito que nada possa entrar no corpo de um ser humano, no caso um espírito ou ser divino.

Jipange, as minhas respostas não são científicas, mas fazem parte dos meus conceitos, e tenho um pensamento mais abrangente aos questionamentos acima, fora os meus e outros tantos que existem, falta é tempo para nos dedicarmos a nossa religião, se pudessemos passar mais tempo dentro da inzo (gonzemo) muitas dúvidas seriam esclarecidas, voces não acham?

jindandu

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Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 18/08/2005 10:41:00 AM

Gostaria de agradecer pelas belas participações dos manos...

Antes de posicionar-me acerca do assunto, fico no aguardo das participações dos outros manos...

Vamos lá fórum....

o que vcs acham???

Jindandu

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Kalunga
Membro Junior

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Local: Santos - SP - Brasil
Idade: 51 anosSexo Feminino
 Postado em 18/10/2005 8:32:00 PM

Mensagem original postada por Tata Obalumbi Mokoiu a todos.
Eu gostaria de saber dos jipange o pq que os minkisi não podem virar numa sexta-feira só pode se for um caso de muita emergencia.
Será que seria pq é dia de Lemba?
Aguardo resposta.
Kandandu

Tata Obalumbi

Mimenekenu kiami jipange

Mano, trata-se de mais uma convenção do que de fato uma regra, podemos dedicar um dia para reverenciar os jinkisi e porque não uma sexta-feira?
Devemos levar em consideração, e isso é comprovado, que muitas regras prevaleceram pelo sincretismo.

jindandu

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Tata Obalumbi
Membro Pleno

Postagens: 220
Registro: 19/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 20/10/2005 1:08:00 PM

Mimenekenu Pange.
Nzambi Ua Nkuatesá.
Kandandu
Tata Obalumbi

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Tata Toindé
Membro Pleno

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Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 22/02/2006 8:53:00 AM

ATUALIZANDO

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jmm
Membro Iniciante

Postagens: 7
Registro: 18/08/2005
Local: coaraci - BA - Brasil
Idade: 56 anosSexo Masculino
 Postado em 21/07/2006 3:22:00 PM

Makuiu a todos

Gostaria de pedir desculta pela ausencia. Este topico é muito interessante por esta razão vou da minha opinião.
Um Nkisi muitas vezes vira quando estão num terreiro de Keto porque na mairoria das vezes as Nzo Angola/Kongo até a maneira de saudar seus Makisi é da mesma maneira que os Nagô saudam seus Orixás, como também na Nzos Angola/Kongo quando estao zuelando para os Makisi tambem zuelam para os Orixás Exemplo: quando estão zuelando para Matamba muitos misturam com zuelas de Iansã e isto acontece com todos os Nkisis. Poco são os terreiros de Angola/Kongo que usam ou conhece as saudações dos Nkisis.
quanto as outras questoes não dei palpite porque nao achei necessario pois estão muito bem colocadas.
Ao meu ver existe um sincretismo muito forte entre Nkisi e Orixá, a pesar das suas diferenças.
espero ter contribuido.
JMM


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