Ciencia x Religião (a energia)
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Estudo Histórico-Científico das Religiões Afro-Brasileiras
 Ciencia x Religião (a energia)
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 242 visitas e 3 mensagens
Autor
Tópico: Ciencia x Religião (a energia)
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 21/07/2005 12:12:00 PM

Mukuiú manos...
O que irei postar agora é resultado de uma pesquisa que venho desenvolvendo há dois anos.
Espero que gostem, e aos poucos irei colocando mais trechos que já tenho elaborado.


Estrutura Energética - "O Princípio da Totalidade"

O que realmente somos? Espíritos? Matéria?
Na verdade, não é tão simples definir nossa existência. Buscamos sempre simplificar as respostas para estas perguntas através da crença que adquirimos e a partir daí, desenvolvemos nossas verdades.
Muitos preferem acreditar que somos apenas matéria, e baseados nisso, se tornam descrentes de qualquer outra coisa. Outros se agarram com afinco ao conceito espiritual, e deixam de lado as verdades absolutas e incontestáveis definidas pela ciência.
Daí que a contradição é inevitável. Podendo futuramente gerar descrença e falta de segurança no que se acredita.
Independente da crença, ou da religião, todos concordam numa coisa: Alguém com uma suprema inteligência criou o mundo, os seres, as reações, os fenômenos, a existência.
Segundo o que há de escrito sobre o tema, os homens foram criados à imagem e semelhança do Criador.
Depois disso, a ciência veio comprovar várias teses acerca da vida, da existência, do homem. E não houve erro nisso. A ciência, através de seus precursores, apenas teve o papel de desvendar alguns segredos da criação, ou seja, o Criador, ao desenvolver sua criatura, permitiu que a natureza trouxesse o equilíbrio às coisas. Permitiu que cada reação, cada interação, refletisse a verdade sobre o mundo e sobre a existência.
O grande erro da humanidade é tentar entender a matéria, através do entendimento do mundo espiritual. Não se pode entender o universo, se primeiro não estudarmos o que acontece no nosso minúsculo sistema solar.
Portanto, partiremos da matéria para entendermos o espírito.
O que é a matéria? O que é nosso corpo?
Nosso corpo é a casa a qual nos possibilita a vida. Ele é formado pela união de infinitas pequenas partes chamadas de células.
Uma célula sozinha, nada representa. Mas a junção de uma grande quantidade delas, forma cada pequena parte de nosso corpo.
Esta junção obedece a um conjunto de reações que organizam-nas, para a formação de nosso corpo.
Assim, cada parte cumprindo seu papel, nos dá oportunidade da vida. E para que isto seja possível, é preciso um combustível essencial para nossa existência: a Energia.
Respiramos para adquirir energia para o funcionamento de nosso corpo. Nos alimentamos para adquirir calorias que serão convertidas em energia. E todo o processo de nossa existência está composto de produção, transformação e troca de energia.
Isto não acontece apenas no corpo humano, mas em todas as coisas existentes.
Qualquer corpo, mesmo que inanimado (um objeto, por exemplo), é formado por um conjunto de infinitas partes. No caso dos objetos, estas infinitas partes são chamadas de átomos.
Todas as transformações e fenômenos que conhecemos só se faz existente devido às reações e interações atômicas.
A liberação de elétrons produz o fenômeno da eletricidade, da emissão de fótons que podem ser observados através de cores, através da luz.
O movimento maior ou menor das moléculas fazem com que o corpo sofra variações no seu estado térmico. E muitos outros fenômenos que podemos comprovar como verdadeiros através da ciência.
Assim, todas as coisas acabam por obedecerem esta lei de formação. O conjunto de pequenas coisas forma uma coisa maior e assim por diante.
Observe o exemplo: Um conjunto de átomos forma uma molécula. Um conjunto de moléculas forma uma substância, um conjunto de substâncias forma um corpo e daí por diante.
As células unidas em um conjunto de reações complexas formam meu corpo e me permitem estar vivo. Mas eu não sou sozinho. Em minha casa sou parte de minha família que assim se formou devido à um conjunto de reações sentimentais e sociais. Mas minha família não é a única. Na rua onde moro, conheço diversas famílias, e juntos à outras ruas, formamos o bairro onde moro. De um conjunto de bairros, formamos nossa cidade. De um conjunto de cidades, formamos nosso estado. Depois nosso país. Depois nosso continente. Depois nosso planeta. Depois o conjunto de planetas forma o sistema solar. O conjunto de sistemas, forma nossa galáxia. O conjunto de galáxias forma nosso Universo. E não sabemos ainda se ele é o único.
Em relação a este Universo, eu me comporto como uma célula em meu corpo. Sou infinitamente menor.
E todo este universo apenas vive e existe, devido às reações e interações de cada átomo ou célula que trabalha isoladamente desenvolvendo seu papel.
Portanto, precisamos entender o menor, pois é dele que resulta o que há de maior.
E tudo isso foi obra do Criador que organizou todas as coisas desta forma para que se ficasse estabelecido o equilíbrio entre elas.
O conceito de energia está presente em todas as áreas de nossa existência. A cor, o som, o aroma, o movimento, o calor, a luz, são formas de energias que são reconhecidas por nós através de receptores que temos preparados para decifrá-las e codificá-las em informações.
Portanto, se vemos um objeto, é porque a luz ao incidir no mesmo se reflete enviando através de ondas eletromagnéticas, a imagem deste objeto aos nossos olhos que codifica esta informação transformando-a em imagem real do que estamos vendo. Se ouvimos um som qualquer é porque o corpo emissor provocou vibrações no ar que se propaga através de ondas mecânicas até atingirem nossos ouvidos que codifica esta informação transformando-a no que estamos ouvindo. Assim acontece com o aroma. Logo, todos os corpos estão emitindo ondas a todo tempo. Algumas estão dentro da freqüência que nossos receptores podem alcançar, outras não. E ondas, são entes físicos que se propagam apenas com a finalidade de transportar energia.
Isto explica um pouco alguns fenômenos mediúnicos, tal como a vidência.
Como podemos ver, algumas destas energias precisam de um meio material para se propagar. Outras não.
Um exemplo disso são as energias que se propagam através de ondas mecânicas, tal como o som. O som precisa de um meio material para se propagar que no caso é o ar atmosférico. O som não se propaga em meios não materiais (como o vácuo).
Um físico chamado Helmoltz enunciou o seguinte princípio: “A energia não se cria e nem se destrói, ela se transforma” que ficou conhecido como princípio da conservação da energia ou princípio de Helmoltz.
Após enunciado, ele comprovou a veracidade de seu princípio.
Então, já podemos considerar que a todo tempo estamos sob a ação de ondas que ao serem codificadas por nossos receptores, recebem uma certa quantidade de energia, e esta energia se transforma no momento da codificação em uma outra que vai provocar uma alteração no nosso campo emocional ou material.
Através deste princípio, muitas terapias são desenvolvidas em prol de uma qualidade de vida melhor: A cromoterapia, musicoterapia, aromoterapia são alguns dos exemplos da aplicação destes conc

IP LogadoPróxima Mensagem
Tata Jambonan
Membro Junior

Postagens: 78
Registro: 12/07/2005
Local: Belford-Roxo - RJ - Brasil
Idade: 53 anosSexo não informado
 Postado em 30/07/2005 1:07:00 PM

Mukuiu a todos.

Em um outro tópico, o Sr. disse que batia palmas para mim Tata Toindé, mais quem é digno das palmas na verdade e o Sr., após ler e reler, muitas vezes este, tive a grande certeza que poderia postar no tópico, e fazer me compreender " UMA QUESTÃO PARA AGUÇAR A CURIOSIDADE", tenho minhas convicções, e passo na minha casa o pouco que sei, e me abro para novos aprendizados para com meus filhos, não sou dono da verdade, e sei que uns sabem o que outros não, mais necessitamos de sua coragem para fazer os outros ver que espiritualismo,espiritismo, camdomblé, é um culto as energias da natureza, e não um simples ato de fazer santo, não um simples ato de vaidade e ostentações. Se posso dou tudo de melhor para meu Nkisi, se não creio que o elementar, nescessário, fundamento me basta, e terei ele da mesma forma, pois cultuo a natureza com toda sua beleza, é não a minha vaidade superficial.

Sem estudação de vícios, ou atos de puxasaquismos.

Que o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, continue a iluminar cada vez mais este minusculo ser que o Sr. é.

Respeitosamente, Tata riá Nkise Jambonan. Texto

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 22/02/2006 8:51:00 AM

ATUALIZANDO

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis