Apresentação da Sessão
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Estudo Histórico-Científico das Religiões Afro-Brasileiras
 Apresentação da Sessão
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 277 visitas e 4 mensagens
Autor
Tópico: Apresentação da Sessão
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 21/07/2005 11:50:00 AM

Caros Amigos mukuiú.

Esta sessão foi criada para discutirmos e tentarmos entender melhor nossa cultura religiosa.
Sabemos que somos movidos por uma força que opera milagres nas várias ramificações de nossa crença.
Entendo, que mesmo sendo candomblecistas, somos médiuns. E proponho estudarmos as reações e fenômenos que envolvem a espiritualidade e a capacidad de comunicação.
Estendo isso para os estudos filosóficos, históricos, étnicos (e etc) tendo como principal objetivo a religiosidade.
Amigos, proponho tal estudo não só para cultura Bantu, mas para todas as culturas, pois acredito que as culturas são diferentes, mas os fenômenos são os mesmos.
Estudemos as partes que influenciam o indivíduo, a música, os aromas, os cristais, as cores, as luzes, sem distinção de nação ou raiz.
Acredito que assim, melhor entenderemos as reações e oe fenômenos de nossa cultura.
Não quero aqui tentar encontar respostas exatas para nossos rituais mas sim tentar chegar ao mais próximo possível.
Espero que gostem da proposta.
Kandandu

IP LogadoPróxima Mensagem
Ilma
Membro Iniciante

Postagens: 31
Registro: 20/07/2005
Local: Salvador - BA - Brasil
Idade: 60 anosSexo Feminino
 Postado em 22/07/2005 10:54:00 AM

Mukuiu, primo

A proposta está excelente, esperamos a contribuição de todos.


Que a luz se faça presente para todos!

Ilma

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 23/07/2005 11:55:00 AM

Mimenekenu Tata Toindé

Meu Prezado mano, sem duvida os temas que compõem esse estudo proposto é da maior importancia, pois, por desconhecimento do fenômeno mediunico, muita invencionice ainda é dita e aceita dentro do Candomblé e em outra religiões também.

Tais questões faz com que, no entendimento dos mais letrados, sejamos vistos como seguidores de uma religião "primitiva" que só pode ser seguida por "ignorantes da Ciência" .

Sou de acordo que todos nós do Candomblé, sejam os analfabetos, os alfabetizados, os professores, os doutores, enfim... todos se interessem em saber como a Ciência explica os fenômenos pelos quais passamos individualmente.

Além disso, e sobretudo, o "quê", "porquê" e "para quê" cultuamos os nossos deuses. Temos que refletir sobre tais questões e aprender uns com os outros, pois foi assim que a humanidade evoluiu.

Com isso não quero dizer que vamos desrespeitar a hierarquia, ISSO NEM PASSA PELA MINHA CABEÇA, o que quero dizer é que dentro das informações que recebemos A PARTIR DE CADA RITO DE PASSAGEM as perguntas e as respostas sobre tais questões sejam aprofundadas À LUZ DA CIÊNCIA também. Os mais antigos que viveram até hoje sem se preocupar com este particular, devem ter humildade para aprender agora porque os seus filhos e netos estão iniciando a suas respectivas vidas sacerdotais na sociedade atual em que a "perseguição" ideológica está muito mais acirrada do que a perseguição da policia em tempos atrás, e os perseguidores são muito bem "treinados" para nos exterminar MESMO.

Se alguém perguntar a um pastor evangélico o que é mediunidade, o que é Orixá, o que Nkisi eles têm a resposta na "ponta da língua" -- claro que de forma distorcida e com explicações convincentes para quem ignora o assunto, de maeira a atender os objetivos deles.

se nós buscarmos comparar o que sabemos pela prática, com as definições que a Ciência dá para o que sentimos e para o que fazemos, veremos que a verdade é una. O que os Mitos e Simbolos do Candomblé carrregam em seu bôjo, simplesmente representam a capacidade de compreensão da humanidade da época ancestral que deu origem a ele e que agora podem ser melhor esclarecidos, apenas isso.

É preciso saber que em África, muitos dos nossos "parentes" também são Doutores que estudaram em países do primeiro mundo! Eles também estão revendo os seus conceitos!, enquanto muitos de nós, insistem em permanecer com os mesmos conceitos ancestrais. A própria diferença entre a palavra "conceito" e "definição" traduz o que quero dizer: conceito se muda constantemente de acordo com fatores externos(a épocva prinicpalmente), enquanto que a definição, é "matemática" é lógica; (muito embora nem todos respeitem essa diferença).

Quero parabenizá-lo especialmente pela forma como vem conduzindo os assuntos dos tópicos. Tais esclarecimentos introdutórios, aproxima os participantes, pois fica claro o que se pretende. Isto evita discussões desnecessárias, perda de tempo, postagens de duplo sentido enfim... tornam as discordancias mais pacíficas.

Fique em Paz
Dandarê



IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Jambonan
Membro Junior

Postagens: 78
Registro: 12/07/2005
Local: Belford-Roxo - RJ - Brasil
Idade: 53 anosSexo não informado
 Postado em 30/07/2005 1:40:00 PM

Mukuiu a todos.

Como sempre, pessoas de pensamentos obvios,concretos, definitivos, são bitoladas, mal interpletadas, ou até mesmo vista como revolucionárias, mais com o passar dos tempos os loucos, são reconhecidos como os verdadeiros e grande.

Venho aqui para parebenizar nossa mana Itana, também como uma grande conhecedora, e concientizada cultuadora de energias da natureza.

Façamos deste fórum algo de construtivo, alvo de passar conhecimentos, independente de nação, Nkise, Vodun, Orixá, Santo, medium, iniciado, cargo, ou qualquer rotulação; Temos que fazer com que entendam que não cultuamos folclore, ou o Diabo.
Temos uma una essência da vida, temos que passar-la, e mostrar ao mundo das religiões que fazemos parte como um ser comum, e nossa cultura também, apessar de bem antiga, jamais primitiva.

Aguém já disse isso, só não sei quem:
Não podemos mudar o mundo, mais podemos começar e cooperar para que em um futuro próximo ele venha a mudar.

Quantidade não e tudo sem devidas qualidades.


Respeitosamente, Tata riá nkise Jambonan.

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis