KIZILAS - OS 5 MANDAMENTOS DOS BAVILI (BANTU)
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Cultura e lingua Bantu
 KIZILAS - OS 5 MANDAMENTOS DOS BAVILI (BANTU)
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 627 visitas
Autor
Tópico: KIZILAS - OS 5 MANDAMENTOS DOS BAVILI (BANTU)
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 30/09/2005 1:29:00 PM

AS KIZILAS DE COMPORTAMENTO

Texto original de R. E. Dennett, 1906


http://www.sacred-texts.com/afr/mind/mind15.htm


Traduzido por Kota Mutarerê

Meus amigos não encontraram nenhuma dificuldade em ordenar as proibições em cinco grandes divisões em que suas leis estão divididas. Eu estou lhes dando exatamente como me foram dados:

1. XINA XIVANGA NZAMBI - não contrariar Deus e as Leis naturais.

2. VA XIFUMBA de XINA – não contrariar os pais.

3. XINA NKAKA – não contrariar os vizinhos

4. XINA NSOKI ou NSEXI – não cobiçar o alheio.

5. XINA MVILA – não praticar união ilegal entre homem e mulher.

1. XINA XIVANGA NZAMBI
(não contrariar Deus e as Leis naturais)

Os KONGOZOVO armados com uma cauda do boi (Mawso), punem quem ofendem a Deus e aos deuses.

• O Badungu fechou a cara e esticou o beiço como o focinho dos peixes da serra (bafu), pronto para punir o seu rei Mbambingombi, que cometeu duas faltas graves: abuso de autoridade e falsidade com o povo. Tanto o rei como todos aqueles que o apoiavam foram punidos. O rei obrigou o Nganga a mentir e dizer que tinha visto a face de outro príncipe e não a de Ntawtela, no KUSALA Fumu, o espelho mágico. Somente é permitido ao Nganga Nyambi ver o retrato do verdadeiro príncipe, e ele mentiu fazendo com que outro fosse eleito no lugar de Ntawtela. Os dois foram punidos.

• O Nkaka ou o executor está sempre pronto para punir aqueles que com sua loucura perturbam o silêncio (MPILI) ordenado pelo rei gritando seu nome ou o nome de Deus-Xibika Bakolu.

As três situações acima exemplificam o que eles entendem como desobediência à proibição. No caso ofenderam não somente a Deus mas também a Xifumba ou à classe dos que não se separam de Deus, os filhos de Deus.



2. VA XIFUMBA de XINA
(não contrariar os pais)

• O Susu (pai) lembra ao príncipe(filho) que no quarto dia (Sona) ele deve descansar (Ku Kala vaci) e as pessoas do país (Beci) sabem que devem respeitar a autoridade dos pais e que a desobediência ao Nsexi os tornará corruptos.

3. XINA NKAKA
(não contrariar os vizinhos)

• As conchas (Makunkula) lembra o povo da morte de seu rei e como sem a sua orientação e parcimônia foram convencidos pelo vice para atacar seus vizinhos pacíficos transformando-se em assassinos e as vitimas apavoradas pelo medo lhes compararam com o tubarão Nquimbi.

• Falar mal das mulheres casadas é agir como Nguali a perdiz mensageira, se o desejo a conduziu para o adultério a conduzirá para a morte como morrem aqueles que bebem Nvuli, a água suja dos animais, se ela lhe der vasão. Você pode adverti-la duramente antes, enquanto pode e é dever abrir sua mente (Maili) com a verdade, depois do fato consumado é melhor não dizer nada do que dizer palavra falsa como a tartaruga (Nkufu). Não deixe a serpente Mboma usurpar o lugar de sua consciência e instigá-lo a agir como o porco ladrão(Ngulubu), que rouba a mandioca.

4. XINA NSOKI
(não cobiçar o alheio)

• Lembre-se do tamanho da baleia (tele) e do tamanho pequeno dos peixes que ela engole e não seja um glutão como o Nvubu que come tudo; e não se transforme num escravo (Nkombo) que aposta na cabra dos outros, mas deixe sua esposa ser tudo para você (Xingolo Xinyundu).



5. XINA MVILA
(não praticar união ilegal entre homem e mulher)

• Mantenha um olhar sempre alerta (como o Sungu) a fim de que você não caia no pecado, e mantenha-se dentro do cercado da lei (Nkabi) e de seu livre arbítrio. Seja amante zeloso como o elefante (Nzau) e terá tudo em abundância, mas cuidado quando for escolher sua esposa ou companheira, para não casar com Xina (mulher da vida) (Nziku Nkondo).

Seja nobre, sirva e respeite o seu deus e àqueles que são postos na autoridade sobre você, e não se permita viver sob a dominação do medo (Nduma para Mboma).

Este é o total da soma de seus deveres para com Deus e os seus semelhantes.

Este XINA XIVANGA ZAMBI é conectado com a categoria de água, com a imoralidade e o abuso do discurso. O fumba do VA XI de XINA é conectado com a categoria de terra com a corrupção (poeira de SEXI), que é olhado sempre como o oposto de firmeza, solidez.

XINA NKAKA é conectado com a união e o desejo, com o medo causado por seus opostos, adultério e abuso do desejo; e com movimento e procriação, com o medo da punição que faz com que se sofra por antecipação.

XINA SOXI é conectado com a categoria de abundância com o abuso do apetite e da luxúria.

XINA MVILA é conectado com a vida e o nascimento, através do produto da união legal.

F I M

Fiquem em Paz

Dandarê

IP Logado
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis