LINGUAS BANTAS
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Cultura e lingua Bantu
 LINGUAS BANTAS
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 1428 visitas
Autor
Tópico: LINGUAS BANTAS
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 22/07/2005 6:51:00 PM

Mimenekenu Jipangi

Este artigo trata das línguas bantu

Bantu é um conjunto de mais de 400 idiomas pertencentes à família de línguas Niger -Congo.

São falados idiomas bantu em todos os países de África ao Sul do Sahara. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas falem idiomas Bantu. Além disso, é normal um africano falar mais do que uma língua Bantu.

Hoje a maioria dos lingüistas considera o centro da expansão bantu como tendo ocorrido há aproximadamente 2000 anos, na Nigéria oriental e Camarões.

A palavra bantu foi primeiro usada por W.H. Bleek (1827-75) com o significado de povo como é refletido em muitos dos idiomas deste grupo - em muitas destas línguas, usa-se a palavra ntu ou dela derivada para se referir a um ser humano; ba- é um prefixo que indica o plural para seres humanos em muitas destas línguas. Bleek e mais tarde Carl Meinhof fizeram estudos comparativos das gramáticas dos idiomas Bantu.

A família de idiomas bantu tem centenas de membros, que foram classificados por Guthrie em 1948 em grupos de acordo com zonas geográficas. Guthrie também reconstruiu Proto-Bantu como o Proto-Idioma desta família de idiomas.

Existe alguma controvérsia sobre a identidade de alguns idiomas Bantu, que alguns linguístas consideram dialetos de uma língua. Em Moçambique, por exemplo, está praticamente estabelecido que a língua "indígena" do sul do país é a língua tsong, com os dialetos chiChangana, chiRonga, chiTswa, chiNdau e quiTonga. No entanto, nas páginas da Internet indicadas abaixo, todos os "dialetos" são considerados línguas.

Estrutura das línguas bantu

A característica gramatical mais proeminente dos idiomas bantu é o uso extensivo de prefixos. Cada substantivo pertence a uma classe e cada idioma pode ter aproximadamente dez classes, um pouco como gêneros em idiomas europeus. A classe é indicada por um prefixo no substantivo, como também em adjetivos e verbos que concordam com aquele. O plural é indicado por uma mudança de prefixo.

O verbo tem vários prefixos.
Por exemplo em Swahili Mtoto mdogo amekisoma significa A criança pequena leu isto (um livro).
Mtoto = criança governa o prefixo do adjetivo m - e o sujeito do verbo com o prefixo a - .
A seguir vem o tempo do verbo (perfeito) -me - e um marcador de objeto -ki - concordando com kitabu (implícito), livro.

O plural desta frase é: Watoto wadogo wamekisoma; se usarmos o plural para livros (vitabu ), a frase torna-se: Watoto wadogo wamevisoma.

O idioma bantu com o número maior de falantes é o kiSwali (G 40 da lista de Guthrie). Avaliando pela história do deste idioma, alguns lingüistas acreditam que os idiomas Bantu formam um contínuo desde línguas tonais até idiomas sem nenhum tom.
Outros idiomas bantu importantes incluem liNgala, luGunda, kiKongo, e chichewa na África Central e Oriental, e siShona, siNdebele, seTswana, seSotho, isiZulu, isiXhosa, sePedi, e siSwati na África Meridional.

Como se devem denominar os idiomas bantu

Alguns idiomas Bantu são vulgarmente conhecidos pelos não-africanos pelo nome, sem o prefixo que funciona como um artigo definido (Swahili para Kiswahili, zulu para isiZulu, etc.), mas a forma nua não acontece tipicamente no idioma: no Botswana as pessoas são batswana, uma pessoa é um motswana, e o idioma é sempre setswana.

Por essa razão, na Wikipédia deveria usar-se a palavra com prefixo para indicar as línguas bantu e a palavra "nua" para o respectivo povo.

Curiosidade
Durante o regime do apartheid os sul-africanos negros foram chamados, às vezes oficialmente, como "bantus".

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADnguas_Bantu

Vamos em frente...
Fiquem em Paz
Dandarê




IP Logado
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis