INICIANDO ESTUDOS SOBRE O CONTINENTE NEGRO
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Cultura e lingua Bantu
 INICIANDO ESTUDOS SOBRE O CONTINENTE NEGRO
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 748 visitas e 2 mensagens
Autor
Tópico: INICIANDO ESTUDOS SOBRE O CONTINENTE NEGRO
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 22/07/2005 6:36:00 PM

MIMENEKENU JIPANGI

O objetivo deste tópico é propiciar um estudo e análise do Continente africano, desde as primeiras passagens de povos por aquelas regiões, até o estabelecimento das primieras cidades-Estados, apogeu, declinio; a formação dos Impérios , apogeu e declinio etc... etc...sempre que possivel destacando em cada período o pensamento religioso da época, para que possamos ter registrado neste forum, de maneira resumida e bem prática A HISTÓRIA DA ÁFRICA, enfatizando a questão religiosa, sempre que possivel.

Desde já agradeço àqueles que contribuirão com suas postagens, esclarecendo que todas elas devem conter a bibliografia consultada, ou o nome do "mais velho" que contou a informação. Entretanto poderão contar tambem uma experiencia pessoal de viagem a África, por exemplo.

É preciso deixar claro que todos poderão participar e não apenas os estudiosos de Historia. Estes poderão enriquecer o tópico dando sempre "uma condução pedagógica" aos assuntos abordados.

Muito obrigada
Dandarê



IP LogadoPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 22/07/2005 6:41:00 PM

Mokoiu aos mais velhos, Mokoiu Nzaambi aos mais novos

Eis a postagem que escolhi para abrir nossos estudos:

ESTUDANDO AS ORIGENS DO CONTINENTE NEGRO


Os negros não são autóctones do continente africano, mas de povos invasores das diversas tribos dos Acas, Bacassequeres, Boximanes, Hotentotes, Cacuisses, Mucancalas que se encontravam espalhados pelas regiões lacustres ou desérticas.

Se supõe que essas tribos tenham vindo da Ásia e emigrando para a Etiópia se dividiu em duas correntes; uma delas seguiu pelo Istmo de Suez e Vale do Nilo dando origem aos povos nigricianos e a outra pelo Estreito de Bab-Al-Mandab onde penetraram em direção das regiões montanhosas ao sul e oriente da região dos lagos, onde formaram os povos do tipo Bantu que conquistaram todo o sul da África.

Das migrações negras que se fixaram ao norte da África em cruzamento com a raça branca formaram-se as populações hamitas que invadiram as regiões dos lagos onde estavam constituídos os Bantu e as obrigaram a novos movimentos migratórios. Dessa época em diante se inicia as guerras do sul da África entre os povos Bantu e descendentes dos cruzamentos Bantus-Hamitas, os Aborigines Nigrilos, manifestamente inferiores culturalmente, que foram escravizados, arrasados até a exterminação. Raras tribos foram salvas, umas porque se refugiaram nas indesejáveis regiões lacustre e desérticas, outras pelos cruzamentos realizados entre os invasores e população aborígine, derivaram as atuais distinções etnográficas do sul da África.

A invasão Bantu deu origem a formação do Império do Congo ao sul e oriente do rio Zaire, Império dos Vatuas a oriente do rio Zambeze e do Império Maluas na região dos lagos até Katanga que foram vastas e autenticas realidades política.s.

Pode-se afirmar que o negro africano é um produto do meio, que independente da sua vontade foi vencido moralmente e fisicamente, quando foi condenado ao isolamento, tendo regredido socialmente até atingir a degradação de uma índole a principio guerreira, por excelência, móbil, nômade.

Apesar da degenerescência a que atingira a raça, não desapareceram de todo, as virtudes do espírito dos negros, pelo contrário, cristalizaram-se com o sofrimento, pela submissão e pela degradação, pois nenhum outro povo teve tão ingrato destino: Ser escravo de escravos e escravo de todas as raças e em todas as terras.

FIM


Dandarê



IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis