NOÇÕES DE ANGOLA CÉU E TERRA PARA O ANGOLA
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Tópico: NOÇÕES DE ANGOLA CÉU E TERRA PARA O ANGOLA
Tata Obalumbi
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 Postado em 21/07/2005 4:25:00 PM

NOÇÕES DE ANGOLA
CÉU E TERRA PARA O ANGOLA

O culto Ngola estuda o mundo dividido em duas partes distintas: DUÏLO (céu - infinito - orun iorubá), mundo imaterial onde habitam os Jinkisi (plural de Nkisi). IXI ou OXI (Terra - aiye iorubá), mundo físico, habitação dos seres humanos, dos animais, vegetais e minerais.

Ao redor do IXI existem nove centros universais paralelos, divididos em três camadas: quatro centros superiores onde habitam os ancestrais e os destinos; quatro centros inferiores onde habitam as forças elementares que se comunicam com os seres - forças essas chamadas no culto Ngola de NKISI; e uma camada intermediária responsável pela união das outras duas, ligada à encarnação do ser humano na Terra e seu carma a ser cumprido.

ancestrais e destino encarnação e carma Nkisi - (orixás) - mais acessíveis
( ( ( ( ( ( ( ( (

Em razão dos nove centros universais paralelos que se situam ao redor do globo terrestre, chamados de ANGOMI DUÍLO, o número 9 passa a ter uma importância fundamental para o culto Ngola, haja vista que todo culto africano é altamente cabalístico (sem estudo acadêmico), baseando-se de certa maneira na numerologia representando os fenômenos divinos.

Podemos citar que o próprio período de gestação sofre influência direta do ANGOMI DUÍLO (centros universais paralelos) , pois esse período obedece normalmente a 9 fases lunares iguais, ou seja 9 meses, e justamente no 45º dia de gestação ocorre a implantação do ser espiritual ao feto e à mãe, ocasião em que o PAMBUNJILA (exu ancestral - Yombe = Yangi = 1º Exu) será também acoplado ao novo ser, trazendo para ele um direcionamento na face da Terra (IXI), desde o seu surgimento até sua morte física, fazendo cumprir seu destino.


No momento do 45º dia de gestação processa-se no novo ser o que o angolano chama de IADALIN - essência vital (kundalini), que vai ser completada com o sopro vital divino - OFU, no momento do nascimento, o choro da vida. Podemos observar ainda que a soma dos valores absolutos de 45 é 9, associando mais uma vez aos 9 centros universais paralelos de força magnética ao redor do Globo Terrestre.

O IADALIN é representado pelo eixo da coluna vertebral que vai da cabeça ao cóccix - perto do ânus. Ao redor da coluna vertebral existem correntes magnéticas que se movimentam em direções opostas, de cima para baixo e de baixo para cima, chamadas de Ida e Pingala, que movimentam os centros magnéticos que se acham localizados no MUKÚTU-TOBO - perispírito, o duplo etérico.

Esses centros magnéticos são chamados esotericamente de chakras e pelos africanos do povo de Ngola de BOTHÉ (plural kibothé). É por eles que é introjetado no ser humano o KALLA (MUKI - ase iorubá), a força magnética invisível portadora de energias vitais. Os bothés estão localizados, como vimos, no perispírito e são representados materialmente pelos plexos do corpo humano, centro da cabeça, centro da testa entre os olhos, pescoço abaixo da epiglote, região pré-cordiana (próximo ao coração), estômago, região umbilical e região genital.

O corpo físico para o angolano é chamado de MUKÚTU-MOKÚN, e é onde se concentra todo um conjunto de energias universais. Ú O ser humano representa o centro do universo. Nele habitam todas as formas de energia existentes, e partindo desse princípio o ser humano possui em sua essência a energia de todos os JINKISI, predominando na cabeça o Nkisi principal, o condutor de sua vida terrena, seu Nkisi particular, responsável por suas características de temperamento, caráter e muitas vezes até por seu tipo biofísico.

Espero ter contribuido, alguém tem alguma coisa a dizer?
Kandandu kibuku kissinavuru ngunzu kala muki

Tata Obalumbi

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Ilma
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Postagens: 31
Registro: 20/07/2005
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Idade: 60 anosSexo Feminino
 Postado em 22/07/2005 10:59:00 AM

Mukuiu, mano

Seu historico está excelente, obrigada.

Ilma

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Dandarê
Membro Pleno

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Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 23/07/2005 9:57:00 PM

Mimenekenu Tata Obalumbi

Muito bom o texto, parece muito com um texto intitulado "Angomi Duilo" (Os Centros Universais), de José Rodrigues da Costa.

Seria melhor se o Senhor postasse a autoria do texto. A cada dia os "olheiros" de direitos autorais ficam mais atentos ao que circula na internet, assim como também, cada vez mais a legislação sobre essa questão fica mais abrangente e rigorosa.

No meu entendimento o correto é colocarmos sempre a origem de qualquer texto e até de citações de escritores, principalmente se estiverem disponibilizados via internet.

Jindandu
Dandarê

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Tata Obalumbi
Membro Pleno

Postagens: 220
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Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 24/07/2005 3:36:00 AM

Mokoiu a todos.
Ok pange Dandarê, concor plenamnete com a senhora quando diz que é sempre importante colocar a fonte do documento, + só que esse doumento me mandaram pelo msn então eu não sei a fonte, muita coisa que eu psto aki é q mandão ou que eu sei...
+ uma vez peço desculpas.
Kandandu

Nzambi ua nquatesá.

Tata Obalumbi

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Kaia
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Registro: 27/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 32 anosSexo Feminino
 Postado em 23/08/2005 12:15:00 AM

Mokiu a todos!

Panje Tata obalumbi,gostei mt do texto lançado por vc!


Kandandu

Kaiá

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Tata Jambonan
Membro Junior

Postagens: 78
Registro: 12/07/2005
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Idade: 53 anosSexo não informado
 Postado em 24/09/2005 6:49:00 PM

mukuiu jipanji.

Mana kaia, apenas uma pergunta:

A Senhora não seria irmã carnal do Tata Obalumbi ?

Da mesma nzo do Tata Talissa cujo site é:

http://www.oxaguia.kit.net/index.htm



Jambonan.

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Kaia
Membro Iniciante

Postagens: 13
Registro: 27/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 32 anosSexo Feminino
 Postado em 26/09/2005 3:31:00 AM

Mokoiu a todos!

Querido Pange Jambonan,sim eu sou irmã de Tata Obalumbi e filha de Tata Talissá.Nós nos conhecemos??? Ñ me recordo!

Kandandu

Kaia

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