Tata Obalumbi Membro Pleno
 Postagens: 220 Registro: 19/07/2005 Local: RJ - RJ - Brasil Idade: 29 anos
 | Postado em 21/07/2005 4:25:00 PM | |
NOÇÕES DE ANGOLA CÉU E TERRA PARA O ANGOLA
O culto Ngola estuda o mundo dividido em duas partes distintas: DUÏLO (céu - infinito - orun iorubá), mundo imaterial onde habitam os Jinkisi (plural de Nkisi). IXI ou OXI (Terra - aiye iorubá), mundo físico, habitação dos seres humanos, dos animais, vegetais e minerais.
Ao redor do IXI existem nove centros universais paralelos, divididos em três camadas: quatro centros superiores onde habitam os ancestrais e os destinos; quatro centros inferiores onde habitam as forças elementares que se comunicam com os seres - forças essas chamadas no culto Ngola de NKISI; e uma camada intermediária responsável pela união das outras duas, ligada à encarnação do ser humano na Terra e seu carma a ser cumprido.
ancestrais e destino encarnação e carma Nkisi - (orixás) - mais acessíveis ( ( ( ( ( ( ( ( (
Em razão dos nove centros universais paralelos que se situam ao redor do globo terrestre, chamados de ANGOMI DUÍLO, o número 9 passa a ter uma importância fundamental para o culto Ngola, haja vista que todo culto africano é altamente cabalístico (sem estudo acadêmico), baseando-se de certa maneira na numerologia representando os fenômenos divinos.
Podemos citar que o próprio período de gestação sofre influência direta do ANGOMI DUÍLO (centros universais paralelos) , pois esse período obedece normalmente a 9 fases lunares iguais, ou seja 9 meses, e justamente no 45º dia de gestação ocorre a implantação do ser espiritual ao feto e à mãe, ocasião em que o PAMBUNJILA (exu ancestral - Yombe = Yangi = 1º Exu) será também acoplado ao novo ser, trazendo para ele um direcionamento na face da Terra (IXI), desde o seu surgimento até sua morte física, fazendo cumprir seu destino.
No momento do 45º dia de gestação processa-se no novo ser o que o angolano chama de IADALIN - essência vital (kundalini), que vai ser completada com o sopro vital divino - OFU, no momento do nascimento, o choro da vida. Podemos observar ainda que a soma dos valores absolutos de 45 é 9, associando mais uma vez aos 9 centros universais paralelos de força magnética ao redor do Globo Terrestre.
O IADALIN é representado pelo eixo da coluna vertebral que vai da cabeça ao cóccix - perto do ânus. Ao redor da coluna vertebral existem correntes magnéticas que se movimentam em direções opostas, de cima para baixo e de baixo para cima, chamadas de Ida e Pingala, que movimentam os centros magnéticos que se acham localizados no MUKÚTU-TOBO - perispírito, o duplo etérico.
Esses centros magnéticos são chamados esotericamente de chakras e pelos africanos do povo de Ngola de BOTHÉ (plural kibothé). É por eles que é introjetado no ser humano o KALLA (MUKI - ase iorubá), a força magnética invisível portadora de energias vitais. Os bothés estão localizados, como vimos, no perispírito e são representados materialmente pelos plexos do corpo humano, centro da cabeça, centro da testa entre os olhos, pescoço abaixo da epiglote, região pré-cordiana (próximo ao coração), estômago, região umbilical e região genital.
O corpo físico para o angolano é chamado de MUKÚTU-MOKÚN, e é onde se concentra todo um conjunto de energias universais. Ú O ser humano representa o centro do universo. Nele habitam todas as formas de energia existentes, e partindo desse princípio o ser humano possui em sua essência a energia de todos os JINKISI, predominando na cabeça o Nkisi principal, o condutor de sua vida terrena, seu Nkisi particular, responsável por suas características de temperamento, caráter e muitas vezes até por seu tipo biofísico.
Espero ter contribuido, alguém tem alguma coisa a dizer? Kandandu kibuku kissinavuru ngunzu kala muki
Tata Obalumbi
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Dandarê Membro Pleno
 Postagens: 210 Registro: 19/07/2005 Local: Salvador -Bahia - BA - Brasil
 | Postado em 23/07/2005 9:57:00 PM | |
Mimenekenu Tata Obalumbi
Muito bom o texto, parece muito com um texto intitulado "Angomi Duilo" (Os Centros Universais), de José Rodrigues da Costa.
Seria melhor se o Senhor postasse a autoria do texto. A cada dia os "olheiros" de direitos autorais ficam mais atentos ao que circula na internet, assim como também, cada vez mais a legislação sobre essa questão fica mais abrangente e rigorosa.
No meu entendimento o correto é colocarmos sempre a origem de qualquer texto e até de citações de escritores, principalmente se estiverem disponibilizados via internet.
Jindandu Dandarê
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