O jogo de Ngombo
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Candomblé de Angola/Kongo
 O jogo de Ngombo
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 2185 visitas e 3 mensagens
Autor
Tópico: O jogo de Ngombo
KAMBAMI
Membro Iniciante

Postagens: 40
Registro: 07/01/2006
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 58 anosSexo Masculino
 Postado em 30/01/2006 9:04:00 PM

Makuiu grupo

Sabemos que nosso povo se valia do sagrado jogo de Ngombo.
Gostaria de colher informações a respeito do mesmo, já disponho de 30 peças, com seus significados.
Minha proposta é:
-Tentar catologar o máximo de informação a respeito do referido jogo.
-Tentar recuperar o máximo de nomes de seus "Tufeles"(peças do jogo), com seus respectivos significados.
-Obter informação se alguém conhece algum Makonde, para poder esculpir tais "Tufeles".
Aguardo com carinho a informação de todos a respeito, quando voltar de viagem, postarei no tópico o que tenho.

Grande abraço a todos fiquem com Deus.

Kambami

IP LogadoPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 31/01/2006 7:59:00 PM

Mimenekenu mano

Bem, "vamos começar do começo por uma questão de princípio" certo? rsrsrsrsrsrs

"Denomina-se Oráculo Divinatório de Ngombo o sistema utilizado pelos Nganga-a-Ngombo, Tábi e Kabuma, Sacerdotes consagrados ao culto de Nkuku-a-Lunga = Deus da Adivinhação, a divindade principal de todo o sistema religioso de Angola e Kongo.

A adivinhação é praticada num cesto dentro do qual estão diversos objetos sagrados, desde os elementos naturalísticos até as ideo-esculturas talhadas em madeiras especiais com que esta casta sacerdotal manipula conforme determinadas regras.

O recém iniciado no culto é denominado Nganga-a-Ngombo e acessa o oráculo através de um sistema composto de apenas 74 peças.

Numa posição hierárquica imediatamente superior, situam-se os Tábi, cujo oráculo é composto pôr 112 peças e conhecido como Ngombo Muana (Ngombo novo).

Acima destes estão os Kabuma, que consultam o oráculo através de Ngombo Uxina (Ngombo adulto), cujo número de peças é sempre superior a 112 chegando a atingir 210 unidades.

Devemos ressaltar que, por sua importância e precisão, o Ngombo Uxina é manipulado exclusivamente em cerimônia de maior relevância e só pode ser acessado pelos Kabuma, o mais alto grau entre os sacerdotes consagrados ao culto.

O cesto utilizado como base para as peças é feito de palha e revestido, na parte externa, pôr uma pele de Njima ou Kariaxi espécie de felino semelhante à nossa jaguatirica, apertada pôr uma correia em todo o seu contorno. No interior do cesto, são colocados pós mágicos como os feito de pó de pena de Kisala Nkugu (pena de papagaio africano), pó de pena de Sehelela (pequeno pássaro cujo canto assemelha-se ã gargalhada humana), uma escama de Lukaka (mamífero africano), pós de Uina (cogumelo) etc.

À mistura destes pós, adiciona-se cinzas da madeira de uma determinada árvore (?)e óleo de palma. Obtém-se uma massa que serve para forrar o interior de cesto e, nesta mesma massa, são introduzidos dois pedacinhos de madeira de 2 cm de comprimento, retirados da árvore em questão."

O Ngombo propriamente dito é representado por um fruto de tombe, sendo este, o chefe de todas as peças sagradas de adivinhação existente no cesto. Na escala hierárquica de valores do Ngombo, seguidamente está a Atató ni Muana (a família), que é constituída pôr três figuras representando o pai, a mãe e o filho e é considerada a peça nuclear do sistema. A figura apresenta os pais deitados com o filho entre ambos. As três estatuetas ficam deitados numa pele de ngombe(boi), cobertas com um disco de couro ornamentado com nzimbu (búzios).

Além da Atató ni Muana, também dão a este conjunto de três peças o nome de tupele. Este vocábulo, porém, designa o conjunto de todas as peças sagradas de adivinhação.

A Divindade Suprema do Ngombo é Nkuku-a-Lunga - O grande pensador, Deus da adivinhação e da sabedoria -, que recebeu de Nzambi Ndala Karitanga, seu pai-avô, poder divinatório.

É Ele quem preside todas as consultas e orienta os Nganga-a-Ngombo, Tábi e Kabuma, principais sacerdotes de todo sistema religioso de Angola e Kongo.

Antes de qualquer adivinhação, o sacerdote faz o rito das pemba e do mukundu (pós sagrados), evocando primeiro os Makulu Ngombo (espíritos dos grandes adivinhadores) e, em seguida, evoca às Mahamba (divindades), ao mesmo tempo que chocalha o musambu (chocalho duplo feito de cipós). Depois, o adivinho e o consulente fazem menção de juntar as mãos, batendo palmas em seguida. Repetem outra vez, enquanto o sacerdote pronuncia a seguinte evocação :

“Ngo mu Nkuku-a-Lunga kuata bana Ngombo ua ua xikuma eme ngana.” Cuja tradução é: “Ouve o que digo e toma as minhas palavras, cumpra o Tratado de Ngombo Senhor da adivinhação pai de todos as tribos bantu.”

Cada vez que o sacerdote sacode o cesto de adivinhação pousa-o sobre a esteira em que está sentado, fazendo, então, a leitura dos tupeles (amuletos) que apareceram à superfície do cesto, junto à pemba e ao mukundu, ai fixados.

Mano Kambami, eu tenho um texto que posso lhe mandar via e-mail, caso ainda não tenha, o qual apresenta os referidos tupeles.

Fiquem em paz

Dandarê


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
KAMBAMI
Membro Iniciante

Postagens: 40
Registro: 07/01/2006
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 58 anosSexo Masculino
 Postado em 18/02/2006 3:24:00 PM

Ola mana, olha já voltei, tentei de onde estava entrar na comunidade, cheguei a entrar e vi que estavas on line, mas cai logo, agora de volta colocarei as coisa em dia e vou preparar o que tenho e te envio, assim vc pode ver se é o mesmo texto ou diferente. Realmante estou muito interessado nesse aprendisado do Ngombo. Vou ver se encontro seu e-mail, caso contrario mando para Tata Toindé e ele entra em contato com vc.
Meu e-mail é:

kambami@yahoo.com.br

Kandandu
Kambami

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis