Ancestralidade..
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Candomblé de Angola/Kongo
 Ancestralidade..
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 747 visitas e 10 mensagens
Autor
Tópico: Ancestralidade..
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 19/10/2005 9:40:00 AM

No tópico que diz respeito à atuação de caboclos no candomblé de Angola, mana Dandare propos uma questão que achei digna de uma discussão própria.
Dandare disse:

MOKOIU MANOS E MANAS

Mano Toindé disse: "Apenas não vejo nossos Minkisses como ancestrais, vjo -os como forças energéticas da natureza e daí diferencio os Minkises dos guias espirituais"

Eu gostaria que o Forum participasse para discutir, esclarecer, enfim... explicar: qual a diferença entre ESPIRITO DOS ANCESTRAIS, ANCESTRAIS DIVINIZADOS, FORÇAS ENERGÉTICAS DA NATUREZA E GUIAS ESPIRITUAIS.

No aguardo,

Dandarê


Está lançada a questão....




IP LogadoPróxima Mensagem
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 15/11/2005 12:35:00 PM

atualizando

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Ilma
Membro Iniciante

Postagens: 31
Registro: 20/07/2005
Local: Salvador - BA - Brasil
Idade: 60 anosSexo Feminino
 Postado em 17/11/2005 9:38:00 AM

Mukuiu à todos,

puxa, ninguém fala nada........ também aguardo,

Que a luz de Nzambe ilumine à todos!

Ilma

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
D´Oxá
Membro Iniciante

Postagens: 15
Registro: 23/08/2005
Local: Belém - PE - Brasil
Idade: 58 anosSexo Masculino
 Postado em 17/11/2005 4:55:00 PM

Eu respondi a ele no Candomblé de Angola/Congo. é só lerem.
D´Oxá

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 19/11/2005 8:58:00 PM

Mimenekenu jipangi

Tentei extrair da postagem à qual o Senhor se referiu Tata D´Oxá, porém não consegui. Estou postando o meu entendimento sobre a questão que eu mesma propus, “Qual a diferença entre ESPIRITO DOS ANCESTRAIS, ANCESTRAIS DIVINIZADOS, FORÇAS ENERGÉTICAS DA NATUREZA E GUIAS ESPIRITUAIS”. Caso haja discordâncias, evidentemente que aceitamos os devidos esclarecimentos.

As entidades são, ao mesmo tempo, fundamentos psíquicos de comportamentos humanos e forças míticas da Natureza.

No caso dos Minkisi, essas forças, podem ter duas grandezas:

• os primeiros são Espíritos que ajudaram na criação do mundo, são FORÇAS ENERGÉTICAS DA NATUREZA; são os Minkisi primordiais que fazem parte dos elementos da natureza, água, fogo, terra, atmosfera e não mais se manifestam, apenas emanam energia inteligente, não atravessaram o Oceano;

• os Espíritos de grandes personalidades que viveram em períodos ancestrais, conduzindo os Clãs da Nação Angola/Congo, se encontram tão espiritualizados que também “emanam energia inteligente”, mas com o tempo se comunicam em tom de voz bem baixinho. São ANCESTRAIS DIVINIZADOS

No caso dos Caboclos, são Espíritos de Índios, Boiadeiros, Ciganos, podendo ser considerados GUIAS ESPIRITUAIS. São representados nos rituais como identidades sagradas que se manifestam dentro de uma estrutura mítico-litúrgica de interpretação do mundo.

No caso dos Vumbi, subdivide-se em três categorias de Espíritos:

1. as almas dos desencarnados sofredoras e errantes, que não têm habitat no Terreiro;
2. as almas dos desencarnados que já conseguem “trabalhar” no invisível em nível de obediência aos Minkisi, Tatetus e Mametus, são assentados em local distante dos assentamentos dos Minkisi;
3. as almas dos Ngangas, Tatetus, e Mametus de Nkisi que que são cultuados (comem e bebem) no Terreiro que fundaram, só falam através do oráculo e são cultuadas em local especifico; São ESPIRITOS DOS ANCESTRAIS

Fiquem em Paz

Dandarê


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 16/01/2006 9:26:00 AM

MImenekenu jipangi

Ano Novo, vida nova minha gente... vamos nos empenhar mais em nossos estudos; o censo do IBGE afirma que a nossa religião está "morrendo". Não obstante os terreiros de "esquina" e "ponta de encruzilhada" estão aí proliferando em mansas águas e poucos são os que denunciam!!!! POR ISSO A FENACAB NÃO PODE TOMAR UMA ATITUDE COM TODOS. Enquanto isso, os terreiros sérios, de raiz, são achincalhados e colocados no mesmo nível desses charlatões que se auto intitulam de Tat´etus e Mam´etus riá Nkici, sem nunca terem passado pelos ritos de passagem que a nossa religião exige.

Há quem entenda que "não existe essa coisa de raiz"... mas, como saber de onde vem o grau de alguém se este não pode apresentar o nome do seu pai ou da sua mãe e muito menos de sua familia de santo?

Cabe a todos nós, nos empenharmos mais acirradamente no estudos para termos segurança, debater e "tirar do ar" esses "entendidos".

Este forum é uma tribuna de onde podemos falar em favor da consciencia do candomblé. NÃO HÁ NECESSIDADE DE OFENSAS, NEM DESRESPEITO A NINGUÉM... quando a outra parte quizer engrossar a gente "DESLIGA". Afinal somos todos irmãos e quando um não quer, dois não brigam; as exaltações são naturais, mas não devem ser incentivadas.

Este tópico aqui é muito interessante e tem assunto!!! pra mais da conta... dele se pode extrair várias outras questões. Leiam. Vejam se concordam ou se discordam e postem. Basta dizer, se não concorda, o porquê de não estar de acordo nesse ou naquele ponto. Não precisa adicionar adjetivos DESqualificativos!!!

A intenção é aprender, retificar, ratificar, por na mesa o que se pode mostrar, discutirmos sobre essas questões mostradas e sobretudo, evitar chegar ao ápice da raiva nos pontos mais nevrálgicos da discordia. Lembremos que o Candomblé não tem Biblia, não tem Manual de Procedimentos e que no Brasil é como na África; a Cultura do Norte não é a mesma do Nordeste, nem a mesma do Oeste, nem do Centro - Oeste etc... É PRECISO CONVIVER COM AS DIFERENÇAS ATÉ CONSEGUIRMOS MUDAR CERTOS CONCEITOS E PADRÕES QUE PORVENTURA SEJAM CONSIDERADOS ERRADOS PELA MAIORIA! Da mesma forma é preciso que se nós somos aqueles que a maioria entende que está errado, tenhamos a necessária humildade para buscar o acerto.

Leiam e comentem este tópico.

Jindandu

Dandarê

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
KAMBAMI
Membro Iniciante

Postagens: 40
Registro: 07/01/2006
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 58 anosSexo Masculino
 Postado em 16/01/2006 9:46:00 PM

Makuiu aos mais velhos
ESPIRITO DOS ANCESTRAIS, ANCESTRAIS DIVINIZADOS, FORÇAS ENERGÉTICAS DA NATUREZA E GUIAS ESPIRITUAIS.

Bom não sei se é certo, mas colocarei o que eu entendo ser;
Espirito dos ancestrais, diz respeito a todo panteão dos Minkicis
Ancestrais divinizados, acho que diz respeito, aos grandes homens/mulheres que lutaram por alguma boa causa no passado e se tornaram "Deuses", pelos seus feitos.
Força energéticas da natureza, diz respeito ao ambiente ao qual centraliza a força de determinado Nkici.
Antes de falar sobre guia espiritual, gostaria de falar sobre a força de se incorporar um Nkici.Muitas pessoas, principalmente iniciantes do culto, não entendem como é o que é e como se manifesta.Usarei a palavra de um amigo que soube com certeza citar um bom exemplo de como se procede tal possessão.
Ele descreve como exemplo o jornal da globo, com a Fátima Bernardes, na TV. Segundo ele, passamos em uma loja de venda de TV, com mais de 50 delas ligadas, todas no mesmo canal, com ela relatando o jornal.Sabemos que ali, apezar de vermos ela em tempo real, ela não está presente dentro da TV, nem poderia, mas vemos ela em uma realidade virtual, tudo que ela está fazendo no exato momento dentro do prójac, você percebe na tela simultaneamente, mas veja bem ela não entrou na TV, apenas a imagem dela caminha por ondas distribuidas por antena.Nkici, Orixá e Vodun, é a mesma coisa, nós não incorporamos eles, seria morte certa, pela força, apenas recebemos uma onda magnética, e assim damos o movimento e atitude que ele deseja e está fazendo naquele momento.
Os guias espirituais, não são muito diferente, apenas entendo que estejam mais próximo, por esse motivo alguns ainda necessitam de determinadas substancias, como(Charuto, Bebidas, etc...)
Kandandu
Kambami


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 21/01/2006 10:23:00 PM

Mukuiú Fórum.....
Mano kambami, vejo que vc veio para realmente participar....
parabéns...
Gostei do exemplo da TV, é uma boa forma de se entender um pouco da incorporação do Nkise, mas a partir daí surgem algumas novas questões:

Tomarei como base o exemplo citado e vou formular uma questão que surgiu enquanto eu lia sua postagem.

Se o que recebemos é uma onda megnética una, como poderemos explicar as diferentes atitudes de um mesmo nkise em duas pessoas distintas??

Ilá diferente, Orunkó diferente, jeito de dançar diferente e até mesmo a forma de se apresentar no iniciado é diferente.
Se considerarmos que esta diferença se dá pelo fato de no momento da possessão o Nkise cria um elo com o iniciado e portanto adquire dele tb a sua energia, então pergunto:
Como se daria este processo de interferencia energética??? ela seria possível?

Mana Dandare:

Vc diz:

"s Espíritos de grandes personalidades que viveram em períodos ancestrais, conduzindo os Clãs da Nação Angola/Congo, se encontram tão espiritualizados que também “emanam energia inteligente”, mas com o tempo se comunicam em tom de voz bem baixinho. São ANCESTRAIS DIVINIZADOS"

Mana, poderia hoje algum ser mortal adquirir tal grau de espiritualidade a ponto de se tornar um nkise um dia ( a grosso modo falando)?

Quando vc diz que os espiritos classificados como Minkises não se manifestam, mas apenas emanam "Energia Inteligente" sendo que o segundo pode vir a se comunicar em tom de vez baixinho, surge-me uma pergunta baseado ne sua explanação:

No momento da possessão e iniciação, qual dos dois casos se faz presente?
Se o mesmo não se comunica de imediato, então como explicamos o "orunkó do santo" que se dá no período de sua iniciação?

aguardo respostas.....

um super abraço em todos.

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 23/01/2006 2:19:00 PM

Mimenekenu jipangi

Mano Toindé, observe bem o que escrevi e verá que me refiro a DUAS GRANDEZAS DE NKICI:

Aos MINKISI PRIMORDIAIS, como Espiritos que ajudaram na criação do mundo, como FORÇAS ENERGÉTICAS DA NATUREZA (não poderiam se manifestar em pessoas porque fazem parte dos elementos da natureza, água, fogo, terra, atmosfera e não mais se manifestam (se é que algum dia se manifestaram em pessoas! não aprecem aos nossos olhos nesse mundo material) , apenas emanam energia inteligente, inclusive, não vieram de lá pra cá, não atravessaram o Oceano;

Na verdade para mim, são indecifráveis, justamente por serem primordiais e somente a nossa fé despertada pelos relatos orais milenares, os fazem existir.

Quanto aos ANCESTRAIS DIVINIZADOS, (de outra grandeza, de outra qualidade espiritual (...). seriam espíritos de pessoas que foram divinizadas. “Espirito dos ancestrais, diz respeito a todo panteão dos Minkicis.
Ancestrais divinizados, acho que diz respeito, aos grandes homens/mulheres que lutaram por alguma boa causa no passado e se tornaram "Deuses", pelos seus feitos
.

È isso mesmo mano Kambami; é isso que penso... SE TORNARAM MINKICI, porém, não da mesma grandeza dos primordiais.

Eu não me atrevo a tentar definir esses deuses primordiais. Antes de Lusunsi, por exemplo, ( filha de Né-Mbinda Né-Mboma e de Mboze, teve por marido seu irmão Nkanga), um dos deuses primordiais dos Cambinda... eram tão terríveis e viviam num mundo (ao meu ver) tão caótico! de vinganças, guerras, intolerâncias, incestos... mas, eram os formadores da terra, mano!!!! Venciam os eventos fenomenais da Natureza em formação. O que seriam? Ou quem seriam? Não dá para devanear...


Os Minkici que pisaram na terra como gente (mais compreensíveis para nós em seus comportamentos), como chefes de clãs, reis, líderes, ainda se manifestam em nós e para nós, na vidência; gritam na Suna, rodando o medium que pula com a ação daquela força sobrenatural (já purificada, porem não dá para classificarmos em que nível de grandeza), verdadeiro pé de vento!! Não demoram usando os nossos sentidos de comunicação psicofonica. Mais tarde já conhecedores dos mecanismos da mediunidade nossa, falam mais. Tem alguns que conversam. Eu tive a honra e o prazer, único na minha vida, de falar com um Kitembo, neto do Viva Deus filho. Ele me disse palavras de ânimo, fortes, valorosas e rápidas que valeram por um discurso de muitas horas.

Mana, poderia hoje algum ser mortal adquirir tal grau de espiritualidade a ponto de se tornar um nkise um dia ( a grosso modo falando)?

- Quem sabe mano... Ora, se os minkici são para nós, como os santos da Igreja católica, são para os cristãos católicos, porque a escrava Anastácia, por exemplo, não poderia vir a ser um Nkci? Se Abrahão Lincoln se apresenta numa tenda Umbandista como Ogum Rompe Mato, depois de banhos lustrais e ritos não poderia vir a ser um Nkossi? Antes de ser Presidente dos EE.UU ele foi lenhador... conheceu portanto o ferro e o mato... (LOUCURA MINHA??? – TALVEZ...) Hoje um mito, amanhã uma lenda, quem sabe um Nkici??? rsrsrsrsr

Quando vc diz que os espiritos classificados como Minkises não se manifestam, mas apenas emanam "Energia Inteligente" sendo que o segundo pode vir a se comunicar em tom de vez baixinho, surge-me uma pergunta baseado na sua explanação: No momento da possessão e iniciação, qual dos dois casos se faz presente? Se o mesmo não se comunica de imediato, então como explicamos o "orunkó do santo" que se dá no período de sua iniciação?

Vc faltou completar Minkici ...“Primordiais”, não se manifestam etc...

Já respondi sobre o grito do Nkici na Suna (orunkó do santo) , não foi? Ficou alguma duvida? (mas é o que eu entendo mano, não li isso em livros não.

Agora é bom esclarecer que tanto os Espíritos de primeira grandeza como os de ultima, EMANAM ENERGIA INTELIGENTE. Como a inteligência é atributo do espírito e todos os espíritos de humanos a têm, a partir de um grau acima daqueles que emitem a proto- inteligência , o que os diferencia entre si, é a VIBRAÇÃO e a AMPLITUDE, enfim, o grau de alcance dessa energia. Às 18 horas, o grau de alcance da energia de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus é simplesmente inimaginável, atinge galáticas!!!

Sobre o que disse o mano Kimbandami,[blue] “ Antes de falar sobre guia espiritual, gostaria de falar sobre a força de se incorporar um Nkici.Muitas pessoas, principalmente iniciantes do culto, não entendem como é o que é e como se manifesta”

- Isso é verdade mano. Eu gostei do exemplo do seu amigo, ele deve ter lido o livro MECANISMOS DA MEDIUNIDADE. Esta é uma boa hora para lerem no tópico Estudo Histórico Científico das Religiões Afro-Brasileiras, neste fórum, o item MEDIUNIDADE. Vejam o que diz logo na introdução:

1.3. A Mediunidade é a faculdade do Espírito capaz de captar a onda pensamento do Espírito comunicante, de encaminhá-la para ser processada na mente do Espírito Receptor. Tanto o médium como o aparelho de televisão são os intermediários que conseguem dar forma corpórea ao conteúdo de um pensamento emitido por ondas eletromagnéticas

1.5. O médium ao processar o conteúdo de uma onda pensamento, pode modificá-lo ou não, e através da sua Faculdade do Pensamento pode emitir uma nova onda pensamento que será de sua inteira responsabilidade.

1.6. A Incorporação da mensagem pelo próprio médium, tem como finalidade, tornar compreendida a idéia contida na onda pensamento, até então abstrata, utilizando-se dos seus órgãos físicos para falar, escrever, ouvir, ver ou fazer gestos.

AMIGOS VALE A PENA ESTUDAR UM POUCO. Está aqui no fórum, é só ler.

Fiquem em Paz

Dandarê




IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
KAMBAMI
Membro Iniciante

Postagens: 40
Registro: 07/01/2006
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 58 anosSexo Masculino
 Postado em 23/01/2006 10:10:00 PM

Makuiu forun

Entendo da seguinte forma, respondendo ao Tata Toindé.
Não sei se me enrolo no que digo, mas usarei como exemplo o seguinte:
Acho que tal diferença se faz pelo simples fato da diferença não só de força receptora como da unidade do mutue(Ori).
Sabemos que existe em cada mutue, uma diferença em "carrego de Nkici", ou seja eu sou de Nkoci, Lemba, Kaiatumbá, Dandanlunda,...., o outro mesmo sendo de Nkoci, pode ter, Nkoci, Gongobila, Kavunge,etc....
Ai a coisa além de ser diferente ainda levamos em concideração, capacidade de deter tais energias que devem ser diferentes entre cada pessoa.
Não sei se me fiz entender.

Kandandu
Kambami


IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis