URITA HOMBOLO = O ACAÇÁ
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Candomblé de Angola/Kongo
 URITA HOMBOLO = O ACAÇÁ
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 981 visitas e 4 mensagens
Autor
Tópico: URITA HOMBOLO = O ACAÇÁ
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 23/07/2005 10:20:00 PM

Mimenekenu Jipangi

Sem duvida, uma das primeiras coisas que devemos aprender na qualidade de candomblecistas, é fazer acaçá. Otexto abaixo é de minha autoria.


URITA HOMBOLO = O ACAÇÁ


Por Kota Mutarerê

Em toda seita ou religião iniciática está implícita a oralidade, os rituais propiciatórios, a hierarquia e a ascensão através de rituais de passagem.

O Candomblé tem um caráter mágico-religioso, composto por um elemento religioso (rituais dedicados à adoração das forças da natureza e espíritos dos antepassados) e por um elemento mágico (práticas que atraem a benevolência destas divindades e espíritos, para a consecução dos interesses práticos dos adeptos).

Nós do Candomblé, professamos, portanto, uma RELIGIÃO INICIÁTICA, de origem étnica de tradições milenares. Muitas destas tradições se perderam pelo caminho porque não foram repassadas, outras se perderam porque não foi possível mantê-las na cultura brasileira, outras porque o próprio pensar humano evoluiu e as alteraram. Por conta deste pensar, muitas coisas ainda vão acontecer dentro da nossa religião, inclusive dá até para prever algumas.

Entretanto, tem coisas em nossa religião, que nunca mudaram e nunca mudarão, porque são essenciais, são elementos dos ritos prioritários.

A cada realização destes, a constelação mítica com toda a sua carga simbólica é revivida aqui e agora. Essa dinâmica ritualística que caracteriza a nossa religião , não é traduzida nem definida, é interpretada. Por isso cada um “vê” de uma forma. Mas esta forma de ver é ensinada, é treinada ao longo de anos e anos e somente após alguns anos, (para uns mais e para outros menos), é que os nossos “mais velhos” nos liberam para exercitar sozinhos o que aprendemos.

No Candomblé não se pode fazer o que se quer não. O Candomblé não é uma instituição político-democrática. Essa interpretação errônea do Candomblé, tentando traze-lo para o âmbito das decisões intuitivas é que tem levado algumas pessoas a tantos equívocos.

Aos incautos vale reafirmar: CANDOMBLÉ NÃO É INTUIÇÃO, MAS FUNDAMENTO E FUNDAMENTO SE APRENDE. É o segredo compartilhado, o mistério sagrado, O DETALHE QUE FAZ A DIFERENÇA.

O mukunga, ou milho cozido, não é acaçá; a masa fucun ou a massa, o mingau grosso ou a pasta do mukunga não é acaçá. O bolo da massa resfriada na pedra da cozinha, não é acaçá.

Ela só passa a ser acaçá quando uma porção ainda quente é envolvida num pedaço da folha da bananeira verde para interagir com ela, modelando-se numa forma piramidal com pouca altura e de base retangular. Colocamos para esfriar até enrijecer em lugar reservado. É a folha verde de bananeira, que lhe atribui uma existência individualizada. Assim, passa a ser uma porção desprendida da massa. A folha da bananeira verde age como o fluido vital que dá vida aos seres, como uma parte da atmosfera, ou do próprio Deus Criador, que todo ser vivente carrega dentro de si; o sopro da vida, o ar que respiramos.

Desta maneira, o ACAÇÁ = URITA HOMBOLO TORNA-SE UM CORPO, o símbolo de um ser, a única oferenda que restitui e redistribui o HAMBA = o AXÉ, o alimento de todos os Deuses do panteão africano de qualquer nação!!!

Nem todas as palavras do mundo são suficiente para decifrar o valor de um acaçá! Basta admitir que os segredos estão nas coisas mais simples para ver que muitos julgam insignificante A COMIDA MAIS IMPORTANTE DO CANDOMBLÉ, banalizando o sagrado e privilegiando a intuição em detrimento do fundamento.

Não basta uma boa intenção, é preciso, sobretudo conhecer o fundamento, saber o que se está fazendo para ter o cuidado que o empreendimento merece!

Por que não se deixa esfriando em locais de “passagem”, na janela, ou no meio do Terreiro ou do quintal?
- Bem depois de entendermos que o acaçá substitui uma vida, não parece óbvio tais impedimentos ou cuidados? Já ouviu falar em “barra de vento”? Já ouviu dizer que não se deixa criança recém nascida em barra de vento?
Pois bem: barra de vento, é vento canalizado que por assim estar, é vento forte, leva tudo na sua frente, ou seja, é vento que carrega energias puras e transformadas, portanto, inclusive as energias deletérias, aquelas que se não destroem, deformam, aleijam ( as que vêm dos corpos mortos, das carniças, das doenças). Esses ventos entram pelas janelas, pelas portas e muitas vezes se transformam no meio do terreiro ou dos quintais em pequenos redemoinhos que carregam o que encontram... Ora... uma vida em formação como é o caso do acaçá esfriando, recebe uma energia dessas, tornar-se-á um verdadeiro alienígena!

Na verdade você não pode prever o que ele vai ser, não é verdade? Então é melhor prevenir do que remediar. SUPERTIÇÃO? Não, FÍSICA QUÂNTICA. Evidentemente que os africanos primitivos não sabiam que a explicação estaria na Física, quanto mais na Física Quântica; mas sabiam “na prática” como as coisas funcionavam. Até chegarmos a esse entendimento, quantos morreram porque estavam na “barreira do vento” quando “o vento passou”?

Aprendi que os três elementos indispensáveis em qualquer ritual são: amazi=água, urita kombolo=acaçá, e riquezu=obi. Configuram-se como símbolos da vida, e é justamente para afastar a morte do caminho das pessoas, para que o sacrificado não seja o homem , é que são oferecidos.

FIM


Vamos comentar?

- como vocês arreiam um acaçá para um Nkisi?
- vocês conhecem algum outro nome do angola pelo qual se chama oacaçá?

Fiquem em paz

DANDARÊ







IP LogadoPróxima Mensagem
Tata Obalumbi
Membro Pleno

Postagens: 220
Registro: 19/07/2005
Local: RJ - RJ - Brasil
Idade: 28 anosSexo Masculino
 Postado em 24/07/2005 3:47:00 AM

Mokoiu a todos.
Eu já vi muita gente dizendo Ikó ou Ekó, + para mim é ioruba, eu falo Urita Kombolo.
Kandando

Tata Obalumbi

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
KAMBAMI
Membro Iniciante

Postagens: 40
Registro: 07/01/2006
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 58 anosSexo Masculino
 Postado em 17/01/2006 12:38:00 AM

Makuiu Dandarê

Mas nós somos conhecidos como os detentores dos segredos das Insabas(folhas).
Elas não seriam também importantes, afinal até os Yorubas dizem:
"Sem folha, sem Orixá"

Kandandu
Kambami

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 20/01/2006 7:29:00 PM

Mokoiu Nzambi Tata Kambami, Mokoiu.

Ah! que bom, alguém para bater papo...

Sem duvida Kambami, é claro que as jinsaba são importantes, pois é o encantamento com uma delas(a folha da bananeira) que dá "individualidade" ao fukun transformando-o em urita hombolo.

Observe no texto que eu quis enfatizar a questão das interpretações que são dadas em cada casa de candomblé e em cada nação, às coisas que usamos. Tais interpretações têm levado ao equivoco, de muitos criarem costumes, makudia etc... e dizerem que fazem parte da Tradição!...No meio disto entretanto, existe uma makudia que é prioritária porque alimenta a todos indistintamente no candomblé que é o acaçá=urita hombolo; idependente de nação.

Nós não arreamos somente a nsaba para um Nkici, Orixá, Vodunce, Nzila, Exu, Catiço ou Egun, não é verdade? sempre a nsaba do Santo, de Nzila ou de Catiço acompanha as makudia para dar identidade à comida, não é? Entretanto o acaçá é oferecido à todos eles, até sozinho, podendo substituir, inclusive, a menga...porque já passou pela folha mano e foi ela quem deu identidade a esse elemento poderoso da magia do candomblé.

Vamos movimentar este forum... obrigada por participar deste tópico.

Fique em Paz
Dandarê



IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis