Comportamento diferenciado do Iniciado
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 O programa
 Comportamento diferenciado do Iniciado
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 598 visitas e 12 mensagens
Autor
Tópico: Comportamento diferenciado do Iniciado
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 18/07/2005 12:56:00 PM

De acordo com uma enquete abordada no programa "Nos caminhos de Nzambi", gostaria de saber dos manos o seguinte:
Sabemos que existe um comportamento diferenciado que deve ser assumido por um iniciado (munzenza/yao), tal como não olhar o "mais velho" nos olhos; andar descalço; andar abaixado; não participar das conversas dos "mais velhos" e etc.

Qual é a opinião dos manos em relação a isso??

Estes rituais devem ser mantidos a risca?
Será que deveriam ser abolidos, pois com a permanencia destes rituais a religião pode estar perdendo adeptos?

Kandandu




IP LogadoPróxima Mensagem
Makota Lembanilé
Membro Junior

Postagens: 74
Registro: 21/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 41 anosSexo Feminino
 Postado em 18/07/2005 10:17:00 PM

Mukuiú

Como já disse não creio que os nossos "costumes" sejam os culpados pela perda de adeptos, perdemos mais na verdade por condutas tomadas por pessoas que "ganham" responsabilidades em nossa seita, porém não possuem caráter para administrar tal poder. Caso do tal pai de santo que semana passada foi preso por mais de quatro condenações, dentre elas a de falsidade ideológia... Absurdo!

Respondendo à sua questão sobre comportamento diferenciado, entendo que alguns costumes como os de
não olhar o "mais velho" nos olhos; andar descalço; andar abaixado; não participar das conversas dos "mais velhos" e etc.
sejam ainda necessários para manter a linha divisória imaginária caracterizando a hierarquia existente em qualquer religião.

Não que esses comportamentos venham no sentido de humilhar a pessoa, o que vai depender da conduta de quem ensina, mas também no sentido de conhecimento que o iniciado possuirá capaz de fazer com que ele mais tarde, também ensine esses "mandamentos" aos seus mais novos, fazendo com que eles compreendam cada etapa desta caminhada na "vida no santo".

Particularmente, passei por todas os aprendizados de um ntangi e de um muzenza.... recolhi com uma muzenza de kavungo e passei por todos os fundamentos e aprendizados de roncó que um iniciado passa... antes desta etapa, mesmo já suspensa, meu comportamento era o de ntangi.. pés descalsos (por mais que meu tata mandasse eu me calçar, procurava ficar com pés no chão), olhava para o chão.. cabeça baixa, não ficava perto dos mais velhos... dentre outras coisas...Com tudo isto hoje compreendo que não são todos os que podem ficar téte-a-téte com os mais velhos, pois há os abusados ... os catadeiros... e se possuímos etapas a serem vencidas, por quê ficar "catando" fundamentos? Há hora para tudo...

Na malandragem na vida no santo, observei uma coisa: "quem muito sabe, mais é cobrado!".. prefiro aprender um pouco a cada dia do que catar tudo de uma vez....

Quem sabe com o tempo, os costumes não evoluem.....

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 20/07/2005 3:51:00 PM

Mimenekenu Jipangi

Nossa! Makota, concordo em gênero número e grau com o que a Senhora disse. Perfeito, permita-me fazer minhas as suas palavras.

Sei que temos muitos detalhes da tradição que são dificeis de cumprir MAS NÃO SÃO IMPOSSIVEIS, ademais as que forem REALMENTE impossiveis o Nkici responsável dirá o que fazer. Eu particularmente não gosto de abrir excessões, mas toda regra TEM EXCESSÃO, portanto quando chegar o dia será feita a excessão. Mas daí a abolir costumes que identificam o grau hierárquico de uma religião étnica só porque alguns acham dificeil cumprir , há uma grande diferença, de fato.

Fiquem em Paz
Dandarê

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Makota
Membro Iniciante

Postagens: 13
Registro: 22/03/2005
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 41 anosSexo Feminino
 Postado em 21/07/2005 7:55:00 PM

Eu concordo com o comportamento diferenciado "SOMENTE" qd estivermos com assuntos ligados a religiao pois veja o meu caso tem um YAO de outra casa que e meu melhor amigo, e fora do barracão ele e uma pessoa normal agora dentro do barracão a coisa e diferente e ainda mais hoje em dia pois os YAOS de hoje sao muitos abusados entao eu acho que e dentro da casa de santo que eles tem que ter a noção do que e certo e do que errado !!!!!!!!!!!!!!!!

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
HOLAKEMI
Membro Iniciante

Postagens: 48
Registro: 18/07/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 33 anosSexo Feminino
 Postado em 21/07/2005 8:08:00 PM

MUKUIU MAKOTA

CREIO Q É EVIDENTE O TRATAMENTO DIFERENCIADO JA Q EXITE HIERARQUIA , MAIS ENQUATO OS MUZENZAS DE HJ EM DIA SEREM "ABUSADOS" ISSO SÓ ACONTECE SE O TATA RIA NKISE NAO SOUBER EDUCAR SEUS MONAS SOU UMA MUZENZA E AONDE EU ESTIVER SEJA NO ABASSA OU NAO TENHO Q TER RESPEITOS A TODOS MEUS TATAS E KOTAS

NAO ME LEVE A MAU POR FAVOR É APENAS UMA OPNIAO

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Makota Lembanilé
Membro Junior

Postagens: 74
Registro: 21/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 41 anosSexo Feminino
 Postado em 21/07/2005 8:40:00 PM

Mukuiú, Makota

Também acho que deva existir bom senso na hora de distinguir onde, quando e como deve-se impor a hierarquia religiosa.

Agora, quanto a sua afirmação de que os YAOS de hoje sao muitos abusados, isso é muito relativo. Como a pangi Holakemi postou, não se pode generalizar....e como a senhora também postou eu acho que e dentro da casa de santo que eles tem que ter a noção do que e certo e do que errado, confirma o que Holakemi disse... isso só vai acontecer SE O TATA RIA NKISE NAO SOUBER EDUCAR SEUS MONAS

Meu Tata mesmo costuma dizer que quem dá o pão, dá educação! e é isso o que ele realmente faz...

Mas é assim mesmo.. rsrsrsrsrsrsrs... qual a família que não tem uma ou outra "ovelha" que se faz de descompreendida??

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Ilma
Membro Iniciante

Postagens: 31
Registro: 20/07/2005
Local: Salvador - BA - Brasil
Idade: 60 anosSexo Feminino
 Postado em 28/07/2005 9:48:00 AM

Mukuiu sras,

Estou satisfeita com a opinião de todas, e acho também que essa educação implantada dentro da Inzo se faz necessária e importante, pois com ela certamente esse religioso tranportará para o exterior, certamente temos religiosos educados na sociedade de um modo geral, que teve o que chamamos de educação doméstica, e essa educação veio daí mesmo, sem sombra de duvida.
Aquele individuo que respeita os mais velhos dentro da Inzo, com certeza respeita um mais velho na sociedade, assim como respeita um seu irmão mais velho e assim como respeita o seu irmão mais novo, e assim como respeita todo e qualquer ser humano como seu irmão e companheiro de jornada.
Lembramos que a tempos atrás a exigencia dentro de uma instituição religiosa era mais severa, tinhamos seres humanos mais educados, mais gentis, mais compreensíveis, mais tolerantes, menos violentos. Assim como a educação nos lares também era mais rigorosa, também com base na educação de famílias, clãs, sociedades de espelho africano. Não víamos antes o que estamos vendo hoje, verdadeiras aberrações em termos de educação domestica, social, religiosa, cultural.
Com base em tudo isso, se faz necessario sim, que continuemos a educar dessa forma. Vejamos que os jovens que hoje têm uma educação religiosa principalmente, são jovens alegres, com menos problemas de existencia, mais sociáveis até, mais humanos, menos violentos.

Que a luz de Nzambi se faça para todos,

Ilma


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Kalunga
Membro Junior

Postagens: 56
Registro: 02/08/2005
Local: Santos - SP - Brasil
Idade: 51 anosSexo Feminino
 Postado em 03/08/2005 1:01:00 AM

Mimenekenu kiami jipange

Eu também creio que tudo depende de educação, criar regras é muito fácil, mas se a mesma existe numa inzo, tem de ser seguida por todos.
Um pouco de exagero ao meu ver, mas isso tudo é fruto do que recebemos nos nossos ensinamentos, o que podemos fazer é sermos práticos, coerentes e pq não, mais maleáveis, digo isso, pois já vi e ninguém me disse, situações que classifico como abusivas, explico:
** "tá o maior frio e chuvendo, como alguém consegue não permitir que os mais novos calcem um simples chinelo?"

** "agressões físicas sofridas por seguidores, isso é um absurdo."

** "andar abaixado - quando se passa ou como dissemos, cortamos a frente de um mais velho, ou passamos num local sagrado sim, agora a todo momento, não vejo desrespeito em erguer-se, não se trata de empolar o peito, mas o convencional".

Agora sinceramente, existem momentos que a própria zeladoria tem de se dar a entender, ou seja, respeitar o pouco espaço dos mais novos, como por exemplo, conversar sobre determinados assuntos em ambiente reservado, pq sabemos se esse tipo de conversa começa, quem é que tem de sair, não é?!

Mas para toda regra dizem que existe uma excessão, porém, somente aqueles que a criaram podem saber quais são essas excessões, resumindo, na minha opinião, todo e qualquer exagero tem de ser minimizado, e entendo perfeitamente, e espero que todos também, que o que pode ser exagero para mim, pode não ser para os demais, se a regra existe sempre aconselho, devemos segui-las, assim a harmonia não vai embora, e também não acredito que essas atitudes sejam responsáveis totalmente pela saida de um seguidor, ser da Nação de Raiz Angola e Kongo, não é fácil, e sabemos que é muito "não pode" sem explicação.
Essa é a minha opinião.

jindandu

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
jmm
Membro Iniciante

Postagens: 7
Registro: 18/08/2005
Local: coaraci - BA - Brasil
Idade: 56 anosSexo Masculino
 Postado em 22/08/2005 5:52:00 PM

Makuiu a todos

Foram otimas as colocações das Kotas e makotas, concordo plenamente, se todos assim penssase, as coisas seriam bem melhor.

tata zezinho

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 16/09/2005 10:45:00 AM

QUERIDOS IRMÃOS

Na minha vida civil meus pais nos dava, a mim e meus irmãos "total liberdade vigiada" (rsrsrsrs). Me graduei numa profissão que me dá o direito de ensinar aos professores (Pedagoga) e sempre optei pela linha de pensamento educacional dos Pedagogos mais liberais. Portanto, é fácil imaginar como foi dificil para mim, fazer santo numa casa tradicionalista.

Eu fui "criada" nos moldes do carrancismo dentro do Candomblé. A fama de (L.S.N.S.J.C.)Mametu Kizunguirá, minha avó é conhecida e dizem que o meu pai herdou todos os "trejeitos" dela. (Eu acho que ele já melhorou bastante!!!!)

Hoje em dia, é muito dificil aceitar certas exigências dos Zeladores e principalmente achá-las desnecessárias, as vezes até desumanas porque não nos explicam a razão de tais exigências. Por isso é importante estudarmos a nossa cultura.

Mas, se tivermos sempre presente que nós professamos uma religião étnica (africana) que no bôjo de seus funadmentos estão implícitos, além dos ensinamentos esotéricos (da magia) a preparação do iniciado para ENFRENTAR A VIDA E SUAS ADVERSIDADES, vamos entender o porquê de tantos sacrifícios.

Estava presente na consciencia coletiva dos africanos que nos deixaram o legado do Candomblé, que "vida de negro é dificil", principalmente para a mulher!

Em muitos Distritos (antes Tribos), fazia parte da iniciação, 14 cipoadas de cipó caboco, na parte interna de cada coxa, dançar pulando abaixada, ficar horas abaixada segurando uma pedra entre as pernas... tudo isso para preparar a mulher para as exigencias da maternidade, para as longas caminhadas em busca de lenha para o fogão da casa, em busca de água, tudo isso com uma criança nas costas,outra pela mão, meia duzia acompanhando-a e outra no pensamento...

Andar de pés descalços nos dias chuva é coisa pouca
diante disso, não acham? Muzenzas andavam seminus, chovesse ou fizesse sol; só usavam uma sainha de couro de bicho, quando completavam a iniciação (depois de 7 ou anos) e que o santo comia bicho de 4 pés. Só que a idéia era tornar os Muzenzas RESISTENTES para a vida lá fora da "Cabana do Conselho".

Enquanto pilavam sacas de milho, de arroz e outros grãos refletiam, rezavam, "macubavam" só olhando em volta...descascavam bacias e mais bacias, grão por grão, de feijão ou amendoim cozido, para fazer as iguarias dos Minkissi e das Muzenzas... enquanto isso exercitavam os músculos dos órgãos de reprodução. Como esse trabalho era mais aceito pelas que tinham paciência, as Mães Criadeiras, geralmente eram de Zumbaranda, Kaiá, Quiximbi, que envelheciam com grande fama de "Mane" (que criavam as Muzenzas, ensinavam-lhes os exercicios do Milayo (leis)da procriação e do parto).

Na África, as mais velhas na hierarquia, as que já haviam completado o ciclo iniciático, tinham o direito de bater nas Muzenzas indisciplinadas, desobedientes, emburradas etc...Não sou a favor do retorno dessa tradição, Deus nos livre, até porque a índole, a educação e até o status das pessoas que se iniciam hoje em dia é outro. Presumindo que pessoas com status tenham educação, naturalmente.

Lá em casa não andamos abaixados enquanto Muzenzas, andamos de cabeça baixa, em sinal de respeito a todos à nossa volta e sobretudo de contrição com os deuses alí presentes. Não esqueçamos que o Terreiro é como um mosteiro, o seu chão é sagrado! Lá dentro de nosso Terreiro, meu pai não permite que NINGUÉM fume, só Caboco manifestado. Meu pai não bebe, não fuma e nehum de nós ousa faze-lo de frente para ele.

Manos, se os Zeladores e Zeladoras de Santo, as Makotas, os Xincorongomas, os(as) Kotas conhecerem bem a nossa cultura, os fundamentos de suas raízes o Terreiro vira um paraíso!

Todos que aqui estão participando, estão enfocando situações muito importantes e eu estou muito feliz de estar aqui com vocês.

Fiquem em Paz

Dandarê


IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Página
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão
Páginas: 1 2
Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis