Resgate ou mistura?
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 O programa
 Resgate ou mistura?
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 552 visitas e 13 mensagens
Autor
Tópico: Resgate ou mistura?
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 10/09/2005 10:30:00 AM

Mensagem original postada por D´Oxá Parabéns.
D´Oxá.



Obrigada.

Dandarê



IP LogadoPágina AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 13/09/2005 9:44:00 AM

Saudações a todos

Em termos gerais, já externei o que penso a respeito do “resgate”. Mas, volto a postar neste tópico por duas boas razões: primeiro, prestando o meu apoio como Moderadora-estagiária (rsrsrsrs) conforme prometido ao mano Kambandu e nesta perspectiva observei que alguns participantes não receberam uma resposta direta ao que perguntaram; segundo, porque na minha opinião, quando se trata do assunto em pauta, todos devem colaborar para que se tenha um maior número de respostas, ainda que estas sejam apenas conclusões temporárias, pois o estudo da cultura de nossas raízes é um processo, longo e extenuante...aplicações desses achados? – nossa! mais estudos, mais reflexões, processo mais delicado ainda...

Analisando as interrogações de Tata Toindé:

Apesar de sabermos que é importante, a nível cultural, resgatar nossas tradições, se faz necessário aplicá-las em nossas casas???

Resp. Mano, eu não gosto de “comer pelas mãos dos outros”, pois “terra onde eu não vou, feijão dá na raiz...” enfim, no meu entendimento, quem tem raiz mítica, com hamba, encantamento, magia e progresso, não vai introduzir mudanças a partir dos “achados” de outras pessoas.
Por estes motivos EU MESMA DECIDI PESQUISAR sobre a nossa cultura. Muita coisa que “achei” sobre o assunto, seria impossível, mesmo que EU quisesse, aplicá-la em minha casa, por motivos óbvios, senão vejamos:

- durante a iniciação feminina a amputação do clitóris

- durante a inciação masculina, a realização da circuncisão

- a exposição dos seios das iniciadas para Inquicianes, durante os rituais

- a utilização de certos animais consagrados aos Minkissi e a forma de sacrificá-los.

- a cremação dos corpos em fogueira durante o ritual do Kukomba

Não obstante, se os Minkissi concordarem, é possível incluir, por exemplo, uma indumentária para as Muzenzas, Makotas, etc... diferente das que se vê nos demais candomblés imprimindo pelas cores, colares etc.... uma identidade angoleira; da mesma forma os paramentos dos Minkissi, coisas assim...

Isso, na opinião do manos, é indispensável, ou seja, uma casa de uma nação que sofre a mistura de outras nações, teria menos ou mais hambar ou Ngunzo por causa disso???

Resp. Claro que não mano... Senão, como teriam sobrevivido todas as casas de angola, de Ketu de Jeje e etc. até aqui? Todos têm milonga!

Como resolvemos a questão de implantar descobertas adquiridas em nossos resgates sem ferir o que nos foi passado pelos nossos Tatas e Mametos??

Resp. Ao meu ver, CONVERSANDO. Apresentando os fatos atuais à Comunidade dos Terreiros, os dicionários, os folders dos encontros e seminários que discutem a questão, os resultados destes eventos, ... induzindo os “mais velhos” para que eles com as suas experiências decidam fazer como a gente vê (ou não)...no mais, Paciência...
O mano Janbonan postou no tópico “vale a pena ver” os sites da UFBA que estão muuuito bem construídos. De fato, vale a pena ver.

Diz mana Kalunga:


... como vamos acrescentar sem termos recebido?

Resp. Mana, será que depois que recebem a cuia, TODOS fazem de acordo como Pai ou Mãe lhe deu? - Creio que não...e é nisso que os pesquisadores que implantaram ou estão implantando os seus “achados” se fortalecem. Segundo eles, um Sacerdote tem direito e capacidade suficientes para criar, de maneiras a implantar os “seus resgates”, com “ seus fundamentos”... em nome da Tradição.

Desculpe, mas, não tenho como lhe dar uma resposta conclusiva, negando ou reafirmando o pensamento deles, mas por entender que a sua pergunta é extremamente pertinente e importantíssima apelo para que PRINCIPALMENTE OS MAIS EXPERIENTES, NOS DÊM SEUS PRECIOSOS PARECERES. A depender das respostas, vamos ver se é possivel implantar as máscaras ritualisticas, o ngombo, as pinturas no corpo todo como são feitas na África, os assentamentos etc... etc...

Jindandu

Dandarê







IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 16/09/2005 8:52:00 AM

MODERADOR ATUALIZANDO

DANDARÊ

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão
Páginas: 1 2
Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis