Já nascem feitos?????
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Candomblé
 Já nascem feitos?????
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 2990 visitas e 5 mensagens
Autor
Tópico: Já nascem feitos?????
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 11/04/2006 10:11:00 AM

Caros amigos, a grande questão que abordo aqui com vcs está para entrar no ar num novo quadro do programa que será destinado à debates sobre algumas questões que criam certa polêmica em relação ao nosso culto.
Uma delas (e pela qual iniciaremos o quadro) é justamente o fato de alguns integrantes afirmarem que Não-rodantes (ogãs e ekedjis) já nascem feitos e por isso não precisam seguir certos comportamentos em relação aos seus "mais velhos".
O que acham disso, amigos??

IP LogadoPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 19/04/2006 10:07:00 AM

Mano Toindé

Segundo os ensinamentos dos mais velhos da minha casa, de alguns descendentes da minha raiz, como os filhos do Viva Deus, do Viva Deus Filho e da sua propria raiz o Amburaxo, ninguém nasce feito...

Alguns Minkici, vêm de uma cultura tribal angoleira que não permite que seus filhos, rodantes ou não rodantes sejam raspados; mas aí se faz tipos de obrigações específicas para a feitura do mutuê da pessôa. Porque esta é a concepção deles.

Há tambem pessôas rodantes que carregam em seu caminho Encantados que precisam ser despachados para poder serem feitos; se deixá-los a pessôa não resiste. No mutuê dessas pessôas não se deixa cair menga diretamente e para se realizar os misteriosos rituais de feitura, medidas especificas são tomadas.

NZAMBI MVANGI = Deus Criador, determinou que na cabeça humana estivesse todas as condições biológicas e espirituais para a vida existencial. A cabeça é a Sede da Vida.
Quando nascemos efetivamente, os atributos materiais e espirituais de um ser humano se "chocam", causando, em uns mais, em outros menos, uma "reação em cadeia" que atinge os "centros de força" (chakras), também, mais uns do que outros, provocando doenças, curáveis ou não e até loucura, depende do Karma da pessôa.

Os resultados dessa reação podem ser estabilizados. São inumeras,as formas para se conseguir isto, inclusive a feitura de santo no candomblé ou a confirmação para auxiliar os Pais ou Mães de Santo.

Dentro da perspectiva do Candomblé e da Tradição Africana, de serem rodantes... tem muita coisa que só se fala no Indemburo Mano... e muita gente que ainda não tem cuia, mas já se acha Pai ou Mãe, ou tem, mas não viu ainda nada dos segredos, porque não ficou o tempo suficiente com os mais velhos para aprender, fica jogando verde para colher maduro...

Por exemplo, tem gente que faz santo "em pé", é Kambono, é Ógã, mas já sabe que antes de morrer vai dar passagem a Nkici...mas são segredos que não se revela como foi feito nem porquê foi feito entende mano??? e aí fica aquela celeuma na internet. Há quem pense que porque o Ogã foi raspado pode raspar... se esquecem que fazer santo não é so raspar não, que o segredo da feitura não está em "fazer cair o zendembá". Isso se faz em qualquer barbearia!!!

Portanto, determinados assuntos que consistem em feitura de santo
ou confirmação de Auxiliar, seja de qualquer nação... vc vai falar, vai ouvir... mas o SEGREDO MESMO ninguem vai revelar mano!!!!
os porquês e os como??? ninguém que tem mesmo vai revelar na internet. O máximo que se pode dizer é que, nem Kambonos, Makota, Ogãs, Ekedis, nem rodantes, ninguém nasce feito. Isso vale para qualquer nação e para qualquer africano, aqui ou lá.



IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 19/04/2006 12:47:00 PM

Mana Dandare.....

Como sempre suas participações são muito eficazes, mas talvez, eu tenha me expresado mal em relação à questão.

Vamos ver se consigo consertar.

Quando me referi a "Nascem feitos" foi no sentido figurado, pois este é o termo usado quando se tenta defender que por não serem rodantes, alguns ogãs, ekedis, makotas e kambondos, que NÃO SÃO CONFIRMADOS devem se comportar como confirmados.

Em minha Inzo, um kambondo ou makota que ainda não é confirmado tem que se comportar como um munzenza, ou seja, senta no chão, bate paó em todas as casas, anda descalço, abaixa-se quendo se faz necessário e etc.

Mas tivemos pessoas que passaram por lá e disseram que isso não existia dizendo que tais cargos já "Nascem feitos" e por isso não precisam cumprir este período de aprendizado.

A questão abordada aqui trata exclusivamente do comportamento do NÃO RODANTE antes de ser confirmado.
Será que o mesmo teria uma certa arregalia perante os já iniciados???

ou será que o processo de aprendizagem e respeito é o mesmo para todos???

Aqui em casa defendemos que o kambondo ou makota passam por este período de aprendizado (que fica entre a suspensão e a confirmação), onde o mesmo possui o mesmo comportamento de um munzenza, afinal, no futuro, esta pessoa após confirmado será um dos instrutores dos munzenzas.

E como ensinar se não se aprendeu??

Abraços

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 20/04/2006 5:52:00 PM

Ah! sim agora entendi... realmente vc pensou uma coisa e escreveu outra, mas agora está claro.

Aqui em casa aprendiz é aprendiz...(ndumbe é ndumbé) seja rodante ou não... regalias (????) se é que se pode chamar assim... eu diria, cumprimento da hierarquia onde eles, os não rodantes, após confirmados, vão gozar dos privilegios do seu cargo. Mas antes é tudo igualzinho, sem "regalias".

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Kambondu Felipe
Membro Junior

Postagens: 61
Registro: 05/08/2005
Local: Ribeirão Pires-ABC - SP - BrasilSexo Masculino
 Postado em 22/04/2006 1:47:00 PM

Mokoyu...

Realmente isso para mim já foi um caso complicado e creio que para quem esteja entrando agora no candomblé e já ouviu sobre este assunto também deve ficar um pouco confuso, lembro que muitos diziam que Kambondu e Makota já nascem feitos, aí eu me perguntava então porque que temos que fazer santo se já nascemos feitos e já ouvi até um Kambondu mais velho de santo dizer que Kambondu já nasce com 7 anos, po mais se for assim então quanto eu fizer santo eu falo que tenho 7 anos ou meses de iniciado e quando eu completar 7 anos confirmados como kambondu o que digo que tenho 7 ou 14 anos??? É este assunto é bem complico mas prefiro seguir o a querida Dandare disse, enquanto não somos iniciados então devemos nos comportar e obedecer preceitos como Ndumbe até que sejamos confirmados e podermos "gozar" de regalias como cargos, mas também não estrapolar só porque é cargo né.

Jindandu ua enioso.

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis