Oa meios de comunicação no candomblé
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Candomblé
 Oa meios de comunicação no candomblé
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 537 visitas e 4 mensagens
Autor
Tópico: Oa meios de comunicação no candomblé
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 19/10/2005 11:37:00 AM

Caros manos do fórum....

Todos aqui utilizam da Internet em suas pesquisas ainda mais no que diz respeito ao candomblé, prova disso é o nosso fórum e tantos outros que temos para a busca e a troca de informações relativas a nossa cultura.
Mas já presenciei críticas a isso, onde dizem que hj o "segredo" não é mais preservado e que a internet é uma faca de dois gumes, pois temos iniciados (munzenza, yawo) e pré iniciados (ndumbi, abiã) adquirindo informações que podem confundí-los, uma vez que cada casa procede de uma forma e muito ainda não deve ser divulgado aos mesmos.

Sendo assim, venho propor um debate acerca desta assunto, uma vez que somos e fazemos parte diretamente desta troca de informações pela net.

Até que ponto, manos, a internet e a troca de informações sobre nossa cultura pode ser positiva ou negativa.

Vamos falar sobre isso....

kandandu

IP LogadoPróxima Mensagem
Makota Lembanilé
Membro Junior

Postagens: 74
Registro: 21/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 41 anosSexo Feminino
 Postado em 19/10/2005 5:24:00 PM

Mukuiú!

A troca de informações sempre será vista como benéfica enquanto não entrar nos "segredos" do axé...

Não vejo nada demais os iniciados saberem "um pouco mais" sobre a religião que abraçam. A falta de informação leva à ignorância e intolerância em alguns casos.

Conheço mais velhos que ainda acreditam que só dá maluco na net... não estão tão errados, pois os "malucos" a que se referem são as pessoas que se dizem conhecedoras de causa e efeito ... ou melhor dizendo, se dizem as corretas! Qualquer outra informação que chegue até elas são "burrices" que outros zeladores fazem em suas casas.

Veja bem, buscar informação para enriquecimento cultural não prejudica o iniciado. Passa a prejudicar (na verdade, a cabeça do iniciado) quando ele deixa de procurar seus mais velhos (que são os sábios dentro de sua raís) para verificar como é feito nas suas casas, assim como de contar as suas descobertas e ouvir e guardar o que eles pensam. Caso o iniciado não concorde com seu mais velho, é o caso de acatar o que lhe é ensinado como certo e guardar o conhecimento adquirido para si, até o momento de expor novamente suas descobertas.

O que não pode acontecer ( e venho acompanhando isso em alguns momentos) é o iniciado achar que sabe mais do que seu mais velho apenas pelo fato deste não lhe abrir o livro de mistérios da sua raíz... raspar o fundo do tacho não é para todos... nem todos sabem como fazê-lo....

Kandandu!!

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 19/10/2005 8:50:00 PM

MOKOIU

TUDO NA VIDA É DUAL, TEM O SEU LADO POSITIVO E NEGATIVO. A internet não seria uma exceção; o que se deve fazer na condição de usuário é ter muita atenção e cuidado com as postagens, respeito aos que pensam diferente de nós, elegancia no tratar com todos e ao desenvolver os diversos temas que se discute, principalmente nos foruns.

Antes de nós angoleiros os ketus já vinham discutindo o candomblé não apenas através da internet como em todos os demais meios de comunicação. Os livros sobre os yorubanos estão enchendo as prateleiras das livrarias , em todas as linguas. No entanto ninguem se queixa nem fala mal... Só angoleiro que tem que ficar dentro de uma concha eternamente????

Jindandu
Dandarê

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Otuajô
Membro Iniciante

Postagens: 18
Registro: 05/08/2005
Local: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Idade: 61 anosSexo Masculino
 Postado em 25/10/2005 9:27:00 AM


Caro Tata Toindé

Meu pedido de mukuiu.

Concordo plenamente com a postagem de nossa Makota Lembanilé. É através da pesquisa que poderemos chegar a conclusões e entendimentos mais fundamentados de sua religião, sem contudo assumirmos postura de desprezo aos ensinamentos e conhecimentos dos mais velhos.

Concordo, também, com as palavras de minha irmã Dandarê, quando no seu texto afirma que os adeptos das religiões de origem iorubana já adotam a prática da pesquisa, seminários, cursos e demais meios de comunicação para a divulgação de seus cultos e Orixás.

A utilização da Internet ou qualquer outro meio de comunicação, no meu entendimento, não somente clareia e instrui os iniciados ou pré-iniciados, mas acaba forçando, de uma maneira ou de outra, que os Zeladores também busquem informações, para que nos momentos de alguns questionamentos feitos pelos seus seguidores, tenham a firmeza em suas respostas e esclarecimentos.

Um abraço.



IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis