Como deve ser a vida particular de um bom Sacerdote do Candomblé?
 PROGRAMA NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 NOS CAMINHOS DE NZAMBI
 Candomblé
 Como deve ser a vida particular de um bom Sacerdote do Candomblé?
  Registrar   Ajuda   Login

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico
Tópico com 736 visitas e 4 mensagens
Autor
Tópico: Como deve ser a vida particular de um bom Sacerdote do Candomblé?
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 14/09/2005 4:33:00 PM

Mimenekenu jipangi


Há quem defenda a idéia de que um(a) Zelador(a) de santo pode ser o que for, fazer o que quiser, que os Minkissi não interferem.

Será que é assim mesmo?- qual a opinião de vocês?

Dandarê

IP LogadoPróxima Mensagem
jmm
Membro Iniciante

Postagens: 7
Registro: 18/08/2005
Local: coaraci - BA - Brasil
Idade: 56 anosSexo Masculino
 Postado em 14/09/2005 6:09:00 PM

MAKUIU JIPANGIS

NO MEU PONTO DE VISTA ZELADORES DE INKISI TERA QUE TER UM COMPORTAMENTO DE ORIENTADOR, E PARA ISSO TEMOS QUE TER RESPEITO, DIGNIDADE, FIDELIDAE E COMPREENÇÃO,EX: COMO POSSO FALAR QUE BEBEDEIRA NÃO FAZ BEM SE SÓ ANDO BEBADO?
E ASSIM EM TODAS AS CITUAÇÕES DO DIA A DIA DE CADA UM, ACHO QUE NAO DEVE EXISTIR PRECONCEITOS, MAS DEVEMOS ANALISAR QUE O PERFIL DUM TATA É DE GARANDE IMPORTANCIA PARA A RELIGIAO.
GUNZETALA

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Tata Toindé
Membro Pleno

Postagens: 239
Registro: 20/03/2005
Local: RIO DE JANEIRO - RJ - Brasil
Idade: 39 anosSexo Masculino
 Postado em 16/09/2005 8:25:00 PM

Mana....
em uma postagem anterior sua, li algo a respeito de que seu sonho era "academizar" nosso culto.
Não sei se é pelo fato de estarmos trabalhando com educação que faz com que nossa opinião seja a mesma.
Eu gostaria mana (e sei que isso é um sonho que por muito tempo será inaceitável) que houvesse uma formação sacerdotal academica para os nossos sacerdotes.
Tal como o pastor só o é pq fez um curso superior de Teologia, seria ótimo que tb fosse assim com nossa religião.
Digamos que um iniciado tenha sua casa e aprenda as fundamentações com seu tata de acordo com sua raiz e nação, mas quando este iniciado se propusesse ser um sacerdote, além de todo o aprendizado que normalmente ele obteria em sua casa de santo, este fosse encaminhado a uma instituição superior para fazer o curso sacerdotal.
Curso este em que ele aprenderia sobre diversas culturas, teria aulas de história, Antropologia, PSICOLOGIA, física, música, ciencias ocultas, sociologia, filosofia, ÉTICA, língua portuguesa e etc......

Com isso, acredito que a postura de um sacerdote seria bem diferente.
Não estou querendo dizer que cultura está relacionada a caráter, pois temos muitos com muita cultura e pouco caráter e outros com muito caráter e pouca cultura.
Mas acredito que filosofia, ética, psicologia sejam estudos essenciais para uma pessoa que vai lidar com o acompanhamento e ajuda ao próximo.
Espero ter contribuído

IP LogadoMensagem AnteriorPróxima Mensagem
Dandarê
Membro Pleno

Postagens: 210
Registro: 19/07/2005
Local: Salvador -Bahia - BA - BrasilSexo Feminino
 Postado em 20/09/2005 8:21:00 AM

Mimenekenu Jipangi

Mano Toindé, na verdade o meu sonho não é exatamente "academizar" o nosso culto, o que naturalmente passaria pelos estudos de disciplinas como Socilogia , Antropologia etc...

Na verdade o meu sonho é bem mais imples; não incluiria disciplinas teóricas como as citadas, mas sim exatamente como havia nas Escolas de Iniciação, em Venda, localidade da África. Lá as meninas, muitas com apenas 9 ou 10 anos, aprendiam a resolver situações problemas na prática. Em todos os estágios haviam dramatizações, danças e a inciação à magia.

Ao final do ultimo estágio, faziam uma grande festa que "abalava" toda a vizinhança; muita comida, cerveja, tambores, musica, dança e muuuuuita alegria!!!e de lá as moças saiam aptas para exercerem o seu papel, inclusive o de conselheira política do marido, fossem eles de que status fosse. Conheciam como ninguem a disciplina, a discrição, como resistir a dor fisica e psicológica... enfim... eram tudo aquilo que nós educadores esperamos conseguir fazer chegar os nossos alunos: "um ser humano integral".

Agora isso não invalida que tenhamos cursos superiores para os nossos Sacerdotes, até porque já existe Faculdades para formação de Sacerdotes Umbandistas. Eu vou procurar a nota que recebi da EDITAU, uma empresa de Assessoria Educacional, que me mandou a reportagem. Na época eu postei no Ritos de Angola.

Eu sei que alguns poderão dizer assim; ora mas é tão obvio como deve ser a vida particular de um sacerdote...para que abordar este assunto? - mas eu diria o seguinte: se é tão óbvio por que há tantos desvios? tem pai de santo acusado até de estupro!!!! e está nas páginas dos jornais e na noticias da TV e da internet! tenho conhecimento de Zeladores que se exibem em cima dos trios elétricos se rebolando ostentando o nome de travesti e depois que acaba o carnaval retornam para suas belas e apresentáveis casas, exaustos e felizes!!!! eu gostaria que discutissemos mais profundamente essa questão emocional do ser humano e sua compatibilidade com o cargo de Sacerdote...

Não sou contra a diversão, nem que Zeladores pulem o carnaval, nem que façam serenata, nem que dancem nas baladas. Mas o que discordo é dos excessos, da exibições tendenciosas para um comportamento amoral, não acham também? Com certeza quando ficarem mais velhos encontrarão outras formas de explodirem seus estados emocionais de alegria.

Fiquem em paz
Dandarê

IP LogadoMensagem Anterior
 Todos os horários são de Brasília (GMT -03:00)
 Nova Mensagem desde a sua Última Visita.
[***] Palavra proibida pelo moderador do Grupo de Discussão

Tópico AnteriorTópico Anterior - Próximo TópicoPróximo Tópico

Volta para o Topo da Página



Forum Now! - Criar seu forum grátis